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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'HERE'

Sinopse: Trabalhador da construção Civil entra de férias e decide voltar para a sua cidade natal. Durante o percurso cruza com velhos amigos e conhece novas pessoas que podem lhe mudar de rumo.    

Dois filmes com o mesmo tempo de projeção podem se diferenciar um do outro de acordo com o seu ritmo e do seu modo de ter sido filmado. Dependendo do diretor, há casos de o cinema ser mais contemplativo e fazendo com que determinada cena nos passes a sensação que o tempo acabe se deslocando e fazendo com que adentremos em um outro espaço e tempo. "Here" (2024) é um desses casos que a sua curta duração se difere dos filmes convencionais e fazendo para nós uma experiência incomum sobre o tempo que escorre ao nosso redor.

Dirigido por Bas Devos, de "Ghost Tropic" (2019), acompanhamos a história de Stefan (Stefan Gota), trabalhador da construção civil romeno que mora em Bruxelas e está prestes a voltar para casa. Durante sua despedida, ele prepara uma grande panela de sopa como presente para distribuir entre seus amigos e parentes. Durante o percurso ele conhece Shuxiu (Liyo Gong), uma estudante de doutorado belga-chinesa especializada em musgos que está realizando uma pesquisa na região.

Bas Devos procura nos apresentar um paradoxo entre a cidade grande sempre em movimento com a natureza que surgirá aos poucos. Nota-se, por exemplo, que ele se preocupa em focar uma cidade que nos transmite certa frieza através de suas grandes paredes de pedra e sem vida, mesmo quando há pessoas que vivem por lá, mas não sentimos nenhum calor. O que se difere quando adentramos ao verde em que os personagens centrais adentram e revelando um mosaico cheio de detalhes e fazendo com que o tempo pare, pois não há pressa neste cenário, mas sim somente contemplar o lado natural do mundo.

Para termos maior sensação sobre isso, o diretor usa um enquadramento menos horizontal, mais comum no cinema de antigamente. Essa opção reflete o seu desejo em querer que a nossa visão foque os detalhes que se seguem, desde a movimentação das arvores, como também determinadas passagens de um trem em movimento. O ápice disso se encontra em um restaurante onde o protagonista está sentado e onde vemos cada pingo da chuva cair atrás dele.

Curiosamente, essas passagens me lembraram da pintura "Falcões da Noite", criada em 1942 pelo pintor Edward Hopper. Para muitos críticos da arte, a pintura simbolizava o vazio que os cidadãos norte-americanos estavam vivendo naqueles tempos e fazendo com que, ao mesmo tempo, profetizasse o futuro de uma civilização cada vez mais individualista e com o futuro indefinido. Ao menos aqui ainda há um fio de esperança, principalmente quando nasce a relação entre Stefan e  Shuxiu.

Enquanto o primeiro começa a revisitar o seu passado através da natureza, por outro lado, Shuxiu parece procurar compreender aquele estranho com certo receio, mas da sua curiosidade surge uma forma para que ambos enxerguem o mundo por uma nova perspectiva. Quando achamos que ambos ficaram juntos, eis que o cineasta opta em testar a nossa observação através dos seus enquadramentos de cena e fazendo com essa possibilidade fique somente aberto até o final da trama. No final das contas, os pequenos gestos valem por muitos, principalmente quando temos a chance de desfrutamos de um mundo cada vez mais invisível, pois estamos cada vez nos afogando em uma civilização dominada por um sistema vicioso.

"Here" é sobre a tentativa de fuga do ser humano em tentar se deslocar para outros lugares e fazendo com que o tempo pare e se torne um mero detalhe. 



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Cine Dica: Nova Programação na Sala Redenção

Minimostra Infâncias que Olham o Mundo celebra o mês da criança no cinema da UFRGS

De 1 a 9 de outubro, a Sala Redenção, em parceria com a Aliança Francesa Porto Alegre e o Goethe-Institut de Porto Alegre, apresenta a Minimostra Infâncias que Olham o Mundo. Em celebração ao mês das crianças, a programação destaca o poder do imaginário infantil ao descobrir o mundo.

A mostra reúne três filmes que abordam a perspectiva infantil em diferentes culturas e épocas da história, oferecendo um olhar poético sobre a construção de sentido das experiências cotidianas quando vividas de maneira inédita e lúdica pelas crianças. “Zazie no Metrô” retrata uma jovem aventureira que explora Paris em meio ao caos de uma greve. “A bola de ouro” acompanha a jornada de um menino guineano em busca de seu sonho de ser jogador de futebol. “Sua beleza não vale nada” explora as dificuldades de um jovem imigrante em Viena, lidando com conflitos familiares e a barreira linguística enquanto descobre o primeiro amor.

A programação tem entrada franca e é aberta à comunidade em geral, e os filmes são legendados. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa no site oficial clicando aqui. 

“Sobreviventes do Pampa” ganha sessão comentada no cinema da UFRGS

Em outubro, é celebrado o Dia da Natureza, levantando questões como a importância da preservação ambiental. Pensando nisso, a Sala Redenção e o BiMa-Lab (Laboratório de Evolução, Sistemática e Ecologia de Aves e Mamíferos) apresentam uma sessão especial do documentário “Sobreviventes do Pampa”, no dia 03 de outubro, quinta-feira, às 16h.

Produzido pela Atama Filmes em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, “Sobreviventes do Pampa” apresenta a rica biodiversidade do bioma pampa, ao mesmo tempo que expõe e condena a sua acelerada degradação. O longa-metragem percorre 13 municípios gaúchos, acompanhando diferentes comunidades que têm o pampa como lar. Entre perspectivas de pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária, comunidades remanescentes de quilombolas e povos indígenas, a obra constrói um rico mosaico de identidades sociais, mostrando como suas experiências estão intimamente ligadas à urgência da conservação ambiental. Em sua estreia no 51º Festival de Cinema de Gramado, a produção levou o Kikito de Melhor Longa-metragem Gaúcho pelo Júri Popular.

A exibição de “Sobreviventes do Pampa” na Sala Redenção é seguida de uma conversa com pesquisadores do Instituto de Biociências. Ana Porto, Felícia Fischer e Mateus Camana trazem um breve panorama de seus estudos sobre o pampa, e promovem um diálogo voltado a problematizar a situação crítica do bioma.

A entrada é franca e aberta à comunidade em geral. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa da sala clicando aqui. 

Sala Redenção exibe documentário “Toda Noite Estarei Lá”

No dia 03 de outubro, às 19h, a Sala Redenção, em parceria com a Descoloniza Filmes, apresenta o documentário “Toda Noite Estarei Lá”, em uma sessão seguida de conversa (participantes a confirmar). O filme acompanha a história de Mel, uma cabeleireira transexual impedida de frequentar o culto de sua preferência, que luta para exercer seu direito constitucional à liberdade religiosa.

Ao longo de anos marcados pela ascensão de um governo ultraconservador e pelas dificuldades da pandemia, Mel persiste em levar cartazes à porta da igreja, na esperança de um dia poder voltar a entrar. O documentário lança luz sobre questões de identidade, resistência e direitos fundamentais em um cenário de opressão política e social.

A entrada é franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. 

Confira a programação completa clicando aqui. 

domingo, 29 de setembro de 2024

Cine Especial: Próximo Cine Debate - "Testamento'

Sobre o Filme: 

Em tempos em que a Direita e a Esquerda se enfrentam ao extremo ao redor do globo me parece que chegou o ponto que os seus discursos não se diferem muito um do outro. Se por um lado temos uma Extrema Direita que briga pelo retorno da idade da pedra, por outro lado, a própria esquerda prega a censura com relação as artes feitas no passado, sendo que as próprias são pertencentes de um período e da qual as mesmas contam a sua história. "Testamento" (2023) fala desta crise de identidade de ambos os lados e dos quais acabam se esquecendo do porque estão brigando.

Dirigido por Denys Arcand, do já clássico "Invasões Barbaras" (2003), o cineasta retorna com sua marca registrada de humor ácido ao centrar na vida de Jean-Michel (Rémy Girard), um homem culto e aposentado. Vivendo em um lar para idosos, Jean-Michel desfruta de uma vida tranquila ao lado de sua amiga Suzanne (Sophie Lorain) que é diretora da instituição. Porém, não demora muito para que um grupo de jovens começarem a protestar contra uma pintura antiga que se encontra dentro do local.

Confira a minha crítica completa clicando aqui e participe do próximo Cine Debate.  


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sábado, 28 de setembro de 2024

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Mirante'

Nota: Filme Exibido para os associados no dia 28/09/24

Sinopse: Moradores de Porto Alegre tentam levar suas vidas, enquanto o Brasil passa por uma virada histórica - o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Nas janelas de um apartamento no centro da cidade, o lado de fora e o de dentro se sobrepõem.

Se formos rever hoje em dia o clássico "Janela Indiscreta" (1954) do mestre Alfred Hitchcock podemos interpretá-lo como uma espécie de prelúdio do que o voyeurismo se tornaria hoje. Em tempos de realty shows e redes sociais em que todos se encontram conectados um com outro e gerando assim uma obsessão em observar o seu próximo, constatamos quase sempre uma pequena história a ser contada, mesmo com a perda cada vez mais forte da privacidade hoje em dia. O documentário "Mirante" (2018) revela um olhar pessoal do dia a dia do centro da capital gaúcha e que nos conta conhecidas histórias por outra perspectiva.

Dirigido por Rodrigo John, o documentário nos mostra o mesmo desenvolvendo o costume de admirar as pessoas desconhecidas que passam pelas ruas do centro de Porto Alegre, através da janela de sua casa. No entanto, transformações na política brasileira fazem com que antigas feridas sejam reabertas e os moradores de Porto Alegre tentam levar suas vidas, enquanto o Brasil passa por diversas histórias.

O filme não possui uma trama linear, sendo que a única coisa que serve de linha narrativa é constatarmos que há alguém na janela, por vezes com a sua namorada, e que fica observando os acontecimentos nas ruas da cidade, além de situações vistas em outras janelas ao redor. Curiosamente, há algo bastante interessante a ser constatado, pelo fato de vermos a divisão de classes no decorrer do documentário, onde testemunhamos tanto uma pessoa de boa fortuna cruzar a rua, como também um morador de rua cruzar o mesmo local e usando o que tem em mãos para sobreviver em seu dia a dia. O resultado é um mosaico de informações, que vai desde os costumes de cada um, como também sintetizar a enorme divisão invisível que separa as pessoas no tempo atual.

Tecnicamente o filme é simples, porém, bastante eficaz com relação ao tempo, pois o documentário avança entre horas, dias, mês e anos, onde presenciamos na maioria das vezes o mesmo local, mas do qual o mesmo vai mudando gradualmente. Ao utilizar o efeito stop motion e do time lapse, o filme rapidamente me lembrou do clássico "A Máquina do Tempo" (1960), onde vemos o protagonista usando a sua tecnologia enquanto testemunha determinado cenário mudar gradualmente na medida em que o tempo avança. Aqui a situação não é diferente, pois o próprio cinema é uma máquina do tempo em que voltamos ao passado e presente através da imagem e o documentário se torna ainda mais rico quando pensamos nesta linha de raciocínio.

Pelo fato de os eventos vistos na tela acontecerem a partir de 2013, é curioso observamos o início dos protestos estudantis que começaram naquela época, da qual se tornou uma imensa bola de neve, gerando assim o golpe e impeachment da presidenta Dilma Rousseff e desencadeando o início de um fascismo que perdura até nos dias de hoje com a imagem de Jair Bolsonaro. Por conta disso, as imagens onde vemos a divisão de classes se torna ainda mais acentuada e fazendo desencadear ainda novas mudanças naquelas ruas e prédios na medida em que a trama avança. Ao final, ao constatarmos uma parte de que um determinado prédio que desmoronou, concluímos que o documentário nos passa a ideia de recomeçar tudo de novo, não somente com aquele ponto significativo da cidade, como também dos próprios rumos do país como um todo.

"Mirante" é marcante ao nos levar em eventos e situações através de uma perspectiva pessoal e cujo tempo constrói e destrói tudo  a todo o instante. 


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Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (28/09/24)

 O DIABO NA RUA NO MEIO DO REDEMUNHO

Sinopse: Riobaldo, um jagunço (cangaceiro ou pistoleiro) revive sua vida turbulenta no sertão. Ele relata suas experiências como membro de dois bandos inimigos entre si, um bando liderado por Joca Ramiro e o outro, por Zé Bebelo. Posteriormente, assume a liderança do bando após a morte de Ramiro. 


A FORJA – O PODER DA TRANSFORMAÇÃO

Sinopse: Um ano depois de encerrar o ensino médio, o jovem Isaías Wright não tem planos para o futuro e é desafiado por sua mãe solo e um empresário de sucesso a começar a traçar um rumo melhor para sua vida. 


PASÁRGADA

Sinopse: Pasárgada é um drama/thriller que tem uma pegada ecológica forte, pois lida com o tráfico de aves silvestres no Brasil. O filme conta a história de Irene (Dira), ornitóloga, que faz uma pesquisa sobre pássaros na mata atlântica, com a ajuda de um mateiro/guia de birdwatching (Humberto Carrão). 



SAUDADE FEZ MORADA AQUI DENTRO

Sinopse: Bruno tem 15 anos e está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, a história converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo. 


SOFIA FOI

Sinopse: O longa, que mistura elementos da ficção e do documentário, mostra a história de Sofia Tomic, uma jovem tatuadora que, após ser despejada de casa, precisa passar uma madrugada no campus da Universidade de São Paulo. 


TERRA DE CIGANOS

Sinopse: O Brasil é o lar da terceira maior população cigana do mundo, com aproximadamente 800 mil membros. O diretor Naji Sidki explora a vida de várias comunidades ciganas pelo país, mostrando como preservam suas tradições enquanto se integram à sociedade brasileira, com um olhar especial para os desdobramentos na música.

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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO DE 2024

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

A cinesemana que encerra setembro traz duas estreias na nossa programação, ambas brasileiras. Uma delas é o drama histórico AINDA SOMOS OS MESMOS, do diretor gaúcho Paulo Nascimento; a outra é a comédia dramática O DIA QUE TE CONHECI, do mineiro André Novais Oliveira. Também temos a pré-estreia da delicada produção suíça DEIXE-ME, com a premiada atriz Jeanne Balibar.

Seguem em cartaz os filmes protagonizados por duas divas do cinema francês: Catherine Denueve está em BERNADETTE – A MULHER DO PRESIDENTE, enquanto Isabelle Huppert é SIDONIE NO JAPÃO. Também continuamos a exibir O ÚLTIMO PUB, o último e comovente filme do diretor britânico Ken Loach. Sucesso absoluto de público, MOTEL DESTINO, de Karim Aïnouz, entra em sua sexta semana de exibição. E, atendendo a pedidos, teremos mais uma exibição de STOP MAKING SENSE, filme-concerto que celebra a obra da banda Talking Heads.


Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA EDUARDO HIRTZ


PRÉ-ESTREIA

SÁBADO, DIA 28 ÀS 19h30


DEIXE-ME Assista o trailer aqui.

(Laissez-moi - Suíça, 2024, 92min). Direção de Maxime Rappaz, com Jeanne Balibar, Thomas Sarbacher, Pierre-Antoine Dubey. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Claudine é uma mãe amorosa que jamais abandona o filho deficiente. A exceção são as terças-feiras, quando ela deixa o jovem com uma vizinha e se hospeda em um hotel nos Alpes. Lá, ela se assume como uma mulher cheia de desejos e passa as tardes em encontros amorosos com desconhecidos. Claudine nunca pensou em mudar de vida, até que um homem pede que ela fique mais tempo com ele no hotel.


14h – O ÚLTIMO PUB Assista o trailer aqui.

(The Old Oak – Reino Unido/França/Bélgica, 2023, 114min). Direção de Ken Loach, com Dave Turner, Ebla Mari, Claire Rodgerson. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Um vilarejo do condado de Durham, no norte da Inglaterra, sofre com a falta de empregos e uma inevitável decadência depois do fechamento da mina que era a principal referência econômica. Tudo parece piorar quando chegam algumas famílias de refugiados sírios, que não são bem recebidas pelos moradores. T.J. Ballantyne, dono do pub The Old Oak, tenta ser uma espécie de moderador das muitas histórias e conflitos que se desenrolam no lugarejo. Aos 88 anos, o veterano diretor Ken Loach, conhecido por suas tramas humanistas, anunciou que este será seu último filme.


16h – BERNADETTE – A MULHER DO PRESIDENTE (SESSÃO NOS DIAS 26, 28 E 1) Assista o trailer aqui.

(Bernadette - França, 2023, 95min). Direção de Léa Domenach, com Catherine Deneuve, Denis Podalydès, Michel Vuillermoz. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Bernadette se casou ainda muito jovem com o então aspirante à política Jacques Chirac (1932-2019) e o ajudou a crescer na carreira: ele foi prefeito de Paris, depois primeiro-ministro e finalmente presidente da França. Mas, como primeira-dama, Bernadette amargou alguns anos no ostracismo – até resolver lutar para conquistar um lugar de destaque no Palácio do Eliseu. O longa de ficção é baseado no documentário “Bernadette Chirac, Memória de uma Mulher Livre”, de Anne Barrère, que foi assessora de comunicação da ex-primeira-dama.


16h – SIDONIE NO JAPÃO – (SESSÃO NOS DIAS 27, 29 E 2) Assista o trailer aqui.

(Sidonie au Japon - França, 2023, 95min). Direção de Elise Girard, com Isabelle Huppert, August Diehl, Tsuyoshi Ihara. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Sidonie é uma famosa escritora francesa que viaja ao Japão para o relançamento do seu primeiro livro. Ainda de luto pela morte do marido, Sidonie é recepcionada pelo seu editor japonês, que apresenta a ela os valores e as tradições do país oriental. Mas, em meio aos passeios e a novos possíveis sentimentos, a escritora ainda se sente assombrada pelo espírito do seu antigo companheiro.


17h45 – O DIA QUE TE CONHECI – ESTREIA (SESSÃO NOS DIAS 26, 28 E 1) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 75min). Direção de André Novais Oliveira, com Renato Novaes, Grace Passô, Kelly Crifer. Malute Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Zeca tem uma rotina complicada, que inclui andar uma hora e meia de ônibus todos os dias para chegar ao trabalho, na biblioteca de uma escola. Mas a distância, a dificuldade de acordar cedo e alguns problemas de saúde dificultam ainda mais a vida do rapaz. Prestes a ser demitido, ele ganha o apoio de uma colega do trabalho, com quem descobre muitas coisas em comum.


17h45 – AINDA SOMOS OS MESMOS – ESTREIA (SESSÃO NOS DIAS 27, 29 E 2) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 91min). Direção de Paulo Nascimento, com Lucas Zaffari, Carol Castro, Edson Celulari, Nicola Siri. Paris Filmes, 14 anos. Drama político.

Sinopse: Em 1973, após o golpe de estado do general Augusto Pinochet, o Chile se tornou um dos países mais perigosos do mundo para quem tinha ideais de esquerda. Baseado em depoimentos de sobreviventes daquela ditadura, o filme acompanha o drama de Gabriel, um brasileiro que se abriga na embaixada da Argentina e divide lembranças e angústias com outros refugiados. Ao mesmo tempo em que Gabriel tenta saber do paradeiro da namorada, seu pai não mede esforços para resgatá-lo.


19h30 – MOTEL DESTINO (NÃO HAVERÁ SESSÃO NOS DIAS 28 E 2) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 115min). Direção de Karim Aïnouz, com Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha. Pandora Filmes, 18 anos. Drama.

Sinopse: À beira de uma estrada do litoral cearense, o Motel Destino recebe amantes a qualquer hora do dia. Mas por trás dos seus muros se desenrola uma história de amor, desejo e poder que envolve um rapaz que foge do seu destino, uma mulher presa em um casamento abusivo e um homem prepotente. O longa, que abriu o Festival de Gramado há duas semanas, participou da competição oficial do Festival de Cannes.


19h30 – STOP MAKING SENSE (SOMENTE DIA 2) Assista o trailer aqui.

(Estados Unidos, 1984, 90min). Filme-concerto de Jonathan Demme. O2 Filmes, 12 anos.

Sinopse: O filme, em versão restaurada, captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como "Psycho Killer", "Take Me to the River" e "Once in a Lifetime".


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'O Bastardo'

Sinopse: O capitão Ludvig Kahlen tenta cultivar um terreno árido para ganhar o favor real, mas o proprietário das terras se opõe à sua presença. A situação piora quando ele dá abrigo a alguns servos que fogem do tirano.  

Mads Mikkelsen é um ator Dinamarquês versátil, que sabe conduzir a sua carreira em filmes indispensáveis vindos da Europa, como também em trabalhos previsíveis feitos para Hollywood. Se por um lado ele nos brinda com atuações como "Druk - Mais uma Rodada" (2020), o mesmo tem o direito de até mesmo atuar em franquias americanas que estão à beira do precipício como "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore" (2022). Em "O Bastardo" (2023) o interprete está mais do que a vontade ao dar uma vida por um personagem que dá o sangue pela terra, nem que para isso corra o risco de perder a sua própria alma.

Dirigido por  Nikolaj Arcel, que já havia trabalhado com o ator em "O Amante da Rainha" (2012), o filme é baseado em fatos reais sobre a cruzada de Ludvig Kahlen (Mads Mikkelsen), um soldado e explorador dinamarquês do século XVII. Seu objetivo é explorar e transformar a selvagem Jutlândia, uma vasta região da Dinamarca que hoje constitui a maior parte do país. Porém, ele terá que enfrentar a ganancia de um dono de uma fazenda local chamado Frederik (Simon Bennebjerg) e que não medirá esforços para destruir os planos de Ludvig.

Embora seja inspirado em um personagem histórico, o filme é baseado no livro de Ida Jessen, The Captain and Ann Barbara, lançado em 2020 e sendo que o próprio autor tomou liberdades criativas para o desenvolvimento da história. Nota-se isso em sua adaptação, já que a jornada do protagonista em transformar a terra que ele se encontra em fértil possui diversas reviravoltas ao longo da trama e que por si só parecem extraídas de um livro cujo intuito é manter atenção do leitor. Porém, embora com algumas passagens forçadas da trama, o filme se sustenta graças a sua direção caprichada, reconstituição de época precisa e com ótimos desempenhos do elenco em cena.

Mads Mikkelsen novamente nos brinda com uma ótima atuação, do qual constrói para si um Ludvig Kahlen obsessivo pelo seu sonho na construção de uma colônia, nem que para isso tenha que enfrentar as ambições do vizinho local, além das superstições da época e que somente dividiam as pessoas. No decorrer do tempo, porém, a superfície dura do seu ser começa a se descascar e revelando um ser humano dependente do calor humano, mesmo quando as suas atitudes duras dizem ao contrário. Se por um momento sentimos raiva pelo seu lado autoritário, logo ele obtém a nossa afeição quando começa a baixar a sua guarda no seu devido tempo.

Curiosamente, Simon Bennebjerg interpreta um antagonista, por vezes, caricato, mas que consegue fazer com que tenhamos certo receio com relação ao seu próximo ato contra o protagonista. Os desdobramentos da trama chegam em um ponto que parece até mesmo impossível que haverá um final feliz, pois em meio a eles acontecem mortes, traições e jogos políticos pelo poder em adquirir a terra a todo custo. Ao final, concluímos que da terra a gente nada se leva, mas sim as nossas ações que nos fazem a gente ser lembrados após termos partido desta vida.

Embora extenso em alguns momentos, "O Bastardo" é um ótimo épico com teor psicológico, em que a luta pelo poder tem um grande preço e que por vezes não vale a pena tamanho esforço. 

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 26 DE SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO DE 2024

 ESTREIA:

O DIA QUE TE CONHECI

Brasil/Drama/ 2023/ 71min

Direção: André Novais Oliveira

Sinopse: Todos os dias, Zeca tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, mas agora, sua rotina está prestes a ser interrompida quando ele descobre através de Luisa que será demitido. A partir daí, ele acaba desenvolvendo um vínculo inesperado com a colega de trabalho, que após dar a triste notícia, se oferece gentilmente para levá-lo para casa.

Elenco: Renato Novaes,Grace Passô


EM CARTAZ:

ASSEXYBILIDADE

Brasil/ 2023/ Documentário/ 86 min.

Direção: Daniel Gonçalves

Sinopse: ASSEXYBILIDADE conta histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência. Queremos mudar a ideia de que são seres assexuados, angelicais, especiais e, até mesmo, desprovidos de desejos. Nós fodemos e fodemos bem, dizem por aí.


QUANDO EU ME ENCONTRAR

Brasil, Drama/2023, 77'

Direção: Amanda Pontes e Michelline Helena

Sinopse:A partida de Dayane se desenrola na vida daqueles que ela deixou para trás. Sua mãe, Marluce, faz de tudo para não demonstrar o choque que a partida da filha lhe causou. A irmã mais nova de Dayane, Mariana, enfrenta alguns problemas na nova escola onde está estudando. Antônio, noivo de Dayane, se vê num vazio diante da partida dela e busca obsessivamente por respostas.

Elenco:Luciana Souza, David Santos, Pipa, Di Ferreira, Adna Oliveira, Lucas Limeira, Larissa Goes, Lis Sutter, Claudia Pires, Alisson Emanoel, Bruno Kunk, Patricia Dawsom, Rafael Martins, Caru Lina


HORÁRIOS DIAS 26, 27, 28, 29 DE SETEMBRO E 02 DE OUTUBRO(não há sessões nas segundas):

15H: QUANDO EU ME ENCONTRAR

17H: ASSEXYBILIDADE

19H: O DIA QUE TE CONHECI


HORÁRIOS DIA 01 DE OUTUBRO:

15H: Sessão especial dia do idoso – Entrada Franca

Filme: QUANTOS DIAS QUANTAS NOITES

Brasil/Documentário/91 min.

Direção: Cacau Rhoden

Sinopse: Estudos dizem que o humano que vai viver 150 anos já nasceu. Mas o que estamos de fato fazendo com essa oportunidade? "Quantos dias. Quantas noites", novo documentário da Maria Farinha Filmes (“Aruanas”, “Começo da Vida”) dirigido por Cacau Rhoden (“Nunca Me Sonharam”, “Tarja Branca”), realiza um profundo mergulho nos propósitos da nossa existência no planeta. Especialistas e pensadores nos convidam a enxergar as oportunidades e as desigualdades nesse tema, além da nossa própria conexão com o tempo e com a idade. Com a participação de Alexandre Kalache, Sueli Carneiro, Ana Claudia Arantes, Mona Rikumbi, Ana Michelle Soares, Tom Almeida, Mórris Litvak e Alexandre Silva, o filme traz à tona uma investigação essencial no nosso século: a revolução da longevidade já começou, e veio para transformar o futuro de todas as gerações.


17H: ASSEXYBILIDADE

19H: O DIA QUE TE CONHECI


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.

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terça-feira, 24 de setembro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'O Último Pub'

Sinopse: O dono de um pub luta para manter seu negócio vivo em uma cidade decante. Quando refugiados começam a ocupar as casas vazias da região, a tensão aumenta e a união dos habitantes locais é colocada à prova. 

Ken Loach já era um dos diretores autorais mais conhecidos do cinema britânico quando assisti ao ótimo Eu, Daniel Blake. Logo em seguida viria o incrível "Você Não Estava Aqui" (2019) e no qual ambos os casos era uma análise angustiante sobre como somos apenas peças de um sistema capitalista ganancioso e do qual somos usados e posteriormente descartados. No caso de "O Último Pub" (2023) ele toca em um assunto ainda mais e espinhoso, universal e do qual o ódio é o principal veneno da desunião entre os povos.

Na trama, TJ Ballantyne (Dave Turner) é um proprietário de um pub que luta para manter seu negócio vivo em um vilarejo do nordeste da Inglaterra, onde as pessoas estão deixando a terra porque as minas em que eles trabalhavam estão fechadas. Após a chegada de refugiados sírios em seu vilarejo, TJ começa ajudar essas pessoas mesmo com o olhar preconceituoso dos seus vizinhos em volta. Entre esses refugiados, TJ conhece uma jovem síria, Yara (Ebla Mari), sendo que uma amizade inesperada surge entre eles e ao mesmo tempo nasce uma ideia para o Pub.

Ken Loach já nos passa uma noção sobre o que será o tema principal do longa nos minutos iniciais da história. Yara chega ao local e começa a tirar fotos, sendo que elas surgem na tela e revelando não somente o cenário principal, como também o preconceito daquelas pessoas ao testemunharem a chegada de imigrantes. Há aqui, portanto, algo bastante irônico para dizer o mínimo, já que boa parte dos que moram ali são descendentes de imigrantes, mas cuja geração atual se encontra afogada por desilusões e frustrações quando se dão conta que os tempos dourados daquele lugar já não existem mais.

TJ talvez seja o único que coloca em prática motivos para o levarem a seguir em frente, já que é assombrado por um passado trágico acontecido em uma das minas. Durante a projeção notamos que ele busca motivações de continuar existindo, principalmente quando começa ajudar Yara e a sua família. Porém, novamente, algo trágico acontece em uma praia, da qual se torna uma peça central da trama e se tornando um dos momentos mais tristes e agonizantes do longa.

Através do seu filme, Ken Loach procura nos passar o quanto é difícil em ter esperança em tempos em que os discursos de ódio acalorados vindo através das pessoas, ou das redes sociais que as mesmas usam, podem prejudicar a vida das pessoas. Ao mesmo tempo, uma vez que os personagens imigrantes se encontram presentes na trama, constatamos o quanto o mundo é cruel uma vez que ele dá as costas para pessoas que perderam tudo em uma guerra inútil, mas cuja as principais potências do mundo não estão interessados em mudar esse quadro. Muito bem interpretada pela atriz Ebla Mari, a personagem Yara sintetiza muito bem isso em um grande desabafo e cuja suas palavras são mais atuais do que nunca em tempos atuais em que estamos vivendo.

Porém, o filme pertente ao personagem TJ, brilhantemente interpretado por Dave Turner e do qual se torna alguém raro daquele lugar ao se preocupar com o próximo e não somente com os problemas financeiros que o aflige. Quando notamos que achamos que ele desistirá de tudo, eis que surge um fio de esperança, mesmo quando ela não se torna a solução para todos os problemas. No final das contas, basta um pequeno gesto para ainda se manter a esperança viva.

"O Último Pub" é um delicado retrato sobre a gerações de ontem e hoje da imigração e das quais precisam de união para seguirem vivas junto com as suas histórias. 

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