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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 7 de maio de 2015

Cine Dica: Estreia e sessão especial de “Um Sonho Intenso” no CineBancários

O CineBancários estreia com exclusividade o documentário “Um Sonho Intenso”, de José Mariani, no dia 7 de maio (quinta-feira) nas sessões das 17h e 19h, sendo que a última será gratuita no dia da estreia e contará com um debate após a exibição com o diretor do longa-metragem. O filme trás os depoimentos e discussões de renomados economistas e historiadores sobre os avanços socioeconômicos do Brasil e analisam os principais erros e acertos do processo de industrialização nacional, indo a fundo nas origens do subdesenvolvimento.

SESSÃO ESPECIAL:
Quando: Dia 7 de maio
Horário: 19h
Preço: Gratuito
*** Descrição: Debate após a sessão gratuita do filme “Um Sonho Intenso” com o diretor do longa e cineasta, José Mariani, o historiador e político, Raul Pont, e o economista, mestre de desenvolvimento e doutorando pela UFRGS, Sergio Kapron. O encontro vai ser mediado pelo crítico de cinema e jornalista da Zero Hora, Marcelo Perrone.  

SOBRE O FILME:
O cineasta José Mariani já realizara um documentário exemplar - "O Longo Amanhecer: Cinebiografia de Celso Furtado" – que conquistou uma menção honrosa no festival É Tudo Verdade, de 2007.
Como um tema tão árido como economia podia se transformar em um filme agradável, instigante e ao mesmo tempo muito claro e denso? Pois Mariani mostrou que é possível, sim, e volta à carga neste ano de 2014 com um novo documentário - "Um sonho intenso" - que retoma por um outro viés a temática do desenvolvimentismo, tônica do primeiro trabalho.
"Este documentário, de certa forma, é um desdobramento daquele sobre o Celso Furtado. Só que desta vez o protagonista é o processo, uma visão de história que inclui a parte social, cultural, econômica. Uma forma de ver a economia de modo orgânico", explica o diretor José Mariani.
"Um sonho intenso" foi igualmente selecionado para o Festival É Tudo Verdade e será exibido na mostra “O Estado das Coisas”.
Para fazer este novo documentário, Mariani recorreu a vários personagens: à nata dos pensadores da economia brasileira, historiadores e sociólogos, que nos oferecem uma história comentada do desenvolvimento socioeconômico de 1930 até os dias atuais. "O que é o Brasil? O que é ser brasileiro?", pergunta no inicio do documentário o economista Carlos Lessa. "O que o Brasil tem de paradigmas para mostrar para o resto do mundo?”
No decorrer dos inúmeros depoimentos e análises, todos estes "personagens" (Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, Celso Amorim, Francisco de Oliveira, João Manuel Cardoso de Melo, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ricardo Bielschowsky, José Murilo de Carvalho, Lena Lavinas, entre outros) vão tecendo interpretações sobre a persistência do subdesenvolvimento brasileiro ao lado dos avanços alcançados.
 
FICHA TÉCNICA:
UM SONHO INTENSO
Produtora: Andaluz Produções
Duração: 1h 41min
Ano Produção: 2012 – 2014
Direção: José Mariani
Roeiro: José Mariani
Consultor: Ricardo Bielschowsky
Fotografia: Guy Gonçalves, ABC
Montagem: Célia Freitas, edt; Fernanda Bastos, edt;
Helena Lent, edt; José Mariani
Depoentes: Adalberto Cardoso, Carlos Lessa, Celso Amorim, Francisco de Oliveira, João Manuel, Cardoso de Melo, José Augusto Ribeiro, José Murilo de Carvalho, Lena Lavinas, Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria Conceição Tavares, Ricardo Bielschowsky
Som Direto: Cristiano Maciel e Aloysio Compasso
Música: Aluísio Didier
Sonorização e mixagem: Bernardo Uzeda
Direção de Produção: Zeca Ferreira, Alvarina Souza e Silva e Jorge Sabino
Produção de Imagens de Arquivo: Antônio Venâncio
Produção Executiva: José Mariani
Assistente Produção Executiva: Daniela Muzi
Assistente de Produção e Direção: Daniela Muzi e Marina Garcia
Filmagem Aérea: AirCam
Finalização de Imagem: Marcelo Pedrazzi e AFINAL FILMES
Segunda Câmera: Pedro Urano
GRADE DE HORÁRIOS:
5 de maio (terça-feira) 
17h - O Olhar Invisível, de Diego Leman
19h - O Olhar Invisível, de Diego Leman

6 de maio (quarta-feira)
17h - O Olhar Invisível, de Diego Leman
19h - O Olhar Invisível, de Diego Leman

7 de maio (quinta-feira)
17h - Um Sonho Intenso, de José Mariani
19h - Um Sonho Intenso, de José Mariani (Sessão gratuita com debate, após a exibição, com o diretor José Mariani, Raul Pont, Sergio Kapron e mediação de Marcelo Perrone) 

8 de maio (sexta-feira)
15h - Um Sonho Intenso, de José Mariani
17h - Um Sonho Intenso, de José Mariani
19h - Um Sonho Intenso, de José Mariani

9 de maio (sábado)
15h - Um Sonho Intenso, de José Mariani
17h - Um Sonho Intenso, de José Mariani
19h - Um Sonho Intenso, de José Mariani

10 de maio (domingo)
15h - Um Sonho Intenso, de José Mariani
17h - Um Sonho Intenso, de José Mariani
19h - Um Sonho Intenso, de José Mariani

12 de maio (terça-feira)
17h - Um Sonho Intenso, de José Mariani
19h - Um Sonho Intenso, de José Mariani

13 de maio (quarta)
17h - Um Sonho Intenso, de José Mariani
19h - Um Sonho Intenso, de José Mariani

14 de maio (quinta-feira)
15h - Um Sonho Intenso, de José Mariani
17h - Um Sonho Intenso, de José Mariani
19h - Um Sonho Intenso, de José Mariani



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quarta-feira, 6 de maio de 2015

Cine Curiosidade: HOMEM-FORMIGA: Novo Pôster Nacional

Confira anexo novo pôster nacional de Homem-Formiga, da Marvel. O filme chega aos cinemas brasileiros em 16 de julho de 2015.

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- Sinopse oficial: 
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HOMEM-FORMIGA
MARVEL STUDIOS 
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Gênero:                        Ação e aventura 
Classificação indicativa:            A definir             
Data de lançamento:     16 de julho de 2015      
Duração:                       A definir
Elenco:                         Paul Rudd, Evangeline Lilly, Corey Stoll, Bobby Cannavale, Michael Peña, Judy Greer, Tip “Ti” Harris, David Dastmalchian, Wood Harris, Jordi Mollà e Michael Douglas
Diretor:                         Peyton Reed
Produtor:                      Kevin Feige  
Produtores executivos:              Louis D’Esposito, Alan Fine, Victoria Alonso, Michael Grillo, Edgar Wright, Stan Lee                      
Roteiro de:                    Edgar Wright & Joe Cornish 

SINOPSE DA HISTÓRIA:   
A próxima evolução do Universo Cinemático Marvel traz um fundador dos Vingadores para a telona pela primeira vez com Homem-Formiga (Ant-Man) dos Estúdios Marvel. Armado com a surpreendente habilidade de encolher em tamanho, mas aumentar sua força, o ladrão mestre Scott Lang deve aceitar seu herói interior e ajudar seu mentor, o Dr. Hank Pym, a proteger o segredo por trás de seu especular traje de Homem-Formiga de uma nova geração de grandes ameaças. Enfrentando obstáculos que parecem ser insuperáveis, Pym e Lang precisam planejar e levar a cabo um roubo que salvará o mundo.  
Homem-Formiga (Ant-Man) da Marvel é estrelado por Paul Rudd como Scott Lang, apelido Homem-Formiga; Evangeline Lilly como Hope Van Dyne, Corey Stoll como Darren Cross, apelido Jaqueta Amarela; Bobby Cannavale como Paxton; Michael Peña como Luis; Judy Greer como Maggie; Tip “Ti” Harris como Dave; David Dastmalchian como Kurt; Wood Harris como Gale; Jordi Mollà como Castillo; e Michael Douglas como Hank Pym. Dirigida por Peyton Reed e produzida por Kevin Feige, Homem-Formiga (Ant-Man) da Marvel é uma aventura com muita tensão que será lançada em 16 de julho de 2015.  

SINOPSE RESUMIDA:   
A próxima evolução do Universo Cinemático Marvel traz um fundador dos Vingadores para a telona pela primeira vez com Homem-Formiga (Ant-Man) dos Estúdios Marvel, quando o ladrão mestre Scott Lang deve aceitar seu herói interior e ajudar seu mentor, o Dr. Hank Pym, a proteger o segredo por trás de seu especular traje de Homem-Formiga de uma nova geração de grandes ameaças.  
TEXTO PADRÃO OFICIAL:   
A próxima evolução do Universo Cinemático Marvel traz um fundador dos Vingadores para a telona pela primeira vez com Homem-Formiga (Ant-Man) dos Estúdios Marvel. Armado com a surpreendente habilidade de encolher em tamanho, mas aumentar sua força, o ladrão mestre Scott Lang deve aceitar seu herói interior e ajudar seu mentor, o Dr. Hank Pym, a proteger o segredo por trás de seu especular traje de Homem-Formiga de uma nova geração de grandes ameaças. Enfrentando obstáculos que parecem ser insuperáveis, Pym e Lang precisam planejar e levar a cabo um roubo que salvará o mundo.  
Homem-Formiga (Ant-Man) da Marvel é estrelado por Paul Rudd como Scott Lang, apelido Homem-Formiga; Evangeline Lilly como Hope Van Dyne; Corey Stoll como Darren Cross, apelido Yellowjacket; Bobby Cannavale como Paxton; Michael Peña como Luis; Judy Greer como Maggie; Tip “Ti” Harris como Dave; David Dastmalchian como Kurt; Wood Harris como Gale; Jordi Mollà como Castillo; e Michael Douglas como Hank Pym. 
Peyton Reed dirige Homem-Formiga (Ant-Man) da Marvel com produção de Kevin Feige, e Louis D’Esposito, Alan Fine, Victoria Alonso, Michael Grillo, Edgar Wright e Stan Lee como produtores executivos. Homem-Formiga (Ant-Man) da Marvel é uma aventura com muita tensão que será lançada em 16 de julho de 2015.

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Cine Dicas: As últimas notícias do cinema alternativo na capital gaúcha

OBRA-PRIMA DA NOUVELLE VAGUE JAPONESA NO PROJETO RAROS
Nesta sexta-feira, 08 de maio, às 20h, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) promove uma edição especial do Projeto Raros com o filme Desejo Profano (1964, 150 minutos), de Shohei Imamura. Com projeção em 16mm e entrada franca, a sessão é uma realização da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, da Fundação Japão e do Escritório Consular do Japão em Porto Alegre

SINOPSE: Na ausência do marido, uma dona de casa entediada é violentada. No dia seguinte, não consegue contar ao marido e ainda sente uma estranha ânsia pelo retorno do agressor.

Desejo Profano é um dos filmes chave da chamada Nouvelle Vague Japonesa, momento de ruptura do cinema nipônico que teve em Shohei Imamura um dos principais nomes. Contratado da grande produtora Nikkatsu, Imamura já buscava a independência na década de 1950, realizando filmes com uma pegada documental, em locações distantes dos tradicionais estúdios. Nos anos 1960, radicalizou sua estética e criou obras-primas calcadas no plano-sequência e em enquadramentos primorosos. Dedicou parte da sua obra aos dramas das mulheres japonesas, amarradas às condições impostas pela sociedade patriarcal. Poucos realizadores filmaram a insatisfação e a revolta feminina com tanto vigor como fez Imamura em obras como A Mulher Inseto (1963) e Desejo Profano (1964). Por lidar frontalmente com a libertação da mulher, o diretor é considerado o principal sucessor de Kenji Mizoguchi dentro da Nouvelle Vague Japonesa. Shohei Imamura foi um dos poucos diretores a conquistar a Palma de Ouro em Cannes duas vezes, pelos filmes A Balada de Narayama (1983) e A Enguia (1997).

PROJETO RAROS
08/05/2015
 DESEJO PROFANO
Dirigido por Shohei Imamura
(Akai Satsui, Japão, 1964, 150 minutos)
Elenco: Masumi Harukawa, Ko Nishimura, Shigeru Tsuyuguchi, Yûko Kusunoki e Ranko Akagi
Projeção em 16mm
Entrada franca

 Estreia de O Desejo da Minha Alma ADIADA

A estreia do filme O Desejo da Minha Alma foi adiada pela distribuidora para o dia 14 de maio.Com isso, o filme Noites Brancas do Píer, de Paul Vecchiali, fica em cartaz na sessão das 17h até o dia 10 de maio, domingo. 
  
SESSÃO ESPECIAL COMEMORA
OS 30 ANOS DA APTC NA CINEMATECA CAPITÓLIO
Na próxima sexta-feira, dia 8 de maio, às 20h, a Cinemateca Capitólio promove uma sessão especial em comemoração aos 30 anos de fundação da APTC, a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul, com a exibição de quatro curtas-metragens gaúchos e um debate sobre a preservação audiovisual. Na ocasião, serão exibidos os filmes O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, de Jorge Furtado e José Pedro Goulart, O Arraial, de Otto Guerra e Adalgisa Luz, Outros, de Gustavo Spolidoro, e Quarto de Espera, de Davi Pretto e Bruno Carboni. O debate após a exibição dos filmes irá contar com a participação de Fernanda Coelho, Glênio Póvoas, Luciana Tomasi e Marcus Mello, com mediação de Giba Assis Brasil. O evento é aberto ao público, com entrada franca.
O projeto de restauração da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.
  
A APTC

Desde 1985, a APTC tornou-se a porta-voz dos cineastas gaúchos junto aos governos municipal, estadual e federal, ao poder legislativo e às associações empresariais, além de auxiliar o SATED e o Ministério do Trabalho na concessão de Registro Profissional de artistas e técnicos na área de cinema. A entidade sempre lutou pela adoção de critérios transparentes no emprego de verbas e equipamentos públicos. Através do trabalho da entidade junto aos órgãos de governo, foram realizados vários concursos públicos para seleção de projetos, que resultaram na produção de inúmeros filmes gaúchos.
OS FILMES
 
 
         Os filmes escolhidos para a sessão comemorativa dos 30 anos da APTC ilustram momentos marcantes da produção local ao longo das últimas décadas, da explosão criativa dos curtas em meados dos anos 80 (representada pelo internacionalmente premiado O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, que revelou os cineastas Jorge Furtado e José Pedro Goulart) à consolidação do cinema de animação no RS (com O Arraial, de Otto Guerra e Adalgisa Luz), passando pela geração surgida nos anos 90 (com Outros, uma das tantas bem sucedidas experiências formais de Gustavo Spolidoro com o plano-sequência), até chegar à nova leva de profissionais formados nos cursos de cinema criados no RS a partir dos anos 2000 (com Quarto de Espera, de Bruno Carboni e Davi Pretto). A sessão é uma oportunidade rara de assistir a estes filmes projetados em 35mm, formato no qual não são exibidos há muito tempo.


O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (1986, 14 minutos)
Direção: Jorge Furtado e José Pedro Goulart
Todo homem tem seu limite, e Dorival resolve enfrentar a tudo e a todos para conseguir o que quer. A história da luta desigual de um homem contra um sistema sem lógica e sem humanidade.

O Arraial (1997, 13 minutos)
Direção: Otto Guerra e Adalgisa Luz
O filme aborda a Guerra de Canudos no final do século XIX, quando soldados e generais se unem para destruir a cidade fundada por Antônio Conselheiro.

Outros (2000, 14 minutos)
Direção: Gustavo Spolidoro
Numa das mais tradicionais avenidas da capital gaúcha, pessoas se encontram, discutindo as suas e as nossas vidas.


Quarto de Espera (2009, 12 minutos)
Direção: Bruno Carboni e Davi Pretto
Um jovem usando uma máscara de gás transita em uma cidade vazia e cinzenta.
 
OS DEBATEDORES

Fernanda Coelho
Bacharel em Comunicação Social, com especialização em Cinema, Rádio e TV pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Museóloga formada pelo Instituto de Museologia da escola de Pós-Graduação da Fundação Escola de comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (EC/USP), com dissertação desenvolvida na área da conservação audiovisual. Trabalha em arquivos audiovisuais desde 1979, principalmente na Cinemateca Brasileira, onde ocupou o cargo de Coordenadora de Preservação no período de 2000 a 2008 e em 2014. Como funcionária da Cinemateca Brasileira ou particularmente, ofereceu consultoria e treinamento de equipe técnica para acervos audiovisuais de todo Brasil. Desde 2005 ministra o módulo "Gestão de Arquivos Audiovisuais", como professora convidada, na Pós-gradação da FESP-SP.


Glênio Póvoas
Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e Doutor em Comunicação Social (PUC-RS) com a tese Histórias do Cinema Gaúcho. Professor da PUC-RS, nos cursos de Comunicação e Produção Audiovisual. Publicou os livros Cinema RS - Produção Audiovisual 1998-2000 (IECINE, 2000), Vento Norte - História e Análise do Filme de Salomão Scliar (Unidade Editorial, 2002), Cinema RS - Produção Audiovisual 2004-2010 (Fundacine, 2005). Em parceria com Jorge Furtado foi co-roteirista de Memorial de Maria Moura (1994), Benjamim (2003) e Oscar Boz (2003). Foi programador do Cine Santander Cultural (2003-2012). Trabalhou para a RBS TV na catalogação do Arquivo Leopoldis-Som (2008-2010). Desde 2002 integrante dos grupos de trabalho da criação e desenvolvimento da Cinemateca Capitólio.


Luciana Tomasi
Formada em Jornalismo pela UFRGS (1980). Foi sócia da Casa de Cinema de Porto Alegre (1987-2011) e desde 2011 dirige a Prana Filmes. Produziu nove longas-metragens, entre eles Inverno (1983), Tolerância (2000), O Homem que Copiava (2003), Antes que o Mundo Acabe (2008) e Menos que Nada (2011). Produziu mais de 20 curtas, como Passageiros (1986), Memória (1990), Deus Ex-Machina (1995), Três Minutos (1999) e Os Caminhos de Scliar (2014). Produziu ainda vários programas de televisão para a Rede Globo, como Incidente em Antares (1994), Luna Caliente (1998) e Brava Gente (1999). Publicou os livros Um Spa na Índia (Libretos, 2007) e (Artes e Ofícios, 2011). É diretora do Cine Santander Cultural desde 2011.


Marcus Mello
Formado em Letras, é Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS e especialista em gestão cultural pela Universidade de Girona, na Espanha, em curso realizado em parceria com o Itaú Cultural de São Paulo. Crítico de cinema, é um dos editores da revista Teorema, fundada em agosto de 2002, uma das publicações de cinema mais respeitadas do país. Funcionário da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, na qual ingressou através de concurso público para o cargo de Técnico em Cultura, em outubro de 1996. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC. Membro da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Tem ensaios publicados nos livros Cinema dos Anos 90 (Editora Argos, 2005), Cinema Mundial Contemporâneo (Papirus Editora, 2008), Os Filmes que Sonhamos (Lume Filmes, 2011) e Irmãos Coen: Duas Mentes Brilhantes (Caixa Cultural, 2012), entre outros.

Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

terça-feira, 5 de maio de 2015

Cine Dica: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo: LEVIATÃ



Sinopse: Numa península do Mar de Barents, no Ártico, um pai de família (Aleksey Serebryakov) luta contra os desmandos de um prefeito corrupto. Para enfrentar o político que tenta desalojá-lo, ele recorre a um colega de Moscou.

Polícias e funcionários corruptos, um presidente da câmara prepotente e mafioso, um sistema judicial crítico e distante, uma igreja que abençoa isto tudo, e um cidadão perdido nesta rede kafkiana que só tem a vodka para ajudar a esquecer o desespero. Bem-vindos à Rússia moderna. Mas será só na Rússia? Tudo parece muito familiar e se houvesse um banqueiro o retrato ainda mais familiar iria parecer. 
Andrey Zvyagintsev utiliza um drama familiar (a luta inglória de um cidadão comum contra o sistema - uma espécie de "David contra Golias") como base para efetuar uma sátira política sem qualquer condescendência à decadente Rússia contemporânea, asfixiada por um onipresente e totalitário Estado tirânico e corrupto. E atira-se de pés juntos, expondo, de uma forma metafórica (os simbolismos estão por toda a parte, inclusive no próprio titulo – uma vez que leviatã era uma criatura mitológica que se assemelhava a um grande polvo ou baleia) e com recurso a um humor negro e sarcástico sublime, as promíscuas e imorais interligações tentaculares entre o poder político, judicial e religioso (não poupando, contudo, nenhum extrato social, afinal todos fazem parte e/ou são coniventes de algum modo, mais que não seja pela sua passividade, com a "máquina instalada").
Estamos, portanto, perante um filme duro e intenso (contudo, sutil), sem réstia de esperança e/ou sem qualquer mensagem edificante (mas o mais angustiante é que este acaba por constituir uma -quase- parábola universal). Um  desmoronamento de uma Rússia, sem ética, moral, valores ou justiça. Andrey Zvyagintsev trouxe ao cinema um irônico e provocador retrato de uma sociedade em crise e decadência, onde o poder, a religião, a política e as influências dominam a lei e as decisões.


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