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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 17 de março de 2011

Cine Clássico: Quando Fala o Coração

Sinopse: A dra. Constance Petersen (Ingrid Bergman) trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do dr. Alexander Brulov (Michael Chekhov) pelo dr. Edward (Gregory Peck). Ao chegar o dr. Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro dr. Edwards.
Delirante alegoria que teve a preciosa colaboração de Salvador Dalí nas cenas de sonho. Há uma arrepiante cena de violencia contra um garoto durante uma cena de flashibak. Trilha sonora envolvente de Miklos Roza, premiado com um Oscar.      

Curiosidades: O diretor Alfred Hitchcock aparece em cena aos 40 minutos, ao sair do elevador do Empire Hotel. Ele está carregando um violino e fumando um cigarro.
A sequência do sonho foi criada por Salvador Dali, que foi convidado a participar do filme por Alfred Hitchcock. O diretor, que era admirador de seu trabalho, acreditava que Dali seria o único que poderia criar uma imagem de sonho que inicialmente seria incompreensível ao público, para depois ser explicada através da psicanálise.

Cine Especial: O melhor de 2001 a 2010: IRREVERSÍVEL

O TEMPO DESTROI TUDO

Sinopse: O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira seqüência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam.
Desconforto é o que pode se dizer sobre esse filme que, deu o que falar em 2002, devido sua trama forte e com cenas que foram um verdadeiro soco no estômago do cinéfilo. Assim como Christopher Nolan fez em Amnésia, Gaspar Noé apresenta a trama de traz pra frente (ou seja, o filme começa com os créditos finais e termina com o início da trama). Talvez a intenção do diretor era mostrar as mudanças do comportamento do ser humano pode passar no decorrer do tempo e que, talvez, basta um triste e doloroso acontecimento para tal pessoa boa se tornar um monstro vingativo. Com isso, já no início do filme, somos jogados a um verdadeiro redemoinho de imagens dentro de uma boate gay e vemos personagens cometerem atos nos quais, a primeira vista, parecem irracionais, mas que no decorrer do filme iremos entender do porque tamanha barbárie. O que talvez ficou na cabeça de todo mundo foi à famosa cena de estupro que atriz Italiana Mônica Bellucci teve que passar todo o horror que a sua personagem sente no ato, em dez minutos diretos e sem cortes.
Um filme para poucos, que retrata as mudanças graduais de seres humanos após uma tragédia e que só por isso, é um filme para ser bem lembrado da década passada.

Curiosidades: O sangue exibido no rosto de Monica Bellucci após a cena do estupro foi inserido digitalmente após a cena ter sido filmada. O mesmo foi feito para enrubecer seu rosto na cena da luta no bar;
Em uma cena logo após o estupro o ator Vincent Cassel é questionado sobre qual seria seu nome, com ele respondendo "Vincent" e logo em seguida dizendo que era uma brincadeira. Isto não estava no roteiro, com o próprio Vincent Cassel corrigindo o erro por ele cometido para evitar que a cena fosse novamente rodada, já que esta era uma das cenas mais complexas de todo o filme;

Cine Dica: Em DVD: London River - Destinos Cruzados

O ENCONTRO DE DOIS MUNDOS EM MEIO A DOR E A INTOLERANCIA
Sinopse: Essa é a história de Ousmane e da Sra. Sommers. Ambos são pessoas simples e vivem suas vidas comuns, ele na França, ela em Channel Islands, no Canal da Mancha. Ele tem um filho e ela uma filha que são estudantes em Londres. Em 7 de julho de 2005, sem notícias dos filhos, eles resolvem começar, juntos, uma busca pelos dois adolescentes. E embora eles tenham sido criados em meio a duas religiões diferentes - Ousmane é muçulmano e a Sra. Sommers cristã - eles vão compartilhar da mesma esperança de encontrar os filhos com vida. Eles colocam as diferenças culturais de lado e apóiam-se para continuar a busca e manter a fé.
Parisiense de origem muçulmana, o cineasta Rachid Bouchareb coleciona prêmios e indicações em festivais internacionais, tanto como diretor quanto como produtor. Em London River - Destinos Cruzados, dirigido, co-escrito e produzido por Bouchareb, não foi diferente, com o filme levando dois importantes prêmios no Festival de Berlim 2009: o Ecumênico do Júri e o de Melhor Ator para Sotigui Kouyaté.
A trama começa com os ataques suicidas que acontecaram em Londres em 2005,  mas isso é uma mera desculpa para o encontro de dois mundos diferentes. Mundos, no qual a câmera jamais os abandonam. Acompanhamos as suas cruzadas pela busca de seus filhos desaparecidos e meio a isso acabam se descobrindo e deixando o preconceito de lado de ambos para assim tentar descobrir o paradeiro deles que ao mesmo tempo descobrem que na realidade poucos sabiam sobre o que eles eram realmente.
Brenda Blethyn (Orgulho e Preconceito) da um show de interpretação como a mãe desesperada a procura da filha, mas é Ousmane (Sotigui Kouyaté, veterano ator nascido em Mali, e morto no último mês de abril) que rouba o filme e faz os destinos de ambos se cruzarem e seguirem a mesma e trilha e com isso, atos, conseqüências, mudanças e transformações na vida de ambos, principalmente na personagem de Brenda.
Uma historia que mostra que por mais diferentes seja esses dois mundos, em meio à dor, a de ambos se unirem e mudarem suas formas de pensar na vida, pois qualquer intolerância é posta de lado, perante o horror da dor da perda.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Cine Especial: As Inspirações de RANGO

Rango é um ótimo filme de animação, mas que não esconde sua fonte de inspiração que é os filmes de faroeste (principalmente dos filmes Italianos Faroeste Espaguete) e tambem umas pitadas ali e aqui de outros generos.
Abaixo solto os principais filmes em que os produtores se inspiraram na criação dessa grande animação.

Por um Punhado de Dólares
Sinopse: Joe (Clint Eastwood) é um pistoleiro barra pesada que chega a uma cidade que está em guerra. Quando percebem o potencial de Joe, ambas as partes se interessam por contratá-lo; é quando ele percebe que pode ganhar um dinheiro com a situação aceitando a proposta dos dois lados.
Refilmagem americana do clássico japonês O Guarda Costas. O filme inaugurou o gênero faroeste espaguete, feitos na Itália e que ajudou a dar novo sopro de vida ao gênero que estava começando a dar sinais de desgaste. De novo, o filme é mostrado de forma de humor negro e com muito mais violência, coisa que faltava nos filmes americanos. Destaque para Clint Eastwood, que fez de seu personagem "sem nome" algo antológico no gênero.


Por Uns Dólares a Mais
Sinopse: Este é o filme do meio da trilogia do "homem sem nome". Aqui, dois caçadores de recompensa estão atrás de um mesmo homem, Indio. Logo percebem que devem se unir para capturá-lo, mesmo sem saberem porque cada um está atrás do bandido.
Continuação bem superior se comparado ao original. Além da velha historia de roubo de banco, caçador de recompensa e mocinho contra vilão, o filme aumenta na dosagem de humor negro, violência e possui um vilão digno de nota, interpretado magistralmente por Gian Maria Volonté. Destaque também para Lee Van Cleef que por vezes, rouba a cena de Clint Eastwood durante o filme.


Três Homens em Conflito
Sinopse: Três homens - o "Bom", o "Mau" e o "Feio" - estão atrás de um tesouro escondido em um cemitério. Cada um deles conhece apenas uma parte da sua localização, o que faz com que eles tenham que se unir. O problema é que nenhum deles está disposto a dividir o que encontrarem.
Ultima e melhor parte da trilogia. Espetaculo divertido, ruidoso e movimentado, bonito e um final antológico. Destaque para o trabalho de Eli Wallach 
 
Era uma vez no Oeste
Sinopse: Jill (Claudia Cardinale) é uma ex-prostituta de New Orleans que largou a vida na cidade grande para casar com Brent McBain (Frank Wolff), um sonhador dono de uma propriedade no meio do nada, viúvo e pai de três lindas crianças. Quando Jill chega à fazenda “Água Doce”, encontra uma chacina realizada na sua nova família pela posse das terras da família, que em breve será caminho de uma importante ferrovia. Em seu caminho surge o mocinho "O Gaita" (Charles Bronson), exímio pistoleiro que tem contas a acertar com Frank (Henry Fonda). Há ainda o vilão com pinta de herói Cheyenne (Jason Robards), que apesar de assassino, age com os mocinhos para provar sua inocência no caso.
Talvez, o melhor filme de faroeste de todos os tempos. Ambicioso e longo, com o qual Leone realizou seu maior sonho de dirigir um mito do gênero (Henry Fonda assustador com o seu primeiro papel de vilão). Todo o elenco esta ótimo e a musica de Ennio Morricone se tornou clássica. Bernardo Bertolucci colaborou no roteiro.

 
No Tempo das Diligências
Sinopse: Nove pessoas são obrigadas a embarcar em uma perigosa diligência através do Arizona, cada um com seu motivo pessoal para realizar tal viagem. Lotado de clássicas cenas do western, desde combates com índios até duelos na cidade.
Um dos primeiros e grandes filmes do mestre do gênero John Ford, que alias foi o filme que criou a grande aliança com o até então desconhecido John Wayne e que juntos fariam vários filmes. Cenas inesquecíveis, como a perseguição dos índios há diligencia, cenas inesquecíveis da vasta Arizona e até duelos clássicos na cidade.

Apocalypse Now
Sinopse: O Capitão Willard (Martin Sheen) recebe uma missão: matar um insano desertor, o Coronel Kurtz (Marlon Brando), que preparou uma tropa para atacar os próprios americanos.Uma odisséia que mostra, de muitas vezes surrealista, a devastação e o horror da guerra, com um final bastante sombrio. Palma de Ouro no festival de Cannes e Oscar de fotografia e som.
Uma odisséia que mostra, de uma forma muitas vezes surrealista, a devastação do horror da guerra, com um final bastante sombrio. Palma de Ouro no festival de Cannes e Oscar de mlhor fotografia e som.

Cine Dicas: Em Cartaz: RANGO

Uma homenagem ao maior dos gêneros de aventura do cinema
Sinopse: O filme conta a história cômica e transformadora de Rango um camaleão protegido que vive como animal de estimação e que enfrenta uma grande crise de identidade. Afinal o quão alto pode ser seu objetivo quando o propósito de sua vida é se adaptar?
Sempre quando da, o cinema norte americano tenta resgatar esse que foi um dos gêneros mais filmados da historia, o faroeste, que infelizmente durante as ultimas décadas acabou sofrendo pela falta de interesse do publico e por historias melhores, contudo nem tudo esta perdido. De uns tempos para cá, cada vez mais vem surgindo títulos do gênero (como o grande sucesso Bravura Indômita) que alem de filmes que tentam resgatar esse gênero, acabam também surgindo filmes que prestam uma homenagem aos bons e velhos tempos como esse ótimo Rango.
Dirigido pelo sortudo Gore Verbinski (dono da bilionária trilogia Piratas do Caribe) o filme que conta a historia de um camaleão em busca de sua identidade através de uma cidade que sofre pela falta de água, nada mais é do que uma mera desculpa para soltar inúmeras homenagens ao gênero. Para começar, não faltam momentos que o filme remete diretamente aos filmes de Sergio Leone como a trilogia do estranho sem nome e de sua obra prima Era uma vez no Oeste, ou vai me dizer que aquele barulhinho do ventilador é tirado de onde? Uma clara referencia ao barulho que o moinho de vento fazia no inicio do filme de Era uma vez no Oeste.
O bom disso, que o filme, não somente é pura diversão para os jovens como também diversão garantida para os adultos que curtiam antigamente esses filmes e durante a projeção ira contar as inúmeras referencias que o filme faz. Fora isso, os personagens são cativantes, onde cada um tem uma personalidade distinta e bem detalhada, tanto do modo de ser como fisicamente, alias, devo tirar o chapéu para a primeira incursão da Industrial Light & Magic de George Lucas em animação já que os seus personagens possuem cada detalhe tão realista que parece que realmente os bichos do deserto resolveram se vestir e falar como gente. Mas não é só isso, o filme reserva momentos de pura ação como na seqüencia da perseguição do desfiladeiro que não só faz uma homenagem ao clássico nos Tempos das Diligencias como também ao filme de guerra Apocalypse Now e mesmo sendo uma referencia , soa algo irresistível e original
Com ato final de reserva uma aparição pra la de inusitada de um clássico personagem do gênero, Rango já é considerado um dos melhores (por enquanto) filmes do ano, que soube, não somente ser uma boa animação mas que também soube fazer uma bela homenagem ao gênero sem ser repetitivo.

terça-feira, 15 de março de 2011

Cine Especial: Steven Soderbergh

No inicio surgiu como um simples boato, mas agora é oficial, o próprio diretor Steven Soderbergh esta anunciando seus planos de aposentadoria e seus motivos para chegar a esse ponto são pelo fato de esta cansado de dirigir tantos projetos e que acabou deixando-o num esgotamento total.
Convenhamos, ele de uns tempos para cá, engatou inúmeras produções uma atrás da outra e isso fora os roteiros que ele negou para filmar, mas não seria precipitado o que ele esta fazendo? Não seria o certo então tirar um ano ou dois de descanso em vez de parar definitivamente?
Seja como for, ele foi um dos bons diretores que surgiram na virada dos anos 80 para os 90 e que acabou criando um currículo de respeito, alternando projetos autorais com super produções com grandes astros. Abaixo deixo os melhores momentos desse diretor que se for sair de cena, pelo menos será bem lembrado.

Traffic
Sinopse: O funcionamento do alto escalão do tráfico de drogas é apresentado em uma série de histórias interligadas entre si, onde podemos encontrar casos como: policial envolvido em corrupção, agentes do DEA que trabalham infiltrados no perigoso mundo dos negociantes de San Diego, um chefe de drogas que foi traído pela própria mulher e ainda um juiz da suprema Corte de Justiça de Ohio, conhecido pela sua posição anti-drogas, que precisa lidar com sua filha viciada em drogas.
Um drama policial que foge do lugar comum, para apresentar inúmeras tramas e com personagens que se cruzam em determinados momentos. Neste mosaico, o filme procura evitar o texto discursivo, mesmo no retrato da corrupção, quando esta é sedutora para alguns. Finalista em cinco categorias do Oscar (incluindo melhor filme), ganhou quatro, melhor diretor,roteiro adaptado, edição e ator coadjuvante para Benicio Del Toro (excelente como policial mexicano) que com a mesma atuação, ganhou o Globo de Ouro e premio de melhor ator no festival de Berlim.

Sexo, Mentiras e Videotape
Sinopse: O advogado John está tendo problemas com sua mulher nos relacionamentos sexuais. Porém, ao mesmto tempo mantém um caso com a irmã de sua esposa. Certo dia sua vida começa a mudar quando um amigo de infância resolve começar a gravar em vídeo com o depoimento de mulheres que falam de suas vidas sexuais.
Vencedor da Palma de Ouro e do premio de melhor ator para James Spader no festival de Cannes, o longa metragem de estréia de Soderbergh (na época com 26 anos)é um surpreendente exercício de estilo que procura extrair de situações banais revelações da essência dos personagens.


Onze Homens e um Segredo
Sinopse: Danny Ocean (George Clooney) passou três anos na prisão depois de ser condenado por fraude. Quando é libertado, ele descobre que sua esposa, Tess Ocean (Julia Roberts), conseguiu o divórcio e se casou o poderoso Terry Benedict (Andy Garcia), um sujeito corrupto que é dono dos três maiores cassinos de Las Vegas.
Duas vezes ao ano, todo o dinheiro acumulado nos três cassinos é guardado em um cofre gigantesco situado em uma câmara subterrânea. É quando Danny resolve roubar todo o dinheiro para levar Terry à falência e recuperar sua esposa. A idéia é esvaziar o cofre durante uma luta entre o campeão Lennox Lewis e um boxeador russo.
No entanto, a tarefa exigirá muita coordenação e planejamento entre os 11 integrantes da quadrilha de Danny. Obviamente, nossos heróis (heróis?) deverão lidar com uma tecnologia avançadíssima, incluindo scanners de retina, raios laser e assim por diante.
Refilmagem de um filme morno dos anos 60, Steven Soderbergh remodela a trama para os tempos atuais e cria um filme divertido e ousado por possuir inúmeros astros em um só filme, coisa que dificilmente se vê em outras produções. Com boas doses de humor e momentos de ação na medida certa nas cenas do roubo, o filme ainda nos brinda com a boa química do elenco, principalmente entre George Clonney e Bratt Pitt.

O Inventor de Ilusões
Sinopse: O Inventor de Ilusões é baseado no livro de memórias "The King of The Hill" do escritor A. E. Hotchner. O filme retrata o universo de um adorável garoto de 12 anos obrigado a enfrentar o mundo adulto sozinho. Em sua imaginação, Aaron Kurlander, um garoto de 12 anos, é amigo do aviador Charles Lindbergh e leva uma vida glamurosa, cheia de perigos e aventuras. Mas, na realidade, ele mora com a família num velho hotel de St. Louis com muitas dificuldades. O pai vende velas de porta em porta; a mãe, doente, sofre resignada, e até o irmão mais novo rouba comida dos colegas de colégio. Mas nada pode abalar o fantástico mundo particular de Aaron. Até que seu irmão vai morar com parentes distantes, sua mãe é internada num sanatório e seu pai vira caixeiro-viajante. Sozinho no hotel com alguns vizinhos, na iminência de um despejo, Aaron embarca na maior de suas aventuras: o amadurecimento.
Mais um filme sobre o mundo visto pelos olhos de uma criança, que no decorrer da trama amadurece. Narrado de forma clássica e com muito bom gosto, Soderbergh ultrapassa a familiaridade das situações com uma sensibilidade cativante, uma grande direção de atores e uma precisa reconstituição de época.


Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento
Sinopse: Erin Brockovich é mãe de três filhos e começa a trabalhar em um escritório de advocacia, após sofrer um acidente. Depois de descobrir várias fichas médicas arquivadas envolvidas em casos de contaminação de água, Erin começa uma luta difícil que mobiliza centenas de pessoas a conseguir ganhar um processo de 333 milhões de dólares de indenização.
A tradicional formula de Hollywood, sempre apoiada em lutas individualistas contra poderosos em meio aos tribunais, foi bem armada para o prestigio de Julia Roberts (Erin) que, utilizando palavras chulas e atitudes debochadas, acrescenta eficiente humor a narrativa. Com o seu desempenho ela ganhou o Oscar de melhor atriz. Notável também a atuação de Albert Finney (o advogado Masry). Apesar da previsibilidade e da direção acomodada de Soderbergh, o filme cativa e diverte. A verdadeira Erim aparece no inicio do filme como uma garçonete.



sexta-feira, 11 de março de 2011

Cine Classico: CABARET

O FILME QUE MARCOU LIZA MINNELLI PARA SEMPRE
Sinopse: Berlim no início da década de 30. O nazismo fazia sua ascensão meteórica, mas a grande maioria das pessoas ainda não tinha noção do terrível poder que aquela força política se transformaria. Sally Bowles (Liza Minnelli), uma jovem americana que canta em um cabaré e sonha em ser tornar uma estrela, se apaixona por Brian Roberts (Michael York), que é bissexual. Ambos se envolvem com Maximillian von Heune (Helmut Griem), um rico e nobre alemão. Quando Sally fica grávida, Brian diz que quer casar e declara não se importar de quem seja o filho. Mas o futuro lhes reserva outro destino.
Adaptação bem sucedida de contos sobre Berlim da autoria do Ingles Christopher Isherwood e do musical que eles inspiraram, de grande sucesso da Broadway. Interessante a estrutura, que coloca um mestre de cerimônias para introduzir cenas de Kit Kat Klub e passagens da trama. Ganhou 8 Oscar, inclusive diretor, atriz (Liza) ator coadjuvante (Grey), fotografia e trilha sonora adaptada.


Curiosidades: Na versão original da Broadway os protagonistas são um escritor americano e uma cantora inglesa, enquanto que no filme a nacionalidade dos personagens foi trocada;
Liza Minelli criou a maquiagem e o penteado que sua personagem usa em cena, tendo a ajuda de seu pai, o diretor Vincente Minnelli;
É o maior vencedor do Oscar a não ganhar na categoria de melhor filme;