Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cine Dicas: Mostra Alfred Hitchock

A Sombra de uma duvida (as 16 horas)
Sinopse: Charlie Oackley é um criminoso que seduz e mata viúvas. Para fugir da polícia, acaba indo visitar sua irmã Emma, que vive com seu marido e sua filha Charlie. Com a convivência, Charlie - a sobrinha - começa a cada dia mais desconfiar de que seu tio não seja realmente a pessoa que diz ser.


UM BARCO E NOVE DESTINOS (as 19horas)
Sinopse: Na Segunda Guerra Mundial, um navio aliado e um submarino alemão travam uma batalha e ambos são destruídos. Os sobreviventes do navio se amontoam em um pequeno barco, e problemas começam a surgir quando eles retiram do mar um sobrevivente alemão.

Sala Redenção (Campus Central da UFRGS/Paulo Gama/110, Porto Alegre

Cine Dicas: Estréias no final de semana (07/05/10)

E ai gente, como podem ver tive mais tempo para postar matérias por aqui, claro que não é sempre que da, mas sempre tento no maximo posivel postar mais e mais matérias sobre a sétima arte e seus filmes. Hoje estou meio na corrida mas posto aqui as principais estreias para esse final de semana nas terras gauchas, confiram:

A Hora do Pesadelo
Sinopse: Freddy Krueger está de volta em 'A Hora do Pesadelo', uma reedição contemporânea do clássico do terror. Um grupo de adolescentes suburbanos compartilha um vínculo: todos estão sendo perseguidos por Freddy Krueger, um assassino horrivelmente desfigurado que os caça durante seus sonhos. Quando acordados, eles protegem uns aos outros mas quando estão dormindo, não há escapatória.
Exibindo o chapéu que é a marca registrada de Freddy, um casaco de listras vermelhas e verdes e luvas com quatro lâminas está o indicado ao Oscar® Jackie Earle Haley (Pecados Íntimos, Watchmen). O filme é dirigido por Samuel Bayer e é produzido por Michael Bay.
'A Hora do Pesadelo' se baseia em personagens criados por Wes Craven no seu sucesso de terror de 1984. O filme deu origem a uma das séries de terror mais inovadora, bem sucedida e duradoura, com sete seqüências. Agora, 25 anos depois, surge a encarnação contemporânea da história original de Freddy Krueger.


MAIS QUE MAXIMO
sinopse: Há 15 anos, Coco (Gad Elmaleh) imigrou para a França sem um tostão no bolso e, graças a uma invenção, tornou-se um empresário milionário. Exibido, ele adora realizar grandes eventos para se divertir ao máximo. Seu próximo alvo é a produção do bar mitzvah de seu filho Samuel (Nicolas Jouxtel). Coco deseja que ele seja o grande evento nacional do ano, ao contrário de sua esposa Agathe (Pascale Arbillot). Ele fica tão envolvido com os preparativos que termina se afastando de sua família.


Viajo porque Preciso, Volto porque te Amo
Sinopse: A história de José Renato, geólogo, 35 anos, enviado para realizar uma pesquisa de campo durante a qual terá que atravessar todo o Sertão, região semi-desértica, isolada, situada no Nordeste do Brasil. O objetivo de sua pesquisa é avaliar o possível percurso de um canal que será construído a partir do desvio das águas do único rio caudaloso da região. No decorrer da viagem, nos damos conta que há algo de comum entre José Renato e os lugares por onde ele passa: o vazio, uma certa sensação de abandono, de isolamento. O desolamento da paisagem parece ecoar em José Renato e a viagem vai ficando cada vez mais difícil.


Cadê os Morgan?
sinopse: Paul (Hugh Grant) e Meryl Morgan (Sarah Jessica Parker) formam um casal bem sucedido de Manhattan. Quando decidem se separar, isto causa uma surpresa geral entre seus conhecidos. Entretanto, a situação piora quando acidentalmente testemunham um assassinato e passam a ser perseguidos por um matador profissional. Para protegê-los, os agentes da polícia resolvem transferi-los para as montanhas de Wyoming. Em uma cidade onde a tecnologia e o conforto ao qual estão acostumados simplesmente não existe, os Morgan precisam se adaptar à nova vida. E, em meio às confusões geradas, reatar a velha paixão.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cine Clássicos: O Jovem Frankenstein

Comédia magistral que presta homenagem aos filmes classicos de horror da Universal
sinopse:
Numa faculdade de Medicina nos Estados Unidos o Dr. Frederick Frankenstein (Gene Wilder) é um professor que ensina sobre o sistema nervoso central. Um estudante lhe pergunta pelas pesquisas de Victor Frankenstein, seu avô. Frankenstein afirma que o trabalho do avô é o produto de alguém insano. Repentinamente chega Falkstein (Richard Haydn), que viajou 7 mil quilômetros para entregar ao Dr. Frankenstein o testamento de seu avó, que deixou para o neto um castelo na Transilvânia. Frankenstein se despede da noiva, Elizabeth (Madeleine Kahn), e vai para Transilvânia para reivindicar a herança. Ao chegar Frankenstein é recebido por Igor (Marty Feldman), um corcunda vesgo cujo avô trabalhou para Victor Frankenstein. Acompanhados por Inga (Teri Garr), eles vão para o castelo de Frankenstein e são recebidos por Frau Blücher (Cloris Leachman), uma mulher que tem um jeito tão assustador que faz os cavalos relincharem de susto. No meio da noite Frankenstein ouve uma música estranha e, acompanhado por Inga, a segue para ver de onde ela vem. Ele encontra uma passagem secreta e, ao percorrer este desconhecido caminho, encontra Igor. Os três seguem o som, que os leva até o laboratório de Victor Frankenstein, onde ele tentou dar vida aos mortos. Em outro cômodo está a biblioteca particular de Victor e lá é encontrado um violino, de onde talvez vinha a música. Em cima da mesa está o livro "Como Consegui", de Victor Frankenstein. Apesar de cético, Frankenstein lê todo o livro e percebe que a teoria pode funcionar. Fica então decidido que a criatura deverá ter dois metros, assim Frankenstein e Igor roubam o corpo de um condenado, que recentemente tinha sido enforcado. Frankenstein ordena que Igor roube o cérebro de Hans Delbruck, que era um cientista e santo, mas Igor se assusta com sua imagem num espelho e derruba o cérebro de Hans, destruindo a massa cinzenta. Igor substitui o cérebro danificado por outro, que estava rotulado como anormal. Desconhecendo o sucedido, Frankenstein fica imaginando o cérebro de Delbruck na sua criatura.
A sátira é sempre uma boa homenagem e esse filme é um grande exemplo disso. Mel Brooks faz uma bela homenagem aos filmes de horror clássicos do Estúdio Universal aqui, onde a trama aparentemente parece uma espécie de continuação do clássico Frankenstein (1931). mas elaborada com muito bom humor. Gene Wilder como o Dr. Frederick Frankenstein é fantástico e muito engraçado, não a como levar o personagem a sério pois a própria cara de Wilder faz agente rir a todo o momento. E como o filme é uma sátira não poderia faltar momentos engraçados como por exemplo os cavalos se agitando quando é mencionado o nome de uma determinada personagem, ou os encontros do monstro com a menina ou com o homem sego ( Gene Hackman numa participação genial). O filme é um belo exemplo de boas comédias de antigamente e que não se fazem tão bem atualmente.

Curiosidades:

O Jovem Frankenstein foi rodado no mesmo castelo que Frankenstein (1931);
O uivo de um lobo que é ouvido do lado de fora do castelo foi feito pelo próprio diretor Mel Brooks

Cine Clássicos: Especial: Road Movie

NOTA: Durante esse mês postarei por aqui filmes clássicos e recentes onde a historia é um verdadeiro Road Movie (filme de estrada), portanto aceleramos juntos.

ENCURRALADO
Feito para a tv, primeiro grande sucesso da carreira de Steven Spielberg, provou que o jovem diretor na época iria longe
sinopse:
Homem de negócios dirigindo sozinho em uma estrada secundária de repente se vê perseguido por motorista de caminhão. Depois de algum tempo, ele chega a conclusão de que aquele motorista pretende matá-lo.
A primeira impressão é a que fica, e realmente Steven Spielberg impressionou super positivamente em seu primeiro filme, feito para a tv, onde ele cria uma trama aparentemente simples mas eficaz nos momentos de pura tensão e medo. ´Mesmo com um orçamento modesto para época Steven usa e abusa da câmera e cria tomadas mirabolantes que até hoje impressionam, principalmente se levarmos em conta a época que o filme foi feito (1971). O motorista do caminhão em si não aparece em nenhum momento (somente as botas e uma parte do braço) o que torna o caminhão um verdadeiro mostro assassino perseguindo o pobre motorista (Dennis Weaver, ótimo). Com esse filme Steven Spielberg ganhou sinal verde para embarcar como diretor de cinema com seu primeiro grande sucesso na telona tubarão, e o resto é historia.

Cine Clássicos: Especial: Heróis nas Telas: Conan: O Bárbaro

Aventura época de John Milius se tornou um filme a frente do seu tempo
Sinopse:
Conan (Arnold Schwarzenegger), ainda jovem, vê sua aldeia ser aniquilada por um demoníaco feiticeiro chamado Thulsa Doom (James Earl Jones) e seus pais serem assassinados na sua frente por ele. Disposto a vingar-se, desenvolve uma incrível força física e parte em busca da liga de aço, que fará com que sua espada se torne lendária.
Primeiro grande sucesso da carreira de Arnold Schwarzenegger e sem duvida um dos melhores trabalhos de John Milius. Conan foi o primeiro filme baseado em HQ com teor mais adulto e explicito, não faltam cenas de violência e de sexo o que acabou causando o afastamento do publico mais jovem, isso graças ao roteiro mais adulto feito por Oliver Stone, mas o filme é sem sombra de duvida uma grande aventura épica na fictícia era Nórdica. Momentos sublimes como o massacre de uma vila no inicio do filme e os primeiros minutos de Arnold como Conan são apresentados de forma fantástica e inesquecível, aliado a uma poderosa trilha sonora . Destaque para extraordinária perfomasse de James Earl Jones como o vilão Thulsa Doom que simplesmente rouba a cena a cada momento que surge e de pontas curiosas como de Max von Sydow (O Exorcista). Teve uma continuação inferior, mas nada que tire o brilho desse grande filme.


Curiosidades:
A empresa Mattel era a responsável por produzir brinquedos em torno de Conan, mas após assistir ao filme seus executivos acharam melhor não associar a empresa a um filme com tanta violência e apelo sexual. Deste modo, a Mattel resolveu criar um personagem próprio baseado em Conan, He-Man, criando também uma série de desenhos animados baseado no personagem.
Apesar de Conan e Valeria serem vistos juntos durante grande parte de Conan, o Bárbaro, ele apenas fala a ela 5 palavras em todo o filme, sendo que isto ocorre logo nos 30 primeiros segundos em que se encontram pela primeira vez.


Cine Dicas: Mostra Alfred Hitchock

Rebecca: A Mulher Inesquecível (as 16horas)
Sinopse:
Jovem humilde (Joan Fontaine) se casa com um rico homem chamado Maximilian de Winter (Laurence Olivier). Quando ela se muda para a mansão do novo marido, vive sob a sombra de sua ex- mulher, que todos amavam e morreu de forma trágica. Ela nem chega a ter nome na história, é conhecida apenas como a nova senhora De Winter. Vencedor dos Oscar de Melhor Filme e Fotografia.

A Sombra de uma duvida (as 19 horas)
Sinopse:
Charlie Oackley é um criminoso que seduz e mata viúvas. Para fugir da polícia, acaba indo visitar sua irmã Emma, que vive com seu marido e sua filha Charlie. Com a convivência, Charlie - a sobrinha - começa a cada dia mais desconfiar de que seu tio não seja realmente a pessoa que diz ser.

Sala Redenção (Campus Central da UFRGS/Paulo Gama/110, Porto Alegre

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cine Clássicos Contemporâneos: A Promessa

Filme que provou de uma vez por todas que Sean Penn tem a mão firme na direção
Sinopse:
 Prestes a se aposentar, o detetive Jerry Black (Jack Nicholson) vai checar a cena de um assassinato de uma menina de sete anos. O suspeito detido pela polícia se mata e o caso é arquivado. Porém Jerry não se convence e promete à mãe da garota morta que irá achar o verdadeiro assassino.
Filme policial com algumas doses de suspense que mexem com os nervos do espectador. Sean Penn em sua terceira investida na direção cria uma trama de inúmeras reviravoltas sobre o que realmente é verdade e mentira num caso policial e que culmina num final ati-climax que é difícil de sair da cabeça do espectador por muito tempo. Jack Nicholson da como sempre um show de interpretação onde transmite toda a vontade do seu personagem em cumprir sua missão, mas os personagens secundários não ficam a atrás, destaque para pequenas mas importantes participações de Benicio del Toro, Mickey Rourke.e Vanesa Redgrave


curiosidades
Eileen Ryan, intérprete da secretária do personagem de Jack Nicholson, é também a mãe do diretor Sean Penn.- Assim como ocorreu na trilogia O Poderoso Chefão, em A Promessaa presença de laranjas ou suco de laranja indica que alguém irá morrer ou sofrer um atentado.- O orçamento de A Promessafoi de US$ 45 milhões.