Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Cine Dica: Em Cartaz -'Um Lobo Entre os Cisnes'

Sinopse: Baseado na vida do bailarino Thiago Soares, um garoto pobre criado no subúrbio do Rio de Janeiro, que na adolescência descobre o Hip Hop, entra para o Ballet aos quinze anos e se torna uma estrela internacional. Ele foi o primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres. 

Filmes de superação é algo que há em abundância dentro da história do cinema, principalmente quando o assunto é com relação ao esporte. Em alguns casos, por exemplo, existe a interação entre o professor e o aluno e é através disso que a obra obtém coração pulsante como um todo. "Um Lobo Entre os Cisnes" (2022) fala sobre a segunda chance que se obtém através da dança, mas do qual exige disciplina e saber compreender o lado severo do superior como um todo.

Dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varvaki, trama gira em torno do bailarino Thiago Soares (Matheus Abreu), uma das grandes referências do balé dentro e fora do Brasil. Nesta cinebiografia, acompanhamos a trajetória do garoto pobre, criado no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, que, na adolescência, troca as batalhas de hip hop pelos palcos do balé clássico após ganhar uma bolsa de estudos numa escola renomada de dança da cidade. Porém, para obter a perfeição, terá um treinamento rigoroso com o o bailarino cubano Dino Carrerti (Dario Grandinetti).

Como não poderia deixar de ser, o filme mostra o lado duro do protagonista antes de obter a oportunidade, desde ao enfrentar a pobreza, como também não saber ao certo onde se encaixar neste mundo. Embora relutante, ele decide ingressar no universo do balé e onde ele começa a compreender que a arte desta dança é o mesmo que saber lutar. É então que o filme conquista a nossa atenção pelo desenvolvimento do protagonista como um todo.

Matheus Abreu se dá bem ao dar vida ao protagonista Thiago, onde ele constrói para si um personagem que não esconde a sua fúria interior, mas da qual se contêm através da arte da dança, seja através do balé, como também do hip hop. Com um físico quase idêntico do verdadeiro Thiago, Abreu se entrega ao personagem do começo ao final do longa e cumprindo o dever de casa até mesmo com certa elegância. Porém, é através de sua interação com o ator argentino Dario Grandinetti que o filme obtém um novo verniz.

Tendo chamado a minha atenção pelo filme "Vermelho Sol" (2018), Dario Grandinetti ganha o protagonismo dentro da história toda vez que surge em cena, ao fazer do professor Dino alguém obsessivo pela perfeição. Porém, ele não esconde as suas cicatrizes físicas e emocionais através de suas escolhas através do tempo, mas enxergando no jovem protagonista uma forma de manter ainda vivo o seu legado. Entre atritos e aprendizado, a dupla central sempre dá novo sangue ao longa quando se interagem em cena e fazendo com que o filme obtenha a nossa atenção até o seu final.

Porém, até lá, eu achei irregular do segundo ao terceiro ato final da trama, principalmente pelo fato da edição sempre nos dá a entender que uma determinada passagem da história aparenta ser o final do longa, quando na verdade ela continua e fazendo disso soar meio estranho. Ao menos, no decorrer disso, as cenas em que o protagonista dança, e das quais são muito bem filmadas, fazem com que a gente nos desprenda dessa observação. Ao final, o filme é sobre superação, sobre o desejo de deixar algo para a história e ser lembrado como alguém que faz a diferença na vida.

"Um Lobo Entre os Cisnes" é a história real sobre superação através da dança e cuja essa arte pode sim fazer a diferença na vida das pessoas. 



  Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário: