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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 25 de março de 2010

Cine Curiosidades: Usina num banho de sangue

Desde o ultimo sabado a Sala P.F Gastal (Usina do Gasômetro) continua a exibir suas sessões de filmes com os vampiros como os protagonistas. Se você ainda não conferiu,, confira, pois não é sempre que temos a chance de ver clássicos dos filmes de horror (principalmente dos estudios Hammer) na tela grande. Abaixo deixo a sinopse e o video dos principais destaques que serão exibidos até domingo, confiram: 

O Conde Drácula, , de Roy Ward Baker (1970)
SINOPSE:

Uma vez de volta à vida, o eterno "Príncipe das Trevas" Drácula (Christopher Lee) continua a matar as belas jovens do vilarejo vizinho de seu imponente castelo gótico, sugando-lhe o sangue pelo pescoço. Revoltados, os aldeões se reúnem.
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Os Ritos Satânicos de Drácula, de Alan Gibson (1973)

SINOPSE:
 Após escapar por pouco de uma casa onde eram realizados rituais satânicos,um agente secreto resolve contar o que viu á Scotland Yard. Há vários meses investigando um grupo que tenta desenvolver uma forma de peste bubônica extremamente forte,a polícia descobre que são todos da mesma entidade e Van Helsing sabe quem está por trás de tudo isso.



O Circo dos Vampiros, de Robert Young (1972)
Sinopse:
Um pequeno vilarejo é isolado devido a uma terrível peste que está ceifando a vida de seus habitantes. A quarentena é quebrada quando uma caravana circense chega, trazendo esperança aos aldeões. Mas uma vingança macabra está sendo executada, e os integrantes da trupe na verdade são terríveis vampiros.




DRÁCULA (1931)
Sinopse:
Versão fiel do romance, tornou-se um clássico do horror, não tanto por sua atmosfera, mas pela interpretação magistral do húngaro Bela Lugosi na figura clássica do vampiro, com a brilhante capa preta e os cabelos engomados para trás, lembrando as asas e cabeça de um morcego, no fascinante "Drácula", a primeira versão oficial do romance. Desempenho pelo qual ele já havia se consagrado nos palcos da Broadway, em 1927.




NOSFERATU (1922)
Sinopse:
Nosferatu é uma espécie de adaptação não-autorizada do romance Drácula, de Bram Stoker. Todos os principais elementos e estrutura linear da história foram mantidos, mas aqui Drácula chama-se Orlok. O filme é possivelmente o principal representante do movimento cinematográfico conhecido como Expressionismo Alemão, e influencia inúmeros diretores até os dias atuais, com seu jogo de luz e sombra.

CINE ESPECIAL: ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS

Peças de teatro
Fora as inumeras adaptações, seja para o cinema ou seja para a tv, Alice no pais das maravilhas é uma historia que sempre serviu de base para a criação de uma peça de teatro. Não importa em qual geração seja, ouve sempre por exemplo uma peça de teatro inpirada na historia de Alice nas escolas, e com a aproximação do filme não me admira as escolas de várias cidades começarem a fazer pequenas peças da historia.
Falando nisso eis uma nota a ser dita sobre uma novissima peça de teatro inspirada em Alice, confiram:

SISSI VENTURIN VIRA O PROPIO MUNDO DE ALICE 
Estreia hoje Alice, o quinto trabalho do Cia, Espaço em Branco, na Galeria La Photo (travessa da paz, 44). Livremente inspirado nos livros de Lewis Carroll, com direção e atuação de Sissi Venturin, o espetaculo convida os espectadores a entrar na obra, fazer parte do jogo de cartas, do jogo da peça. Eles são convidados do Banquete de Desaniversario, Hora do Chá, cujo o prato principal é o corpo da propia atriz, em atuações que trazem a tona alguns dos personagens de Carroll, todos vividos por ela. A peça não pretende contar a historia, mas desfaz a narrativa para ser uma construção abstrata e sensivel preenchida de sentido pela plateia, assim como são os livros.
A atmosfera onírica convida a vivenciar o Pais das Coincidencias, onde a relação é criadora do percurso. A atriz atravessou seu espelho, olhando para si atravez da coragem em descobrir o novo e entrar no buraco escuro que existe na personagem Alice. Lá encontrou maravilhas.
Após a exibição desta noite, que acontece a partir das 20horas, a plateia é convidada a comemorar a estreia em coquetel com doces da Diego Andino Patissérie e champagne Csa Pedrucci. A peça fica em cartaz sempre as quintas feiras as 20horas, até 15 de abril. Ingressos a R$ 20,00, com desconto para estudantes, idosos e classe artistica.

quarta-feira, 24 de março de 2010

CINE ESPECIAL: ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS

Conto conhecido como ninguém, Alice carrega muitos significados, desde a enigmas e refrões cujos quais muitos não conseguem explicar. Mas uma coisa que sempre mais me chamou atenção no conto é que ele carrega e bastante a arte do surrealismo, e o que é isso? Confiram abaixo:


SURREALISMO
Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.
A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do
instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para isso era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito no qual a realidade interna e externa são percebidas totalmente isentas de contradições.
A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja,
qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam
plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente.
O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma nova, a ser organizada em outras bases. Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais.

Principal artista
Salvador Dali - é, sem dúvida, o mais conhecido dos artistas surrealistas. Estudou em Barcelona e depois
em Madri, na Academia de San Fernando. Nessa época teve oportunidade de conhecer Lorca e Buñuel. Suas primeiras obras são influenciadas pelo cubismo de Gris e pela pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Finalmente aderiu ao surrealismo, junto com seu amigo Luis Buñuel, cineasta. Em 1924 o pintor foi expulso da Academia e começou a se interessar pela psicanálise de Freud, de grande importância ao longo de toda a sua
obra. Sua primeira viagem a Paris em 1927 foi fundamental para sua carreira. Fez amizade com Picasso e Breton e se entusiasmou com a obra de Tanguy e o maneirista Arcimboldo. O filme O Cão Andaluz, que
fez com Buñuel, data de 1929. Ele criou o conceito de “paranóia critica“ para referir-se à atitude de quem recusa a lógica que rege a vida comum das pessoas .Segundo ele, é preciso “contribuir para o total descrédito da realidade”. No final dos anos 30 foi várias vezes para a Itália a fim de estudar os grandes mestres. Instalou seu ateliê em Roma, embora continuasse viajando. Depois de conhecer em Londres Sigmund Freud, fez uma viagem para a América, onde publicou sua biografia A Vida Secreta de Salvador Dali (1942). Ao voltar, se estabeleceu definitivamente em Port Lligat com Gala, sua mulher, ex-mulher do poeta e amigo Paul Éluard. Desde 1970 até sua morte dedicou-se ao desenho e à construção de seu museu. Além da pintura ele desenvolveu esculturas e desenho de jóias e móveis.

Cine Dicas: Lançamentos em DVD e Blu-Ray

Mais uma semana com inumeras dicas em DVD para os cinéfilos alugarem. E claro quem vai liderar em numeros de locação será Lua Nova, pois o filme só em venda do disco passou de cinco milhões de copias vendidas no primeiro dia nos EUA, não é a atoa que a mania vampira voltou de vez...só lamento pelos lobisomens heheehehhe. Confiram essa dica e outras logo abaixo.

    
LUA NOVA
FILME AUMENTA NOS ACERTOS E DIMINUI NOS ERROS SE COMPARADO AO FILME ANTERIOR.
Sinopse:
Ao completar 18 anos, Bella Swan é surpreendida com uma festa de aniversário preparada por Edward Cullen e todos os outros membros de seu clã, porém, um fato inesperado surge em meio a muitas comemorações. Por descuido, Bella corta uma pequena parte de seu corpo e seu sangue começa a ficar completamente à mostra para todos os vampiros.
A partir daí, e também com o intuito de protegê-la, Edward decide mudar de cidade com sua família. Imediatamente Edward diz a Bella que não a ama mais e que a partir daquele momento ela deveria seguir o seu caminho sozinha.
Os meses passaram e Bella, muito abatida, aproximou-se ainda mais de Jacob Black. Os dois começaram a viver uma grande amizade, mas até aquele momento o segredo de Jacob ainda não havia sido revelado a Bella. A garota descobriu toda a verdade após ocorrer alguns incidentes envolvendo o jovem lobisomem. Bella também se vê no meio da batalha entre vampiros, lobisomens e Victoria.
(NOTA: Essa critica é da mesma época de quando foi lançado o filme)
Assisti esse filme neste final de semana e esperava realmente um enorme grupo de jovens (na maioria garotas) para assistir a essa trama que dava continuidade ao filme anterior Crepúsculo mas jamais imaginava que tinha tantos e que gritariam dentro da sala de cinema, fazendo do filme um verdadeiro evento.
Mas porque tudo isso? O que as garotas vêem nesta historia? Simples, o que elas realmente esperam. Tanto esse como o anterior não tinha nada de inovador, é mesma historia de amor proibido de diversos outros filmes, livros e etc mas com uma pequena diferença, os protagonistas são especiais, saídos de contos sombrios cujo os quais fascinam não importa qual a geração.
Sabendo disso a escritora Stephenie Meyer juntou dois mais dois e criou um dos livros mais vendidos no momento em que o jovem soube se identificar com esses personagens que por mais que fantásticos que sejam poderiam ser muito bem o seu melhor amigo(a) ou seu namorado(a).
Claro que por causa dessa onda, o cinema não ia deixar de fazer uma adaptação que com isso foi lançado no cinema o primeiro capitulo, que apesar dos seus problemas na direção, atraiu milhares de jovens que leram o livro anteriormente. E eis que chegamos a Lua Nova, dirigido por Chris Weitz (A Bússola de Ouro) que da continuidade a historia aonde parou, dando continuidade ao amor impossível e começando um triangulo amoroso que anteriormente era apenas suspeito.
O elenco continua o mesmo mas melhorado, Chris Weitz conseguiu extrair o melhor que se tinha em cada um dos atores, até mesmo Edward Cullen que ainda acho um jovem ator inexpressivo mas que pelo jeito as jovens pouco se importam com isso, porque só era ele aparecer em cena que elas gritavam. Quem se da melhor é Jacob Black que aqui mostra um bom desempenho em momentos tanto românticos como também de tensão e que chega a um ponto de roubar a cena nas suas cenas em que se transforma em um lobo, mas continuo vendo Kristen Stewart como a verdadeira alma de toda a trama, sendo ela gente como agente ela acaba nos levando a esse mundo louco com seres bizarros e românticos e mesmo assim não abandona suas atitudes imprudentes de toda jovem normal que se vê hoje em dia, vista pela primeira vez no filme O Quarto do Pânico, Kristen ainda vai longe.
Por fim na parte da direção, Chris Weits soube separar, drama, romance e ação nos momentos certos da película e convenhamos, as cenas de ação são muito bem melhores que o filme anterior (principalmente no ato final com a participação da talentosa Dakota Fanning), e não da para esquecer o prólogo do sonho de Bella, simplesmente único, e que da um belo resumo de sua situação com relação a sua paixão pelo vampiro. Mesmo assim o filme sempre cai no obvio quando é relação as cenas românticas onde as frases de juras de amor se repetem a todo momento, mas tanto a escritora como a própria diretora sabiam que as meninas apaixonadas adorariam isso, nos os críticos mais exigentes é que ficamos esperando juras de amor melhores
Deixando um gancho e tanto para o próximo filme, Lua Nova é sem duvida nenhuma uma melhorada nesta saga que pegou os jovens de vez. Pode não ser nenhuma maravilha do mundo mas não ofende também muito a inteligência de ninguém, quem sabe nos próximos capítulos os filmes vão melhorando ainda mais, pois afinal de contas aprendemos com os nossos erros.


Apenas o Fim
Sinopse:
Adriana (Érika Mader) é uma estudante universitária que cansa de sua vida e quer simplesmente ir embora. Mas, antes disso, ela deve terminar seu namoro com o também estudante Antonio (Gregório Duviver), e ambos têm uma hora para conversar.
Curiosidades:
Filme do diretor e roteirista estreante Matheus Souza que, em sua primeira empreitada, aos 20 anos de idade, já é um destaque na Mostra Internacional de São Paulo.


Os Fantasmas de Scrooge
Sinopse:
Ebenezer Scrooge (Carrey) começa as férias de Natal como de costume, mesquinho e de mau-humor, berrando com seu fiel assistente (Gary Oldman) e com seu alegre sobrinho (Colin Firth). Mas quando os fantasmas dos Natais Passado, Presente e Futuro o levam em uma surpreendente jornada que revela as verdades que o velho Scrooge reluta em enfrentar, ele deve abrir seu coração para desfazer anos de maldades antes que seja tarde demais.
Curiosidades:
Robert Zemeckis ('Forrest Gump') tomou gosto pela animação em CGI após comandar os movimentos de Tom Hanks e dar vida ao filme natalíno 'O Expresso Polar' e 'A Lenda de Beowulf'.
O livro de Charles Dickens já teve duas adaptações para os cinemas feita pela Disney: 'O Natal do Mickey Mouse' (1983) e 'Natal dos Muppets' (1992).

terça-feira, 23 de março de 2010

CINE ESPECIAL: ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS: SEU AUTOR

Lewis Carroll
Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carroll (Cheshire, 27 de janeiro de 1832 — Guildford, 14 de Janeiro de 1898), foi um escritor e um matemático britânico. Lecionava matemática no Christ College, em Oxford, e é mundialmente famoso por ser o autor do clássico livro Alice no país das maravilhas.

Infacia

Quando criança Carroll brincava com marionetes e prestidigitação (também chamado magia ou ilusionismo), e durante a vida inteira gostava de fazer passes de mágica, especialmente para as crianças. Gostava de modelar um camundongo com um lenço e em seguida fazê-lo pular misteriosamente com a mão. Ensinava as crianças a fazer barquinhos de papel e também pistolas de papel que estalavam ao serem vibradas no ar. Interessou-se pela fotografia quando esta arte mal havia surgido, especializando-se em retratos de crianças e pessoas famosas e compondo suas imagens com notável habilidade e bom gosto."
Carrol era apaixonado por vários tipos de jogos, tanto que inventou um grande número de enigmas, jogos matemáticos e de lógica; gostava de teatro e era freqüentador de ópera, e manteve uma amizade por toda a vida com a atriz Ellen Terry.

Sua Obra Prima

A história de Alice no País das Maravilhas se originou em 1862, quando Carroll fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com sua amiga Alice Pleasance Liddell (com 10 anos na época) e suas duas irmãs, sendo as três filhas do reitor da Christ Church. Lá ele começou a contar uma história que deu origem à atual, sobre uma garota chamada Alice que ia parar em um mundo fantástico após cair em uma toca de um coelho. A Alice da vida real gostou tanto da estória que pediu que Carroll a escrevesse.
Dodgson atendeu ao pedido e em 1864 ele a presenteou com um manuscrito chamado Alice's Adventures Underground, ou As Aventuras de Alice Embaixo da Terra, em português. Mais tarde ele decidiu publicar o livro e mudou a versão original, aumentando de 18 mil palavras para 35 mil, notavelmente acrescentando as cenas do Gato de Cheshire e do Chapeleiro Louco (ou Chapeleiro Maluco).
A tiragem inicial de dois mil exemplares de 1865 foi removida das prateleiras, devido a reclamações do ilustrador John Tenniel sobre a qualidade da impressão. A segunda tiragem esgotou-se nas vendas rapidamente, e a obra se tornou um grande sucesso, tendo sido lida por Oscar Wilde e pela rainha Vitória e tendo sido traduzida para mais de 50 línguas.
Em 1998, a primeira impressão do livro (que fora rejeitada) foi leiloada por 1,5 milhão de dólares americanos.

Obras no Brasil
 
Edições brasileiras das obras de Carroll são: Alice no país das maravilhas (1865) e Alice no país do espelho (Alice do outro lado do espelho, no título mais conhecido em Portugal) (1872), Algumas Aventuras de Silvia e Bruno, Rimas do país das maravilhas, A caça ao turpente e Obras escolhidas.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Cine Curiosidades: Primeiro trailer de Predadores

Filme dirigido por Nimrod Antal (Assalto ao Carro Blindado, Temos Vagas) e produzido por Robert Rodriguez, a pelicula tenta revitalisar uma das franquias que tinha tudo para decolar mas foi até o segundo filme em termos de qualidade, depois desandou geral em Aliens x Predador.
Quem sabe com o velho Robert as coisas melhorem para esses geniais caçadores do espaço e também serve como uma boa pedida para ser um sucesso no curriculo da nossa conterranea Alice Braga, já que ela é uma das mercenarias que é caçada, confiram:

Cine Dicas: VAMPIROS INVADEM A USINA DO GASÔMETRO

Sábado ás 19 horas aconteceu na Usina do Gasômetro a abertura Gosto de Sangue: Os Vampiros do Cinema. Devido ao sucesso do momento da saga Crepúsculo, os responsáveis pela Sala P.F Gastal decidirão por três semanas exibir clássicos do cinema de horror onde o maior astro é a mitologia vampiresca.

ABERTURA COM GOSTO DE VINHO....OU NÃO???
aproveitei o maximo o coquetel

Na abertura muitas pessoas apareceram para prestigiar o momento, desde pessoas fãs da sala como também  pessoas fãs dos filmes de vampiros. O legal é que servirão um coquetel de vinho com inúmeras frutas na bebida mas visualmente parecia sangue com dentes humanos, tudo claro para pegar a onda da brincadeira na ocasião, até colocaram uma cabeça humana podre de mentira na bilheteria..ou será que era de verdade??
VERDADEIRO OU FALSO???

Após o divertido Coquetel teve a sessão surpresa das 20horas de um filme que estava sendo guardado a sete chaves e ninguém sabia o que seria exibido. Chegando o momento, o filme era "A Condessa de Sangue", (inédito nos cinemas e em breve em DVD) baseado na condessa húngara Elizabeth Bathory (1560 – 1614). Segundo dizem foi uma das maiores assassinas em serie da historia e, lógico, se tornou a versão feminina de Drácula. Acusada de matar mais de 600 moças, dizem que se banhava no sangue das vitimas para se manter jovem.
O FILME SURPRESA DA ABERTURA

Anna Friel se saiu muito bem no papel e o filme, apesar de contido, possui momentos muito fortes, ao mesmo tempo é uma historia com mais pé no chão mostrando o que leva uma pessoa ao desejo pelo sangue humano. Depois dessa boa abertura tivemos mais duas sessões, "Drácula: O Príncipe das Trevas" e "O Circo dos Vampiros", produções da pioneira Hammer que se tornou mundialmente conhecida em ter feito ótimos filmes de horror.
Para aqueles que tem interesse por esses filmes, confiram a grade abaixo do que vai rolar nos próximos dias, pois afinal, não se vive apenas de "Crepúsculo".



Os Pioneiros e o Período Hammer (23 a 28 de março)

Terça-feira (23 de março)
15:00 – Drácula, o Príncipe das Trevas, de Terence Fisher (1966)
17:00 – O Conde Drácula, de Roy Ward Baker (1970)
19:00 – Os Ritos Satânicos de Drácula, de Alan Gibson (1973)

Quarta-feira (24 de março)
15:00 – O Vampiro, de Carl Theodor Dreyer (1932)
17:00 – Drácula, de Tod Browning (1931)
19:00 – Nosferatu, o Vampiro, de F. W. Murnau (1922)

Quinta-feira (25 de março)
15:00 – O Conde Drácula, , de Roy Ward Baker (1970)
17:00 – Os Ritos Satânicos de Drácula, de Alan Gibson (1973)
19:00 – O Circo dos Vampiros, de Robert Young (1972)

Sexta-feira (26 de março)
15:00 – Drácula, de Tod Browning (1931)
17:00 – Nosferatu, o Vampiro, de F. W. Murnau (1922)
19:00 – Projeto Raros Especial (Sangue de Virgens, de Emilio Vieyra)

Sábado (27 de março)
15:00 – O Circo dos Vampiros, de Robert Young (1972)
17:00 – O Conde Drácula, de Roy Ward Baker (1970)
19:00 – Os Ritos Satânicos de Drácula, de Alan Gibson (1973)

Domingo (28 de março)
15:00 – O Vampiro, de Carl Theodor Dreyer (1932)
15:00 – Drácula, de Tod Browning (1931)
19:00 – Nosferatu, o Vampiro, de F. W. Murnau (1922)