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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Cine Dicas: Estreias do final de semana (26/11/15)



A Visita

 

Sinopse: Dois irmãos pequenos vão passar uma semana na fazenda dos avós na Pensilvânia. O que era para uma visita divertida e tranquila se transforma numa experiência aterradora quando eles descobrem que os idosos estão envolvidos numa situação perturbadora, que faz as crianças se tornarem prisioneiras na propriedade.
 

A Ilha do Milharal

 

Sinopse: Um camponês (Ilyas Salman) e sua neta, Mariam (Mariam Buturishvili), se mudam para uma ilha no meio do rio Enguri, que separa a Geórgia de Abecásia. Nos anos 1990 houve um conflito étnico entre as duas regiões e em Enguri, os dois se dedicam à plantação de milho. No entanto, eles precisam lidar com a presença de soldados e as adversidades do tempo. 



American Ultra: Armados e Alucinados

 

Sinopse: O drogado e frustrado Mike (Jesse Eisenberg) e sua namorada, Phoebe (Kristen Stewart), levam uma vida tranquila até que ele se torna alvo de uma operação do governo que planeja matá-lo. Para ajudá-lo na fuga entra em cena a chefe dessa operação (Connie Britton), que foi enganada e fica furiosa ao saber que seu protegido está em perigo.


Ausência

 

Sinopse: Serginho (Matheus Fagundes) tem 14 anos e não tem a típica adolescência de garotos da sua idade. Ele já tem grandes responsabilidades, pois precisa cuidar de sua mãe alcoólatra e do irmão pequeno. Seu pai sumiu e Serginho vê em seu professor Ney (Irandhir Santos) uma figura paterna. Além disso, ele tem de lidar com o despertar sexual, típico de sua idade.  


Chatô

 

Sinopse: Cinebiografia conta a história do empresário da comunicação Assis Chateaubriand (Marco Ricca). O magnata funda o grupo Diários Associados, complexo responsável por editora, agência de notícias, diversos jornais, revistas, como O Cruzeiro, estações de rádio, além do primeiro canal de televisão, TV Tupi, em 1950. Chatô ainda cria o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e se envereda pela política, fazendo amizade com Getúlio Vargas (Paulo Betti) e se tornando senador pela Paraíba e pelo Maranhão.
 

Chico - Artista Brasileiro

 

Sinopse: Documentário conta a história de um dos maiores nomes da música brasileira, Chico Buarque. Ele é conhecido por ser um artista reservado, mas agora ele permite que câmeras registrem sua rotina e como é seu processo criativo. Em um show, ele ainda recebe grandes convidados para ajudarem a contar sua história por meio da música. 



Iván

 

Sinopse: O ucraniano Iván Bojko viveu tempos difíceis na Segunda Guerra Mundial. Os nazistas lhe obrigaram a deixar o país e fazer trabalho forçado na Alemanha. Em 1948, Iván foge para o Brasil e perde o contato com a família. Aos 91 anos ele tem a chance de retornar à sua terra natal 68 anos depois e o sonho de reencontrar os entes queridos se realiza. 


 Pasolini

 

Sinopse:Cinebiografia acompanha as últimas 24 horas antes da morte do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini (Willem Dafoe), quando desenvolvia um novo trabalho, o longa Porno-Teo-Kolossal. Nas horas finais o diretor visitou a mãe, foi entrevistado sobre o filme polêmico Saló ou 120 Dias de Sodoma (1975) e se encontrou com o michê Giuseppe Pelosi. Algumas horas depois, Pasolini foi encontrado morto no subúrbio de Roma.

 

Três Lembranças da Minha Juventude


Sinopse: O antropologista Paul Dédalus (Mathieu Amalric) está deixando Paris para viver no Tajiquistão. Enquanto se organiza para a viagem, ele recorda tudo o que viveu na infância, na juventude e em especial o romance fervoroso que teve com Esther (Lou Roy-Lecollinet). 



Victor Frankenstein


Sinopse: A famosa história de Frankenstein é contada pelo ponto de vista de Igor (Daniel Radcliffe), assistente do doutor Victor Von Frankenstein (James McAvoy), um estudante que faz um arrojado experimento ao criar um ser humano com membros e órgãos de outras pessoas.



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quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Cine Dica: Curso Francis Ford Coppola

Curso

Apresentação

Francis Ford Coppola é produtor, roteirista e cineasta, reconhecido internacionalmente por dirigir uma das mais aclamadas trilogias da história do cinema: O Poderoso Chefão. Nasceu em Detroit, foi criado em Nova Iorque e mudou para Los Angeles para estudar Cinema na Universidade da Califórnia (UCLA). Na época foi assistente de Roger Corman numa série de filmes de baixo orçamento. Em 1963 dirigiu seu primeiro longa-metragem, Dementia 13. No final da década se uniu à outros jovem estudante de cinema, chamado George Lucas, para criar a produtora independente American Zoetrope, cujo primeiro filme foi THX 1138, produzido por Coppola e dirigido por Lucas, lançado em 1971.
No ano seguinte Francis Coppola tirou a sorte grande. Foi escolhido para dirigir O Poderoso Chefão, que resultou num estrondoso sucesso de bilheteria e de crítica, que lhe valeu uma indicação para o Oscar de melhor diretor. Em 1974, dirigiu A Conversação, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. No mesmo ano estreou O Poderoso Chefão II, que conquistou seis Oscar.Em 1979, Coppola realizou seu projeto mais ambicioso: Apocalypse Now. Com esse filme conseguiu outra Palma de Ouro em Cannes.
Na década de 80 Coppola dirigiu diversos filmes, com resultados diversos: O Fundo CoraçãoVidas Sem RumoO Selvagem da Motocicleta e Cotton Club. A terceira parte de O Poderoso Chefão estreou tardiamente, em 1990, e não repetiu os êxitos anteriores. Dois anos depois dirige um bem sucedido filme de terror: Drácula de Bram Stoker. A partir de O Homem Que Fazia Chover, em 1997, se afasta gradualmente dos grandes projetos do cinema de Hollywood e se dedica à produção de vinhos na Califórnia. Esporadicamente volta a dirigir produções experimentais independentes, como Tetro (2009) e Twixt (2011).

 Ministrante: Robledo Milani

Crítico de cinema, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (ABRACCINE) e da Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Publicitário de formação com especialização em Criação Literária, é também editor do site "papo de Cinema". Colaborou com programas de televisão e rádio, revistas, jornais e sites de internet. Já ministro os cursos "O Fantástico Cinema de Steven Spielberg"; "Marilyn Monroe - Mito Eterno" e "Tim Burton: O Poeta das Sombras" pela Cine UM.

Curso
FRANCIS FORD COPPOLA: O APOCALIPSE DO CHEFÃO
de Robledo Milani


DATAS: Dias 05 e 06 / Dezembro (sábado e domingo)

HORÁRIO: 15h às 18h

LOCAL: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO: R$ 80,00
(Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições.
Válido apenas para pagamentos por depósito bancário)
FORMAS DE PAGAMENTO: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural

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Cine UM
Produtora Cultural

Cine Dica: Cinemateca Capitólio exibe filmes protagonizados por Catherine Deneuve e Isabelle Huppert

DIVAS FRANCESAS NA CINEMATECA CAPITÓLIO
 A pedido do público, a Cinemateca Capitólio realiza uma pequena mostra com filmes protagonizados por duas das principais atrizes da França, que marcam duas gerações do cinema, Catherine Deneuve e Isabelle Huppert. A primeira parte da mostra acontece entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro e traz obras contemporâneas: Ela Vai, de Emmanuelle Bercot, Os Destinos Sentimentais, de Olivier Assayas, A Teia de Chocolate, de Claude Chabrol e Copacabana, de Marc Fitoussi. O valor do ingresso é R$ 10,00.

A exibição é uma parceria entre a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, as distribuidoras Esfera Filmes e Pandora, a Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français.

O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.

FILMES

A TEIA DE CHOCOLATE
(Merci Pour le Chocolat, 2000, 99 minutos)
Direção: Claude Chabrol

Milka Muller (Isabelle Huppert) é a diretora da empresa Chocolates Muller. Com o marido André (Jacques Dutronc), um famoso pianista, mora na Suíça e leva uma vida aparentemente pacata. Junto a eles mora também Guillaume (Rodolphe Pauly), filho de André. Jeanne Pollet (Anna Mouglalis) é uma jovem pianista que descobre que pode ter sido trocada por Guillaume na maternidade. Movida pela curiosidade, a garota decide conhecer André, desencadeando uma série de problemas para ela e para a família.

OS DESTINOS SENTIMENTAIS
(Les Destinées sentimentales, França, 2000, 180 minutos)
Direção: Olivier Assayas

Jean e Pauline se reencontram pela primeira vez em Barbazac, durante um baile: ela tem apenas vinte anos e ele é pastor, casado, pai de família e acaba de resignar-se ao fracasso de sua união com Nathalie. Em meio aos sobressaltos trágicos de um mundo em mutação, no qual abre-se a ferida incurável da Primeira Guerra Mundial, e onde desabam as certezas e as dinastias industriais, o amor de Jean e Pauline será mais forte do que tudo. * Cannes 2000: indicado para a Palma de Ouro * César 2001: indicado para Melhor Ator, Melhor Atriz, e Melhor Direção de Fotografia

COPACABANA
(2010, 2010, 100 minutos)
Direção: Marc Fitoussi

Comédia sobre uma mulher extravagante, que não liga para empregos, romances ou responsabilidades. Apaixonada por samba e bossa nova, o que ela mais quer é conhecer o Rio de Janeiro. Porém, a necessidade de mudar vem quando ela descobre que a própria filha se envergonha dela e por isso não vai convidá-la para seu casamento. Então ela vai da França para a Bélgica disposta a encarar um trabalho, cujo ambiente frio e competitivo em nada combina com o seu desprendimento. Mas ela está decidida a ir em frente, ao menos para poder dar um presente de casamento digno para a filha. Uma surpresa que só ela, com seu jeito único de ser, seria capaz de pensar.


ELA VAI
(Elle s'en va, 2013, França, 113 minutos)
Direção: Emmanuelle Bercot

Bettie (Catherine Deneuve) é uma viúva de 60 anos, que cuida de um restaurante em uma pequena cidade francesa. Amante de um rico industrial local, ela está cansada de ouvir as constantes promessas de que largará a esposa. Um dia isto finalmente acontece, mas, para surpresa de Betty, ele fica com uma mulher mais nova que está grávida. Perturbada com a novidade, ela sai de carro pela estrada e acaba vivenciando diversas situações que irão mudar radicalmente sua vida pessoal e profissional.


GRADE DE HORÁRIOS
26 de novembro a 2 de dezembro de 2015

26 de novembro (quinta)
16:00 – Copacabana
18:00 – Ela Vai
20:00 – A Teia de Chocolate

27 de novembro (sexta)
16:00 – A Teia de Chocolate
18:00 – Copacabana
20:00 – Ela Vai

28 de novembro (sábado)
16:00 – Copacabana
18:00 – Ela Vai
20:00 – A Teia de Chocolate

29 de novembro (domingo)
16:00 – Destinos Sentimentais
20:00 – Copacabana

1º de dezembro (terça)
16:00 – Ela Vai
19:00 – Os Destinos Sentimentais

2 de dezembro (quarta)
16:00 – Os Destinos Sentimentais
20:00 – A Teia de Chocolate

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: Macbeth: Ambição & Guerra



Sinopse: Macbeth (Michael Fassbender) é um general do exército escocês que trai seu rei após ouvir um presságio de três bruxas que dizem que ele será o novo monarca. Ele é altamente influenciado pela esposa Lady Macbeth (Marion Cotillard), uma figura manipuladora que sofre por não poder lhe dar filhos.


Baseado na obra de Wiliam Shakespeare, Macbeth já um conto conhecido pelos cinéfilos, pois até mesmo Orson Wells (Cidadão Kane) já havia adaptado a obra em 1948. Não é de hoje, por exemplo, que o cinema até mesmo se inspira nas obras do escritor para se criar tramas originais. Foi assim que aconteceu com a criação de alguns clássicos, como o belo exemplo visto em O Rei Leão. 
Macbeth: Ambição e Guerra, a mais nova adaptação da obra de Shakespeare é fiel a sua fonte, mas possui alguns ingredientes de sucesso atuais que faz com a pessoa identifique rapidamente. Para começar, não espere batalhas a campal por ser tratar de um filme épico, mas aguarde para inúmeros jogos políticos, cujo intuito é unicamente é obter o trono. É algo que essa geração de hoje gosta de assistir, pois basta presenciar o desempenho de series como Game Of Throne e mais recentemente Marco Pólo como exemplo.
Porém, a ação está ali, mais precisamente no início do filme, onde uma bela fotografia, auxiliada com uma cuidadosa câmera lenta, faz com que as cenas violentas se tornam belas, ao ponto do cinéfilo não se chocar, mas sim maravilhar. A fotografia por sinal é uma das mais belas do ano, onde faz com que qualquer imagem se torne um belo quadro em movimento. Portanto é um filme para ser degustado principalmente na tela grande e desfrutar dessa beleza plástica que a produção nos proporciona.
Dirigido por Justin Kurzel (do aguardado Assassin's Creed), o filme  ainda nos espanta pelo fato de ser um longa ágil, mesmo com suas quase duas horas de duração. Muito se deve a isso também pela presença de grandes interpretes, como no caso de Michael Fassbender (Shane) como Macbeth e de Marion Cotillard (Piaf) como a sua esposa. Ambos é o coração do filme e juntos em cena sempre são momentos para prestarmos atenção a cada gesto e palavras que ambos jogam na tela. 
Fassbender se sai muito bem como Macbeth, pois ator passa que o seu personagem  é uma pessoa ambiciosa, mas que não significa que não sofra da culpa, pois a todo o momento sofre com a perseguição de seus próprios fantasmas. Já Marion Cotillard soube dosar muito bem os momentos em que sua Lady Macbeth induz ao seu marido a fazer coisas que não deveria, mas assim como ele, Cotillard nos convence quando sua personagem começa a sofrer de arrependimento. Ambos buscam pelo poder, mas ao mesmo tempo por uma redenção que talvez não venha tão cedo para as suas almas.
Ambos possuem suas “vias cruz” pessoais no ato final da trama, que nos brinda novamente com belas imagens na tela. Como eu disse acima, Macbeth: Ambição & Guerra é um filme ágil que, merece ser visto na tela grande e que fortifica cada vez mais a tendência das tramas épicas explorarem os jogos políticos pelo poder, pois bem da verdade isso acaba se tornado uma obra muito mais rica e interessante de assistir.  



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