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Quem sou eu
- Marcelo Castro Moraes
- Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
- Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
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domingo, 30 de junho de 2013
Cine Dica: Em Cartaz: A Memoria que me contam
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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sexta-feira, 28 de junho de 2013
Cine Dicas: Estréias no final de semana (28/06/13)
A Memória que Me
Contam
Sinopse: A
ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o
último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil.
Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um
hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que
sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar
com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter
matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.
César Deve Morrer
Sinopse: A peça
teatral "Júlio César", de William Shakespeare, é encenada por um
grupo de prisioneiros da prisão de segurança máxima Rebibbia, localizada em
Roma. Ao mesmo tempo que funciona como registro documental, trabalha a ficção
por trás da trama original. Dirigido pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani e
vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012.
Crazy Horse
Sinopse: O Crazy
Horse é um dos cabarés mais famosos do mundo. São dezenas de técnicos e
artistas trabalhando de forma incessante para produzir aquele que, segundo os
proprietários do local, exibe o "melhor show de striptease do mundo".
Só que, por trás de todo o glamour, existe uma competição feroz por uma vaga
entre as bailarinas e uma grande rivalidade entre o diretor e o diretor
artístico.
Guerra Mundial Z
Sinopse: A história
gira em torno do funcionário da ONU Gerry Lane que atravessa o mundo numa
corrida contra o tempo para impedir uma pandemia que está desafiando exércitos
e governos e ameaçando dizimar a humanidade inteira.
Os Amantes
Passageiros
Sinopse: Um grupo de
personagens excêntricos acredita estar vivendo suas últimas horas de vida. Em
meio ao desespero geral eles começam a fazer confissões inesperadas sobre seus
pecados e suas últimas vontades.
Todo Mundo em Pânico
5
Sinopse: A última parte da
franquia de filmes TODO MUNDO EM PÂNICO inclui paródias dos filmes Atividade
Paranormal Mama A Entidade A Morte do Demônio A Origem Cisne Negro e outras
referências da cultura pop.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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quinta-feira, 27 de junho de 2013
Cine Dica:Em Cartaz: Universidade Monstros
Sinopse: Na trama Mike
Wazowski e James P. Sullivan são uma dupla inseparável mas nem sempre foi
assim. Desde o momento em que esses dois monstros incompatíveis se conheceram
eles não se suportaram. Universidade Monstros revela o segredo de como Mike e
Sulley superaram suas diferenças e se tornaram melhores amigos.
Quando Carros 2 foi apresentado
ao publico, muitos cinéfilos acreditaram que era a primeira bola fora dos estúdios
Pixar e que a leva de seqüência dos seus filmes já clássicos seria uma direção
errada que eles tomariam. Felizmente não é isso que acontece em Universidade Monstros,
que na realidade é uma historia anterior aos eventos vistos em Monstros S.A e
mostra como Mike e Sullivan se conheceram. O grande acerto do estúdio foi apresentar
ao publico os nossos velhos conhecidos, mas com personalidades diferentes se
comparado ao filme original: Nike se apresenta como um ser otimista e sempre em
busca do seu sonho (ser futuro monstro assustador), mas em contra partida,
Sllivan se apresenta como um convencido monstro filho de papai e que acha que
nasceu para a profissão.
Sem sombra de duvida foi uma
agravável surpresa em ser apresentada essa nova camada de personalidade dos
personagens que antes era desconhecida, sendo que até mesmo o vilão do filme
anterior Randall nos é apresentado como um monstro simpático e amigo de Mike,
mas que aos poucos serão apresentados os motivos que levou ele a ir para o
caminho errado. Outra sacada do roteiro foi apresentar as típicas situações que
acontecem numa universidade, desde reunião de grupos e festas, mas tudo de uma forma
bem humorada e que fará tanto a criança como o adulto se divertirem. É bem da
verdade que visualmente o filme possui uma imensidão de detalhes muito maior
que o filme anterior, desde um numero maior de seres de diversas formas, há inúmeros
detalhes que saltam os olhos, como nas provas de sustos em que os nossos heróis
precisam passar a todo o custo.
Embora com lições de moral que vão ao extremo e com um final que a gente já espera o que irá acontecer meia hora antes do
encerramento, Universidade Monstros é uma deliciosa comedia do estúdio, que embora
não apresente muitas novidades, se acerta ao inserir os personagens em situações
diferentes em vez de nos dar uma sensação de repeteco, que é o grande mal que
assola, tanto seqüências como prequels hoje em dia.
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quarta-feira, 26 de junho de 2013
Cine Dica: O Cavalo de Turim
Sinopse: Em Turim, em 3 de
janeiro de 1889, o filósofo Friedrich Nietzsche sai do imóvel da Via Carlo
Albert, número 6. Não muito longe dali, o condutor de uma carruagem de aluguel
está tendo problemas com um cavalo teimoso. O cavalo se recusa a sair do lugar,
o que faz com que o condutor, apressado, perca a paciência e comece a
chicoteá-lo. Nietzsche aparece no meio da multidão e põe fim à cena brutal,
abraçando o pescoço do animal, em prantos. De volta à sua casa, Nietzsche então
permanece imóvel e em silêncio durante dois dias estendido em um sofá, até que pronuncia
as definitivas palavras finais (“Mãe, eu sou um idiota”) e vive por mais dez
anos, mudo e demente, sendo cuidado por sua mãe e suas irmãs. Não se sabe que
fim levou o cavalo.
Será mesmo O Cavalo de
Turim o filme derradeiro do húngaro Béla Tarr? Oxalá não, que o Cinema precisa
dele. Mas se assim for terá sido este o seu melhor testamento ao Cinema. Um
filme que é um grandioso épico, que nos dá conta da vã e inglória luta pela sobrevivência
que um pai, uma filha e um cavalo de carga, teimam em levar por diante, contra,
simplesmente, a ira de Deus pelo que os homens de mal fizeram. Um filme belo
como poucos, feito do silêncio, que vale ouro, das personagens, e do imenso
barulho do vento e do pó que tudo sufoca. Feito também de um
ritornello musical, onipresente, mas também feito e sempre daquela
extraordinária fotografia a preto e branco, que praticamente só os maiores do
Mudo nos souberam dar (tirar). Um filme que remete imediatamente para o
universo de Dovjenko e para a sua, nossa, Terra. Os grandes-planos, as mesmas
cenas fotografadas de ângulos diferente. Os pormenores no detalhe, de um olhar
(o pai que interroga a filha com o olhar), de uma encenação (o pai deitado,
morto?). A mesma batata comida de forma diferente. O poço que seca sem
explicação, as lamparinas que não deitam luz apesar de cheias. Por fim a
escuridão, sem hipótese de recurso. E a morte. Nada que o cavalo não tivesse
pressentido antes (a recusa em trabalhar, em comer, o semi-cerrar dos olhos),
nada que o vizinho não tivesse avisado a pai e filha, e nada a que os ciganos
não fugissem (pérolas, a referência “não queres vir conosco para a América?”,
seguida da oferta da Bíblia à filha). O melhor plano? O rosto da filha à
janela, entre cá e lá, de que Lang teria gostado. Melhor seqüência? A inicial,
em que cavalo e camponês, regressando a casa, em esforço, são acompanhados pela
câmara ondulando, ao sabor do vento, também ela em esforço, abrindo e fechando
o diafragma, nunca parando, conseguindo durante largos minutos a proeza de
nunca nos cansar, filmando que está as mesmas personagens, sempre, mas sempre
de forma diferente, ora aproximando-se, ora afastando-se, subindo e descendo,
avançando, recuando. É uma seqüência sublime, de um filme tão sublime quanto
pessimista, crú e conformista. É o Zaratustra de Nietzche, só que em vez de 10
anos, em 6 dias. E Deus descansou ao sétimo dia… ou terá Ele morrido?
Mais informações sobre a
mostra de Béla Tarr, você encontra na pagina da sala P.F Gastal clicando aqui.
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terça-feira, 25 de junho de 2013
Cine Especial(HQ): ESTRANHOS NO PARAÍSO: PARTE 7
Recentemente eu comecei aqui
no meu blog de cinema, há falar também de HQ, mais especificamente em um
especial focando á série Estranhos nos Paraíso, obra máxima de Terry Moore.
Porém, quando estava postando, reparei que faltava dois volumes para eu
escrever, mas que eu não tinha em mãos, que era Sonho Com Você: Parte 2 e A
Vida é Bela. Com amor grande que tenho pela série, decidi escavar pelos sebos
da capital gaucha e finalmente consegui ler e agora falarei para vocês o que eu
achei.
Porém, minhas ambições vão
mais além, portanto irei escrever também sobre os arcos ainda inéditos por
aqui, pois todos têm o direito de saber o que rola nessa série, que está entre
as melhores leituras desses últimos 20 anos. Portanto aguardem.
ESTRANHOS NO PARAÍSO - SONHO
COM VOCÊ: Parte 2
Sinopse: O que fazer
quando o passado volta para eliminar você? Katchu é uma bela jovem, que leva
uma vida tranqüila. Independente e audaciosa, ela adora sua melhor amiga,
Francine, uma neurótica simpática com um coração de ouro, e acompanha intrigada
as investidas do insistente David.Tudo está na mais santa paz
até que pessoas misteriosas surgem à sua procura. Ao ver desmoronar seu idílio,
ela percebe que jamais se livrou do passado, que agora retorna, pondo em risco
sua vida e a daqueles que mais ama.Desde o início tranqüilo desta história de
amor e amizade até seu clímax aterrador e violento, você acompanhará a
intimidade de três amigos que, num belo dia, sem que a vida se desse ao
trabalho de avisá-los, descobriram-se Estranhos no Paraíso.
Se no volume anterior Terry
Moore colocava Katchu frente a frente à dura realidade de perder sua grande amiga
do passado que foi Emma, aqui a protagonista terá que encarar sérias conseqüências
devido ao seu passado nebuloso, onde acaba envolvendo máfia e dinheiro. Esse
passado alias, é muito bem representado por Darci Parker, talvez uma das vilões
mais perversas e enlouquecidas das HQ, onde suas palavras e ambições transmitem
um veneno elevado, capaz de até mesmo os
seus aliados temerem ela. Com isso, e mais a policia indo atrás de Katchu (acreditando
que ela cometeu um crime), nossa protagonista não tem muita escolha, a não ser
se esconder, o que faz com que David e Francine tenham um dialogo revelador um
com outro.
Se em volume 1, Francine
ainda se sentia longe de compreender o que sentia pela amiga, aqui ela encara o
fato que sem ela em sua vida, ela não aguentaria por muito tempo e faz com que David repense se ele se encaixa ou não nesse possível
triangulo amoroso. Ao mesmo tempo, o detetive Walsh começa a investigar cada
vez mais o universo de Darcy Parker e sua forte ligação com Katchu. É nesse
momento com esse personagem que Terry Moore começa a transitar o mundo da HQ
com a literatura, pois sendo um personagem investigativo, acaba sendo mais do
que oportuno ocorrer esse casamento entre as duas mídias e transformando a
trama numa verdadeira novela policial. Numa pagina há ilustração, e na outro
somente texto e fazendo a gente imaginar cada cena com o personagem.
Esse momento também funciona
muito bem quando Katchu finalmente ganha coragem e telefona para Francine
dizendo onde está, para logo em seguida Darcy Parker finalmente sair das
sombras e transformar a noite de nossos protagonistas num inferno. É talvez
nesse momento em que sequestram Francine é que ocorre um dos momentos mais
tensos da série, pois todos estão encurralados e nada poderá ser feito, a não
ser um sacrifício. Como se trata de HQ em que foca o lado mais humano dos
personagens acaba ocorrendo é claro situações que levam todos para um caminho
sem volta, sendo que aqui quase acontece isso. Francine se vê amarrada e a mercê
de Darcy, num momento tenso, onde Moore não recua em criar desenhos fortes
durante o dialogo das duas personagens.
Com a chegada de Katchu no
local, os piões estão na mesa: tudo gira em torno de uma possível quantia de
dinheiro que talvez Katchu e Emma haviam roubado de Darcy no passado e fazendo
desencadear uma teia de eventos e revelações surpreendentes. Durante a situação
é revelado que David é irmão de Darcy e fazendo com que a relação que ele tinha
com Katchu seja posta em cheque. Seria ele um espião desde o inicio?
A tensão só aumenta quando
uma das capangas é apontada por Katchu em ser a verdadeira autora do roubo no
passado. A policia invade e é ai que o pior acontece:
Essas duas paginas que Terry
Moore criou é impressionante, pois elas passam uma sensação para nos de que estamos vendo um filme em câmera lenta e mudo. Vendo Katchu cair no chão
baleada e Francine desesperada é digno de nota. Em seguida vemos Katchu nos
braços de uma Francine em frangalhos na parte de trás da viatura de policia. Tudo
é tenso, nervoso e que nos faz querer estar ao lado das personagens a cada
momento e torcendo por elas.
Não é a toa que graças a esse arco
Estranhos no Paraíso ganhou o prêmio Eisner, em 1996, pois numa época em que
somente existia HQ de super heróis dispensáveis, Moore criou uma trama humana,
tensa e que fazia a gente torcer por elas em cada quadrinho que surgia nas
folhas. Sendo um feito raro naquela época complicada para essa arte que sofria
pela falta de criatividade dos seus criadores.
Na ultima parte desse arco,
Moore nos brinda com um encontro de Katchu com a sua amiga Emma na vida pós
morte, para logo em seguida acordar ao lado de uma inseparável Francine. Se
recuperando no hospital, Katchu fica sabendo pelo detetive Walsh que Darcy Parker,
mesmo sendo pega, conseguiu se livrar dessa graças ao poder que tem e o que
levaria ambas se cruzarem novamente no arco Inimigos Mortais. Prontas para irem
embora, Katchu e Francine recebem uma ultima visita de David: mesmo sabendo que
ambas não querem ver ele depois do que aconteceu, David deixa claro que jamais
queria o mal para elas e que somente se aproximou da vida de ambas para saber se
Katchu estava com o bendito dinheiro ou não. Para compensar, David deixa um
presente para Katchu, que é uma casa no Havaí, no qual ela sempre imaginava
viver em paz ao lado de Emma.
Com isso (aparentemente)
tudo termina bem para os nossos personagens nesse arco, mas deixando pequenos
detalhes soltos e fazendo a gente acreditar que novas turbulências do passado
de Katchu novamente voltariam a assombrá-la. Sonho com Você é disparado um dos
melhores e mais importantes momentos da série e que fez ainda mais Terry Moore prosseguir
com ela e elevando o nosso nível emocional ao extremo, sendo que nos só temos
que agradecer.
Leia mais sobre Estranhos no Paraíso clicando aqui.
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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: O Lado bom da Vida.
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segunda-feira, 24 de junho de 2013
Cine Especial(HQ): Multiverso Comic Con 2013
Diferente do ano passado, eu acabei não tirando fotos, pois fui
participar do evento somente no domingo, à tarde e não tive muito tempo devido há
outros compromissos. Mas ao eu ver o evento acabou sendo muito mais animado do
que anterior, sendo que havia muito mais opções de compra, como gibis,
camisetas, canecas brinquedos e tudo um pouco para agradar gregos e troianos.
Mas meu principal objetivo era conseguir autógrafos do desenhista Marcelo Frusin
(LoveLess: Terra Sem Lei) e dos irmãos escritores e desenhistas Fábio Moon e Gabriel Bá (DAYTRIPPER).
Para minha surpresa, eles
não só estavam dando autógrafos como também desenhando para aqueles que quisessem
esse precioso suvenir, mas por um momento tive azar, pois não tinha papel
nenhum em mãos. Mas a sorte veio a cavalo, pois havia me encontrado com Joel
Machado (Cyber Pimenta) e me deu folhas para eles desenharem.
Quando nos estamos lendo uma HQ com boa
qualidade, imediatamente nos sentimos vida saindo do papel, onde sentimos até
mesmo os sentimentos dos personagens. Em menos de 20 minutos, os personagens
que tão bem conheço nos encadernados, imediatamente começaram a surgir de forma
mágica no papel antes sem vida. Abaixo
deixo um gostinho da boa tarde que eu tive nesse ótimo evento da capital.
Leia também: Multiverso Comic Con 2012.
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Cine Dica: CONVITE MOSTRA BELA TARR NA SALA P.F GASTAL
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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: COLEGAS
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sexta-feira, 21 de junho de 2013
Cine Dicas: Estreias no final de semana (21/06/13)
Universidade Monstros
Sinopse:Mike Wazowski
(Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em
Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade,
os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas
não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças
ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois
são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe,
por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero
de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.
Ferrugem e Osso
Sinopse: Ali descobre
que precisará ficar com o seu filho de cinco anos que mal conhece. Desabrigado
pobre e sem amigos resolve ir morar com a irmã em outra cidade. Ela recebe os
dois muito bem e os abriga em sua garagem. Em uma boate Ali conhece Stephanie
uma linda e independente treinadora de baleias assassinas. A segunda vez que se
veem é depois de uma ligação noturna avisando que Stephanie sofreu um acidente
em uma performance. Quando se encontram novamente ela é uma cadeirante que
perdeu as duas pernas e está desiludida. Ali decide então que vai ajudá-la.
Cannes 2012.
O Lugar Onde Tudo
Termina
Sinopse:Luke (Ryan
Gosling) é um motociclista misterioso, que pilota dentro de globos da morte
para um circo itinerante. Quando descobre que sua ex-namorada, Romina (Eva
Mendes), teve um filho seu, ele tenta se reaproximar dela. Sua intenção é
mostrar-se um pai capaz de sustentar o filho e, para isso, Luke decide
participar de uma série de roubos a bancos. O problema é que Luke não consegue
reprimir seu lado violento, o que lhe traz problemas não apenas com Romina mas
também com Robin (Ben Mendelsohn), seu parceiro de assaltos. Apesar dos vários
problemas inesperados que surgem, ainda assim Luke resolve realizar sozinho um
assalto a banco. Perseguido pela polícia, ele vira alvo de Avery Cross (Bradley
Cooper), um policial que cumpria sua rotina fazendo a ronda diária.
Adeus Minha Rainha
Sinopse: França 14 de
Julho de 1789. Início da revolução que mudará o curso da História e terminará
com uma das mais longas monarquias europeias. O povo francês toma a Bastilha
como sinal de descontentamento com o regime de Luís XVI. Versalhes contudo
continua a viver uma aparente normalidade longe da turbulência das ruas de
Paris. Quando finalmente a notícia da revolução chega à corte os nobres e
servos percebendo a gravidade da situação fogem para salvar as suas vidas.
Porém Sidonie Laborde (Léa Seydoux) a jovem e dedicada dama de companhia de
Maria Antonieta (Diane Kruger) recusa-se a segui-los e a abandonar a rainha.
Minha Mãe é uma Peça
Sinopse: A trama
conta a história das loucuras da mãe e dona de casa Hermínia uma mulher de meia
idade aposentada e sozinha que tem como preocupação maior procurar o que fazer.
Jards
Sinopse:A vida e obra do
cantor, músico e ator Jards Macalé é celebrada neste documentário dirigido por
Eryk Rocha. O artista carioca cresceu rodeado de música, estudou compositores
eruditos, mas sempre representou a música popular brasileira. O longa retrata
um pouco do processo criativo do último album do autor de canções como
"Vapor Barato", "Gothan City" e "Movimento dos
Barcos" e sua destreza com diversos instrumentos musicais.
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Cine Dica: Em Cartaz: Depois da Terra
Sinopse: Mil anos após um
cataclisma obrigar os seres humanos a se retirar do Planeta Terra a Nova Prime
se tornou o novo lar dos humanos. O lendário general Cypher Raige retorna para
sua família depois de uma longa ausência servindo o governo agora preparado
para cumprir seu dever de pai de Kitai de 13 anos. Quando uma tempestade de
asteroides prejudica a nave de Cypher e Kitai eles caem em um Planeta Terra
perigoso e sem vida.
O grande mal dessa ficção é
o fato de reunir dois mundos problemáticos: de um lado tem o cineasta M. Night
Shyamalan, que após o fenômeno O Sexto Sentido, foi perdendo o prestigio
gradualmente em cada obra sua e piorando cada vez mais a situação a partir do
momento que ingressou em super produções como O Ultimo Mestre do Ar. Do outro,
temos um pretensioso Will Smith, que
desde A Procura da Felicidade, quer porque quer interpretar sempre um
personagem que vence as dificuldades a todo o custo e sempre estando ao lado do seu filho, o
também ator Jaden Smith.
Na reunião desses dois
grandes egos, poderias se render uma verdadeira bomba, mas até que não é de
todo o mal. Embora com inicio de filme que da a sensação de que há algo que já
vimos antes, o roteiro ganha pontos ao se concentrar na relação problemática de
pai e filho, em vez de explorar mais aquele universo futurístico. Curiosamente,
a sensação que da que estamos assistindo há uma obra com duas visões diferentes.
O que não é muita surpresa, já que o roteiro é da própria autoria de Smith, mas
num determinado momento a gente consegue ver a mão de Shyamalan em determinadas
cenas, principalmente quando o jovem protagonista tem o seu primeiro encontro
com uma misteriosa criatura alienígena dentro da nave.
Logicamente o filme prende a
atenção do espectador, no momento em que a dupla central se vê presa numa terra
futurística, mas ao mesmo tempo cheia de vida, porém selvagem. Embora tenha
nascido através de uma solução forçada, a separação de pai e filho na floresta
se torna essencial, para a construção de uma nova relação dentre eles mesmo na
distancia. Infelizmente os momentos em que o jovem Smith encara certos perigos
na mata acabam não sendo muito convincentes, que por vezes soa forçado demais,
ou por esses momentos possuírem efeitos visuais não muito caprichados.
O único momento que
realmente nos convence e nos faz temer pelo seu destino, é quando ele novamente
ele encara a criatura vista dentro da nave. Mas é ai que a porca torce o rabo,
pois Shyamalan novamente vem com o seu típico final surpresa, já bem desgastado
e que lembra por demais até mesmo o seu filme Sinais de 2002. Com isso, o filme
se encaminha com minutos dos mais previsíveis, mas ao mesmo tempo esperados
para aqueles que estavam assistindo do começo ao fim. Meu conselho é assistir a
esse filme com a mente aberta e sem exigir muito dele, pois até quem sabe, possa
futuramente a vir se tornar um pequeno Cult.
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Cine Dica: [CINETERAPIA] ISMAEL CANEPPELE comenta OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE
Exibição gratuita e
bate-papo com Ismael Caneppele, autor da obra adaptada para o cinema, acontece
segunda-feira, dia 24 de junho, às 20h, no CineBancários
Um garoto de
dezesseis anos, fã de Bob Dylan, acessa o mundo através da internet enquanto vê
seus dias passarem em uma pequena cidade alemã, no interior do Rio Grande do
Sul. “Estar perto não é físico”, diz ele em seu blog. Por identificação,
aproxima-se de uma garota que o apresenta um mundo diferente.
Quando a garota parte
para outro mundo, deixa imortalizada sua história em fotos e vídeos na
internet, e então guiado pela música de Dylan, ele mergulha em lembranças até o
surgimento de uma figura misteriosa que desencadeia diversos acontecimentos em
sua vida.
Baseado no livro
homônimo de Ismael Caneppele, com roteiro do próprio autor que também participa
do elenco do filme, e direção de Esmir Filho (conhecido pela direção do hit
online Tapa na Pantera), Os Famosos e os Duendes da Morte dialoga com uma
geração que acredita na internet não como passatempo, mas como opção
existencial.
A película já
participou de diversos festivais, dentre os quais o 60º Festival de Berlim,
62nd Film Festival Locarno e ganhou o prêmio de melhor filme no Festival do
Rio, onde ainda foi agraciada pela crítica internacional.
Nesta edição, o
Cineterapia apresenta o próprio autor Ismael Caneppele como convidado a debater
sua obra adaptada às telas. Considerado uma das revelações da literatura
brasileira contemporânea, Caneppele é romancista, desenvolve argumentos e
roteiros para o cinema e morou na Alemanha e Croácia, onde foi assistente de
direção em ópera e ator de teatro.
Em sua 24ª edição e
quarto ano consecutivo, o projeto disponibiliza clássicos que estudam novas
formas de desenvolver a sensibilidade e possibilita análise comportamental por
destacados pensadores, psiquiatras e escritores gaúchos. Já participaram do
evento nomes como Thedy Correa, Frank Jorge, Tatata Pimentel, Jorge Furtado,
entre outros. A mediação da conversa fica por conta dos terapeutas Cínthya
Verri e Roberto Azambuja.
Reservas de ingressos
deverão ser feitas pelo e-mail projetocineterapia@gmail.com
CINETERAPIA
Toda última
segunda-feira do mês
Um convidado
extraordinário
Um filme inteligenteCom entrada franca
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Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
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Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine Dica: Filme do Grupo Dziga Vertov na Sessão Aurora
SESSÃO AURORA EXIBE FILME DO
GRUPO DZIGA VERTOV NA SALA P. F. GASTAL
A Sessão Aurora
apresenta neste sábado, dia 22, às 18h, na Sala P. F. Gastal da Usina do
Gasômetro (3º andar), o filme Vento do Leste (1970), assinado pelo Grupo Dziga
Vertov. Após a sessão, haverá um debate com os editores da revista Aurora. A
sessão também marca o lançamento do terceiro número do Zinematógrafo, fanzine
de cinema que o grupo produz e distribui gratuitamente em vários pontos da
cidade. A entrada é franca.
Filme-manifesto do
Grupo, Vento do Leste evidencia toda a radicalidade dos criadores do coletivo,
Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin, enquanto criadores de imagens, discurso
político e da própria linguagem cinematográfica. Basicamente, a história gira
em torno de um grupo de pessoas que pretendem fazer um filme e, durante as
circunstâncias das filmagens, questionam política e ideologicamente a própria
função dos recursos que o cinema oferece e, principalmente, suas limitações.
Nesse sentido, o som e a imagem são problematizados a partir de sobreposições e
junções de caráter experimental e provocativo em meio a fotos de Mao e Stalin.
Vento do Leste nasceu
da ideia de uma obra coletiva, alimentada por debates entre intelectuais de
esquerda de vários países. Durante a realização, as duas correntes mais
radicais – os maoístas (liderados por Godard) e os anarquistas (liderados por
Daniel Cohn-Bendit) – se desentenderam. Segundo Godard, “os anarquistas foram
para a praia”. Sob a orientação maoísta, curiosamente, a obra ganhou em
experimentação. Vento do Leste foi encomendado (mas não exibido) pela RAI,
televisão estatal italiana, como um western-spaghetti com o ator Gian Maria
Volontè. O resultado final, no entanto, mesmo com a presença de Volontè, passa
longe de qualquer definição.
Uma das bandeiras do Grupo
era colocar em xeque a ideia da “velha esquerda” que realizava filmes
supostamente políticos, mas que eram, na opinião dos integrantes, apenas filmes
sobre pessoas que faziam política, pois permaneciam inseridos no sistema
narrativo hollywoodiano, representando ingenuamente mocinhos e bandidos e o bem
e o mal, sem romper definitivamente com as estruturas narrativas burguesas e
imperialistas. Os temas anticapitalistas e a orientação
maoísta/marxista-leninista do Grupo marcaram os oito filmes que realizaram
entre 1968 e 1972, tendo em Vento do Leste a síntese de toda uma concepção de
cinema radical e revolucionária. O filme ainda tem uma curta participação do
cineasta brasileiro Glauber Rocha apontando o caminho do cinema político.
Vento do Leste. França,
1970, cor, 100 minutos. Direção: Grupo Dziga Vertov (Jean-Luc Godard,
Jean-Pierre Gorin, Gérard Martin). Com Gian Maria Volonté, Anne Wiazemsky,
Cristiana Tullio-Altan, Allen Midgette, José Valéra, Glauber Rocha. O filme
será exibido em DVD com legendas em português.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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quinta-feira, 20 de junho de 2013
Cine Especial: STAR TREK: FINAL
Star Trek V: A Ultima
Fronteira
Sinopse: Em férias, a
tripulação da Enterprise é convocada ás pressas pra resgatar vitimas de seqüestro
num planeta distante.
A estréia na direção
de Shatner consegue entreter os fãs da série, revelando detalhes desconhecidos
sobre o passado dos personagens e explorando um tema clássico do seriado, a
frase que aparecia na introdução dos episódios (na dublagem da TV brasileira,
final frontier era "fronteira final" e não "ultima
fronteira" como quis o desavisado tradutor).
Star Trek VI: A Terra
Desconhecida
Sinopse: O Império
Klingon dispõe-se a conversar com a Federação para assinar tratado de paz.
Contudo um incidente envolvendo o capitão Kirk pode por tudo a perder.
O Ultimo longa metragem para
o cinema com a veterana turma do seriado de TV recupera o diretor do segundo e
melhor titulo da série. O roteiro co-escrito por Nimoy, traça um paralelo com o
esfacelamento da URSS e da boas dicas para a entrada, na ribalta, da Nova
Geração. Espetáculo divertido e repleto de curiosos efeitos especiais como o
sangue Klingon flutuando no vácuo.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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