Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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Não tive tempo para escrever a minha opinião sobre esse esquisito
e maravilhoso filme. Contudo, deixo a palavra para o critico Roberto Sadovski clicandoaqui.
Nos dias 11 e 12 de
julho, eu estarei participando do curso Zumbis no Cinema: Eterno Retorno,
criado pelo Cine Um e ministrado pelo critico, editor e tradutor César Almeida.
Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu estarei relembrando os
principais clássicos desse gênero que, para a nossa sorte, teima em não morrer.
(ROMERO RETORNANDO AO GÊNERO)
TERRA DOS MORTOS(2005)
Em sua retomada no
universo de zumbis, Romero cria um filme que tende a crescer com o tempo. Sua
crítica social é sutil e dá o que pensar. Continuando o que ele já havia
ensaiado em DIA DOS MORTOS (1985), aqui os zumbis começam a adquirir a
capacidade de pensar. Não que haja algum zumbi intelectual nesse novo filme,
mas há um deles, o que recebe o nome carinhoso de "Paizão", que tem
inteligência suficiente para guiar toda a zumbizada para a cidade que até então
estava protegida pela ameaça dos comedores de gente. Nada menos que a metáfora
da sociedade americana pós-11 de Setembro, que achava que estava protegida e se
vê abalada por uma ameaça terrorista de grandes proporções. Por falar em
terroristas, há uma fala do personagem de Dennis Hopper que é bem familiar nos
tempos de dinastia Bush.
Diário dos Mortos(2008)
Quando Danny Boyle
fez sua produção inglesa Extermínio sobre ataque de zumbis, mal sabia ele que
esse gênero de terror voltaria com tudo por causa dele. Com isso vieram
Madrugada dos Mortos, Todo Mundo Quase Morto e Terra dos Mortos, dirigido pelo
mestre George Romero. Não satisfeito somente com o seu filme anterior, ele
decide então fazer Diário dos Mortos com dinheiro do seu próprio bolso. O filme
é mais do que um simples filme de zumbis, mas também uma crítica ao governo em
sempre esconder as verdades dos fatos que estão acontecendo. No filme, o
diretor usa esta crítica com os mortos vivos em cena, onde o governo sempre
avisa que tem a situação sobre controle, mas não é bem assim que acontece.
O interessante que,
por se tratar de além de ser um filme de zumbis, é também um filme que finge
ser um documentário, algo que estava muito na moda na época do seu lançamento,
vide exemplos como Clodefild e REC.
Ilha dos Mortos(2009)
Com a retomada do
cinema zumbi, o diretor decidiu ele mesmo voltar a dirigir esse gênero a partir
de Terra dos Mortos. Depois veio Diário dos Mortos que, curiosamente se destaca
mais pelo humor ácido. Mas neste Ilha dos Mortos, o humor involuntário domina como um todo, mas
com muitos momentos de forma errada e o diretor não inova, mas sim retrocede.
Tanto é, que os zumbis nem correm como nos últimos filmes do gênero e sim andam
devagar como antigamente.
Não que velhas formulas
não deem mais certas hoje em dia, mas dá a sensação que o diretor quis
banalizar o gênero de uma vez por todas e enterrá-lo ele próprio, ao em vez de
dar um novo sopro de vida. Ou ele perdeu a mão? De qualquer forma, as respostas
vieram nos anos seguintes, com mais filmes sobre o gênero, tanto no cinema como
na TV e revitalizando de tal forma que dificilmente é algo que irá acabar!
Sinopse: Quando John
Connor líder da resistência humana envia o Sargento Kyle Reese de volta para
1984 para proteger Sarah Connor e salvaguardar o futuro uma mudança inesperada
nos acontecimentos cria uma linha do tempo fragmentada. Agora o Sargento Reese
se encontra em uma nova e desconhecida versão do passado onde ele encontra
aliados improváveis incluindo o Guardião novos e perigosos inimigos e uma
missão nova e inesperada: redefinir o futuro.
Meu Passado Me
Condena 2
Sinopse: A vida de casado dos apaixonado Fábio
(Fábio Porchat) e Miá (Miá Mello) cai na rotina quando, as diferenças, que não
são poucas, precisam ser enfrentadas. Após Fábio esquecer o terceiro
aniversário de casamento, Miá decide pedir um tempo. Quando o avô de Fábio, que
mora em Portugal, o comunica que ficou viúvo, ele enxerga nesta viagem para o
funeral uma oportunidade de salvar seu casamento.
Belas e Perseguidas
Sinopse: Designada para escoltar uma
importante testemunha (Sofia Vergara) até Dallas, uma policial (Reese
Witherspoon) se vê em uma fuga desenfreada junto com sua companheira de viagem
após se envolver em um acidente. Dotadas de personalidades opostas, elas unem
forças para escapar dos bandidos e da própria polícia.
Happy, Happy
Sinopse:Para Kaja (Agnes Kittelsen), a família
é a coisa mais importante do mundo. Mesmo vivendo com um homem que há muito se
recusa a fazer sexo com ela porque se supõe que já não é mais atrativa, Kaja
segue preservando sua família. Porém, quando novos vizinhos - que têm um
casamento perfeito - se mudam, Kaja começa a enxergar um novo mundo, havendo
consequências para todos.
Um Pouco de Caos
Sinopse: O Rei Luís XIV (Alan Rickman) incumbe
o famoso arquiteto André Le Notre (Matthias Schoenaerts) de projetar os jardins
do Palácio de Versalhes. Ele contrata a bela e arrojada paisagista Sabine de
Barra para auxiliá-lo, dona de um estilo oposto ao seu. Aos poucos as
desavenças entre os dois desaparecem, a relação profissional logo torna-se mais
íntima e fofocas chegam aos ouvidos da mulher de Le Notre (Helen McCrory).
O Crítico
Sinopse:Víctor Tellez (Rafael Spregelburd) é
um crítico de cinema exigente e prestigiado que odeia comédias românticas e
acredita que o melhor da sétima arte está no passado. Amargo e mal-humorado,
ele procura um apartamento e conhece Sofía (Dolores Fonzi), bela e com gostos
opostos aos seus. Tellez tenta, mas não consegue evitar que sua vida se
transforme a partir de então em um romance clichê.
O Gorila
Sinopse:Afrânio
(Otávio Muller) é um sujeito reservado e angustiado por memórias de sua
infância. Ele costumava trabalhar como dublador, mas já não se sente capaz de
exercer a função. Para amenizar a solidão e se entreter, ele encontra um
passatempo: ligar para pessoas desconhecidas, geralmente mulheres, e se
apresentar como "Gorila". Seu alter-ego usa da bela voz para conhecer
a história dessas pessoas e, aos poucos, desenvolve laços com elas. Entretanto,
na noite de Natal, Afrânio recebe um trote. Do outro lado da linha está uma
pessoa misteriosa que fará com que enfrente o mundo exterior para tentar salvar
uma vida.
Os Olhos Amarelos dos
Crocodilos
Sinopse: Duas irmãs têm uma
relação conflituosa: Iris (Emmanuelle Béart) leva uma vida fútil e luxuosa, sem
trabalhar, já Joséphine (Julie Depardieu) trabalha como pesquisadora da Idade
Média, mas não tem o reconhecimento da família, e acaba de passar por uma
ruptura amorosa. Um dia, para impressionar a família, Iris diz que está
escrevendo um livro, justamente sobre uma pesquisadora da Idade Média. Para
sustentar a mentira, ela pede a Joséphine que escreva um livro de verdade,
deixando a irmã levar o mérito em troca de dinheiro. Quando o livro
inesperadamente obtém sucesso, as duas irmãs entram em rota de colisão.