Sinopse: Um debate filosófico se estabelece entre um sujeito espiritualizado e um professor suicida.
Não é de hoje que determinados filmes apresentem tramas em que elas se passem em um único cenário e gerando assim até mesmo uma sensação claustrofóbica de quem assiste. O clássico "12 Homens e uma Sentença" (1957), por exemplo, colocava os seus doze personagens principais em uma única sala e fazendo que os seus ânimos aflorassem na medida em que o tempo avançava. "The Sunset Limited" (2011) nos apresenta uma situação ainda mais estreita, ao nos colocar frente a frente com somente dois protagonistas em um único cenário e discutindo sobre descrença e fé ao mesmo tempo.
Dirigido pelo veterano Tommy Lee Jones, o filme é protagonizado pelo mesmo, do qual tenta o suicídio ao se jogar nos trilhos do trem. Porém, ele é salvo pelo funcionário do local, interpretado pelo ator Samuel L. Jackson. Após o ocorrido, o funcionário tenta dialogar com o suicida e os motivos que o levaram a querer fazer isso.
Tommy Lee Jones provou ter mão segura na direção, pois basta assistirmos o seu "Três Enterros" (2005) com um ótimo exemplo. Aqui o caso ainda é mais complexo, onde vemos o mesmo dirigindo a si próprio e contracenando com outro grande interprete que é Samuel L. Jackson. O suposto suicídio, por exemplo, jamais é visto, mas sim somente sabemos sobre o ocorrido através do diálogo de ambos.
Neste último caso, o dialogo se torna a peça fundamental para que o filme continue funcionando, pois é através dele que construímos mentalmente sobre quem são e o que foram na vida esses dois personagens que acabaram se conhecendo de uma forma peculiar. Se formos simplificar, o filme seria uma versão resumida do clássico "A Felicidade Não Se Compra" (1946), mas de uma forma mais mórbida, realística e sem anjos para salvar o dia. O que se tem aqui é o embate entre a fé e descrença, sendo uma briga que perdura a séculos e não encontrando um ponto final nisso.
Enquanto Samuel busca uma solução através do que aprendeu com a sua crença, o personagem de Jones, por sua vez, sempre anseia pela saída da porta, mas sempre ocorrendo uma desculpa para ele continuar com o diálogo na mesa. Diferente do que se imagina, Samuel L. Jackson não é uma espécie de salvador da pátria, já que o mesmo possui as suas falhas que acumulou ao longo da vida, mas acreditando que conseguiu obter, ao menos, um equilíbrio através da palavra da bíblia. Já o personagem de Jones é o típico personagem que acumulou cultura em abundância, mas cuja a própria não foi suficiente para escapar de uma realidade em ele acha que não há mais sentido algum em conviver com ela.
O filme se torna cada vez mais estreito, claustrofóbico e sem nenhuma solução na medida em que a trama avançando. Em sua reta final, prevemos até mesmo o pior, mas sendo concluído sem nenhuma solução para ambas as partes, já que a desavença entre a fé e descrença é algo que perdura e perdurará ainda por muito tempo. Se conclui que essas duas pessoas não estão predestinadas a conviver em suas realidades, mas sim ela se mantém através de suas próprias escolhas e cabe a elas enfrentarem as suas consequências.
"The Sunset Limited" é um resumo sobre um debate que perdura a séculos, onde razão e crença sempre procuram um equilíbrio entre ambas as partes para conviverem neste mesmo plano.
Onde Assistir: HBO Go.