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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 9 de outubro de 2012

Cine Dica: SALA P. F. GASTAL RECEBE MOSTRA INDIE



A Sala P. F. Gastal recebe a partir de terça-feira, 9 de outubro, a itinerância da Mostra Indie, um dos festivais internacionais de cinema mais importantes do país. Ao longo de uma semana, o público cinéfilo local poderá entrar em contato com alguns dos highlights da Indie 2012, a começar pelo premiadíssimo longa brasileiro O Som ao Redor, de Kléber Mendonça Filho, de quem a Sala P. F. Gastal já exibiu o documentário Crítico.
Uma seleção das retrospectivas dedicadas pela Indie 2012 ao diretor russo Aleksey Balabanov, ao norte-americano Charles Burnett e ao japonês Kazuyoshi Kumakiri se incluem desde logo entre os momentos históricos na trajetória da Sala P. F. Gastal. Balabanov é tido como um dos grandes cronistas da Rússia pós-glasnost. Burnett foi considerado pelo jornal The New York Times "o mais talentoso entre os cineastas negros do cinema americano". Kumakiri, a partir do sucesso internacional do cultuado Banquete das Bestas (1997), vem construindo uma obra aclamada por sua inusitada combinação de horror e denúncia política.
Vale destacar ainda, entre outras atrações, a estréia do último filme do cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, Hotel Mekong, lançado este ano no Festival de Cannes. Depois de apresentar pela primeira vez na capital gaúcha as obras-primas Mal dos Trópicos e Síndromes e um Século, o novo Apichatpong inaugura a programação da Indie 2012 na Sala P. F. Gastal, oportunizando novamente aos seus freqüentadores o contato com a filmografia deste que é um dos principais artistas contemporâneos em atividade.
Mais informaçoes e horários das sessões vocês conferem na pagina da sala clicando aqui.

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segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Cine Dica: Em Cartaz: CORALINE: E O MUNDO SECRETO


Sinopse: Entediada em sua nova casa, Caroline Jones (Dakota Fanning) um dia encontra uma porta secreta. Através dela tem acesso a uma outra versão de sua própria vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo.
  
Tenho boas lembranças com Coraline, pois afinal de contas, foi o primeiro filme em 3D que eu assisti no cinema. Aliás, Coraline demonstrou ser um ótimo exemplo, de como usar essa ferramenta de uma forma certeira, porque no filme, ela somente soltava aos nossos olhos, quando a protagonista adentrava em outra realidade. O filme também me pegou numa época em que ainda estava conhecendo o universo de Neil Gaiman pelos quadrinhos, pois eu ainda estava lendo a série Sandman que estava sendo relançada naquela época. Do pouco que eu conhecia, já era o suficiente para ficar encantando com o universo do escritor inglês, e Coraline é o mais bem sucedido filme para o cinema, ao transpor na tela toda essa magia de grande conteúdo.
Claro que esse sucesso, muito se deve ao fato de Coraline ser uma historia concebido ao publico mais jovem, mas todos os ingredientes de Gaiman estão lá, desde as outras realidades, a gatos no mínimo misteriosos. Tudo isso, muito bem orquestrado pelo cineasta Henry Selick, que embora tenha ficado um pouco eclipsado pela visão autoral de Tim Burton, O Estranho Mundo de Jack (1993) é um filme dirigido por ele com maestria e muito desse talento novamente se vê Coraline. Com uma jovem protagonista cheia de carisma, e que faz qualquer criança se identificar com ela, Coraline: E o Mundo Secreto rapidamente se tornou um clássico instantâneo mais do que merecido, e é por isso mesmo, que o filme retorna em cartaz no Cine Bancarios nesta semana, no embalo do dia da criança.
Portanto, soltem a sua imaginação, e embarquem no universo do sonhar.      
    
 Curiosidades: Coraline se tornou a 1ª animação em stop-motion a ser feita originalmente para o formato 3D e também o mais longo filme neste formato.A gema de ovo que a Outra Mãe despeja em uma vasilha forma a imagem do personagem principal de O Estranho Mundo de Jack (1993), também dirigido por Henry Selick.

Em cartaz: As 15 horas no  CineBancários: Rua General Câmara, nº 424 - Centro Porto Alegre.

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Cine Dica: MOSTRA “NELSON RODRIGUES – 100 ANOS”


9 a 14 de outubro de 2012
 Entrada Franca

Na semana em que comemora seu quarto ano de existência – a ser celebrado em 14 de outubro –, o CineBancários oferece um presente aos seus frequentadores: uma mostra em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Nelson Rodrigues. Considerado o maior dramaturgo do país, Nelson também foi cronista, contista e romancista, e suas tramas sempre atraíram a atenção dos cineastas brasileiros em diferentes épocas. Marcada por uma visão extremamente crítica em relação ao moralismo e à hipocrisia da classe média, a obra de Nelson Rodrigues conheceu enorme popularidade nos teatros e livrarias. Este sucesso se repetiu no cinema, onde suas histórias recheadas de adultérios, incestos e paixões arrebatadas deram origem a uma série de filmes memoráveis, atraindo uma multidão de espectadores.
 Esta mostra conta com o patrocínio do Banrisul, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio da Programadora Brasil.
Mais informações, e horários das sessões, vocês conferem na pagina da sala clicando aqui. 


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sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cine Especial: EXPRESSIONISMO ALEMÃO - UMA SINFONIA DE LUZES E SOMBRAS: FINAL

De 08 á 11 de outubro, estarei participando do curso EXPRESSIONISMO ALEMÃO - UMA SINFONIA DE LUZES E SOMBRAS, criado pelo Cena Um e ministrado pelo especialista no assunto Carlos Primati. E enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando os principais filmes, sobre o melhor período cinematográfico da Alemanha.
  
Gabinete do Dr Caligari
Sinopse: Hipnotizado pelo maléfico Dr Caligari, sonâmbulo vai assassinando diversas pessoas, até se rebelar quando lhe é exigido que mate bela jovem.

  
Em certa ocasião Tim Burton disse uma vez que se inspirava e muito no diretor Ed Wood nas suas criações, mas pelo visto, a filmografia de Wood não foi sua única inspiração. Assistindo recentemente o Gabinete do Dr. Caligari (dirigido por Robert Wiene), percebo vários elementos visuais que sempre estiveram nos filmes de Burton. Pegue o filme Batman: O Retorno como maior exemplo: o Pingüim (Dany Devito) na visão de Burton, era idêntico a Caligari. Marco do expressionismo alemão, fascina até hoje pelos criativos cenários e pela brilhante iluminação, que remetem o filme a um belíssimo clima surrealista que não deve nada ao salvador Dali. Trazendo ainda um desfecho fabuloso e surreal, O Gabinete do Dr. Caligari talvez tenha sido uma das obras mais influentes de todos os tempos: é fácil assistir o filme e pensar o quanto dele é tomado como referência, não só em obras feitas na época depois dele, como até hoje (o desfecho deve ter sido assistido inúmeras vezes por David Lynch, por exemplo). Merece ser revisto, relembrado, ou, descoberto pelos novos cinéfilos de hoje. 

Leia também: Partes 1,2,3 e 4.


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Cine Dicas: Estreias no final de semana (05/10/12)

Como uma final de semana de estreias bem diversificadas, não poderia deixar de mencionar a sessão Aurora desse mês que acontece na Usina do Gasômetro. O filme em questão que será exibido com debate é A Negra de...Mais informações vcs conferem na pagina da sala clicando aqui. Para todos um ótimo final de semana e boas sessões!    

Hotel Transilvânia

Sinopse: O Hotel Transilvânia é um resort cinco estrelas que serve de refúgio para que os monstros possam descansar do árduo trabalho de perseguir e assustar os humanos. O local é comandado pelo Conde Drácula (Adam Sandler), que resolve convidar os amigos para comemorar, ao longo de um fim de semana, o 118º aniversário de sua filha Mavis (Selena Gomez). O que ele não esperava era que Jonathan (Adam Samberg), um humano sem noção, fosse aparecer no local justo quando o hotel está repleto de convidados e, ainda por cima, se apaixonasse por Mavis.

Busca Implacável 2

Sinopse: Um agente da CIA aposentado volta à ativa durante viagem à Istambul depois que sua família é ameaçada.

  
A VIDA DE OUTRA MULHER 

Sinopse: A história de Marie (Juliette Binoche), uma mulher de 40 anos que acorda pensando ter 25. Esqueceu de 15 anos de sua vida e ainda vive uma história de amor que já terminou. Agora, ela tem uma segunda chance de reconquistar o amor de sua vida.


Antonio Conselheiro - O Taumaturgo dos Sertões

Sinopse: Líder espiritual e político na vida de Canudos, Antônio Conselheiro ganhou popularidade pelos sertões do Nordeste brasileiro graças também à religiosidade da população e o descaso dos governantes. De discurso forte e popular, ele despertava a paixão dos fiéis e a ira dos coronéis, que o consideravam uma ameaça aos seus interesses.


Até que a Sorte nos Separe

Sinopse: Tino é um pai de família de classe média que vê sua vida e, especialmente, seu casamento com Jane, completamente transformados após ganhar na loteria. O problema é que ele acaba perdendo tudo em dez anos de uma vida de ostentação. A partir daí, com a ajuda do vizinho Amauri e de seu melhor amigo Adelson, ele cria uma série de situações hilárias para que sua esposa, grávida do terceiro filho, não perceba que está falido.


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CINE ESPECIAL: FELIZ ANIVERSÁRIO JAMES BOND


 Leia tudo sobre 007 clicando aqui.

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quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cine Especial: EXPRESSIONISMO ALEMÃO - UMA SINFONIA DE LUZES E SOMBRAS: Parte 4


De 08 á 11 de outubro, estarei participando do curso EXPRESSIONISMO ALEMÃO - UMA SINFONIA DE LUZES E SOMBRAS, criado pelo Cena Um e ministrado pelo especialista no assunto Carlos Primati. E enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando os principais filmes, sobre o melhor período cinematográfico da Alemanha.
  
O Anjo Azul

Sinopse: O filme baseia-se em Professor Unrath, romance do escritor alemão Heinrich Man, irmão de Thomas Mann. La Dietrich é Lola-Lola, uma cantora de cabaré por quem o rígido e severo professor Unrath (Emil Jannings) acaba se apaixonando. Eles se casam, mas a união vira um inferno e leva o homem pobre e conservador à ruína.

Longa-metragem de Josef Von Sternberg(Mulher Satânica), com Marlene Dietrich e Emil Jannings nos papéis principais. Baseado num romance de Heinrich Mann, a produção, talvez a mais emblemática de Sternberg, que ajudou a projetar a carreira de Dietrich que, após a distribuição internacional do filme, recebeu convites para trabalhar em Hollywood, criando então uma carreira solida no cinema americano, onde se destaca clássicos como A Marca da Maldade. Curiosamente, o filme foi rodado em duas versões, uma germânica e outra inglesa. Imortalizada nos anais da História do cinema, ficaria a cena onde Dietrich, mostrando as pernas, canta "Falling in Love Again". A magnífica direção de fotografia a preto e branco, que tão bem ilustra a decadência da moral de Rath, esteve a cabo da dupla Günther Rittau e Hans Schneeberger. O filme viria a ser (junto com M) um dos últimos ótimos filmes do cinema alemão, antes da entrada da segunda guerra mundial, que viria por arruinar e encerrar o período do expressionismo.
  
O Estudante de Praga

 Sinopse: Balduin, um jovem estudante, exímio esgrimista, enfrenta problemas financeiros que o impedem de cortejar a condessa pela qual se apaixonou. Mas um homem sinistro surge, oferecendo uma solução para os seus problemas e exigindo, em troca, a sua sombra.

Além de ser a mesma trama da produção de 1913, Henrik Galeen repete também sua parceria de sucesso: Conrad Veidt e Werner Krauss que, seis anos antes, conquistaram o mundo nos papéis de Cesare (o sonâmbulo) e Caligari (o doutor-hipnotizador assassino) no fantástico "O Gabinete do Doutor Caligari", filme principal do expressionismo e responsável por colocar o cinema alemão no mapa mundial cinematográfico. Conrad, agora no papel do estudante, volta a ser manipulado por Krauss, no papel do maquiavélico Scapinelli, numa relação muito próxima entre a de Fausto e Mephisto. Mesmo com tantas combinações de sucesso, e apoiado no grande talento dos atores do que em uma mise-en-scène inventiva, a versão de 1926 de "O Estudante de Praga" deixa algo a desejar. Tanto na comparação com o original de 1913, como na comparação com as outras produções expressionistas da época, o filme de Galeen carece de emoções e originalidade. Há alguns momentos de destaque, em especial as filmagens em frente ao espelho, assim como a seqüência em que o demônio rouba uma declaração de amor apenas com a sua sombra, contudo no geral é uma produção que acaba por se perder no meio de tantas outras realizadas neste período dos mais férteis e inventivos do cinema alemão. Quem tiver sorte de achar, recomendo a versão de 1913.
  
O Golem - Como Veio ao Mundo

Sinopse:Ambientado em Praga, século XVI, onde uma pequena vila de judeus é posta em cheque pelo kaiser. Para defender a cidade, o velho cientista Rabbi Lowe se volta aos antigos recursos alquimistas para criar o Golem, um ser de cera de enorme porte e força. À princípio, a criatura apenas obedece seu mestre, mas, à medida em que o tempo passa, ele passa a ter consciência da própria existência, e decide tomar os rumos de suas ações.
  
Belo e misterioso, contendo detalhes enredísticos que, após a leitura do clássico livro de Siegfried Kracauer ("De Caligari a Hitler"), enche-nos de curiosidade acerca da controversa relação entre população germânica e comunidade judaica... Apesar de achar o ritmo do filme um tanto problemático (por exemplo, o modo como a paixão proibida da filha do rabino é apresentada me pareceu demasiado confusa), o personagem-título é fascinante e a cena que estampa o cartaz é belíssima, com certeza, a grande inspiração para as obras hollywoodianas do mestre James Whale (Frankenstein).


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