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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 10 de julho de 2012

Cine Curiosidade: Almodóvar na mídia

Curso criado pelo Cena Um é destaque de hoje no Jornal do Comércio de hoje.
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segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cine Dica: Em Cartaz: Histórias que Só Existem Quando Lembradas


Sinopse: Jotuomba fica localizada no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Nos anos 30 as até então ricas fazendas de café foram à falência, derrubando a economia local. Madalena (Sônia Guedes), uma velha padeira, continua vivendo na cidade. Ela é muito ligada à memória de seu marido morto, que está enterrado no único cemitério local, hoje trancado. Sua vida começa a mudar quando Rita (Lisa E. Fávaro), uma jovem fotógrafa, chega na cidade.

O mundo envelhece, doa o que doer! Esse foi o meu pensamento ao assistir esse belo filme, da cineasta Julia Murat, sobre uma pequena comunidade que ainda sobrevive com a união de quem vive por lá, mas que, ao poucos, tanto o ambiente como as pessoas vão envelhecendo e se tornando apenas imagens pálidas do que já foram  um dia. O filme começa retratando o dia a dia de todos, ao começar pela protagonista Madalena (Sônia Guedes, espetacular), que vive na rotina, fazendo pão na madrugada e entregando na padaria do seu melhor amigo. Aparentemente, todos que vivem nessa pequena cidade se acostumaram com a rotina, sem perceber os anos que vão passando. Dito isso, eles somente se dão conta do peso da idade quando eles se vêem por dentro e por fora, quando sentem o peso da perda de seus entes queridos, ou quando vêem a degradação do ambiente que um dia foi mais colorido.
Neste lugar desolado que beira há a uma cidade fantasma, Rita (Lisa E Fávaro, ótima), é uma jovem fotografa, que enxerga neste lugar um universo cheio de significado, para ser estudado, destrinchado ao longo dos dias e que acabará desestabilizando a rotina do local. Gradualmente, faz amizade com Madalena, sendo que, aos poucos, elas acabam enxergando uma na outra, uma imagem do passado e o futuro de ambas. Rita, aliás, pode não ser muito diferente do que Madalena foi um dia, já que a própria jovem se identifica mais com o universo da idosa e do lugar em que ela vive, do que na própria civilização de onde ela saiu e que não tem pressa em voltar.
O filme toca em assuntos delicados sobre o tempo, vida, morte e sobre lembranças boas (ou ruins) do passado. Tornando-se assim essas lembranças, ás únicas coisas que restam para essas pessoas do presente, que acabam guardando elas em suas mentes, ou em fotografias na parede onde acaba se criando um pouco da vida de um tempo longínquo e se tornando presente no ambiente em que ainda se vive. Um filme em que todos se identificam e que, assim como a jovem Rita, acabam por se contagiar por esse universo desgastado, mas cheio de vida e de histórias para serem contadas.   

Em Cartaz: CineBancários:Rua General Câmara, nº 424 - Centro Porto Alegre / RS. Sessões: 15h, 17h e 19horas.  


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sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cine Especial: TODAS AS CORES DE PEDRO ALMODÓVAR: Parte 3


Nos dias 14 e 15 de Julho, estarei participando do curso TODAS AS CORES DE PEDRO ALMODÓVAR, criado pelo CENA UM e ministrado pelo Doutor em Ciências da Comunicação Josmar Reyes. E enquanto os dois dias não vêm, por aqui, estarei escrevendo um pouco sobre o que eu sei desse  cineasta, que adora explorar o universo feminino de várias maneiras possíveis. 

Carne Trêmula

sinopse: Victor (Liberto Rabal) se apaixona perdidamente pela belíssima Elena (Francesca Neri), mas um golpe do destino impede que o namoro vá para frente. A jovem que é viciada em drogas, no primeiro encontro saca um revólver e quando a policia chega em seu apartamento para averiguar o que está acontecendo, um tiro acidental atinge David, um dos policiais,agora condenado a viver numa cadeira de rodas. Mas o que poderia ser uma tragédia transforma-se numa reviravolta fantástica dando a todos os envolvidos a oportunidade de encontrar a felicidade. O talento e ousadia de Pedro Almodóvar são sua marca registrada em Carne Trêmula, uma história chocante com muito erotismo que vai deixar você extasiado!

Baseado no livro da Inglesa Ruth Rendell (como profícua autora de policiais), Almodóvar faz aqui sua obra prima de comédia dramática. Ação e erotismo se mesclam formando um estranho e fascinante encadeamento em diversas situações. Político melodramático ao mesmo tempo, o filme tem um belo epílogo algo cíclico. Excelentes atuações de todo o elenco, com destaque para Barden como o policial David. A controlada visualização beneficiou-se com a fotografia do brasileiro Afonso Beato.   

VOLVER

Sinopse: Após sua morte, uma mãe (Maura) retorna a sua casa para resolver problemas que ficaram pendentes durante sua vida. Aos poucos seu fantasma vai lentamente se tornando um conforto para as filhas (Cruz e Dueñas), assim como para a neta (Cobo).

Após ter começado uma carreira irregular no cinema americano (com direito a uma desastrosa união com Tom Cruise), Penélope Cruz acertou em cheio, ao decidir voltar há fazer parceria novamente com Pedro Almodóvar na Espanha e o resultado foi pra lá de positivo. Mesclando momento de humor, drama (com umas pitadas de suspense), Almodóvar novamente explora o universo feminino, onde retrata o lado mais forte e independente da mulher, contra irracionalidade do homem. Embora Penélope esteja ótima (sendo a primeira atriz espanhola a ser indicada ao Oscar) e seja a protagonista, Carmen Maura da um show de interpretação, em momentos em que ela engana os nossos sentidos, com uma personagem imprevisível em suas ações, mas que explicadas, faz todo o sentido.


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Cine Dicas: Estreias no final de semana (06/07/12)



Um final de semana onde um filme domina todo o circuito e o Espetacular Homem Aranha é a bola da vez. Como é de costume, ninguém se atreve a bater de frente com uma estréia dessa magnitude, portanto, existe tantas poucas opções, mas elas existem. Confiram:   

O Espetacular Homem-Aranha


Sinopse: Peter Parker (Garfield), um estudante rejeitado por seus colegas e que foi abandonado por seus pais ainda criança, sendo então criado por seu Tio Ben (Sheen) e pela Tia May (Field). Como muitos adolescentes, Peter tenta descobrir quem ele é e como ele se tornou a pessoa que é hoje. Peter também está começando uma história com sua primeira paixão, Gwen Stacy (Stone), e juntos eles lidam com amor, compromissos e segredos. Quando Peter descobre uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai, ele começa uma jornada para entender o desaparecimento de seus pais – o que o leva diretamente à Oscorp e ao laboratório do Dr. Curt Connors (Ifans), antigo sócio de seu pai. Procurando por respostas e uma conexão, Peter comete um erro que o coloca em rota de colisão com o alter-ego do Dr. Connors, O Lagarto. Como Homem-Aranha, Peter tem que tomar decisões que podem alterar vidas, para usar seus poderes e moldar seu destino de se tornar um herói.


A Guerra dos Botões

Sinopse: Em 1960 em uma aldeia no sul da França um bando de meninos com idades entre 7 a 14 anos liderados pelo audacioso Lebrac está em guerra com as crianças da aldeia vizinha. Para vencer seus inimigos vale tudo até aceitar a ajuda de uma garota Mas não é fácil ser um pequeno exército de homens sem ser pego por mamãe e papai Ao voltar para casa após um dia de batalha com as roupas rasgadas e botões a menos o maior desafio é ser discreto para fugir do castigo...br O filme dirigido por Yann Samuell é baseado no clássico romance francês A Guerra dos Botões de Louis Pergaud que já foi adaptado para o cinema em três ocasiões anteriores. Para a adaptação de 2011 uma personagem feminina foi criada: Lanterne que tenta desesperadamente se integrar no bando dos meninos e com essa personagem o diretor quis representar o movimento de emancipação das mulheres que era bastante em voga nos anos 60 época em que se passa a história.



 Apenas uma Noite
Sinopse:Michael e Joanna Reed (Sam Worthington e Keira Knightley) formam um casal que parece ter tudo. Eles são Jovens atraentes e bem sucedidos. Possuem estabilidade financeira e um apartamento além de aparentarem ter aquele bem estar de vida que beira a perfeição. No entanto tudo mudaquando os Reeds vão a uma festa de trabalho de Michael na qual Joanna presencia um momento suspeito entre o marido e a sua nova bela colega de trabalho Laura interpretada por (Eva Mendes). O Incidente é fugaz e ambíguo Joanna nõ tem certeza do que presenciou mas planta uma semente de dúvida insidiosa na relação do casal que acaba por contaminar o cerne de seu amor.

 No Olho da Rua

Sinopse: Otoniel Badaró (Murilo Rosa) é um metalúrgico que, após trabalhar em uma fábrica por 20 anos, é demitido. A situação fica mais complicada ainda porque Camila (Gabriela Flores), sua esposa, está grávida. Revoltado, Otoniel resolve cortar o próprio braço e assina sua demissão com o próprio sangue. A partir de então ele passa a fazer carretos ao lado de Algodão (Leandro Firmino da Hora), um estudante de cinema que vive na favela e mantém um canal pirata de TV. Tudo piora ainda mais quando Otoniel tem seu carro roubado.


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Cine Especial: A nova Hollywood: Parte 13


Chinatown

Sinopse: Los Angeles, 1937. J.J. Gittes (Jack Nicholson), um detetive particular, recebe a visita de uma mulher que deseja contratá-lo, pois acredita que seu marido, o engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia, tem um caso. Porém, Gittes logo descobre que sua cliente na verdade era uma farsante, mas a verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway) o encontra. Quando o marido aparece morto no reservatório de água da cidade, Gittes percebe a gravidade do caso. Seu envolvimento leva-o a ser atacado por gângsters e, após manter um romance com Evelyn, descobre que ela é filha de Noah Cross (John Huston), um dos homens mais poderosos da cidade. Gittes desconfia então que Cross, um rico proprietário que tem interesses ilícitos nas terras próximas ao reservatório, teve uma relação incestuosa com a filha, nascendo daí a jovem vista com o marido de Evelyn.

Um dos filmes mais corajosos da historia do cinema e um dos melhores do gênero noir. Muito embora, Polanski tenha optado por uma fotografia em cores, com tons pastel (diferente do preto e branco habitual desse gênero), que remetem a transição de uma época de ouro, para tempos mais sombrios. Todas as características do gênero estão lá, desde casos estranhos, há mulheres fatais, que aqui, é muito bem representada por Faye Dunaway, no auge da beleza e num papel corajoso e que da o que pensar. John Huston interpreta o que muitos consideram um dos piores e mais nojentos vilões do cinema, sendo que sua interpretação convincente, ajuda ainda mais há odiá-lo, pois diferente de muitos vilões que sentimos certa simpatia, não há nenhum modo de termos com relação a ele.
Mas novamente é Jack Nicholson que rouba cena, interpretando o típico detetive particular desse tipo de filme, que embora demonstre segurança num primeiro momento, começa há se desequilibrar perante o lado feio do caso em que ele trabalha, com o direito de ter o nariz cortado numa cena clássica, onde o próprio Polanski fez questão de interpretar um bandido, que comete tal ato.  Os derradeiros minutos finais entraram para historia do cinema, lançado ao espectador, a famosa frase que ficou no imaginário do cinéfilo (“esqueça Jack. Isso é Chinatown!”), encerrando a trama com chave de ouro e simbolizando o melhor do cinema corajoso de Hollywood daquele tempo.


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quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cine Especial: TRILOGIA HOMEM ARANHA


Com a chegada do Espetacular Homem Aranha nos cinemas, vamos relembrar um pouco da trilogia comandada por Sam Raimi e estrelada por Tobey Maguire.   

Homem Aranha

Sinopse: Peter Parker (Tobey Maguire) é um jovem estudioso que vive com seus tios, Ben (Cliff Robertson) e May (Rosemary Harris), desde que seus pais faleceram. Inteligente e com um grande interesse pela ciência, Peter tem dificuldade em se relacionar com seus colegas, por ser tímido e por eles o considerarem um nerd. Até que, em uma demonstração científica, um acidente inesperado faz com que aranha modificada geneticamente pique Peter. A partir de então seu corpo é quimicamente alterado pela picada da aranha, fazendo com que Peter possa escalar paredes e tetos, emitir pelos punhos um fluido ultra-resistente semelhante à uma teia de aranha e passe a ter um "sentido de aranha", que o avisa sempre que há perigo por perto, além de superforça e visão ampliada. Inicialmente Peter pensa em usar seus novos poderes para ganhar dinheiro, adotando o nome de Homem-Aranha e se apresentando em lutas de exibição. Porém, ao permitir que um ladrão fuja por não considerar sua função capturá-lo, o fugitivo acaba assassinando seu tio Ben. A partir de então, Peter decide não mais usar seus poderes para proveito próprio e sim para enfrentar o mal, tendo como seu primeiro grande desafio enfrentar o psicótico Duende Verde (Willem Dafoe), que na verdade é o empresário Norman Osborn após ter sido exposto à um gás experimental que lhe deu uma segunda personalidade e grande força física.


Durante muitos anos, foi um verdadeiro parto levar as aventuras do popular herói Marvel para o cinema, mas graças ao sucesso de Blade, e o primeiro filme dos X-Men, produtores da Sony viram o potencial desses heróis no cinema, o que levou então a produzirem adaptação que  seria o inicio da era de ouro das adaptações do inicio do século 21. Com a direção de Sam Raimi, acompanhamos o nascimento do herói gradualmente e sem pressa, para termos total simpatia por ele e compreender as suas motivações. Há primeira hora é a montagem do palco, para a criação tanto do herói como do vilão, que aqui é o Duende Verde, interpretado por competência habitual de Willem Dafoe.
O filme se divide na ação, com o amadurecimento do personagem perante as adversidades trágicas que o fazem a se tornar um herói, com o amor impossível que ele sente pela personagem Mary Jane (Kisten Dunst). Embora seja um filme que possua ótimas cenas de ação, e efeitos especiais caprichados, os fãs habituais de Raimi podem se sentir um tanto que desapontados, por não enxergarem em nenhum momento do filme as marcas registradas habituais do cineasta, como movimento vertiginoso da câmera tão usado na trilogia Uma Noite Alucinante. Mas nada que comprometa o resultado final, que acabou se tornando tanto um sucesso de critica, como de publico e que alavancou a grande leva de super heróis para o cinema.                        

Homem Aranha 2

Sinopse:Após derrotar o Duende Verde a vida de Peter Parker (Tobey Maguire) muda por completo. Temendo que Mary Jane (Kirsten Dunst) sofra algum risco por ser ele o Homem-Aranha, Peter continua escondendo o amor que sente e se mantém longe dela. Ao mesmo tempo precisa lidar com Harry (James Franco), seu melhor amigo, cuja raiva pelo Homem-Aranha aumenta cada vez mais por considerá-lo como sendo o assassino de seu pai. Além disso sua tia May (Rosemary Harris) passa por uma fase difícil após a morte de seu tio Ben, estranhando também o comportamento do sobrinho. Enquanto precisa lidar com seus problemas particulares Peter recebe ainda uma má notícia: o surgimento do Dr. Octopus (Alfred Molina), um homem que possui tentáculos presos ao corpo.

Com o sucesso estrondoso do primeiro filme, Sam Raimi teve total liberdade criativa para a criação dessa seqüência. Com a origem já contada, o filme explora outros pontos da vida do personagem, como se dividir nos estudos, trabalho e na vida de super herói. Isso acaba gerando um estresse psicológico no personagem, rendendo momentos antológicos, em que ele perde os poderes e rendendo situações constrangedoras (a cena do elevador é hilária). Além do já habitual "chove e não molha" da relação de Peter e Mary Jane, temos o nascimento de um novo vilão, o Doutor Octopus, brilhantemente interpretado por Alfred Molina (Frida).
E se muitos sentiam falta da total liberdade criativa do diretor no filme anterior, aqui Raimi soltas as amarras, e trás a tona o que sabe fazer de melhor com a câmera, desde zooms rápidos há giros da câmera vertiginosos. Bom exemplo disso, é na seqüência em que Octopus está na mesa de cirurgia de um hospital, e que acaba matando todos os médicos, numa cena, que imediatamente nos faz agente se lembrar dos melhores momentos da trilogia Uma Noite Alucinante. Com cenas fantásticas de ação (a do trem está entre as melhores cenas de ação da historia), e um ato final que nos brinda com um verdadeiro gancho para derradeira terceira parte, Homem Aranha 2 até hoje é a melhor aventura do herói no cinema, por ser feita com coração e de uma forma bem pensada.             
  
Homem Aranha 3

Sinopse:Peter Parker (Tobey Maguire) conseguiu encontrar um meio-termo entre seus deveres como o Homem-Aranha e seu relacionamento com Mary Jane (Kirsten Dunst). Porém o sucesso como herói e a bajulação dos fãs, entre eles Gwen Stacy (Bryce Dallas Howard), faz com que Peter se torne auto-confiante demais e passe a negligenciar as pessoas que se importam com ele. Porém a situação muda quando ele precisa enfrentar Flint Marko (Thomas Haden Church), mais conhecido como o Homem-Areia, que possui ligações com a morte do seu tio Ben. Tendo que lidar com o sentimento de vingança, Peter passa a usar um estranho uniforme negro, que se adapta ao seu corpo.

É aqui que a porca torce o rabo. Não que Homem Aranha 3 seja um desastre por completo, pois  tem uns momentos bons, como a origem do Homem Areia (Thomas Haden Church), mas da a sensação que houve muito enchimento na linguiça, ao ponto que por muitos momentos, o filme acaba se perdendo em inúmeras sub-tramas. Mas foi a pretensão que falou mais alto, principalmente pela inclusão do vilão Venon na trama, que foi exigência tanto da Sony, como da própria Marvel, que queriam um vilão popular dos quadrinhos recentes do herói, mas que convenhamos, o personagem é símbolo de umas piores fases dessa arte nos anos 90.
Repito, o filme tem os seus momentos, quando o simbiose alienígena começa a dominar Peter, através do traje, criando então, uma nova personalidade até então desconhecida do personagem. Mas daí o filme se perde em muitas coincidências forçadas, tanto na origem de Venon, como na modificação desnecessária sobre o verdadeiro assassino de Tio Bem. O filme se tornou o mais lucrativo dos três, mas não impediu de ser bombardeado pelos fãs do herói, o que acabou fazendo a Sony repensar numa trama que recomeçasse tudo do zero, culminando então no novo O Espetacular Homem Aranha.     


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Cine Dicas: Em DVD e Blu-Ray (05/07/12)


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