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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 9 de março de 2015

Cine Dicas: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo



De Volta ao Jogo

 

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Annabelle 
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Debi Loide 2
 

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sexta-feira, 6 de março de 2015

Cine Especial: LEONARD NIMOY (1932 – 2015)



Estava eu na frente do computador na sexta-feira passada, escrevendo um pequeno especial sobre o cineasta Sam Mendes, quando fiquei sabendo da morte do ator Leonard Nimoy, o eterno Sr. Spock aos 83 anos. A notícia foi triste, já que Nimoy, com as suas orelhas pontudas de vulcano, é uma cara conhecida para inúmeras gerações, seja nerds, cinéfilo ou unicamente fã de ficção científica. Eu sou um de muitos que viu pela tv as inúmeras reprises da série clássica, da qual fez a minha infância se tornar muito mais fascinante.
Tanto o interprete como personagem, jamais se desvencilharam um do outro, mesmo quando Nimoy tentava de todas as formas se livrar dele. Porém, quando ele embarcou para o primeiro filme de Star Trek em 1979, para o bem ou para o mau, Nimoy se viu preso novamente, num personagem que todos adoravam. Na época, o ator acreditava que não havia mais nada do que puxar de originalidade, tanto na trama como no seu personagem, mas com o tempo é o verdadeiro juiz de tudo, se percebeu que se podia sim ainda tirar algo de criativo dali.
Eu defendo com unhas e dentes que os filmes de Star Trek chegam a ser tão ricos e profundos quanto à própria série televisiva e que rendeu para o personagem e interprete momentos inesquecíveis. Duvidam? Então recapitulemos:    



STAR TREK: O FILME 

Mesmo relutante Nimoy aceitou voltar ao personagem, num filme que sintetiza como um todo o que era realmente a série clássica. Após um longo período em Vulcano, Spock esta prestes a largar totalmente suas emoções, mas um grande perigo que ameaça a terra o faz retornar a enterprise. Aos poucos, a imagem fria do personagem dá lugar novamente ao personagem dividido entre a lógica e a emoção humana e fortalecendo ainda mais a amizade dele com o Capitão Kirk (William Shatner).  


Star Trek: A Irá de Khan
 

Para muitos fãs, A Irá de Khan é o melhor filme até hoje da franquia e motivos é o que não faltam: ação, ótimos efeitos visuais para época, um vilão digno de nota e seus interpretes muito mais a vontade nos seus respectivos personagens. Porém, Nimoy ainda querendo se livrar do trabalho de interpretar Spock concordou que voltaria para a franquia, se seu personagem morresse no final.
E que final. Podes-se dizer que o ato final desse filme é um dos mais emocionantes de toda a franquia e fazendo que inúmeros fãs de todo mundo na época chorassem após ver o seu querido personagem perecer para um bem maior.  Mas o que seria uma triste e bela despedida, era na realidade o início de uma trilogia.



Star Trek: A procura de Spock 

Inconformados com a morte de Spock no filme anterior, os fãs exigiram a todo o custo que ele retornasse no próximo filme e foi o que aconteceu. Nimoy logicamente tinha exigências para retornar e a principal delas era dele mesmo ser o diretor do terceiro filme. Mesmo irregular num primeiro momento, o filme faz jus a uma boa continuação, usando uma forma mirabolante de trazer o personagem de volta e de brinde explorando ainda mais a sua natureza volcana.
Pelo fato da ausência do personagem no decorrer do filme, Kirk tem um espaço bem maior em cena e Dr. Macoy se torna uma peça fundamental para o retorno de Spock.



Star Trek: De Volta para Casa 

Com o bom desempenho do filme anterior, Nimoy retorna a direção no quarto filme, onde os protagonistas precisam voltar ao passado (anos 80) para resgatar um casal de baleias e usarem elas para salvar a terra do futuro. Muito mais a vontade na direção, Nimoy cria um dos filmes mais divertidos da franquia e brindando com momentos muito divertidos: a cena em que Spock tenta se comunicar com a baleia dentro de um aquário é desde já emblemática. 



Star Trek: A Ultima Fronteira 

William Shatner deve ter sentido inveja ao ver o colega de trabalho dirigir dos filmes de sucesso seguidos. Somente isso para explicar a verdadeira bola fora em terem colocado o próprio capitão kirk na direção e o resultado é medonho.  Shatner bem que tentou, mas a sua direção é irregular, a trama possui muitos furos e o final é sem pé nem cabeça.
A única coisa boa desse quinto filme é ver Kirk, Makoy e Spock curtindo umas férias de descanso na floresta. Totalmente à vontade em seus respectivos personagens, os diálogos nessas cenas sintetizam o lado descontraído e amigável de cada um deles. De quebra, é sempre bom ver Spock dividido entre a sua lógica e seu lado humano numa conversa descontraída. 

Star Trek: A Terra Desconhecida 


O ultimo filme que reúne o elenco original, tem um clima de despedida, mas não melancólica. A Federação decide criar um ato de paz com o Império Klingon, mas uma sabotagem dramática faz com que isso se torne quase impossível. Em clima de despedida, vemos Spock jaz pensando na aposentadoria e deixando até mesmo o seu lado humano (com pitadas de humor) aflorar em inúmeros momentos. O final, onde vemos Spock quase falando um palavrão contra a própria Federação, demonstra que o seu lado humano sempre esteve ali, mas nunca deu o braço a torcer.

Star Trek (2009)
 

JJ Abrans fez o que parecia impossível: criar um reboot, com um novo elenco e que convencesse os fãs mais fanáticos. O que parecia uma missão impossível se tornou um dos filmes mais bem sucedidos de toda a franquia. O filme explora as origens da amizade de Kirk e Spock e de como certos eventos de viagens no tempo fez com que os seus destinos mudassem num determinado ponto da história.
Mas, talvez o maior acerto foi realmente terem trazido  Leonard Nimoy, com a missão de interpretar um velho Spock e fazer com que a velha franquia se enlaçasse com a nova, mesmo essa ultima partindo para um rumo  novo e independente dos filmes anteriores. De brinde, vemos os dois Spock em cena que, simboliza o encerramento de uma era e o nascimento de uma nova e fresca era cheia de aventuras para a tripulação da enterprise.   

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Cine Dicas: Estreias do final de semana (06/03/15)



(Pré-Estréia)  Para sempre Alice
 
Sinopse: Julianne Moore vencedora do Oscar de Melhor Atriz.Alice Howland é uma renomada professora de linguistica que começa a esquecer algumas palavras. Quando diagnosticada com Alzheimer suas relações familiares passam a ser testadas.
 
Kingsman - Serviço Secreto

Sinopse: Baseado no aclamado comic e dirigido por Matthew Vaughn (Kick Ass e X-Men Primeira Classe) Kingsman: Serviço Secreto conta a história de uma organização supersecreta que recruta um deselegante mas promissor garoto para o programa de treinamento supercompetitivo da agência justo quando um perverso gênio tecnológico ameaça o planeta.
 
O Duplo
 
Sinopse: Entre 1958 e 1963 a Guerra Fria na política internacional e a televisão começando a remodelar a sociedade Alfred Hitchcock fez Intriga internacional Psicose e Os pássaros. Grimonprez investiga este período a partir do que identifica como o confronto central dos filmes de Hitchcock: o confronto com o duplo marcado então por uma estranha advertência: Se encontrar o seu duplo você deve matá-lo. Um filme de muitos pares estranhos: Hitchcock e seu duplo Kruschev e Nixon Nixon e Kennedy Kennedy e Kruschev Leste e Oeste foguetes soviéticos e televisões americanas.
 
118 dias
 
Sinopse: Em junho de 2009 o jornalista iraniano Maziar Bahari retorna para sua cidade natal Teerã para entrevistar Mir-Houssen Moussavi o maior opositor do controverso presidente Mahmoud Ahmadinejad. Quando a reeleição é anunciada Bahari vai às ruas e se arrisca a filmar as manifestações para a BBC. Mas é preso interrogado e submetido a torturas por 118 longos dias. 
Renascida do inferno
 
Sinopse: Um grupo de estudantes de medicina descobre uma forma de trazer pacientes mortos à vida.
 
Simplesmente Acontece
 
Sinopse: Grandes amigos Rosie e Alex são separados depois que o garoto é obrigado a se mudar para os EUA. A mudança vai testar os sentimentos que existem entre os dois.



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quinta-feira, 5 de março de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: JARDIM EUROPA

Sinopse: Eleonora e seus três filhos, Luís Felipe, Ana Luiza e Mariana, vivem no bairro de Jardim Europa. Apesar do dinheiro contado, eles não deixam o luxuoso bairro por nada. Escritor, Luís Felipe é frequentador assíduo de um sebo, onde conversa bastante com o dono Juarez e o empregado Pampolini, morador de um bairro pobre da zona leste. Quando Alberto, o pai falido, volta para casa, a vida dessa família decadente vai mudar radicalmente...
Num determinado momento visto no  filme de sucesso do ano passado, Faroeste Caboclo, um personagem solta uma forte, mas significativa frase: “parente somente aparece quando esta fodido”. Embora existam alguns conservadores que não concordem com essa frase, seria um tanto que hipocrisia dizer que isso não acontece hoje em dia, não importando qual tipo de classe de família, pois os problemas sempre serão os mesmos. O cineasta Mauro Baptista Vedia explora os problemas financeiros, sentimentais e a falta do lado samaritano de uma família de classe alta, mas que possui os mesmos problemas de qualquer família do mundo contemporâneo de hoje.
Temos uma família abandonada pelo pai que, por sua vez, retorna quando dá a entender que se encontra duro na vida. A mãe (Cinthia Zaccariotto) encara a sua realidade de forma sarcástica, enquanto o filho (Sílvio Restiffe) procura sua identidade própria escrevendo um novo livro, mas enfrentando o fato de ser o único homem responsável da casa, mesmo quando não deseja tal fardo. O seu amigo vendedor de livros  Juarez (Laerte Melo) se encanta por sua mãe, mas vê nela uma saída de escape para escapar dos problemas de sua irmã hipocondríaca (Ester Laccava).
Nesse mosaico formado por problemas do cotidiano, encontramos um malandro que,  trabalha para o vendedor de sebos e mesmo com os problemas do dia a dia, seja de falta de dinheiro ou questões políticas, encara a vida na esportiva e se apresentando com o menos perdido na história. Os personagens se encontram perdidos e é o que dá ordem a esse universo realístico e identificador. Uma vez que os inúmeros problemas se colidem uns contra os outros, acaba gerando ainda mais conflitos dos quais os protagonistas se vêem acuados em meio a inúmeras informações.
O cineasta Mauro Batista cria então inúmeros planos sequências, para fazer com que o espectador consiga acompanhar cada um dos personagens, já que, cada um deles cria uma proeza de fazer com que a gente se identifique com eles facilmente e, portanto, não desejamos perde-los de vista. O clímax ocorre quando todos se encontram num único quadro de cena, onde os problemas já não fazem mais sentido e tudo o que ocorre é a explosão de extravasamento do interior de cada um: a cena em que vemos a filha mais nova desejar não saber quem é ou dos problemas da irmã hipocondríaca do vendedor de livros sintetiza muito bem isso.
Com pouco mais de uma hora e meia de duração, Jardim Europa é uma simples produção brasileira, mas que tem muito a dizer sobre a nossa vida cotidiana cheia de problemas, para não dizer alienada. A mensagem que nos passa é: ou você abraça a causa de seu próximo, ou você se encontra perdido e mesquinho nesse labirinto do cotidiano, que por vezes se encontra cada vez mais sem sentido.    

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