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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 1 de julho de 2015

Cine Especial:Zumbis no Cinema:Eterno Retorno:Parte 1


Nos dias 11 e 12 de julho, eu estarei participando do curso Zumbis no Cinema: Eterno Retorno, criado pelo Cine Um e ministrado pelo critico, editor e tradutor César Almeida. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu estarei relembrando os principais clássicos desse gênero que, para a nossa sorte, teima em não morrer

 

Noite dos Mortos Vivos (1968)


Cansado de filmar somente comerciais, o jovem George Romero, junto com o pequeno estúdio Image Tem, levantou um orçamento de pouco mais de R$ 114 mil dólares para criar aquele filme que viria mudar o cinema de horror para sempre. Filmado no interior, o filme se tornou um verdadeiro clássico do cinema de horror, com uma produção modesta, mas inovadora, extremamente bem resolvida ao criar um clima opressivo e atemorizante. Muito imitado, gerou dezenas de filmes de zumbi que, se estendeu durante os anos 70, se proliferou nos anos 80, amenizou nos anos 90 e se revitalizou no século 21 de uma maneira jamais vista que, vai desde o cinema a serie de TV. O primeiro filme gerou uma trilogia que se seguiu com Zombie: Despertar dos Mortos (78) e Dia dos Mortos (85).

  

Despertar dos Mortos (1978)


Segundo filme da série de mortos vivos de Romero e um dos mais populares do gênero. Despertar dos Mortos segue como uma continuação do clássico A Noite dos Mortos Vivos onde a praga se espalhou e os mortos estão cada vez em numero maior. Os sobreviventes abrigam-se em um shopping a fim de sobreviverem. O Filme tem cenas realmente memoráveis que não se vê mais em filmes atuais. Despertar dos Mortos é altamente recomendável para os apreciadores do gênero.

 

O dia dos mortos (1985)


No encerramento da trilogia iniciada no filme A Noite dos Mortos Vivos, Romero aposta na formula de sucesso já testada em “Dawn of the Dead”, apresenta um novo núcleo formado de novos personagens em novas situações. Um dos motivos de empregar tal tática é apresentar para os espectadores diversos pontos de vista do mesmo caos.
O cenário do filme, uma mina readaptada, passa uma sensação claustrofóbica ao espectador, aproveitando este ambiente o filme abusa das tomadas escuras e jogos de sombras. Este ambiente recluso oferece a Romero uma oportunidade de trabalhar com os aspectos psicológicos de seus personagens, podemos seguramente afirmar que os dramas e relações interpessoais são uma fonte maior de suspense e crise do que a própria existência dos zumbis.

 

A NOITE DOS MORTOS VIVOS (1990)


Apesar da saudosa sessão de filmes da  Band Cine Trash  ter se dedicado exclusivamente a filmes B de baixíssimo orçamento e que, na maioria das vezes, eram desconhecidos pela maioria do publico, houve muitos casos de filmes de grande quilate que foram exibidos nesta sessão e que passaram a virar clássicos do horário da tarde da programação, e com esse, não foi diferente. O primeiro contato que eu tive com filmes de zumbis foi justamente com esse filme, graças ao programa Cine Trash. Nem imaginava que se tratava de uma refilmagem de um clássico de Romero de 1968 e quando falavam da Noite dos Mortos Vivos, sempre achava que era sobre esse filme de 1990. Mas convenhamos, apesar da maioria das refilmagens de certos clássicos nunca prestar, essa versão em cores chega a ser tão boa quanto à original. Claro que muito se deve o fato do próprio Romero retornar nesta refilmagem, e com isso, foi sucesso garantido. Muito fiel ao filme original, mas diferente do clássico, esse possui um orçamento mais generoso e com isso, possui cenas muito mais elaboradas e efeitos especiais e de maquiagem de primeira. Mas diferente do passado, Romero retornou aqui como produtor e roteirista, sendo que o cargo de direção ficou para Tom Savini que, na época, era um dos mais requisitados maquiadores de filmes de terror e atualmente muitos se lembram dele atuando como coadjuvante em filmes do Robert Rodrigues como Um Drink no Inferno e os dois filmes recentes Machete. 



Mais informações e inscrições para o curso você clica aqui.


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Cine Curiosidade: Abertura de ‘Minions’ é a maior para uma animação no Brasil

LONGA DA UNIVERSAL PICTURES LEVOU 1,45 MILHÃO DE PESSOAS
ÀS SALAS DE CINEMA DO PAÍS DESDE A ÚLTIMA QUINTA
Em seu primeiro final de semana em cartaz, “Minions” (Minions) já bateu recordes de público e de renda para uma animação em abertura no Brasil: aproximadamente 1,45 milhão de pessoas assistiram ao filme da Universal Pictures desde 25 de junho, com uma bilheteria de mais de R$ 22 milhões. 
A comédia animada tem direção de Pierre Coffin (“Meu Malvado Favorito”) & Kyle Balda (“Monstros S.A.”). Produzido pela Universal em parceria com a Illumination Entertainment, o longa conta a história dos minions desde sua aparição na Terra até o ano de 1960, quando Kevin, Stuart e Bob embarcam em uma aventura para buscar um novo mestre malvado após várias tentativas desastradas. O roteiro leva a assinatura de Brian Lynch (“O Gato de Botas”), e a produção executiva é de Chris Renaud.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Cine Dica: "O Crítico" estreia no CineBancários

O CineBancários traz para Porto Alegre, com exclusividade, o filme inédito “O Crítico”, do diretor argentino Hernán Guerschuny, no dia 2 de julho nas três sessões diárias: 15h, 17h e 19h. O Longa foi exibido na 37a Mostra Internacional de Cinema, no 9º Festival de Cinema Latino-Americano e no 42o Festival de Cinema de Gramado, onde ganhou o prêmio da crítica.

SINOPSE:“O Crítico” é uma grande comédia romântica (até para quem odeia comédias românticas). Dirigido por Hernán Guerschuny, o filme com a história de Téllez, um severo e renomado crítico de cinema, que odeia comédias românticas e tem a convicção de que o melhor cinema foi o feito no passado. Talvez por seu ofício, sofre do que denomina "la Maladie du Cinéma": vê o mundo como um grande filme que não pode deixar de criticar incessantemente. Ao procurar um novo apartamento, conhece inesperadamente Sofía, uma bela mulher mas que pouco tem a ver com seu estilo. Ele a definiria como "elementar, puro clichê". Porém, o acaso os leva a viver situações dignas de uma comédia romântica. Téllez tenta escapar mas se dá conta que nada pode fazer quanto à vingança do gênero que tanto odeia.

CRÍTICA: 
 "Um novo ar para o cinema argentino”
Radio Mitre

Humor inteligente que foge de clichês”
El Clarín

Acolhedor, engraçado e pós-moderno”
Raindance Festival, Londres

Tributo inteligente às comédias românticas”
American Film Institute Festival, Washington

NOTAS DO DIRETOR:
 O crítico Téllez é um homem com uma escala de valor bem rígida, preconceituoso e leva uma vida aparentemente estável. Mas rapidamente nos damos conta de que é um homem em crise. E o interessante é que a crise nos põe em movimento, quase que por instinto de sobrevivência. Assim, ele que passou os últimos anos de vida sentado (seja numa cadeira de cinema, com amigos no café ou no escritório escrevendo) é levado a agir. A desculpa é essa mulher que parece saída de um filme (ruim). Mas na verdade, ela poderia ser produto de sua imaginação, algo criado por seu inconsciente e que o impulsiona a sair dessa estrutura tão engessada que o paraliza.
 FICHA TÉCNICA:
O CRITICO (El Critico)
Argentina – 2013 – 98 minutos
Direção: Hernán Guerschuny
Elenco: Dolores Fonzi e Rafael Spregelburd

Grade de Horários: 
2 de julho (quinta-feira)
15h – O Crítico, de Hernán Guerschuny
17h – O Crítico, de Hernán Guerschuny
19h – O Crítico, de Hernán Guerschuny

3 de julho (sexta-feira)
15h – O Crítico, de Hernán Guerschuny
17h – O Crítico, de Hernán Guerschuny
19h – O Crítico, de Hernán Guerschuny

4 de julho (sábado)
15h – O Crítico, de Hernán Guerschuny
17h – O Crítico, de Hernán Guerschuny
19h – O Crítico, de Hernán Guerschuny

5 de julho (domingo)
15h – O Crítico, de Hernán Guerschuny
17h – O Crítico, de Hernán Guerschuny
19h – O Crítico, de Hernán Guerschuny

7 de julho (terça-feira)
15h – O Crítico, de Hernán Guerschuny
17h – O Crítico, de Hernán Guerschuny
19h – O Crítico, de Hernán Guerschuny

8 de julho (quarta-feira)
15h – O Crítico, de Hernán Guerschuny
17h – O Crítico, de Hernán Guerschuny
19h – O Crítico, de Hernán Guerschuny

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Cine Especial: Vilões do Cinema: Os NOSSOS Malvados Favoritos: Extra




Neste último final de semana eu participei do curso Vilões do Cinema: Os nossos malvados favoritos, criado pelo Cine Um e ministrada pela  Mestra e Doutoranda em Comunicação Social Janaina Gamba. Durante esses dois dias de atividade, a aula não era somente para falar sobre os principais vilões do cinema, como também foi um estudo aprofundado sobre até mesmo o significado da palavra “vilão” que, na realidade, vem da idade Média, quando uma pessoa que não pertencia à nobreza feudal, que habitava urbanamente em vilas. Sinceramente, eu não sabia disso e somente fui saber graças essa atividade.
Claro que, como o assunto foi para inúmeros lados, a atividade ia para um bate papo descontraído, para se transformar num verdadeiro cine clube, aonde todos falavam do vilão mais lembrado, dos esquecidos que não foram citados (como vilões de filmes recentes como O Abutre) e colocando para fora quais eram os seus cinco vilões favoritos da sua vida.
Abaixo, solto alguns momentos da atividade e um vídeo destacando os grandes vilões do cinema que foi exibido no segundo dia do curso. 
 Eu pronto para encarar os vilões na minha frente

 Janaína mostrando ser uma verdadeira entendedora sobre vilanias


 Alguém duvidava que ele seria um dos principais protagonistas da atividade?
Vilão ou anti-herói: Alex de Laranja Mecânica foi o foco desse assunto.   

Os dos lados da mesma moeda: Dupla personalidade ou personagens divididos entre o bem e o mau.  
Marlon Brando provando que os vilões da vida real são mais assustadores da ficção.  
 O grande interprete de vilanias não poderia faltar nessa atividade.  

OS 101 VILÕES MAIS MARCANTES DO CINEMA.

Leia mais sobre os vilões do cinema clicando aqui.
 
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