Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'O Brutalista'

Sinopse: Arquiteto visionário foge da Europa pós-Segunda Guerra e chega aos Estados Unidos para reconstruir sua vida, carreira e casamento. Sozinho em um novo país, ele se estabelece na Pensilvânia, onde um rico e proeminente industrial reconhece seu talento.

O lado autoral se encontra nas mais diversas artes e onde se vê o lado perfeccionista e obsessivo dos seus realizadores. No cinema, por exemplo, há sempre um cineasta que anseia para que o seu filme seja exatamente da forma como ele queria, mesmo quando os engravatados dos estúdios insistem em dar a última palavra. "O Brutalista" (2025) é uma metáfora sobre os mestres das artes, mas como os mesmos podem ser mastigados pelo sistema capitalista que comanda as engrenagens do mundo.

Dirigido por  Brady Corbet, do filme  "Vox Lux - O Preço da Fama" (2019), o filme começa a partir de 1947, onde arquiteto o arquiteto húngaro László Toth (Adrien Brody) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones) que fogem da Europa devastada pela guerra e que buscam por um recomeço nos EUA. O talento do arquiteto chama atenção do industrial milionário  Harrison Van Buren (Guy Pearce) que oferece a László a chance de construir um monumento arquitetônico que representa a terra das oportunidades e daqueles que buscam pelos seus sonhos em território americano. Porém, a cruzada pela realização desse feito possui um alto preço para se pagar ao longo do percurso.

Embora pareça baseado em fatos reais, o diretor Brady Corbet cria uma história original do qual representa inúmeros imigrantes talentosos que buscam realizar os seus objetivos na terra das oportunidades, mas encontrando lá obstáculos que envolvem o poder do dinheiro. É curioso observar, por exemplo, que o longa possui muito em comum com a última obra de Francis Ford Coppola, "Megalópolis" (2024), sendo que em ambos os casos os protagonistas desejam a realização de suas visões e das quais anseiam pela perfeição. Se tira o projeto da construção de monumentos e se tem dois protagonistas que seriam uma espécie de alter egos  dos próprios cineastas contadores de histórias.

Com uma ótima reconstituição de época, onde se destaca a sua fotografia e edição de arte,  Brady Corbet cria o seu épico pessoal sobre quem são realmente as pessoas que construíram os pilares que ergueram o império americano, mas que na maioria dos casos são menosprezados e sendo acusados até mesmo de invasores por aqueles que se dizem que os acolheram. Se no clássico "O Poderoso Chefão: Parte II" (1974), vemos os imigrantes italianos testemunharem todo o glamour desse sonho através da Estátua da Liberdade, aqui a mesma encontra-se invertida e simbolizando a descida ao inferno do protagonista.

Vencedor do Oscar de melhor ator pelo "O Pianista" (2002), Adrien Brody obtém aqui o melhor desempenho de sua carreira, onde o seu  László Toth não esconde as suas cicatrizes emocionais do passado, mas usando as mesmas como ferramentas para emoldurar o que realmente havia testemunhado. Destaque também para Guy Pearce ao interpretar um rico empresário que busca transmitir humanidade para os demais em cena, quando na verdade já se encontra consumido pelas engrenagens que movimentam a sua riqueza. Porém, é Felicity Jones que se sobressai da metade para o final do filme, ao dar vida a esposa do protagonista e cujas cenas transitam entre a fragilidade e a força interior de alguém que sentiu na pele o horror de uma guerra insana.

Com mais de três horas de duração, o filme pode ser acusado facilmente de ser pretensioso, pois o enredo não é algo universal ou que fará com que a maioria se identifique durante a projeção. Ao meu ver, o filme vem em um momento em que a palavra final de um artista pode acabar ficando em segundo plano, pois o dinheiro fala muito mais alto, independente de qual área certos talentos se encontram trabalhando. Em suma, a identidade própria acaba se perdendo e cabe aqueles que apreciam os verdadeiros talentos manterem eles vivos para serem sempre lembrados.

"O Brutalista" é um filme desafiador para um público acostumado ao convencional e que não consegue enxergar o significado da palavra autoral. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: Sessão Clube de Cinema (01/03): "Trilha Sonora para um Golpe de Estado" na Cinemateca Paulo Amorim


Neste sábado, nosso encontro será às 10h na Cinemateca Paulo Amorim para assistir "Trilha Sonora para um Golpe de Estado", indicado ao Oscar 2025 de Melhor Documentário. O filme de Johan Grimonprez se move de forma errática, imprevisível e infinitamente criativa, tal qual uma música de jazz. Misturando documentário e vídeo-ensaio, essa experiência cinematográfica torna-se absolutamente impressionante.


Confira os detalhes abaixo:


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico)

Data: 01/03/2025, sábado, às 10:00 da manhã

"Trilha Sonora para um Golpe de Estado" (Soundtrack to a Coup d'État)

2024, 150 min, 14 anos


Direção: Johan Grimonprez

Artistas: Eva Gabor, Louis Armstrong, Malcolm X, Nina Simone, Ella Fitzgerald, Miles Davis, John Coltrane, Duke Ellington

Sinopse: Jazz e descolonização se entrelaçam nessa montanha-russa que reescreve um episódio crucial da Guerra Fria. O filme revisita a jornada dos músicos Abbey Lincoln e Max Roach, que levaram a revolta ao coração da ONU em protesto contra o assassinato de Patrice Lumumba. Uma experiência imersiva que mescla arte e política em ritmo pulsante.

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (27/02/25)

UM COMPLETO DESCONHECIDO

Sinopse: Situado na influente cena musical de Nova York do início dos anos 60, ‘A Complete Unkown’ segue a ascensão meteórica do músico de Minnesota Bob Dylan, de 19 anos, como cantor folk até as salas de concerto e o topo das paradas – suas canções e mística se tornando uma sensação mundial.



PEQUENAS COISAS COMO ESTAS

Sinopse: Ambientado na Irlanda, em 1985, a história de Pequenas Coisas Como Estas gira em torno de Bill Furlong, um respeitável comerciante de carvão e madeira, filho de mãe solteira, que leva uma vida simples com a família. 


FÉ PARA O IMPOSSÍVEL

Sinopse:Fé para o Impossível é o longa biográfico do diretor Ernani Nunes que vai retratar um fato na vida de Renee Murdoch. Renee é uma pastora norte-americana, que vive no Rio de Janeiro e foi brutalmente atacada por um morador de rua que a atingiu com um pedaço de madeira na cabeça em uma corrida em setembro de 2012, no bairro da Barra da Tijuca.


O HOMEM-CÃO

Sinopse: Metade humano, metade cão. O Homem-Cão nasce depois de um acidente entre um policial humano e seu fiel cachorro de estimação durante uma operação.

OS RADLEY

Sinopse: Os Radley parecem uma família comum, ou pelo menos é isso que todos pensam. Na verdade, são vampiros abstêmios que evitam beber sangue. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 27 DE FEVEREIRO A 5 DE MARÇO DE 2025

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

SEM CHÃO

ATENÇÃO

Devido ao feriado de Carnaval, não teremos sessões de cinema no dia 4 de março (terça-feira).

A principal novidade desta cinesemana são as sessões de pré-estreia de SEM CHÃO, documentário sobre a causa palestina e que concorre ao Oscar da categoria. Atendendo a pedidos do público, incluímos na nossa programação mais uma sessão de FLOW, a animação que vem lotando cinemas pelo Brasil afora. Outro sucesso é DIAS PERFEITOS, longa de Wim Wenders que voltou a cartaz para a reabertura da sala Norberto Lubisco e foi recebido com sessões lotadas.

Nossa programação de 27 de fevereiro a 5 de março segue com vários títulos prestigiados pelo público, como o iraniano MEU BOLO FAVORITO, premiado no Festival de Berlim, e outros dois títulos indicados ao Oscar: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO, que também concorre na categoria de melhor documentário, e A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO, um dos cinco concorrentes ao prêmio de filme internacional.

Entre os títulos brasileiros em cartaz temos a emotiva história de KASA BRANCA, estreia no longa do diretor carioca Luciano Vidigal, e a produção gaúcha HOMENS DE BARRO, de Angelisa Stein.

Confira nossa programação completa e o Portal do Cinema Gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – FLOW Assista o trailer aqui.

(Straume - Letônia/Bélgica/França, 2024, 85min). Animação de Gints Zilbalodis. Mares Filmes, Livre.

Sinopse: Gato é um animal que leva uma vida solitária – até o dia em que seu lar é destruído por uma grande inundação. Em busca de um lugar para se abrigar, ele sobe em um barco onde já estão diversas espécies. Neste refúgio improvisado, os bichos terão que se ajudar e respeitar suas diferenças. O longa já conquistou vários prêmios internacionais, incluindo o Globo de Ouro e o European Film Awards de melhor animação. Também está indicado ao Oscar na categoria e a melhor longa internacional pela Letônia.


16h30 – A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO Assista o trailer aqui.

(The Secret of the Sacred Fig - Alemanha/França/Irã, 2024, 165min). Direção de Mohammad Rasoulof, com Mahsa Rostami, Setareh Maleki, Niousha Akhshi. Mares Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Casado e pai de duas filhas, Iman acaba de ser promovido a juiz de instrução no Tribunal Revolucionário de Teerã. Isso representa uma vida mais confortável para a família, mas também obriga Iman a ignorar alguns valores éticos e morais. Ao mesmo tempo em que tenta se manter fiel ao regime, o protagonista vê as relações familiares se deteriorarem. O filme tem como pano de fundo os episódios recentes de protestos pela jovem que foi morta por usar o véu de maneira incorreta, que aparecem em imagens de arquivo. Proibido no Irã, o filme foi indicado pela Alemanha na corrida ao Oscar de filme internacional e já ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio Especial do Júri e o da crítica no Festival de Cannes.


19h30 – FLOW

(Straume - Letônia/Bélgica/França, 2024, 85min). Animação de Gints Zilbalodis. Mares Filmes, Livre.

Sinopse: Gato é um animal que leva uma vida solitária – até o dia em que seu lar é destruído por uma grande inundação. Em busca de um lugar para se abrigar, ele sobe em um barco onde já estão diversas espécies. Neste refúgio improvisado, os bichos terão que se ajudar e respeitar suas diferenças. O longa já conquistou vários prêmios internacionais, incluindo o Globo de Ouro e o European Film Awards de melhor animação. Também está indicado ao Oscar na categoria e a melhor longa internacional pela Letônia.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h30 – TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO Assista o trailer aqui.

(Soundtrack to a Coup d'État – Bélgica/Holanda/França, 2024, 150min). Documentário de Johan Grimonprez. Pandora Filmes, 14 anos.

Sinopse: No início dos anos 1960, auge da Guerra Fria, Estados Unidos e Bélgica se uniram para impedir a posse de Patrice Lumumba, primeiro presidente eleito democraticamente na República do Congo. Em jogo, estavam os interesses comerciais das grandes nações do Ocidente e também da URSS nas riquezas do país africano. Em protesto, os instrumentistas Abbey Lincoln e Max Roach invadiram o Conselho de Segurança da ONU e fizeram uma apresentação musical. Ao mesmo tempo, Louis Armstrong foi enviado ao Congo para gerar uma cortina de fumaça sobre os planos norte-americanos de depor Patrice. O diretor Johan Grimonprez parte deste episódio para refletir sobre as conexões entre imperialismo, capitalismo e jazz. Um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário, o filme traz um rico material de arquivo com imagens da música e da política da época.


17h15 – MEU BOLO FAVORITO Assista o trailer aqui.

(Keyke mahboobe man – Irã/França/ Suécia/Alemanha, 2024, 97min). Direção de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, com Lily Farhadpour e Esmail Mehrabi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Mahin tem 70 anos, é viúva e vive sozinha em Teerã. Apesar da rotina solitária, ela mantém a vitalidade e o interesse pelas coisas do cotidiano – o que inclui afrontar a Polícia da Moral que controla os costumes no país. Disposta a revitalizar sua vida amorosa, a viúva convida o taxista Faramarz para um encontro. O filme foi o vencedor do prêmio Fipresci (da crítica) e do Juri Ecumênico no Festival de Berlim 2024, mas seus diretores foram proibidos de deixar o Irã para acompanhar a premiação.


19h15 – MEU VERÃO COM GLÓRIA Assista o trailer aqui.

(Àma Gloria - França, 2024, 84min). Direção de Marie Amachoukeli, com Louise Mauroy-Panzani, Ilça Moreno Zego, Arnaud Rebotini. Filmes do Estação, 12 anos. Drama.

Sinopse: Cleo tem seis anos e é completamente apaixonada pela sua babá, Gloria, que migrou de Cabo Verde para trabalhar na França. Quando Gloria precisa voltar ao seu país para atender a compromissos familiares, fica a promessa das duas se reencontrarem o mais rápido possível. Assim, a garotinha embarca para uma temporada em Cabo Verde, onde viverá experiências inesquecíveis. O filme é baseado nas memórias da própria diretora, que constrói uma delicada reflexão sobre as mulheres imigrantes que deixam seus filhos para se tornarem mães de outras crianças.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h – KASA BRANCA (SESSÃO NOS DIAS 27 E 1) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 95min). Direção de Luciano Vidigal, com Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco. Sessão Vitrine Petrobras, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Dé, um adolescente da periferia do Rio de Janeiro, fica sabendo que sua avó está na fase terminal da doença de Alzheimer. Apesar das dificuldades que a doença impõe, ele decide aproveitar os últimos dias que ainda tem com a avó e chama dois amigos para ajudar. O filme ganhou quatro prêmios na Première Brasil do Festival do Rio: melhor direção, ator coadjuvante, trilha sonora original e fotografia.


15h - HOMENS DE BARRO (SESSÃO NOS DIAS 28, 2 E 5) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 72min). Direção de Angelisa Stein, com Gui Mallmann, Alexandre Borin, João Pedro Prates. O2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O clássico “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, ganha uma versão contemporânea nesta produção filmada nos bairros de Belém Novo, Restinga e Lami, no sul de Porto Alegre. Agora, os protagonistas são dois homens, Pássaro e Ângelo, filhos de famílias inimigas e que desafiam a culpa e os próprios medos para viver um amor proibido.


16h45 – DIAS PERFEITOS Assista o trailer aqui.

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: O filme de Wim Wenders foi o maior público da Cinemateca Paulo Amorim em 2024 e volta a cartaz para marcar o término das obras de recuperação das salas após a tragédia das enchentes. Na história, acompanhamos a rotina de Hirayama, responsável pela limpeza de banheiros públicos em Tóquio. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. O longa foi um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional em 2024.


19h – FAMÍLIA (SESSÃO NOS DIAS 27, 2 E 5) Assista o trailer aqui.

(Famiglia – Itália, 2020, 120min. Direção de Francesco Costabile, com Francesco Gheghi, Barbara Ronchi, Francesco Di Leva. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Gigi e Alessandro moram com a mãe e não têm boas lembranças do pai, que está preso e marcou a infância dos meninos com um comportamento violento e autoritário. Quando o pai reaparece em suas vidas, todos voltam a conviver com os traumas do passado – em especial Gigi, que vai tomar decisões que mudarão o futuro da família. Baseado no livro de memórias “Non Sarà Sempre Così” (2017), de Luigi Celeste, o filme combina questões domésticas, enfrentamento político e drama psicossocial. O ator Francesco Gheghi ganhou o Prêmio Orizzonti na sua categoria no Festival de Veneza de 2024.


19h – SEM CHÃO – PRÉ-ESTREIA (SESSÃO NOS DIAS 28 E 1) Assista o trailer aqui.

(No Other Land - Noruega/Palestina, 2024, 92min). Documentário de Basel Adra, Yuval Abraham, Rachel Szor e Hamdan Ballal. Synapse Filmes, 12 anos.

Sinopse: Há mais de 20 anos, um ativista palestino registra sua comunidade sendo ocupada por Israel. No processo, ele acaba construindo uma improvável aliança com um jornalista israelense que também defende a causa. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Flow'

Sinopse: Flow é sobre um gato solitário que encontra refúgio em um barco com outras espécies após a sua casa ser destruída por uma grande inundação.

O cinema nasceu mudo, onde os movimentos e as expressões dos atores é o que faz a gente compreender a história. No cinema recente raramente alguém tentou se arriscar ao fazer um filme sem diálogo algum, sendo que o mais próximo que tivemos foi o ótimo "O Artista" (2011) que presta uma homenagem as raízes do cinema. É então que chega "Flow" (2024), uma animação da Letônia que se arrisca em apresentar uma trama protagonizada por animais e sem diálogo algum, mas é através de suas ações que o filme ganha o coração.

Dirigido por Gints Zilbalodis, a trama parece que se passa em um futuro distante, onde a terra que nós conhecemos está chegando ao fim e sem nenhum vestígio de vida da humanidade. É então que conhecemos o Gato, um animal que vive sozinho em uma casa, mas que começa a ser devastada pelas enchentes. O seu único refúgio acaba sendo um barco, mas do qual terá que dividir com outros animais em meio as adversidades que irão surgir nesta jornada.

Nas últimas décadas o público ficou mais do que acostumado a assistir filmes da Disney ou Pixar ao apresentar tramas em que há animais falantes e agindo como seres humanos, como no caso do ótimo "Zootopia" (2016). Não é o caso o que acontece aqui, já que tanto o gato como também os demais animais que surgem em cena são um retrato realístico dos bichos do mundo real, mas que usam os seus extintos para sobreviverem e fazendo com que isso possamos compreender a história. Tudo gira pela perspectiva do Gato, como se ele fosse o nosso guia para testemunharmos esse mundo em ruínas, mas do qual a vida prossegue mesmo sem a presença do homem.

Feito em animação digital, além de ser alinhado com o uso de 3D, o filme possui um dos visuais mais impressionantes dos últimos tempos, onde aquele futuro indefinido é moldado por cores deslumbrantes, mas ao mesmo tempo sintetizando o lado opressor de uma terra que foi molestada pelas ações do homem e culminando neste cenário. Porém, o filme nos lembra que a vida continua e cabe aos que ainda vivem buscarem sobreviver para continuar existindo, mesmo quando os eventos climáticos quase sempre se tornam um verdadeiro obstáculo. Por conta disso, o filme ganha pinceladas de até mesmo puro suspense, já que nos preocupamos com a vida dos personagens.

Embora sejam animais próximos de nossa realidade, cada um tem uma personalidade distinta e fazendo com que cada um tenha o seu merecido destaque na tela. O gato, por exemplo, age de forma independente, mas a partir do momento que as mudanças climáticas acontecem ele começa a se dar conta que somente sobreviverá com ajuda dos demais animais. Temos então o cachorro que sempre busca amizade, a Garça orgulhosa, o Lêmure obcecado em coisas e a Capivara sábia.

É curioso, por exemplo, vemos o Lêmure sempre preocupado com as suas coisas que encontra pelo caminho, mas que aos poucos deverá aprender a se preocupar mais com o seu próximo. Já a Garça possui certo orgulho que nos faz entender que ela não concorda em estar errada durante a jornada, mas que caberá a ela tomar uma difícil escolha. São observações como essa que nos faz lembrar do ser humano e como o próprio poderá um dia se destruir enquanto não deixar de pensar em si mesmo.

São elementos como esse que o filme cresce ainda mais diante dos nossos olhos e fazendo a gente desejar que aquela perigosa jornada não termine tão cedo, pois não queremos abandonar esses personagens cheios de vida como um todo. Ao final, o filme nos entrega um fio de esperança com relação aquele mundo e ao mesmo tempo servindo de ensinamento para as pessoas de todas as idades de que é preciso parar de sermos mesquinhos e começarmos a pensar em nos unirmos para um futuro que pode ser implacável. Se caso não aprendermos isso, ao menos a vida continuará de forma pura e plena e sem nenhum pingo de nossa ajuda.

"Flow" é uma das melhores animações dos últimos tempos, cuja arte de nos contar uma história sem nenhum diálogo é o que faz a gente abraçar a obra como um todo. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Crônica de uma Relação Passageira'

Nota: Filme exibido para os associados no último Domingo (23/02/25)

Sinopse: Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vincent Macaigne) iniciam um romance sem compromisso, mas logo percebem que sentimentos inesperados podem tornar tudo mais complicado.

As comédias românticas foram levadas tantas vezes pelo cinema americano que ele acabou se desgastando no decorrer do tempo. Em tempos atuais onde as relações amorosas não é mais aquele conto de fadas fica cada vez mais difícil fazer um filme desse tipo que possa agradar o grande público. "Crônica de uma Relação Passageira" (2022) talvez seja um pequeno sopro para esse gênero, já que ele sabe lidar com situações amorosas que são discutidas em tempos contemporâneos.

Dirigido por Emmanuel Mouret, o filme conta a história romântica entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro na medida em que o tempo vai passando.

Claramente Emmanuel Mouret e seus roteiristas buscaram inspiração dentro do gênero, mais especificamente em tempos em que era comum determinados títulos fazerem um grande sucesso. Há uma pitada de Woody Allen aqui e ali, assim como também sentimos que o realizador buscou inspiração na trilogia romântica de Richard Linklater iniciada em "Antes do Amanhecer" (1995). Neste último caso, por exemplo, isso se encontra nos momentos em que o casal central da trama vive conversando em diversos planos sequências e fazendo com que a nossa atenção com relação a essa relação somente aumente.

Curiosamente, existe sempre aquela desculpa de que não se faz mais comédias românticas como antigamente devido ao advento da internet, onde muitas relações através dela se criam, assim como também traições e relações vazias. Aqui isso não acontece exatamente, já que a tecnologia se encontra presente, mas somente na superfície e fazendo que o lado humano dos personagens e floresça ainda mais. Isso dá espaço a ser usado as velhas fórmulas desse gênero e provando que eles ainda funcionam em pleno século vinte um.

Tanto Sandrine Kiberlain como Vicenti Macaigne se saem muito bem em cena, sendo que 90% do filme são com ambos em cena e nos brindando com diálogos caprichados sobre relacionamentos, paixões e traições. Se por um lado Charlotte é uma mulher bem resolvida e com a mente aberta, por outro lado, Simon age de forma neurótica, sendo que cada passo que a relação fica mais séria, mas ele demonstra uma confusão sentimental e da qual ele transborda. Novamente, qualquer semelhança com a filmografia de Woody Allen não é mera coincidência.

Do terceiro ato até o seu final, a história já nos dá umas dicas sobre o destino dessa relação. Porém, graças ao lado humano e verossímil transmitido pelos personagens é o que faz com que aceitemos um final em aberto, mas que sintetiza tempos atuais em que as relações amorosas estão sempre na corda bamba, mas nunca nos esquecendo do início onde tudo começou de uma forma mais colorida. Ao final, caminhamos com os personagens tendo a certeza que já estivemos na mesma situação deles.

Com uma ligeira, porém, bela homenagem ao clássico "Cenas de um Casamento" (1973) do mestre Ingmar Bergman, "Crônica de uma Relação Passageira" é um outro ótimo exemplo de que a comédia romântica não morreu, mesmo em um mundo atual em que o romance pode parecer piegas para alguns. 


 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

cIne Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DIAS 27/2 e 28/2

 EM CARTAZ: 

AOS PEDAÇOS

ALMA DO DESERTO

Brasil-Colômbia /Documentário/ 2024/87 min.

Direção: Mónica Taboada-Tapia

Sinopse: Vencedor do prestigiado Queer Lion no 81º Festival de Veneza, ALMA DO DESERTO narra a emocionante história de Georgina, uma mulher trans da etnia Wayúu, que luta pelo direito à sua identidade reconhecida. Após perder seus documentos em um incêndio criminoso, ela embarca em uma jornada de coragem e resiliência para recuperá-los.


AS CORES E AMORES DE LORE

Brasil/ Documentário/ 2024 / 80 min.

Direção: Jorge Bodanzky

Sinopse: Feito a partir de uma série de encontros entre o diretor Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch, única discípula de Volpi, radicada no Brasil desde a Segunda Guerra Mundial, o filme retrata os últimos anos da artista, que viveu livre e intensamente, dedicando sua vida à arte.

AOS PEDAÇOS

Brasil/ Drama/ 2020 / 93 min

Direção: Ruy Guerra

Sinopse:Eurico Cruz amanhece irritado. Sabe que algo está por acontecer. Eurico vive de viagem entre casas idênticas, uma construída no deserto, outra numa praia tropical. Em cada casa, vive uma de suas esposas, Ana e Anna. Nesse labirinto de espaços iguais recebe a perturbadora visita de Eleno. Um bilhete lhe anuncia sua morte.

Elenco: Emílio de Mello,Simone Spoladore,Christiana Ubach



HORÁRIOS DIAS 27/2 e 28/2 :

15h: AS CORES E AMORES DE LORE

17h: AOS PEDAÇOS

19h: ALMA DO DESERTO


ATENÇÃO! O CINEBANCÁRIOS ESTARÁ FECHADO DE 01 A 05 DE MARÇO.


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 14,00 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 7,00. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 7,00. CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405