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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Cine Especial: Revisitando Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Sinopse: Um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, se apaixona por Annie Hall, uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em pouco tempo eles decidem morar juntos, mas as crises conjugais começam a aparecer e afetar os sentimentos de ambos. 

Os filmes de Woody Allen são sobre sua pessoa, sobre suas neuroses e suas críticas acidas com relação a realidade em sua volta. É fácil, portanto, acusá-lo de ser repetitivo, já que a maioria dos seus personagens são uma representação sobre si e sobre determinada fase de sua vida particular. Portanto, "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977) é apontado por muitos como um dos melhores filmes de sua carreira unicamente por saber ser um ótimo ponto de partida para aqueles que forem conhecer a sua filmografia.

Para começar, o realizador já de início quebra a quarta parede e onde o mesmo nos convida para conhecer a sua vida desde a sua infância e já fazendo a gente constatar que ele tem sérios problemas. A beleza do filme está no fato de, tanto ele como os demais personagens, interagirem com o passado e o presente, como se as regras narrativas ficassem de lado e se sentirem livres em caminharem neste mundo. Esse mundo, aliás, podemos interpretá-lo como a mente de Woody Allen por dentro e do qual ele tenta ditar as regras, mas o próprio não consegue controlá-las e fazendo com que a edição de cenas da obra se torne ainda mais fantástica.

É perto do final dos anos 70, época em que ocorria uma transição que o cinema norte americano estava passando. Iniciando a década com a "Nova Hollywood", do qual é apontado até hoje como a melhor fase do cinema norte americano, a mesma passou naquele período por uma espécie de metamorfose devido ao sucesso "Tubarão" (1975) e posteriormente "StarWars" (1977). Em meio a essas mudanças, Allen estava ali como não quer nada, mas já chamando atenção da crítica através de filmes como "Um Assaltante Bem Atrapalhão" (1969) e "O Dorminhoco" (1973). Ironicamente, o realizador acabaria levando os seus Oscars de melhor filme e direção no ano em que "" mudaria o mercado cinematográfico para sempre, mas pelo visto os votantes da academia se encantaram pelas suas neuroses do que por uma história que se passava em uma galáxia distante.

O filme também marcaria a primeira grande parceria entre o cineasta e a atriz Diane Keaton, que vinha do sucesso "O Poderoso Chefão" (1972), mas obtendo chance maior através desse filme. Vale destacar que nunca Diane Keaton esteve tão à vontade em um personagem que se casou com perfeição com a sua pessoa, pois keaton não era um símbolo da beleza ou da maneira de se vestir, mas sendo ela mesma em seus respectivos papéis. A cena em que ela surge com o seu chapéu e gravata simboliza uma pessoa descontraída, mas não escondendo os mesmos questionamentos de sua cara metade da época.

Ambos em cena possuem uma ótima química em abundância, ao ponto que alguns momentos parecem que nada é improvisado e dando a entender que eles simplesmente estavam atuando como eles mesmos e seguindo apenas a premissa do roteiro. Pode-se dizer que o filme quebra a regra básica de uma comédia romântica como um todo, já que não há exatamente um final feliz para o casório, mas sim um exemplo que devemos obter relacionamentos para continuarmos vivos e seguirmos em frente, pois cada um é um aprendizado a ser guardado para si e com carinho. Ou seja, é um filme a frente do seu tempo e talvez até mesmo a frente da filmografia do realizador, pois se assistirmos aos demais filmes antes deste nos dá a sensação de que é um filme que fala sobre a sua carreira, de como foi a sua pessoa e da qual a mesma não conseguiu encobrir as suas principais falhas genuinamente humanas.

"Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" não é somente um dos melhores filmes da carreira de Woody Allen, como também um cartão de visita para conhecer suas grandes neuroses e suas relações não resolvidas. 

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Cine Dica: Curso Sobre Clint Eastwood

 Ícone do cinema clássico norte-americano


O ator e cineasta americano Clint Eastwood é normalmente vítima de uma sensibilidade atual que varre para debaixo do tapete as ambiguidades e complexidades do ser humano e de uma obra de arte. Daí ele e seus filmes serem considerados racistas, belicistas ou reacionários, o que um olhar atento negará. Está na ambiguidade, aliás, sua maior força.

Eastwood se apoia na complexidade do ser humano e nas contradições de suas ações porque sabe que a melhor arte é ambígua, dificilmente redutível a uma única classificação. Como ele questiona o politicamente correto, principalmente por ser de uma outra geração, mas também por encontrar na prática alguns exageros e uma certa hipocrisia, a incompreensão aumenta.


Objetivos

O curso Clint Eastwood: Entre Meninos e Lobos, de Sérgio Alpendre, não vai se limitar a falar sobre a vida de Clint Eastwood, seu posicionamento político e suas declarações. O interesse do estudo estará direcionado à reflexão sobre sua condição de realizador clássico do cinema norte-americano e ao pensar sobre seus filmes e no que eles nos dizem e informam sobre sua personalidade. É neles que estão todos os elementos necessários para estudar seu cinema, marcado pela crença no indivíduo e por um humanismo que parece não mais existir.


* MATERIAL *

Certificado de participação

* APROVEITE O LOTE COM VALOR PROMOCIONAL *


Ministrante: SÉRGIO ALPENDRE

Crítico e professor de cinema, jornalista, pesquisador, curador e consultor para textos. Escreve na Folha de S. Paulo, no site Leitura Fílmica e no blog pessoal “sergioalpendre.com”, entre outros veículos. É doutor em Comunicação pela UAM - SP, mestre em Cinema pela ECA-USP. Atualmente faz pós-doutorado em Comunicação na PUC-RS. Ministrou o curso Panorama do Cinema Japonês pela Cine UM.


Curso

CLINT EASTWOOD: ENTRE MENINOS E LOBOS

de Sérgio Alpendre


* Datas

28 e 29 de Outubro

(sábado e domingo)

* Horário

14h30 às 17h30

* Local

Cinemateca Capitólio

(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)


INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2023/09/clint-eastwood.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural

Apoio

Cinemateca Capitólio


quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (28/09/23)

 RESISTÊNCIA

Sinopse: Resistência é um filme de drama e ficção científica que se passa em um futuro distante, em meio a um planeta tomado por uma intensa guerra entre seres humanos e inteligência artificial. O ex-agente Joshua (John David Washington) é recrutado para localizar e matar o Criador - um misterioso arquiteto responsável por desenvolver uma arma capaz de acabar com o confronto e com toda a humanidade. Joshua e sua equipe partem, então, para um território sombrio ocupado pela IA, mas acabam fazendo uma descoberta chocante: a arma que devem destruir é, na verdade, uma inteligência artificial em forma de criança.



A FILHA DO REI DO PÂNTANO

Sinopse: Helena (Daisy Ridley) leva uma vida aparentemente comum ao lado de seu marido e filha, mas esconde um segredo sombrio: seu pai é conhecido como "Rei do Pântano", e é o homem que manteve ela e sua mãe em cativeiro em um pântano por 12 anos, e que acaba de escapar da prisão. Depois de uma vida inteira tentando fugir de seu passado, Helena é forçada a enfrentar seus demônios para proteger sua filha.~



JOGOS MORTAIS X

Sinopse: Nesta sequência, esperando por uma cura milagrosa, o adoecido John Kramer (Tobin Bell) viaja para o México para um procedimento médico arriscado e experimental. Mas ao chegar a seu destino, se depara com um ambiente macabro, e descobre que toda a operação é uma farsa para enganar pessoas já vulneráveis. Agora armado com um novo propósito, o infame serial killer usará armadilhas insanas e engenhosas para virar o jogo contra os vigaristas, relembrando o motivo de ser conhecido como o terrível vilão Jigsaw.



RUIM PRA CACHORRO

Sinopse: Acompanha a história de Reggie (Will Ferrell), um inocente e adorável cachorro abandonado nas ruas por Doug (Will Forte), seu antigo dono. Em sua nova e triste vida, os caminhos do animal e de uma gangue de vira-latas liderada por um Boston Terrier acabam se cruzando, e o grupo começa uma improvável amizade. Na verdade, ainda vão mais além: os cães se unem para levar Reggie de volta pra casa para fazer Doug pagar pelo que fez. Com Sofía Vergara, Jamie Foxx, Isla Fisher e Josh Gad.


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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO DE 2023

A CASA DOS PRAZERES

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

A cinesemana de 28 de setembro a 4 de outubro de 2023 tem estreia brasileira e francesa! PÉROLA, dirigido por Murilo Benício e protagonizado por Drica Moraes chega às nossas salas com a história de uma mãe devotada aos filhos, controladora e que só queria o melhor para sua família. O longa é inspirado em uma peça homônima dos anos 1990, protagonizada por Vera Holtz. De Anissa Bonnefont, A CASA DOS PRAZERES é inspirado na experiência pessoal da escritora francesa Emma Becker, que trabalhou em dois bordéis da Alemanha.

Para os amantes do cinema gaúcho, segue a programação da Primavera Gaúcha, com títulos variados que representam o audiovisual do Rio Grande do Sul. E seguem em cartaz os sucessos de público: o brasileiro RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho e OLDBOY, de Park Chan-wook.

Confira nossa programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h15 – PÉROLA - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 90min, 2023). Direção de Murilo Benício, com Drica Moraes, Leonardo Fernandes, Rodolfo Vaz. H2O Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: A notícia da morte da mãe pega Mauro de surpresa e serve de motivo para que ele acione as lembranças desta mulher bem-humorada e generosa. Pérola era uma mãe devotada aos filhos, controladora e que só queria o melhor para sua família – como, por exemplo, uma casa grande com piscina. O filme é uma adaptação para o cinema da peça de mesmo nome escrita por Mauro Rasi e que foi um grande sucesso dos palcos brasileiros nos anos 1990, então protagonizada por Vera Holtz.


16h – ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 100min). Documentário de Roberto de Oliveira. O2 Play, 12 anos.

Sinopse: Lançado em 1974, "Elis & Tom" é um dos discos mais importantes da história da música brasileira. As gravações deste encontro entre Elis Regina e Tom Jobim ficaram guardadas por mais de quatro décadas e ganham às telas dos cinemas depois de um cuidadoso processo de restauração e remasterização. Além de clássicos como “Águas de Março”, Chovendo na Roseira” e “Modinha”, o público vai conhecer os bastidores no estúdio, incluindo algumas tensões e um pouco do processo criativo destes monstros sagrados da nossa música. A produção é também um reencontro emocionante do diretor com amigos e com os artistas envolvidos no projeto.


18h – ESTRANHA FORMA DE VIDA Assista o trailer aqui.

(Strange Way Of Life - Espanha/França, 2023, 83min). Direção de Pedro Almodóvar, com Ethan Hawke, Pedro Pascal, Manu Rios. O2Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Depois de 25 anos, o rancheiro Silva resolve visitar seu velho amigo Jake, que é o xerife de Bitter Creek. Eles passam uma tarde de intimidades, reconciliação e lembranças - mas, no dia seguinte, as conexões com um crime do passado sugerem que há muito mais no encontro entre eles. Na versão para os cinemas, o média-metragem de 30min será exibido junto com uma entrevista exclusiva de Pedro Almodóvar.


19h30 – PÉROLA - ESTREIA

(Brasil, 90min, 2023). Direção de Murilo Benício, com Drica Moraes, Leonardo Fernandes, Rodolfo Vaz. H2O Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: A notícia da morte da mãe pega Mauro de surpresa e serve de motivo para que ele acione as lembranças desta mulher bem-humorada e generosa. Pérola era uma mãe devotada aos filhos, controladora e que só queria o melhor para sua família – como, por exemplo, uma casa grande com piscina. O filme é uma adaptação para o cinema da peça de mesmo nome escrita por Mauro Rasi e que foi um grande sucesso dos palcos brasileiros nos anos 1990, então protagonizada por Vera Holtz.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h – OLDBOY Assista o trailer clicando aqui.

(Coréia do Sul, 2023, 120min). Direção de Park Chan-wook, com Choi Min-sik, Yoo Ji-tae, Kang Hye-jeong. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Oh Dae-su passou 15 anos em um cativeiro, tendo somente uma televisão como entretenimento. Quando finalmente é liberto, ele tem cinco dias para identificar seu raptor e realizar sua vingança. Lançado há 20 anos, o filme foi um grande sucesso de público, ganhou muitos prêmios internacionais e abriu caminho para que outros títulos do cinema coreano ganhassem popularidade e estreassem pelo mundo afora. OLDBOY volta a cartaz em cópia restaurada e remasterizada a partir do negativo original em 35mm, sob supervisão do próprio diretor Park Chan-wook.


17h15 – RETRATOS FANTASMAS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 91min). Documentário de Kleber Mendonça Filho. Vitrine Filmes, 12 anos.

Sinopse:  O quinto filme do diretor é uma visão pessoal sobre memória e cotidiano. A partir de materiais de arquivo, próprios e pertencentes a instituições, ele costura lembranças sobre o apartamento onde cresceu e sobre os antigos cinemas de rua de Recife, o que acaba revelando algumas verdades sobre a vida em sociedade. O documentário estreou no Festival de Cannes, em maio, e foi o filme de abertura do Festival de Cinema de Gramado 2023.


MOSTRA PRIMAVERA GAÚCHA


QUINTA, DIA 28 ÀS 19h 

WALACHAI

(Brasil, 2009, 85min). Direção de Rejane Zilles. Livre. Drama. 


SEXTA, DIA 29 ÀS 19h 

A ÚLTIMA ESTRADA DA PRAIA

(Brasil, 2010, 93min). Direção de Fabiano de Souza, com Rafael Sieg, Miriã Possani, Marcos Contreras, Marcelo Adams. 14 anos. Drama. 


SÁBADO, DIA 30 ÀS 19h 

CONTOS GAUCHESCOS

(Brasil, 2011, 101min). Direção de Henrique de Freitas Lima, Pedro Zimmermann. 14 anos. Drama. 


DOMINGO, DIA 1 ÀS 19h 

AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO

(Brasil, 2014, 72min). Direção de Frederico Pinto e José Maia, com Milton Gonçalves, Lázaro Ramos, Zezé Barbosa. Livre. Drama. 


TERÇA, DIA 3 ÀS 19h 

PONTO ZERO

(Brasil, 2015, 88min). Direção de José Pedro Goulart, com Sandro Aliprandini, Patrícia Selonk, Eucir de Souza, Larissa Tavares. 14 anos. Drama. 


QUARTA, DIA 4 ÀS 19h 

RIFLE

(Brasil, 2016, 88min). Direção de Davi Pretto, com Dione Avila de Oliveira, Andressa Nogueira Goularte, Elizabete Farinha Nogueira, Evaristo Pimentel Goulart. 12 anos. Drama.


SALA NORBERTO LUBISCO


14h30 – A CASA DOS PRAZERES - ESTREIA Assista o trailer aqui. 

(La Maison - França, 2023, 89min). Direção de Anissa Bonnefont, com Ana Girardot, Rossy de Palma. Imovision, 18 anos. Drama.

Sinopse: Aos 27 anos, a escritora Emma decide dedicar um livro ao universo da prostituição. Para entender melhor a vida destas “mulheres que ninguém se atreve a olhar nos olhos”, ela começa a trabalhar em um bordel chamado La Maison. Além de elementos para uma crônica realista, a experiência de Emma traz reflexões sobre a condição feminina, sororidade e machismo. O filme é baseado na experiência pessoal da escritora francesa Emma Becker, que trabalhou em dois bordéis da Alemanha durante quase dois anos.


16h15 – NOSSO SONHO Assista o trailer aqui.

(Itália/República Tcheca, 2022, 140min). Direção de Petr Vaclav, com Vojtech Dyk, Barbara Ronchi, Elena Radonicich. Distribuidora Bonfilm, 14 anos. Drama biográfico.

Sinopse: O compositor Josef Myslivecek (1737-1781) era tcheco, mas construiu sua carreira na Itália. Em uma época em que a ópera era um gênero popular, o compositor mantinha um caso com uma mulher da corte e, assim, circulava entre os teatros e os principais nomes do gênero - o jovem Mozart era um de seus admiradores. O músico compôs 26 óperas e ficou praticamente esquecido devido às mudanças históricas e estéticas trazidas pelo século XIX. O protagonista é vivido pelo cantor e ator tcheco Vojtech Dyk, que divide a cena com outros artistas músicos. O filme foi indicado pela República Tcheca ao Oscar de filme internacional.


18h30 – A CASA DOS PRAZERES - ESTREIA

(La Maison - França, 2023, 89min). Direção de Anissa Bonnefont, com Ana Girardot, Rossy de Palma. Imovision, 18 anos. Drama.

Sinopse: Aos 27 anos, a escritora Emma decide dedicar um livro ao universo da prostituição. Para entender melhor a vida destas “mulheres que ninguém se atreve a olhar nos olhos”, ela começa a trabalhar em um bordel chamado La Maison. Além de elementos para uma crônica realista, a experiência de Emma traz reflexões sobre a condição feminina, sororidade e machismo. O filme é baseado na experiência pessoal da escritora francesa Emma Becker, que trabalhou em dois bordéis da Alemanha durante quase dois anos.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Cine Dicas: Próximas Sessões do Clube de Cinema - 'Os Pássaros' / 'Nosso Sonho'

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

Os Pássaros

SESSÃO DE SÁBADO CLUBE DE CINEMA

Local: Cinemateca Capitólio

Data: 30/09/2023, sábado, às 10:15 da manhã


"Os Pássaros" (The Birds)

EUA, 1963, 118 min, 14 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Tippi Hedren, Rod Taylor, Jessica Tandy, Suzanne Pleshette

Sinopse: Melanie Daniels, uma bela e rica socialite, conhece o advogado Mitch Brenner em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro, ela decide procurá-lo na cidade de Bodega Bay, Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Melanie não sabe que vivenciará algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.


Sobre o Clássico: "Os Pássaros" é um dos filmes mais surpreendentes do mestre do suspense, Alfred Hitchcock, o mais violento e o que melhor se encaixa na categoria “terror” dentro de sua filmografia. Engraçado que o filme é baseado em um caso real de pássaros que atacaram pessoas em uma pequena cidade, mas que mesmo assim todos riram da ideia. Somente em 1975 um novo ataque havia acontecido e fazendo as pessoas se darem conta que a visão desses eventos elaborados por Hitchcock não era assim tão absurda.

Voltando ao filme. Melanie Daniels, interpretada pela modelo e estreante atriz Tippi Hedren, é uma socialite, filha do dono de um importante jornal de São Francisco, que é abordada em uma loja de aves pelo advogado Mitch Brenner, interpretado pelo ator Rod Taylor do clássico "A Máquina do Tempo" (1960), que resolve fazer uma brincadeira  com ela, já que o mesmo tinha conhecimento sobre ela através do tribunal, confundindo-a com uma atendente da loja, interessado em comprar um casal de periquitos para o aniversário de sua irmã. Entrando no jogo e querendo se passar pela tal atendente, Melanie cai na pegadinha e acaba nascendo um certo desejo entre os dois, quando a personalidade forte da garota e o jeito politicamente correto ao extremo de Mitch se encontram.

Confira a minha análise completa já publicada no meu blog de cinema clicando aqui.


SESSÃO DE DOMINGO CLUBE DE CINEMA 

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 01/10/2023, domingo, às 10:15 da manhã


"Nosso Sonho"

Brasil, 2023, 120 min, 12 anos

Direção: Eduardo Albergaria

Elenco: Lucas Penteado, Juan Paiva, Clara Moneke, Tatiana Tibúrcio, Lellê, Nando Cunha, Antônio Pitanga, Isabela Garcia 

Sinopse: A dupla Claudinho e Buchecha foi um fenômeno da cultura brasileira nos anos 1990, alcançando fama e sucesso com o estilo musical funk melody. Eles eram amigos de infância em uma comunidade de Niterói, no Rio de Janeiro, e conquistaram o Brasil com ritmo e melodias envolventes. A cinebiografia é narrada do ponto de vista de Buchecha e faz uma homenagem a Claudinho, que morreu em 2002 em um acidente de carro.



Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 28 DE SETEMBRO A 04 DE OUTUBRO

 ESTREIAS:

MARINHEIRO DAS MONTANHAS

Brasil/ Documentário/ 2021/ 95min.

Direção: Karim Ainouz

Sinopse: ‘Marinheiro das Montanhas’ é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim Aïnouz à Argélia, país em que seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argélia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia. 


NARDJES

Brasil-Argélia-França-Alemanha/ Documentário/80min.

Direção: Karim Ainouz

Sinopse: Argélia, fevereiro de 2019.  Uma onda de protestos populares de cunho pacífico toma as ruas de Argel contra a apresentação da 5ª candidatura do então presidente Bouteflika. Nardjes, uma jovem militante argelina, encontra no movimento um espaço para reivindicar um futuro melhor para a sua geração. Filmado em 8 de março de 2019, NARDJES A. retrata um dia na vida da ativista enquanto ela se junta aos milhares de manifestantes nas ruas de Argel que seguem em luta para derrubar o regime que os silenciou por décadas. Seguimos seus passos em meio a um momento histórico para seu país.  



EM CARTAZ: 


ELIS E TOM - SÓ TINHA QUE SER COM VOCÊ

Brasil/Documentário/ 2023/101min.

Direção: Roberto de Oliveira

Sinopse: "Elis & Tom" é o nome do álbum considerado um dos mais importantes na história da música brasileira. A gravação aconteceu em Los Angeles, no início de 1974, e as imagens foram registradas em película pela equipe de cineastas liderada pelo diretor Roberto de Oliveira, idealizador do encontro. Os rolos originais das filmagens ficaram guardados por 45 anos até serem restaurados e remasterizados em 2018. São essas imagens raras e inéditas que conduzem o documentário musical.

Elis e Tom, Só Tinha de Ser Com Você mostra os bastidores e todos os dramas e tensões que cercaram as gravações do álbum a ponto de o projeto quase ser interrompido. No fim, no entanto, a força da música se sobrepõe e conduz Elis Regina, Tom Jobim e um grupo de jovens músicos talentosos a uma obra-prima. 

No documentário, o espectador é levado numa viagem no tempo, participando de momentos de conflito e também de pura alegria, revelando momentos íntimos do processo criativo e das personalidades extraordinárias desses artistas. A produção é também um emocionante reencontro do diretor com os artistas e o material filmado há quase cinco décadas.

Elenco: André Midani, Roberto Menescal, Roberto de Oliveira, Nelson Motta, Wayne Shorter, Ron Carter, Jon Pareles, João Marcelo Bôscoli, Cesar Camargo Mariano, Beth Jobim, Humberto Gatica, Hélio Delmiro, Paulo Braga.


HORÁRIOS DE 28 DE SETEMBRO A 04 DE OUTUBRO (não há sessões nas segundas-feiras):


15h: NARDJES

17h: MARINHEIRO DAS MONTANHAS

19h: ELIS E TOM – SÓ TINHA QUE SER COM VOCÊ


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES!

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Som da Liberdade'

Sinopse: Um ex-agente federal embarca em uma perigosa missão para salvar uma menina dos cruéis traficantes de crianças. Com o tempo se esgotando, ele viaja pelas profundezas da selva colombiana, colocando sua vida em risco para libertá-la.

O trabalho de um crítico de cinema cabe em analisar os pontos positivos e negativos de um longa-metragem e não sobre outras questões, que vai desde a fofocas dos bastidores ou teorias de conspiração para a realização de um determinado projeto. Se não fugir deste caso o mesmo não será muito diferente quando falamos de determinados atores ou atrizes conhecidos entre os cinéfilos, mas cujas as suas vidas pessoais atribuladas fez com que a sociedade em geral não conseguisse separar o ser humano do artista e piorando ainda mais em tempos atuais em que as redes sociais são usadas para o cancelamento da vida das pessoas através de fake news. Portanto, irei falar sobre "Som da Liberdade" (2023) não tocando em nenhuma das polêmicas que o filme se envolveu, mas sim com relação as suas reais qualidades e defeitos que eu percebi ao longo da projeção.

Dirigido por Alejandro Monteverde, o filme é um drama e ação baseado na história real de Tim Ballard, ex-agente do governo americano responsável por uma missão de resgate de centenas de crianças vítimas do tráfico sexual na Colômbia. Na trama, depois de resgatar um garotinho, Ballard (interpretado por Jim Caviezel) descobre que a irmã do menino também está sendo mantida como refém. Ele decide, então, dar início a uma perigosa - porém nobre - missão para salvá-la. Disposto a dar tudo de si, Tim se demite de seu antigo emprego no Governo e viaja para as profundezas da selva colombiana em busca da quadrilha.

Alejandro Monteverde nos passa uma direção sóbria, cuja edição não é frenética e nos apresentando cenas, por vezes, longas, mas fazendo com que tenhamos uma noção de peso sobre a situação que estamos testemunhando. É notório, por exemplo, que o ato inicial procura nos passar uma sensação de transição entre a ficção e o realismo, principalmente em cenas vindas de câmeras de segurança onde vemos crianças reais sendo sequestradas. Em meio a isso, surge o personagem de Jim Caviezel disposto a fazer a diferença neste caso, mesmo quando a causa parece um tanto que perdida em diversos momentos.

Conhecido mundialmente pela sua atuação em "A Paixão de Cristo" (2004) é bom rever Caviezel novamente atuando, pois eu conheço desde o "Conde de Monte Cristo" (2001) e merecia uma chance maior no mundo cinematográfico. Porém, atuação dele aqui é um tanto que contida, como se estivesse preso ao que o personagem real era e não podendo fazer nada além do que está no script. Porém, ele segura as pontas em cena o quanto pode, mesmo com as limitações impostas contra ele.

Um outro fator que me incomodou foi a questão que, novamente, a visão estereotipada com relação aos países latinos é colocada novamente em pauta, sendo uma fórmula velha que o cinema norte americano ainda persiste, mas que em tempos politicamente corretos isso soa mais do que inverossímil. O mesmo vale para sua fotografia alaranjada, como se desse a entender que por aqui os países latinos são sempre quentes e não batendo com relação ao nosso olhar ao que a gente convive. De praxe, sobrou até mesmo para os guerrilheiros e cujas figuras são incansavelmente exploradas no cinema de ação norte americano.

Porém, é preciso destacar que o filme aponta o dedo contra o próprio governo dos EUA que fez com que se tornasse fácil a entrada de crianças raptadas para serem exploradas sexualmente em território norte americano. Ao mesmo tempo, o lado burocrático visto na tela não surpreende, já que não nos admira que o próprio país todo poderoso dificulta o combate contra esse mal e fazendo com que a cada ano aumentasse ainda mais esse problema causador de tanta dor e sofrimento. Portanto, ao menos o filme venha fazer certo barulho positivo neste ponto, porque é algo que é preciso ser combatido mesmo com um alto custo a ser pago.

O ato final talvez se entregue as fórmulas corriqueiras de Hollywood, desde ao fato de fazer do protagonista um herói quase intocável, como também aqueles típicos finais cujo créditos explicam a situação real dos envolvidos atualmente. Ou seja, o filme não é nada revolucionário, não mudando a roda como um todo, mas ao menos a sua mensagem é corajosa para se dizer o mínimo. "Som da Liberdade" é bom nas suas intenções com relação ao combate contra a exploração de crianças, mas cuja polêmicas que afloraram durante a sua exibição poluíram perante o que deveria ter sido realmente debatido.  


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 28 de setembro a 04 de outubro de 2023


PAULA GAITÁN DEBATE LUZ NOS TRÓPICOS

A diretora Paula Gaitán vem a Porto Alegre participar de uma sessão especial de Luz nos Trópicos no sábado, 30/09, às 16h. A exibição comentada da obra monumental realizada em 2020 contará a presença da artista Raquel Kubeo, e a mediação de Vitor Queiroz, professor adjunto do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações:  http://www.capitolio.org.br/eventos/6655/luz-nos-tropicos-debate/


RETRATOS FANTASMAS EM EXIBIÇÃO

Retratos Fantasmas, o mais novo filme de Kleber Mendonça Filho, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio na quinta-feira, 28 de setembro. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6658/retratos-fantasmas/


OBRAS DA FILMICCA EM CARTAZ

Lobo e Cão, longa da portuguesa Claudia Varejão, e Terra de Deus, do islandês Hlynur Pálmason, dois filmes lançados pela distribuidora FILMICCA, entram em cartaz na Cinemateca Capitólio no dia 28 de setembro. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6651/terra-de-deus/


GRADE DE HORÁRIOS

28 de setembro a 04 de outubro de 2023


28 de setembro (quinta-feira)

15h – Lobo e Cão

17h – Terra de Deus

19h30 – Retratos Fantasmas


29 de setembro (sexta-feira)

15h – Lobo e Cão

17h – Terra de Deus

19h30 – Retratos Fantasmas


30 de setembro (sábado)

16h – Luz nos Trópicos + debate


01 de outubro (domingo)

15h – O Acidente

17h – Terra de Deus

19h30 – Retratos Fantasmas


03 de outubro (terça-feira)

15h – Luz nos Trópicos

19h30 – Retratos Fantasmas


04 de outubro (quarta-feira)

15h – O Acidente

17h – Lobo e Cão

19h – Eles se Atreveram

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você'

Sinopse: Em fevereiro de 1974, Elis Regina e Tom Jobim se encontram na cidade de Los Angeles para gravar o álbum "Elis & Tom". Conheça os bastidores da gravação do disco que mudaria suas vidas e se tornaria uma obra emblemática da música brasileira. 

Se você houve uma música sertaneja atual é o mesmo que ouvir todas. Estou tocando o dedo na ferida pois realmente são poucos talentos da música brasileira atual que fale algo a respeito que vai além do que esses sertanejos tocam, sendo que na maioria deles somente lançam músicas que falam só sobre paixão, traição e motel. Se você acha que eu estou exagerando pare um momento e compare uma música com a outra e que terá o mesmo resultado.

A nossa cultura brasileira é vasta e não pode se limitar a isso, sendo que a nossa própria história pode ser contada e ouvida através da música, mas para isso é preciso de grandes gênios na realização das letras. Tom Jobim e Elis Regina foram duas entidades da nossa música, sendo que o primeiro praticamente inaugurou o movimento da Bossa Nova enquanto ela revitalizou a forma como as cantoras se apresentavam, porém, enfrentando oposição daqueles que a perseguição até o final dos seus dias. "Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você" (2023) fala sobre o encontro desses grandes talentos e dos quais geraram uma música inesquecível.

Dirigido por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay, o documentário e conta com imagens da gravação do antológico álbum que juntou a cantora Elis Regina com Antônio Carlos Jobim (popularmente conhecido como Tom Jobim). Gravado pelo produtor Roberto de Oliveira durante os registros, em Los Angeles, nos Estados Unidos, do álbum lançado em 1974, o filme apresenta uma série de materiais de bastidores inéditos, que permaneceram guardados desde então, e que mostram todos os altos e baixos por trás da produção do álbum - que por muito pouco não foi interrompida.

A premissa desse documentário me lembrou a minissérie documental "The Beatles: Get Back" (2021) que narrava o processo de gravação do 12º e último álbum da banda, "Let It Be", anteriormente conhecido como "Get Back" e que se tornou um dos últimos grandes sucessos dos Beatles. Curiosamente, a minissérie possuía imagem em 4K que nos passava a sensação de que todas aquelas cenas tivessem sido filmadas agora e surpreendo com a sua qualidade de som e imagem. "Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você" apresenta um resultado de imagens ainda mais surpreendente, sendo que algumas foram rodadas na época em oito milímetros, mas nos passando a sensação que Tom e Elis tivessem gravado até a pouco tempo.

O filme começa com um resumo da carreira de cada um deles, sendo que o documentário nos passa informações até mesmo surpreendentes, principalmente para aqueles que achavam que os cantores somente faziam sucesso dentro Brasil. Tom Jobim, por exemplo, teve a honra de tocar a música "Garota de Ipanema" enquanto ao seu lado estava o ilustre Frank Sinatra soltando a voz mundialmente conhecida. O movimento Bossa Nova foi algo que foi muito além das nossas fronteiras e Jobim estava lá nos representando com toda a sua glória.

Já Elis Regina fez várias turnês ao redor do globo, ao ponto de ser conhecida como na Alemanha e França, mas sofrendo certo desgaste com as perseguições que sofria nos tempos da Ditadura. O ano era 1974, Elis precisava de algo novo para revitalizá-la e conter os seus demônios interiores enquanto Jobim buscava algo para relembrar os bons tempos do Bossa Nova. Ambos se encontram em um estúdio de Los Angeles para lançarem um disco juntos e cujo a música "Águas de Março" daria nome ao álbum.

É interessante observar nas imagens certa segurança vinda de Jobim, mesmo quando batia de frente com um gênio tão forte que era de Elis Regina. Se percebe, por exemplo, que ambos queriam algo de diferente durante as gravações, ao ponto de Elis trazer o seu próprio pianista quando na verdade o próprio Jobim tocaria. Isso seria o suficiente para gerar enormes atritos e nascendo até mesmo tensões, sendo que a própria Elis surge mordendo as unhas em algumas ocasiões.

O documentário também é rico ao dar espaço aos que testemunharam aquele grande evento, desde a empresários, compositores e cantores que fizeram parceria ou que ficou somente no sonho de realizar um determinado trabalho com a dupla. Eram duas mentes que pensavam diferente, mas nem por isso impediu para que se unissem e dessem uma revitalizada naquilo que eles acreditavam e que poderiam ainda oferecer para aqueles que apreciavam uma boa música. No geral, a união deles serviu para reprimir o lado negativo que ambos sentiam naqueles tempos, principalmente no caso de Elis Regina.

Dona de uma voz inesquecível e de uma forte personalidade, Elis enfrentou de tudo um pouco na vida, desde a perseguição política, machismo e intolerância das quais ela via de perto. São elementos que a enfraqueceram, mas não o suficiente para impedir dela deixar a sua marca e se tornar imortal em nossa história da música. Embora o documentário seja sobre os dois, nos dá entender que Jobim estava mais do que estabilizado naqueles tempos, mas coube entrar em cena para ajudar a sua colega do ramo em obter um novo brilho em sua reta final de carreira e qual marcou gerações por uma vida inteira.

"Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você" é uma carta de amor para todos que apreciam a verdadeira arte da música brasileira. 

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