Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cine Dicas: Estréias neste final de semana (15 04 11)

E ai gente estou de volta. Andei sumido devido a problemas de computador em casa, fazer o que né. Ocorreu muita coisa nesta semana como estréias de cinema, DVD, noticias de ultima hora do mundo do cinema e infelizmente não pude postar aqui.
Mas gradualmente vou estabilizando as coisas aqui porque deixar morto esse blog jamais, sempre quando puder ele sempre estará atualizado.

Confiram as estréias neste final de semana em nossas terras gauchas:


Pânico 4
Sinopse: Em Pânico 4 Sidney Prescott (Neve Campbell) agora é autora de um livro de auto-ajuda e retorna para Woodsboro na última parada de sua turnê para promover o lançamento. Lá ela reconecta-se com o sherife Dewey (David Arquette) e Gale (Courteney Cox) - agora casados - assim como sua prima Jill (Emma Roberts) e sua tia Kate (Mary McDonnell). Infelizmente o retorno de Sidney também traz Ghostface de volta colocando Sidney Gale e Dewey junto com Jill seus amigos e toda a cidade de Woodsboro em perigo. Inspirado em vários filmes de terror o assassino retorna mas desta vez as regras são baseadas no novo clichê.


Eu Sou o Número Quatro
Sinopse: Os Números Um Dois e Três estão mortos. O tempo está acabando para o Número Quatro. brNo novo thriller de ação do diretor D.J. Caruso o ator britânico novato Alex Pettyfer estrela como John Smith também conhecido como o Número Quatro - um adolescente sem vínculos fugindo de inimigos cruéis que foram enviados para destruí-lo. brÉ óbvio que John Smith não é um típico adolescente americano. Tirado de sua terra natal ainda criança ele é agora um dos nove fugitivos espalhados pelo mundo tentando se esconder de cruéis matadores que destruíram seu mundo e que estão determinados a matá-los um por um. Sempre trocando de identidade enquanto muda de cidade junto com seu guardião (Timothy Olyphant de Deadwood) as coisas começam a melhorar quando ele inicia uma nova vida em uma pequena cidade de Ohio. Lá John encontra o amor (Dianna Agron de Glee) além de seus poderes emergentes e uma ligação com os outros que têm o mesmo destino que ele.


Met Ópera - O Conde Ory
Sinopse: Ópera cômica na qual o Conde Ory disfarçado de eremita e se dizendo especialista em questões do coração pretende seduzir a Condessa Adele se aproveitando da ausência do Lorde de Formoutiers irmão da Condessa e de seus homens que estão longe em uma cruzada para entrar no castelo.


Turnê
Sinopse: Joachim ex-produtor de televisão francês largou tudo para recomeçar a vida na América onde formou um grupo de show-girls no estilo New Burlesque. Agora leva a turma numa grande turnê pela França. Apesar dos hotéis vagabundos e da falta de dinheiro as moças não se deixam abalar e fazem muito sucesso esbanjando um mundo de fantasia repleto de hedonismo e ternura. No entanto a tão sonhada noite de encerramento em Paris tem que ser cancelada quando Joachim traído por um velho amigo perde o teatro que hospedaria o espetáculo. Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes 2010.


Bebês
Sinopse: O documentário simultaneamente acompanha quatro bebês através do mundo. Da Ponijao vive perto de Opuwo Namibia Bayarjargal na Mongolia aos arredores de Bayanchandmani - ambos de áreas rurais. Mari mora em Tokyo Japão e Hattie é residente de São Francisco Estados Unidos -contemplando as áreas urbanas. Através da convivência dos bebês com suas famílias e das primeiras descobertas e experiências são capturados os primeiros estágios da jornada humana universal para todos nós.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cine Dicas: Estreias no final de semana (08 04 11)

Difícil haver inúmeras estréias num circuito quando um filme acaba por dominar tudo. Mas é exatamente isso que acontece nesse final de semana com a chegada de RIO, a mais nova animação do diretor brasileiro Carlos Saldanha. O filme esta sendo exibido em mais de mil salas no circuito e a estréia é mundial por aqui, mas não poderia ser diferente, pois tratasse de uma das maiores superproduções americanas cujo cenário é 100 % brasileiro. Fazer sucesso aqui o filme com certeza fará e não resta duvida que ira bater recordes de bilheteria, a pergunta que fica é como será seu desempenho em outros países. Por conta disso, aqui pelo menos no RS, ouve pouquíssimas estréias, pois a maioria não quer concorrer com as araras azuis e com isso somente O Retrato de Dorian Gray fica como opção para aqueles que não querem ver a animação (o que eu acho muito difícil)

Confiram as estréias e aguardem minha critica de RIO na próxima semana.

RIO
Sinopse: Blu é uma ararinha domesticada que nunca aprendeu a voar e vive pacatamente com sua dona e melhor amiga Linda na pequena cidade de Moose Lake Minnesota. Blu e Linda acreditam que ele seja o último de sua espécie mas quando descobrem a existência de outra arara que mora no Rio de Janeiro parte em busca para encontrar Jade a única fêmea da espécie. Pouco depois de sua chegada Blu e Jade são perseguidos por um grupo de atrapalhados contrabandistas de aves. Blu terá que buscar coragem para aprender a voar estragar os planos dos seqestradores que estão em sua cola e regressar com Linda - a melhor amiga que uma ave pode ter.

O retrato de Dorian Gray
Sinopse: Inglaterra século XIX. O jovem e atraente Dorian Gray acaba de se mudar para a efervescente Londres Vitoriana. Ao tornar-se amigo do dandy Henry Wotton Dorian é apresentado à sociedade local e aos prazeres hedonistas que a cidade oferece. Obcecado por sua própria beleza e juventude ele aceita que lhe pintem um retrato desafiando-se a dar sua própria alma para ter para sempre a aparência nele registrada. Mas conforme os anos passam o quadro desenvolve um ar sombrio e maligno enquanto as feições de Dorian mantêm-se inalteradas. Adaptação do romance clássico de Oscar Wilde.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cine Especial: As Cinematecas ganham seu espaço na capital Gaucha


Sempre tem lançamentos de filmes novos no mercado, mas você já se imaginou assistindo a um clássico como Casablanca num cinema? Hoje atualmente, a cidade de Porto Alegre conta com boas cinematecas que exibem, em muitas vezes, semanas especiais onde exibem determinados filmes de grande clássicos da 7ª arte. Eu comecei a freqüentar essas sessões apartir da Usina do Gasômetro, quando ouve o especial “Os 80 anos da Usina” e um mês muito especial que foi a exibição de filmes de terror como dos estúdios Hammer, com direito a cartazes da época na entrada do cinema.
Atualmente a três sessões especiais de cinema neste momento na capital, Cinema Noir: Entre sombras e zinzas (Sala da Redenção), Elizabeth Taylor: A Ultima Diva (Usina do Gasometro) e minha preferida: 

MOSTRA 1959: O ANO MAGICO DO CINEMA FRANÇÊS 

Cuja as sessões irão até domingo (10 de abril) no Cine Bnncários, e os filmes são esses: 

Os Incompreendidos
 Sinopse: Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud) é o filho negligenciado de Gilberte Doinel (Claire Maurier), que parece ter tempo para tudo menos o bem-estar da criança. Julien Doinel (Albert Rémy) não é o pai biológico, mas cria o menino como se fosse seu filho. Gilberte está tendo um caso e não se surpreende quando, por acaso, Julien fica sabendo que Antoine não está indo à aula, pois ela sabia que na hora do colégio o filho a tinha visto com seu amante. A situação se agrava quando Antoine, para justificar sua ausência no colégio, "mata" a mãe. Quando seus pais aparecem na escola, a verdade é descoberta e Julien o esbofeteia na frente de seus colegas. Após isto ele foge de casa e arruma um lugar para dormir. Paralelamente seus pais culpam um ao outro pelo comportamento dele, após lerem a carta na qual ele se despede. No outro dia Antoine vai à escola normalmente. Lá sua mãe o encontra e se mostra preocupada por ele ter passado a noite em uma gráfica. Ela alegremente o aceita de volta, mas os problemas não acabam. Antoine se desentende com um professor, que o acusa de plagiar Balzac. Como ele odeia a escola, sai de casa de novo e para viver é obrigado a fazer pequenos roubos.

Acossado
Sinopse:Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.



HIROSHIMA MEU AMOR
Sinopse: Hiroshima, 1959. Uma atriz francesa casada (Emmanuelle Riva) veio de Paris para trabalhar num filme sobre a paz. Ela tem um affair com um arquiteto japonês (Eiji Okada) também casado, cuja esposa está viajando. Nos dois dias que passam juntos várias lembranças vêem à tona enquanto esperam, de forma aflita, a hora da partida dela. Ela conta que foi "tosquiada", pois se apaixonou por um alemão (Bernard Fresson) quando tinha apenas 18 anos e morava em Nevers, sendo libertada no dia em que seu amor foi morto, já no final da 2ª Guerra Mundial. Por ter amado um inimigo ela foi aprisionada por sua família numa fria e escura adega e agora, 14 anos depois, novamente sente o gosto de viver um amor quase impossível.

Quem Matou Leda?
Sinopse: Quem Matou Leda é o terceiro filme de Chabrol, e seu debut no thriller psicológico, gênero também de seus dois próximos filmes: Les Bonnes Femmes e L’Enfer. Usando com perícia os flashbacks e vinhetas, Chabrol cria um pertubador enredo de infidelidade, obsessão e assassinato num vinhedo em Provença. O negociante Henri Marcoux tem um caso amoroso com uma bela e jovem vizinha, bem debaixo do nariz da sua esposa Thérèse. A linda filha de Henri, ao conhecer o húngaro fica apaixonada, enquanto o filho voyeur de Henri começa a ter liberdades com a amante do pai. Com o amadurecimento das paixões na família, deslumbra-se uma tragédia. Obra-prima no gênero.


O Batedor de Carteiras (Pickpocket)
Sinopse: O personagem principal é Michel (Martin LaSalle), um jovem que começa a bater carteiras por prazer e pela emoção do roubo, e isso vira uma compulsão. Ele é preso, percebe o choque que isso causa em sua mãe e em seus amigos e reflete sobre seus atos. Porém, depois de solto, ele se junta a um ladrão veterano e volta ao crime. Sua consciência pesa, bem como a memória de sua mãe. Também a presença de Jeanne (Marika Green), uma jovem por quem se apaixona, lhe faz pensar em deixar o crime, o que acontece de forma irônica. O filme contou com um batedor de carteiras como consultor. A frieza do tratamento, o rigor e a economia dos efeitos psicológicos faz deste filme um grande clássico da escola Bresson. Inspirado em Crime e Castigo, de Dostoievski.

Só gostaria de dizer que gostaria de fazer minha critica de cada um desses grandes filmes mas por falta de tempo, infelismente não pude hoje. Mas assim que possivel irei criar um post sobre o que eu achei sobre cada um desses filmes, aguardem.

Cine Especial: Os Blockbuster Postos em Cheque 2ª Parte

Repercutiu ontem o que eu escrevi sobre as superproduções não estarem mais rendendo em termos de bilheteria como o esperado, mas daí alguém me perguntou, "isso é para se preocupar realmente"? Mas lógico, principalmente pelo fato que essas superproduções enchem os cofres dos estúdios para então eles criarem mais filmes e na maioria das vezes, são pequenos, mas com otimas historias onde os realizadores tem mais liberdade criativa.
Mas a situação é mesmo para se preocupar. Vejamos: Ano passado tivemos O Grande Mestre do Ar, Príncipe Pérsia, Hobin Hood e Esquadrão Classe A Todos fracassos de bilheteria e isso sem contar os “apenas” relativos sucessos como Tron: Legado e Fúria De Titãs que somente rendeu mais de cento e cinqüenta milhões de dólares graças ao 3D e olhe lá.
Fora A Origem, Homem de Ferro 2 e Alice, o que salvou os estúdios ano passado foram também as boas animações como o estupendo Toy Story 3, Meu Malvado Favorito, Como Treinar o seu Dragão, Enrolados e dentre outros. Vendo que as animações (feitas com qualidade) geram bom lucro, os estúdios novamente apostam as fichas nesses filmes principalmente pelo fato que são filmes de classificação livre em que toda a família vai e com isso, quanto mais pessoas, mais lucro.

Confiram a segunda parte do que esta por vir.

RIO
Sinopse: O Filme Rio conta a história da arara Blu (Eisenberg), que foi domesticada e acredita ser o único macho sobrevivente de sua espécie. Quando descobre que a última fêmea da espécie mora no Rio de Janeiro, Blu viaja para conhecê-la na Cidade Maravilhosa.


 Quando A Era do Gelo 2 foi comandado 100% pelo diretor brasileiro Carlos Saldanha, ninguém imaginava como ele iria longe. Como co-diretor de A Era de Gelo e Robôs, Saldanha ganhou luz verde para dirigir sozinho Era do Gelo 2 e 3, este ultimo alias rendeu quase um bilhão de dólares em todo mundo e com isso, Saldanha ganhou passe livre para realizar seu maior sonho, criar uma historia original onde o cenário é sua terra natal, o Rio De Janeiro.
Com o personagem Blu e inúmeros personagem que até agora, (o que foi mostrado ao publico) serem carismáticos RIO tem tudo para se tornar um grande sucesso, não somente aqui, mas em todo o mundo.


KUNG FU PANDA 2
Sinopse: Po (Jack Black) vive o sonho de ser um dragão guerreiro, protegendo o Vale da Paz ao lado dos mestres Shifu (Dustin Hoffman), Tigresa (Angelina Jolie), Macaco (Jackie Chan), Víbora (Lucy Liu), Louva-deus (Seth Rogen) e Garça (David Cross). Sua vida pacata chega ao fim quando surge um novo inimigo, que possui uma arma secreta capaz de permitir a conquista da China e provocar o fim do kung fu. Para impedi-lo, Po e os Cinco Furiosos precisam cruzar o país e derrotá-lo..
Gosto muito do primeiro filme, principalmente pelo fato de ser um belo casamento de filme de humor e ação na medida certa. Resta saber se o ritmo será o mesmo, ou melhor, que o anterior, já que Kung Fu Panda tinha uma historia de começo, meio e fim, portanto fica difícil imaginar uma historia superior e que continua a jornada de como o lendário Dragão Guerreiro.

Carros 2
Sinopse: O superastro das corridas Relâmpago McQueen (dublado por Owen Wilson) e o inigualável carro-guincho Mate (dublado por Larry the Cable Guy) levam sua amizade a novos e emocionantes destinos internacionais em Carros 2, quando viajam ao exterior para disputar o primeiro Grand Prix Mundial que determinará quem é o carro mais veloz do planeta. Mas a estrada para o título é cheia de buracos, desvios e surpresas hilárias e Mate acaba se envolvendo em uma outra aventura emocionante: espionagem internacional. Dividido entre ajudar Relâmpago McQueen em sua importante corrida e uma missão secreta de espionagem, a viagem de Mate será de muita ação e perseguições explosivas pelas ruas do Japão e da Europa, seguido por seus amigos e observado por todo o mundo. Um elenco de carros novos e coloridos acrescenta ainda mais diversão, incluindo agentes secretos, vilões ameaçadores e competidores internacionais.
Alguns dizem que Carros é o filme mais fraco da Pixar (isso existe?). No meu caso discordo, porque Carros é uma deliciosa comedia Rodie Movie com carrinhos carismaticos e com uma bela reflexão sem ser piegas.
A criação de Carros 2 ao meu ver foi um tanto que desnecessária, mas como a muitas continuações que fazem sucesso, Pixar decidiu seguir também esse caminho e até agora se deram bem com Toy Story 2 e 3 mas será que irão conseguir um bom desempenho com uma continuação de um filme que não foi exatamente 100% positiva? Será que veremos o primeiro filme ruim da Pixar? Milagres existem, mas espero que esse, jamais aconteça.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cine Especial: Os Blockbuster Postos em Cheque 1ª Parte

 No ano passado, Hollywood sofreu um baque que talvez jamais tivesse imaginado, de ver seus filmes de grande orçamento naufragar nas bilheterias. Mas porque aconteceu isso?
Muitos fatores justificam e a maioria deles é uma só, falta de originalidade. Talvez os engravatados de lá ainda não percebessem, mas é mais do que obvio que o publico em geral não quer ver “mais do mesmo” e sim novas historias que jamais foram vistas antes. Bom exemplo disso foi o filme A Origem, que não era continuação, prequel, refilmagem, adaptação e nem nada, mas sim uma idéia original que acabou dando bastante certo.
 Esse ano será uma grande prova se o publico quer ainda ver superproduções inflamadas ou então quer assistir produções pequenas porem criativas. Não que as superproduções sejam vazias, mas terão que caprichar mais daqui para frente.
Confiram a primeira parte do que esta por vir:

Lanterna Verde

Sinopse: O filme conta como Hal Jordan se tornou um dos Lanternas Verdes, integrantes de uma tropa que jurou manter a ordem no Universo, policiando galáxias - um equilíbrio que periga ruir com a ameaça do inimigo Parallax.
 Aposta arriscada dos estúdios Warner neste ano. Após anos preso a filmes da franquia Batman e Superman, o estúdio finalmente arrisca num personagem da editora DC nunca antes posto no cinema. Dirigido por Martin Campbell (007 - Cassino Royale) o filme teve seu primeiro trailer muito criticado pela maioria dos fâs. Com isso, semana passada foi lançado esse trailer acima de quatro minutos muito bem caprichado e que gerou um sucesso bem positivo. Resta saber se a qualidade do trailer se estenderá com o filme. Vê se esforce Ryan Reynolds.

  
THOR

Sinopse: O arrogante Thor (Chris Hemsworth) é expulso de seu lar e enviado à Terra por ter reiniciado uma antiga guerra. Obrigado a conviver com mortais, ele deverá aprender a ser um verdadeiro herói para combater as forças do mal que ameaçam a Terra.
Fotos empolgaram e trailers mais ainda. Kenneth Branagh (Hamlet) pelo visto fez a lição de casa e talvez tenha criado um ótimo filme de aventura que mistura mitologia nórdica com ficção e muita ação. Chris Hemsworth (vindo do sucesso de critica pela sua ponta no inicio do filme de Star Trek) esta ótimo como Thor, assim como o seu pai Odin interpretado pelo veterano Anthony Hopkins, isso sem contar a mais nova Oscarisada Natalie Portman que também esta no elenco.  

Capitão América: O Primeiro Vingador
Sinopse: Nascido durante a Grande Depressão, Steve Rogers cresceu um garoto franzino em uma família pobre. Horrorizado por uma propaganda que mostrou a ascensão nazista na Europa, o jovem é inspirado a alistar-se no exército. No entando, por conta de sua saúde frágil, ele é rejeitado. Mas ao escutar os apelos honestos do rapaz, o General Chester Phillips oferece a Rogers a chance de participar da Operação: Renascimento. Depois de semanas de testes ele recebe o soro do supersoldado e é bombardeado por raios-vita. Steve Rogers emerge do tratamento com o corpo perfeito que um ser humano pode ter e é submetido a intensos treinamentos físicos e táticos. Meses depois ele recebe sua primeira missão como o Capitão América. Armado com seu escudo indestrutível ele combate o mal sozinho e como o líder dos Vingadores
Difícil dizer como será o resultado final desse filme. Dirigido pelo Joe Johnston, que havia feito o criticado (embora eu tenha gostado bastante) do filme Lobisomem, o diretor teve a cruel tarefa de dirigir um filme cujo protagonista é símbolo de um país que atualmente é visto com muitos olhos críticos atualmente. Embora eu tenha detestado a escolha de Cris Evans (o tocha do Quarteto Fantástico) como o capitão,, adorei a escolha de Hugo Weaving como Caveira Vermelha. Vindo do sucesso Matrix como o vilão agente Smit, Weaving tem grandes chances de roubar o filme, isso se o filme valer à pena.   

X-Men: Primeira Classe
 Sinopse: A trama mistura o pano de fundo dos anos 1960 com a história do primeiro encontro de Charles Xavier (James McAvoy) com Erik Lehnsherr (Michael Fassbender), o futuro Magneto, e terá o Clube do Inferno, liderado por Sebastian Shaw (Kevin Bacon), entre os vilões
Após o encerramento da trilogia original e do apenas razoável Wolverine: Origens, a franquia mutante ganha novo fôlego com a escolha da Fox em voltar no tempo e mostrar como tudo começou, o que até achei genial, porque até aonde eu sei, será uma espécie de filme de época onde retrata os anos 60 mas será meio retro futurístico, algo que gosto bastante e será meio ficção e meio realidade, já que a trama se passa em meio a guerra fria.
Resta saber se James McAvoy e Michael Fassbender irão convencer como Charles Xavier e Magneto, depois das ótimas interpretações de patrick Stuart e Ian McKellen

terça-feira, 5 de abril de 2011

NOTA

E ai pessoal. Para aqueles que me acompanham e acham que estou meio ausente nos últimos dias, não se preocupem porque estou bem, só meio ocupado com o meu serviço habitual. Mas se der tudo certo, amanhã retornarei aqui no meu blog para postar novas matérias e novidades da semana. Aproveitando gostaria de dizer que estou muito feliz que esse blog tenha chegado ao numero 100 de usuários. Hoje em dia, com tanto sites, redes sócias pela internet, fica cada vez mais difícil obter um numero significativo de usuários para seguir determinado blog, principalmente um tipo como o meu que não existe nenhum fim lucrativo e sim somente passar meu conhecimento de cinema para todos e divulgar meus trabalhos sobre o assunto.
Desde já, agradeço aqueles que seguem fielmente meu blog, seja aqueles que estão na lista ou não, e por isso, aguardem novas matérias e que esse ano seja positivo para o cinema, seja do mundo a fora, seja do nosso país.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cine Especial: O melhor de 2001 a 2010: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

FILME QUE FEZ ABRIR MAIS O CINEMA FRANCÊS AO MUNDO NESTE INICIO DE SÉCULO 21
sinopse: Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ¬ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
Ninguém deve esperar uma comédia rasgada. O maior sucesso do cinema francês de 2001 oferece humor dramático em narrativa que na forma algo modernosa e no uso de cores procura o tom da fabula com mensagem. Finalista no Oscar de melhor filme estrangeiro e em outras categorias ganhou o Cesar (Oscar Francês) de melhor filme e melhor direção.    Destaque à Fotografia do filme, que brilha em diversas cenas, que poderiam ser comuns e até inúteis, se não fosse à iluminação. Uma das cenas  que merecem ser lembradas é a dos casais tendo orgasmo e as da infância de Amélie, tal como a estação de trem e dependências do apartamento, magnificamente e instigante aos olhos.

Curiosidade: Na maioria da apresentação dos personagens, aparece o que eles mais gostam. Em um seleto grupo, também é demonstrado o que é desgostado.