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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Cine Especial: Phillip Seymour Hoffman: 1967 – 2014


Existem atores que crescem gradualmente nos cinemas, mesmo não atuando como protagonista, mas que mesmo sendo coadjuvantes nas historias, acaba que roubando a cena. Phillip Seymour Hoffman foi um desses poucos casos que não precisava ser galã ou ator principal de um filme, pois bastava ele surgir em cena que todas as atenções chegavam até ele. Basta conferir filmes como Magnólia, que mesmo estando lotado de grandes astros, Hoffman roubava a cena, mesmo contracenando de perto com um dos monstros sagrados da sétima arte que foi Jason Robards.
Ganhando Oscar de melhor ator em Capote, Hoffman foi ganhando papeis cada vez mais desafiadores e que fazia com que a gente esperava na maior ansiedade. Infelizmente o mundo das drogas o tirou de nós, aumentando assim uma lista de grandes talentos, mas que morrem precocemente de uma forma tão triste e que poderia ter sido evitada. Tudo que nos resta é nos relembrar dos seus principais e melhores desempenhos.
Abaixo, destaco cinco dos principais momentos da carreira desse brilhante ator que teremos grande saudade:  

                                Magnólia
Sinopse: O filme cruza o destino de nove pessoas diferentes, que vivem num mesmo vale da Califórnia, mas que não se conhecem.

Na obra máxima de Paul Thomas Anderson, Hoffman é um enfermeiro entre muitos personagens, onde cada um tem os seus problemas, que curiosamente todos têm certa interligação uns com os outros. O personagem de Hoffman talvez seja o único (aparentemente) que não possui problemas pessoais, mas que acaba se envolvendo profundamente ao lado da pessoa que ele está cuidando, interpretado por ninguém menos que Jason Robards (Era uma vez no Oeste).       
  
Capote

Sinopse: Biografia do escritor Truman Capote, destacando o período em que pesquisou intensamente um assassinato de quatro pessoas no Kansas para escrever "In Cold Blood".

No seu primeiro grande papel como protagonista, Hoffman encarna com perfeição Thuman Capote, num desempenho que lhe valeu todos os prêmios que foi indicado, incluindo o Oscar de melhor ator.    

Dúvida

Sinopse: Padre Flynn é conhecido pelos sermões vibrantes e pela interminável força que emprega para tentar dobrar os costumes antigos da escola St.Nicholas, em 1964. Irmã Aloysius, a conservadora diretora da escola, começa a suspeitar do simpático padre e da sua ligação com o único aluno negro da escola, Donald Miller. E, apartir disso, tenta confrontá-lo, apesar de saber que suas chances são nulas.

Não se é todo dia que se pode contracenar com uma das grandes atrizes do cinema, mas foi exatamente isso que aconteceu com Hoffman ao contracenar com Meryl Streep. Mesmo mais jovem, o ator não se enveredou perante o maravilhoso desempenho dessa grande atriz e ambos duelam de igual para igual, em cenas de diálogos arrasadores.  
  
O Mestre 


Sinopse: Ao término da Segunda Guerra Mundial, o marinheiro Freddie Quell (Joaquin Phoenix) tenta reconstruir sua vida. Traumatizado pelas experiências em combate, ele sofre com ataques de ansiedade e violência, e não consegue controlar seus impulsos sexuais. Um dia, ao acaso, ele conhece Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffman), uma figura carismática e líder de uma organização religiosa conhecida como A Causa. Reticente no início, ele se envolve cada vez mais com este homem e com suas ideias, centradas na ideia de vidas passadas, cura espiritual e controle de si mesmo. Freddie torna-se cada vez mais dependente deste estilo de vida e das ideias de seu Mestre, a ponto de não conseguir mais se dissociar do grupo.
  
Filme espinhoso, corajoso e polemico de Paul Thomas Anderson. Ao retratar um pouco sobre as raízes da polemica religião da cintologia, Phillip Seymour Hoffman interpreta o um líder dessa seita, que tenta ajudar a todo o custo o protagonista da trama, que é vivido por Joaquin Phoenix.

Sinédoque, Nova York 


Sinopse: O diretor teatral Caden Cotard está à beira do caos. Sua esposa Adele o abandona e vai para Berlim levando a filha deles. Sua terapeuta não o ouve e seu caso com a bela Hazel não dura muito. Pra piorar, ele começa a sofrer de uma misteriosa doença no sistema nervoso que debilita o funcionamento do corpo. Temendo uma morte prematura, Caden muda-se com sua companhia de teatro para um velho armazém e desenvolve uma peça para celebrar a banalidade do cotidiano. Quanto mais mergulha na obra, mais ele compreende o sentido de sua existência. 
No primeiro filme dirigido pelo roteirista  Charlie Kaufman, Phillip Seymour Hoffman mergulha no mundo bizarro do primeiro, para nos brindar com uma interpretação singela, em meio á uma trama que é dentro de outra trama, ou vice versa.  

Filmografia: 


2014 Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1
2013 Memórias de Salinger  
2013 O Homem Mais Procurado  
2013 Jogos Vorazes - Em Chamas  
2012 O Mestre  
2012 O Quarteto  
2011 O Homem que Mudou o Jogo  
2011 Tudo Pelo Poder  
2010 Vejo Você no Próximo Verão  
2009 Mary & Max - Uma Amizade Diferente
2009 O Primeiro Mentiroso
2009 Os Piratas do Rock  
2008 Dúvida
2008 Sinédoque, Nova York  
2007 A Família Savage
2007 Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto
2007 Jogos do Poder
2006 Missão Impossível 3
2005 Capote Truman Capote
2005 Empire Falls
2005 Strangers with Candy  
2004 Quero Ficar com Polly
2003 Cold Mountain
2002 A Última Noite
2002 Dragão Vermelho
2002 Incrível Obsessão
2001 Embriagado de Amor
2000 Deu a Louca nos Astros
2000 Quase Famosos
1999 Magnólia
1999 Ninguém é Perfeito
1999 O Talentoso Ripley
1998 Montana
1998 O Grande Lebowski
1998 Patch Adams - O Amor é Contagioso
1997 Boogie Nights - Prazer Sem Limites
1997 Felicidade
1996 Twister Dusty
1994 A Fuga Frank Hansen
1994 Quando Um Homem Ama Uma Mulher
1992 Fé Demais Não Cheira Bem

1992 Perfume de Mulher

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Cine Especial: EDUARDO COUTINHO: 1933 – 2014


Fui somente conhecer melhor a filmografia desse grande diretor através do Curso “O que é um Documentário?” criado pelo Cena Um no ano passado,  onde o seu filme Edifício Master  foi o principal destaque da atividade. Ainda na semana passada, eu estava vendo pela primeira vez alguns de seus filmes como já clássico, Cabra Marcado para Morrer e Jogo de Cena. Á sua morte anunciada ontem de uma forma trágica me faz lamentar profundamente, porque mesmo eu tendo o conhecido tardiamente, sei que perdemos um grande cineasta, que mesmo nos seus 81 anos  estava em plena atividade.
Abaixo, deixo pelos menos três filmes essenciais de sua filmografia que valem uma conferida:

Edifício Master

Sinopse: O cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276 conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.
  
Anos atrás, Edifício Master era conhecido pela sua péssima reputação, onde se acontecia os mais diversos crimes. Curiosamente, o documentário se inicia com o Sindico do prédio chamado Sérgio, que segundo ele,  aos poucos foi reestruturando o lugar e transformando em um bom lugar para se viver. Coutinho então inicia uma jornada por dentro do prédio, onde faz uma visita surpresa para cada morador e começa então a ouvir cada uma de suas historias.        
Cada historia é diferente uma das outras, sendo que cada um possui um universo particular, mas que acaba extravasando na frente da câmera. Dos depoimentos, destaco dois que me chamaram muito atenção: uma talentosa garota, mas que não sabia dialogar na frente da câmera e um senhor que diz ter se encontrado com o próprio Frank Sinatra e cantado com ele em cima de um palco. Momentos de grande emoção.    

Cabra Marcado para Morrer 


Sinopse: Filme semi-documental da vida de João Pedro Teixeira, líder camponês paraibano assassinado em 1962, foi interrompido em 1964 e retomado 17 anos depois com novos depoimentos de camponeses que trabalharam na primeira filmagem e de outros personagens importantes para a história.

Filme corajoso, já que foi lançado em 1985, num tempo que os males da ditadura ainda se sentiam. O filme se divide em saber quem era João Pedro Teixeira e saber até em que parte foi rodado o filme que retratava á sua vida, pois a produção havia sido interrompida a mando do governo. Da metade para o final, Coutinho entrevista a esposa de Teixeira e desvenda a sua vida sofrida, cheias de lutas e na busca pela maioria de seus filhos que se se perderam ao longo dos anos.       
  
Jogo de Cena 


Sinopse: Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. 23 delas foram selecionadas, em junho de 2006, e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano várias atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas por estas mulheres.

Uma analise sobre inúmeros relatos, tanto de mulheres comuns, como também de atrizes conhecidas que contam suas historias fictícias ou realmente reais. O ápice do documentário é ouvirmos determinada historia que começa com uma, mas que continua através de outra pessoa. O interessante, por exemplo, é ouvirmos determinada historia e depois voltarmos a ouvi-la novamente através de outra atriz, mas que transmite uma emoção completamente diferente.  
Tudo rodado no Teatro Glauce Rocha, onde mulheres comuns e atrizes se descascam na frente da câmera. Em alguns momentos, as historias relatadas através de certas mulheres, que nunca pensaram na vida em serem atrizes, acabam surpreendentemente sendo as mais convincentes e despertam uma emoção genuína.  


Filmes dirigidos por Eduardo Coutinho:

1966: O Pacto (episódio do longa ABC do Amor)

1968: O Homem que Comprou o Mundo
1970: Faustão
1976: O Pistoleiro de Serra Talhada (média-metragem)
1976: Seis Dias em Ouricuri (média-metragem)
1978: Teodorico, o Imperador do Sertão (média-metragem)
1979: Exu, uma Tragédia Sangrenta (curta-metragem)
1980: Portinari, o Menino de Brodósqui (média-metragem)
1984: Cabra Marcado para Morrer
1987: Santa Marta - Duas semanas no morro (média-metragem)
1989: Volta Redonda, o Memorial da Greve (média-metragem)
1989: O Jogo da Dívida (média-metragem)
1991: O Fio da Memória
1992: A Lei e a Vida (média-metragem)
1993: Boca de Lixo (média-metragem)
1994: Os Romeiros de Padre Cícero (média-metragem)
1999: Santo Forte
2000: Babilônia 2000
2002: Edifício Master
2004: Peões
2005: O Fim e o Princípio
2007: Jogo de Cena
2009: Moscou
2011: As Canções


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sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cine Dicas: Estreias do final de semana (31/01/14)

Quando Eu Era Vivo

Sinopse: O filme conta a história de Júnior rapaz que retorna à casa do pai depois de perder o emprego e a mulher. Sem encontrar espaço no lar que antes também fora o seu Júnior passa os dias no sofá do velho Sênior remoendo a separação o desemprego e pensando na jovem e sensual Bruna inquilina de um cômodo do apartamento. Após encontrar objetos que remetem ao passado e à sua mãe já morta Júnior desenvolve uma obsessão pela história de sua família e entra numa espiral vertiginosa na qual realidade e delírio se confundem.
  
Gloria 

Sinopse: O filme conta a história de uma mulher solitária de 58 anos que aproveita suas noites em bailes da terceira idade. 


 A Menina que Roubava Livros 

Sinopse: Baseado no bestseller A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS conta a linda história de uma corajosa garota que transforma a vida de todos ao seu redor quando é levada para viver com sua nova família na Segunda Guerra Mundial na Alemanha. Ela aprende a ler com o incentivo de sua nova família e Max um judeu refugiado que eles escondem baixo às escada. Para Liesel e Max o poder das palavras e da imaginação se transformam em escape ds tumultuosos eventos que acontecem ao seu redor. A Menina que Roubava Livros é uma história sobre sobrevivência e resistência do espírito humano.


Fruitvale Station - A Última Parada  

Sinopse: Estados Unidos, 2008. Oscar Grant (Michael B. Jordan) tem 22 anos e acaba de ser demitido do emprego por chegar constantemente atrasado. Ele esconde esta notícia de Sophina (Melonie Diaz), a mãe de sua filha, por achar que pode recuperar o emprego após conversar com seu chefe. Bastante ligado à mãe (Octavia Spencer), Oscar enfrenta problemas quando resolve ir com Sophina ver as festividades de ano novo em San Francisco.


Fome de Viver 

Sinopse: Manhattan Nova York. Miriam Blaylock é uma vampira que consegue se manter viva e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem até Miriam ter tirado bastante sangue deles. Infelizmente seu atual parceiro John está tendo um envelhecimento extremamente rápido e a expectativa de vida é de apenas 24 horas.

47 Ronins 


Sinopse: Um bando de samurais busca vingança pela morte de seu líder no Japão do século XVIII.


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quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cine Especial: OS MELHORES VILÕES DAS HQ PARA O CINEMA

O que seriam de nossos heróis sem os seus vilões, que por vezes roubam a cena em determinadas HQ. No cinema não é muito diferente e os produtores e diretores sempre procuram um bom ator para passar algo de desafiador na tela, que por vezes nos encanta. Pensando nisso, solto abaixo os dez melhores vilões das HQ transportados para o cinema em minha opinião.   
CORINGA (Heath Ledger)

Não tem pra ninguém e durante muito tempo será assim. Ledger não só nos brindou com a melhor encarnação do Coringa no cinema, como também é um dos melhores vilões da historia do cinema recente. Se inspirando nas melhores HQ do personagem (Piada Mortal e asilo arkham) e outros vilões do cinema (como Alex de Laranja Mecânica), Ledger cria um Coringa que lembra muito sua contra parte da HQ, mas que ao mesmo tempo possui uma originalidade fresca e que nos impressiona a cada momento que ele surge em cena em Cavaleiro das Trevas.


MAGNETO (Ian McKellen e Michael Fassbender)

Erik Lehnsherr / Magneto é um personagem tão complexo do universo X, que foi preciso não de um, mas dois grandes interpretes para dar uma vida digna no cinema. Na trilogia iniciada em 2000, Eric ganha corpo e elegância através de Ian McKellen, que soube passar a determinação e persistência do personagem em querer salvar a sua raça mutante, nem que para isso tenha que exterminar os humanos. Já no passado (X-Men: Primeira Classe) conhecemos mais a fundo a tragédia grega que o personagem passou durante a segunda guerra e seu desejo de vingança ganha proporções arrasadoras na pele do versátil Michael Fassbender (Chame).


LOKI  (Tom Hiddleston)

Muitos consideram o primeiro filme de Thor como o pior da primeira leva de filmes da Marvel comandada pela própria editora. Se for realmente o caso, não deixa de ser irônico então sair daquele filme, um dos vilões mais imprevisíveis, carismáticos, traiçoeiros e carentes dos últimos tempos. Na primeira aventura solo do herói, Tom Hiddleston roubava a cena toda vez que surgia, mas foi em Vingadores que o astro ficou mais a vontade e explorando cada vez mais e mais as camadas que o personagem guardava dentro de si.
No ultimo filme (Mundo Sombrio) Tom Hiddleston é realmente o grande astro da produção, tanto que o final se encerra com ele e deixando mais perguntas do que respostas sobre qual será a próxima artimanha do personagem.


Dr David Banner (Nick Nolte)

Nas HQ, Bruce Banner havia sido espancando quando criança pelo seu próprio pai, fazendo com que isso trouxesse conseqüências no futuro e gerando então duas personalidades do personagem quando está transformado (Hulk verde e cinza). Essa historia se fortaleceu mais nos anos 90 nas mãos do roteirista Peter David e isso serviu de inspiração para o filme de 2003, em que o maior inimigo do herói era o seu próprio pai. Não porque espancava o herói  quando ele era pequeno, mas porque ele mesmo o criou para ser o gigante esmeralda.
Nick Nolte soube dosar os momentos de loucura e culpa que o personagem sente, passando então um lado muito complexo e difícil de se analisar numa primeira olhada. O seu desabafo durante a conversa com Betty Ross (Jennifer Connelly), que ao mesmo tempo surgem cenas do trauma de infância do pequeno Bruce Banner, está entre os melhores momentos de todo o filme.


Duas Caras (Aaron Eckhart)

Duas caras sempre foi um dos vilões mais trágicos da imensa galeria de vilões do homem morcego e levá-lo para o cinema precisava de um tratamento especial. Em Cavaleiro das Trevas, o vemos ainda como promotor público, interpretado por Aaron Eckhart (O Amor Acontece), mas que gradualmente assistimos a sua queda em meio ao caos que a cidade sofre nas mãos do Coringa.  Aaron Eckhart pode até ter ficado meio que eclipsado devido à estupenda interpretação de Heath Ledger, mas o seu desempenho foi digno de nota e trouxe de volta a dignidade que o personagem havia perdido no horrível Batman Eternamente quando foi interpretado por um surtado Tommy Lee Jones.  



Roark Junior (Nick Stahl)

“Asqueroso” é o melhor termo para definir o que é esse personagem saído da cabeça de Frank Miller. Vilão do arco Assassino Amarelo de Sin City, Roark Junior captura, estupra, espanca e assassina meninas inocentes e sai ileso por ser filho de um político corrupto. Para o cinema, a caracterização do personagem é idêntica e ganhou vida na interpretação de Nick Stahl (Entre Quatro Paredes).    


Sebastian Shaw (Kevin Bacon)

Shaw nunca foi um grande vilão do universo X, mesmo tendo participado de uma das sagas mais importantes das HQ que foi Fenix. Mas em X-Men: Primeira Classe ele ganha uma nova roupagem e uma importância maior, pois acaba se tornando uma espécie de criador de Magneto durante a segunda guerra. Kevin Bacon já havia demonstrado seus dotes de um ser perverso em O Homem Sem Sombra, mas aqui ele se sai muito melhor e criando uma personalidade superior do personagem se comparado com a sua contra parte da HQ.


Doutor Octopus (Alfred Molina)

De um vilão megalomaníaco, Doutor Octopus foi ganhando mais complexidade nas HQ, ao ponto de conhecermos até mesmo suas frustrações e amores perdidos. Para o cinema, muito disso foi levado e muito bem aproveitado na pele de Alfred Molina (Magnólia), que surge como um cientista e espécie de modelo para Peter Parker seguir. A sua queda e a cena de horror que comete contra os médicos em um hospital é digna de nota. Assim como o seu confronto contra o herói em cima de um trem, que entrou para á historia entre as melhores cenas de ação do cinema. 


Pingüim (Danny DeVito)

Por enquanto, a melhor versão do Pingüim para o cinema ainda continua pertencente à visão pessoal que Tim Burton havia criado para o personagem em 1992. Embora com uma origem bizarra (abandonado pelos pais e criado por Pingüins!) o personagem ganha uma versão que lembra o vilão do clássico do filme expressionista O Gabinete do Dr. Galigari e uma personalidade sarcástica criada pelo próprio Danny DeVito, em sua melhor interpretação na carreira.


General Zod (Michael Shannon)


Embora ainda goste muito de Terence Stamp interpretando o personagem nos filmes estrelados por Christopher Reeve, foi no recente O Homem de aço que ele ganha uma personalidade melhor construída. Aqui ele não quer somente conquistar, mas também tentar manter vivo Krypton custe o que custa, mesmo que para isso destrua a terra, pois foi destinado a fazer. Michael Shannon (O Abrigo) se sai muito bem ao passar toda a obstinação e fúria que o personagem passa e explodem na tela. Principalmente no ato final onde acontece uma das maiores super brigas do cinema recente.  



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