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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'A Excêntrica Família de Antônia'

Sinopse: A história contada em flashbacks da matriarca holandesa Antonia que volta à cidade natal com a filha depois da Segunda Guerra Mundial e que, ao longo de 50 anos, constrói uma vida de força, beleza e generosidade ao lado de sua família incomum.

Na primeira cena do filme, escutamos os suspiros de Antônia (Willeke van Ammelrooy) seguidos pelas lembranças de seu passado a partir do momento em que retorna à sua cidade natal acompanhada de sua filha Danielle (Els Dottermans) para visitar sua mãe, já no leito de morte. A partir de então, Antônia passa a viver novamente ao lado das pessoas daquela cidade. Percebe-se rapidamente que é uma mulher diferente das demais, acolhida pela cidade, da mesma forma com que se convive “com uma colheita ruim, uma criança deformada, ou um manifesto da onipresença divina”, segundo as palavras da narradora.

Acompanhamos cinco gerações de uma família que vai se constituindo a partir do amor e da generosidade da matriarca, que não hesita em acolher de diversas formas os habitantes daquele pequeno vilarejo, dos tipos mais diversos possíveis: desde uma mulher que uiva para a lua cheia, até um casal de deficientes mentais que encontra o amor de uma forma inesperada e improvável, passando por um filósofo pessimista, uma filha lésbica e uma neta superdotada.

Belas cenas envolvendo a imaginação de Danielle, como no momento em que se apaixona pela professora de sua filha (quando a vê como a Vênus de Botticelli), uma bela maquiagem que demonstra fielmente a passagem de tempo, e a variedade de sentimentos presentes na trama vividos pelos personagens e compartilhados com o expectador. Tristeza, alegria, e um estranho sentimento de melancolia, quando se percebe que embora a “missão” de Antônia já fora cumprida, e que sua hora chegou.

“A vida quer viver!”, diz Antônia a sua neta em determinado momento do filme, e talvez seja esta mensagem que fica no final de tudo: perdas, ganhos, tudo isso faz parte da nossa história. Cada um encara de seu jeito o fato de que a vida não tem muito sentido para além destas contingências (de um lado há a celebração desta vida na família de Antônia, de outro a negação desta pelo filósofo), mas a única verdade é que embora permeada por vários fins e começos (o que é simbolizado no filme pelas constantes gestações que vemos em cena), a vida nunca é conclusiva… É como se fôssemos pequenos capítulos, ou quem sabe notas de pé de página desta grande epopéia que é o existir.

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (Holanda).

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domingo, 23 de fevereiro de 2025

Cine Dica: "Família Submersa" de Maria Alché na próxima sessão do Cineclube Torres, segunda dia 24 de fevereiro, às 20h.

O filme, sobre o luto e sua superação, é realizado pela jovem diretora argentina Maria Alché (atriz em "Menina Santa") e conta com a extraordinária interpretação de uma das mais relevantes atrizes do país, a Mercedes Moran, no papel da protagonista, a Marcela. A história começa com a morte improvisa da Rina, a irmã e companheira de vida de Marcela, uma perda que naturalmente a deixa triste e perturbada. O velório, realizado na própria casa, é dominado pelas conversas sobre o passado, assuntos familiares pendentes ou não resolvidos.

Produção intimista que explora o processo de luto numa visão próxima ao realismo fantástico, o filme é conduzido de forma segura pela diretora, na sua primeira prova atrás da câmera, se apoiando em mais uma atuação exemplar da veterana atriz argentina. "Mercedes Morán não se acanha frente à responsabilidade de sustentar dramaticamente o filme, de deflagrar intermitências num todo que parece infimamente perturbado pela morte da irmã" (Marcelo Müller, Papo de Cinema).

O filme, uma coprodução internacional envolvendo no Brasil os produtores de "Benzinho", recebeu o prêmio de melhor filme na mostra Horizontes Latinos festival de San Sebastián, na Espanha. A sessão, com entrada franca, integra o 10° Ciclo de filmes de expressão ibero americana, realizado na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.


Serviço:

O que: Exibição do filme "Família Submersa" de Maria Alché (Argentina) - 1h31m

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, 24/2, às 20:00

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).


Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística - Cadastur


CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Cine Especial: Revisitando 'Shakespeare Apaixonado'

Ao longo da história surgiram inúmeros motivos para que os cinéfilos menosprezam a premiação do Oscar, pois ela colecionou através das décadas inúmeras injustiças. É extremamente vergonhoso, por exemplo, saber que Charles Chaplin somente levou um Oscar pela carreira no final de sua vida, ou o fato do mestre das trilhas musicais Ennio Morricone ter levado um único Oscar pela categoria pelo filme "Os 8 Odiados" (2015). Porém, na opinião de muitos, uma das piores premiações da história ocorreu em 1999, onde a academia consagrou "Shakespeare Apaixonado" (1998).

Dirigido por John Madden, o filme retrata o jovem astro do teatro londrino William Shakespeare (Joseph Fiennes) que sofre de bloqueio criativo e não consegue escrever a sua próxima peça. Certo dia, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que sonha em atuar, algo proibitivo no final do século XVI. Para driblar o preconceito e ter sua chance, Viola se disfarça de homem e começa a ensaiar o texto de Will, que começou a fluir e fazendo da peça a sua primeira versão de Romeu e Julieta. O que ele não esperava é que há um casamento arranjado pela família entre Viola e Lorde Wessex (Colin Firth).

Embora seja uma ficção sobre a juventude do poeta, o filme é fiel na maneira de como eram feitas as peças teatrais de antigamente, sendo que havia uma luta árdua de fazer uma história que agradasse as grandes plateias e o próprio reino. Visualmente o filme é um colírio para os olhos, cujo figurino se casa com perfeição com a edição de arte e cuja reconstituição da época é um dos pontos altos do filme. Visualmente bonito, mas não um grande espetáculo.

Verdade seja dita, o filme é uma comédia de época refinada, pouco pretensiosa e que não tinha ambição nenhuma de mudar a vida de ninguém. O problema talvez tenha sido a própria Miramax que fez de tudo para que o filme se tornasse o favorito nas premiações da época, ao ponto de oferecerem jantares especiais para os votantes e gerando assim uma grande polêmica. O ápice disso é que Harvey Weinstein era o todo poderoso da Miramax na época e posteriormente foi revelado que ele agradava os votantes com diversos presentes, abusava sexualmente das atrizes que ele escolhia para os seus projetos e que, felizmente, foi condenado há 28 anos de prisão após as revelações virem a público.

Em meio a todas essas polêmicas o filme saiu ganhando, mas ao mesmo tempo saiu perdendo. Quando foi anunciado o prêmio de melhor atriz para Gwyneth Paltrow muitos não estavam acreditando naquilo, já que ela havia atuado bem na produção, mas longe do espetáculo de atuação que foi a nossa Fernanda Montenegro pelo "Central do Brasil" (1998), ou assombrosa atuação de Cate Blanchett por "Elizabeth" (1998). O resultado era o prenúncio do que iria acontecer na reta final da cerimônia.

Muitos apostaram na vitória de "O Resgate do Soldado Ryan" (1998), dirigido por Steven Spielberg e se consagrando já na época como um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos. Ao levar o prêmio de melhor Direção naquela noite tudo apontava que o seu filme levaria o prêmio principal. Porém, ao ser anunciado "Shakespeare Apaixonado" o grande vencedor a sensação que me passou foi de uma grande piada de mal gosto e que me fez quase desistir da premiação como um todo.

Ao longo dos anos sempre tive pouca vontade de rever esse filme, mas deixei de lado o meu desapontamento e decidi revisá-lo com a mente aberta. Como eu disse acima, é um filme despretensioso, com ótimos toques de humor e tendo um elenco cheio de estrelas e que cada um fez a sua parte mesmo em pouco tempo de cena. Neste último caso, por exemplo, destaque para Judi Dench ao dar vida a Rainha Elizabeth em apenas oito minutos de cena, mas sendo o suficiente para levar o Oscar de atriz coadjuvante, muito embora ela tenha atuado em papéis maiores do que esse ao longo de sua grande carreira.

O filme é uma curiosa análise do que poderia ter sido as verdadeiras origens que colaboraram na criação de Romeu e Julieta, mas não tendo a ambição de ser verossímil com relação aos verdadeiros fatos e permitindo que a ficção tome conta do enredo. Como o próprio personagem da trama Philip Henslowe (Geoffrey Rush) dizia no decorrer do filme, tudo é um mistério, assim como as situações que levaram esse filme a ser pouco amado e muito odiado. Ao meu ver, está na hora de deixar o rancor de lado e permitir rever esse longa com novos olhos.

"Shakespeare Apaixonado" é uma comédia de época despretensiosa e que não merecia todo esse peso do mundo que obteve ao longo das décadas.  

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Cine Dica: Sessão dupla Clube de Cinema: "Em Trânsito" (22/02) e "Crônica de uma Relação Passageira" (23/02)

Em Trânsito 

Neste final de semana, o Clube de Cinema de Porto Alegre irá se aventurar através de duas sessões de filmes imperdíveis!

No sábado, em parceria com o Goethe-Institut, exibimos "Em Trânsito", de Christian Petzold. No domingo, seguimos para a Cinemateca Paulo Amorim com "Crônica de uma Relação Passageira", de  Emmanuel Mouret. Ainda que de formas distintas, as duas obras conseguem tangenciar as trajetórias do amor, atravessando questões de tempo e espaço, criando laços através de relações surpreendentes.

Confira os detalhes das sessões!


SÁBADO – 22/02

Em Trânsito (Transit)

Alemanha, 2018, 101 min, 12 anos

Direção: Christian Petzold

Elenco: Franz Rogowski, Paula Beer, Godehard Giese

Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112, Bairro Moinhos de Vento)

🕥 10h15

🎟 Entrada gratuita e aberta ao público (convide seus amigos a conhecerem o CCPA!)

Sinopse: Baseado no romance de Anna Seghers, o filme acompanha Georg (Franz Rogowski), um fugitivo que assume a identidade de um escritor falecido para escapar da França ocupada pelo nazismo. Mas quando conhece Marie (Paula Beer) tudo se complica. Petzold transporta a narrativa da Segunda Guerra para um cenário contemporâneo, criando uma atmosfera intrigante entre passado e presente.

Sobre o Filme: A ficção científica, seja ela literária ou cinematográfica, sempre nos brindou com histórias fantásticas e das quais nos fazem pensar. Porém, infelizmente, os últimos eventos do mundo atual fizeram com que qualquer ficção já vista se tornasse datada, ao ponto que o próprio cinema nos últimos tempos nos brindou com filmes que são o mais puro reflexo desses nossos tempos complexos. "Em Trânsito" é um filme que transita entre ficção e realidade e cujo a trama é moldada por ecos dos horrores, tanto vindos do passado, como também do nosso presente.

Dirigido por Christian Petzold, do filme "Phoenix" (2014), o filme conta a história de Georg (Franz Rogowski), que tenta fugir da França após a invasão nazista e rouba os manuscritos de um autor falecido e assume sua identidade. Preso em Marseille, acaba conhecendo Marie (Paula Beer), que está desesperada para encontrar seu marido desaparecido - o mesmo que ele está fingindo ser. Para complicar ainda mais, ele começa a se apaixonar por ela.

Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 


📽️ DOMINGO – 23/02

Crônica de uma Relação Passageira (Chronique d'une liaison passagère)

França, 2022, 100 min, 14 anos

Direção: Emmanuel Mouret

Elenco: Sandrine Kiberlain, Vincent Macaigne, Georgia Scalliet

📍 Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim – Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico)

🕥 10h15

Sinopse: Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vincent Macaigne) iniciam um romance sem compromisso, mas logo percebem que sentimentos inesperados podem tornar tudo mais complicado. Emmanuel Mouret conduz essa história com um olhar niilista e bem-humorado, desmontando as idealizações do amor romântico.

Aproveite este final de semana cinematográfico conosco!

Nos vemos lá!

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quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (20/02/25)

 O BRUTALISTA

Sinopse: Um arquiteto húngaro chamado László Toth sai da Europa no pós-guerra para reconstruir sua vida na América.


CAPITÃO ASTÚCIA

Sinopse: Em Capitão Astúcia, Santiago (Paulo Verlings) é um ex-astro mirim frustrado com sua carreira de pianista, decide fugir de um revival na TV e busca refúgio na casa do avô (Fernando Teixeira). 


FÉ PARA O IMPOSSÍVEL

Sinopse: Fé para o Impossível é o longa biográfico do diretor Ernani Nunes que vai retratar um fato na vida de Renee Murdoch. Renee é uma pastora norte-americana, que vive no Rio de Janeiro e foi brutalmente atacada por um morador de rua que a atingiu com um pedaço de madeira na cabeça em uma corrida em setembro de 2012, no bairro da Barra da Tijuca.

SING SING

Sinopse: Divine G, preso em Sing Sing por um crime que não cometeu, encontra propósito atuando em um grupo de teatro com outros homens encarcerados. Quando um estranho cauteloso se junta ao grupo, os homens decidem encenar sua primeira comédia original.

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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 20 A 26 DE FEVEREIRO DE 2025

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

A principal notícia desta cinesemana é a tão aguardada reabertura da Sala Norberto Lubisco, que passou por uma revitalização completa. Mas também temos novidades imperdíveis na tela grande, incluindo a estreia da animação FLOW, um filme da Letônia que tem duas indicações importantes na corrida pelo Oscar: melhor animação e longa internacional. Outro lançamento é MEU VERÃO COM GLÓRIA, um delicado drama familiar protagonizado por uma garotinha francesa de seis anos.

Para marcar a reabertura da Sala Norberto Lubisco, trazemos de volta o filme de maior público da Cinemateca Paulo Amorim em 2024 e que ainda estava em cartaz quando os cinemas foram alagados pelas enchentes: DIAS PERFEITOS, de Wim Wenders. A programação da sala se completa com a emotiva história de KASA BRANCA, estreia no longa do diretor carioca Luciano Vidigal, e com a produção gaúcha HOMENS DE BARRO, de Angelisa Stein.

Entrando na sexta semana de exibição, o longa iraniano MEU BOLO FAVORITO segue na preferência do público, com sessões concorridas. Também continuam em cartaz dois títulos indicados ao Oscar: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO, que concorre na categoria de melhor documentário, e A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO, um dos cinco concorrentes ao prêmio de filme internacional.


Confira nossa programação completa e o Portal do Cinema Gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h30 – MEU BOLO FAVORITO Assista o trailer aqui.

(Keyke mahboobe man – Irã/França/ Suécia/Alemanha, 2024, 97min). Direção de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, com Lily Farhadpour e Esmail Mehrabi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Mahin tem 70 anos, é viúva e vive sozinha em Teerã. Apesar da rotina solitária, ela mantém a vitalidade e o interesse pelas coisas do cotidiano – o que inclui afrontar a Polícia da Moral que controla os costumes no país. Disposta a revitalizar sua vida amorosa, a viúva convida o taxista Faramarz para um encontro. O filme foi o vencedor do prêmio Fipresci (da crítica) e do Juri Ecumênico no Festival de Berlim 2024, mas seus diretores foram proibidos de deixar o Irã para acompanhar a premiação.


 16h20 – A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO Assista o trailer aqui.

(The Secret of the Sacred Fig - Alemanha/França/Irã, 2024, 165min). Direção de Mohammad Rasoulof, com Mahsa Rostami, Setareh Maleki, Niousha Akhshi. Mares Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Casado e pai de duas filhas, Iman acaba de ser promovido a juiz de instrução no Tribunal Revolucionário de Teerã. Isso representa uma vida mais confortável para a família, mas também obriga Iman a ignorar alguns valores éticos e morais. Ao mesmo tempo em que tenta se manter fiel ao regime, o protagonista vê as relações familiares se deteriorarem. O filme tem como pano de fundo os episódios recentes de protestos pela jovem que foi morta por usar o véu de maneira incorreta, que aparecem em imagens de arquivo. Proibido no Irã, o filme foi indicado pela Alemanha na corrida ao Oscar de filme internacional e já ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio Especial do Júri e o da crítica no Festival de Cannes.


19h15 – FLOW - ESTREIA (NÃO TEM SESSÃO DIA 26) Assista o trailer aqui.

(Straume - Letônia/Bélgica/França, 2024, 85min). Animação de Gints Zilbalodis. Mares Filmes, Livre.

Sinopse: Gato é um animal que leva uma vida solitária – até o dia em que seu lar é destruído por uma grande inundação. Em busca de um lugar para se abrigar, ele sobe em um barco onde já estão diversas espécies. Neste refúgio improvisado, os bichos terão que se ajudar e respeitar suas diferenças. O longa já conquistou vários prêmios internacionais, incluindo o Globo de Ouro e o European Film Awards de melhor animação. Também está indicado ao Oscar na categoria e a melhor longa internacional pela Letônia.


SESSÃO ALMANAQUE 21


DIA 26 ÀS 19h15

UM ESTRANHO NO NINHO

(One Flew Over the Cuckoo's Nest - EUA, 133min, 1975). Direção de Miloš Forman, com Jack Nicholson, Louise Fletcher, Danny DeVito, Christopher Lloyd. 16 anos. Drama.

Sinopse: Baseado no romance homônimo de Ken Kensey, o filme acompanha a jornada de Randall McMurphy, um criminoso que alega insanidade e vai cumprir sua pena em um hospital psiquiátrico. No local, ele começa a influenciar os outros internos. O filme foi o segundo da história a conquistar todos os cinco principais prêmios do Oscar: melhor filme, direção, roteiro, ator e atriz.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 – FAMÍLIA (NÃO TEM SESSÃO NOS DIAS 20 E 21) Assista o trailer aqui.

(Famiglia – Itália, 2020, 120min. Direção de Francesco Costabile, com Francesco Gheghi, Barbara Ronchi, Francesco Di Leva. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Gigi e Alessandro moram com a mãe e não têm boas lembranças do pai, que está preso e marcou a infância dos meninos com um comportamento violento e autoritário. Quando o pai reaparece em suas vidas, todos voltam a conviver com os traumas do passado – em especial Gigi, que vai tomar decisões que mudarão o futuro da família. Baseado no livro de memórias “Non Sarà Sempre Così” (2017), de Luigi Celeste, o filme combina questões domésticas, enfrentamento político e drama psicossocial. O ator Francesco Gheghi ganhou o Prêmio Orizzonti na sua categoria no Festival de Veneza de 2024.


17h – MEU VERÃO COM GLÓRIA - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Àma Gloria - França, 2024, 84min). Direção de Marie Amachoukeli, com Louise Mauroy-Panzani, Ilça Moreno Zego, Arnaud Rebotini. Filmes do Estação, 12 anos. Drama.

Sinopse: Cleo tem seis anos e é completamente apaixonada pela sua babá, Gloria, que migrou de Cabo Verde para trabalhar na França. Quando Gloria precisa voltar ao seu país para atender a compromissos familiares, fica a promessa das duas se reencontrarem o mais rápido possível. Assim, a garotinha embarca para uma temporada em Cabo Verde, onde viverá experiências inesquecíveis. O filme é baseado nas memórias da própria diretora, que constrói uma delicada reflexão sobre as mulheres imigrantes que deixam seus filhos para se tornarem mães de outras crianças.


18h45 – TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO (NÃO TEM SESSÃO DIA 21) Assista o trailer aqui.

(Soundtrack to a Coup d'État – Bélgica/Holanda/França, 2024, 150min). Documentário de Johan Grimonprez. Pandora Filmes, 14 anos.

Sinopse: No início dos anos 1960, auge da Guerra Fria, Estados Unidos e Bélgica se uniram para impedir a posse de Patrice Lumumba, primeiro presidente eleito democraticamente na República do Congo. Em jogo, estavam os interesses comerciais das grandes nações do Ocidente e também da URSS nas riquezas do país africano. Em protesto, os instrumentistas Abbey Lincoln e Max Roach invadiram o Conselho de Segurança da ONU e fizeram uma apresentação musical. Ao mesmo tempo, Louis Armstrong foi enviado ao Congo para gerar uma cortina de fumaça sobre os planos norte-americanos de depor Patrice. O diretor Johan Grimonprez parte deste episódio para refletir sobre as conexões entre imperialismo, capitalismo e jazz. Um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário, o filme traz um rico material de arquivo com imagens da música e da política da época.


DIAS 20 E 21 ÀS 14h30 – ENTRADA FRANCA

15º CINE ESQUEMA NOVO: MOSTRA AUDIOVISUAL EM CURSO

Exibição de filmes realizados por alunos dos cursos de Cinema e Comunicação da PUCRS e UFRGS (quinta) e UFPel, UFSM e UniRitter (sexta).


DIA 21 ÀS 19h

SESSÃO ESPECIAL


A OUTRA FORMA Assista o trailer aqui.

(La Otra Forma - Brasil/Colômbia, 100min, 2023). Animação de Diego Guzmán. Estudio Giz, 10 anos.

Sinopse: Um homem obcecado em se encaixar em um mundo geométrico enfrenta o dilema de se tornar um quadrado ou liberar a verdadeira forma que reside dentro dele.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h15 – KASA BRANCA (NÃO TEM SESSÃO NO DIA 20) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 95min). Direção de Luciano Vidigal, com Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco. Sessão Vitrine Petrobras, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Dé, um adolescente da periferia do Rio de Janeiro, fica sabendo que sua avó está na fase terminal da doença de Alzheimer. Apesar das dificuldades que a doença impõe, ele decide aproveitar os últimos dias que ainda tem com a avó e chama dois amigos para ajudar. O filme ganhou quatro prêmios na Première Brasil do Festival do Rio: melhor direção, ator coadjuvante, trilha sonora original e fotografia.


17h15 – DIAS PERFEITOS - REESTREIA Assista o trailer aqui.

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: O filme de Wim Wenders foi o maior público da Cinemateca Paulo Amorim em 2024 e volta a cartaz para marcar o término das obras de recuperação das salas após a tragédia das enchentes. Na história, acompanhamos a rotina de Hirayama, responsável pela limpeza de banheiros públicos em Tóquio. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. O longa foi um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional em 2024.


19h30 – HOMENS DE BARRO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 72min). Direção de Angelisa Stein, com Gui Mallmann, Alexandre Borin, João Pedro Prates. O2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O clássico “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, ganha uma versão contemporânea nesta produção filmada nos bairros de Belém Novo, Restinga e Lami, no sul de Porto Alegre. Agora, os protagonistas são dois homens, Pássaro e Ângelo, filhos de famílias inimigas e que desafiam a culpa e os próprios medos para viver um amor proibido.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Sebastian'

Sinopse: Um escritor começa a viver uma vida dupla como profissional do sexo para pesquisar seu romance. 

O mercado do sexo é algo que perdura há séculos e atendendo normalmente pessoas que buscam, ou prazer, ou a chance de preencher o vazio em suas vidas. Nos últimos tempos, porém, esse mercado sofreu uma metamorfose devido à internet, onde as pessoas buscam encontros sexuais virtualmente, ou até mesmo nem sequer tendo mais contato humano diga-se de passagem. "Sebastian" (2024) se torna interessante ao nos revelar uma análise sobre o comportamento humano perante tempos em que o sexo está se tornando cada vez mais banal para dizer o mínimo.

Dirigido por Mikko Mäkelä, o filme conta a história de Max (Ruaridh Mollica), um aspirante a escritor que utiliza um álter ego para desenvolver seu primeiro romance. Seu desejo é escrever um livro sobre o trabalho sexual atual e para isso cria para si o nome de Sebastian e do qual fará com que adentre o universo da prostituição e para que assim obtenha bastante material para escrever. Porém, Max vai aos limites do seu desejo no decorrer do tempo.

Mikko Mäkelä constrói uma trama em que o protagonista procura agir de forma mecânica perante os vários encontros sexuais que ele obtém. Ao mesmo se observa que o filme é uma crítica acida com relação ao submundo do sexo, cada mais levado ao artificialismo e cujo toque acaba se tornando cada vez mais secundário. Porém, uma vez que Max opta em obter contato através dos seus encontros se tem esses conflitos de sentimentos e o que irá levá-lo a dúvidas e novos rumos ao seu livro.

O ator Ruaridh Mollica constrói para si um personagem complexo, onde em alguns momentos ficamos nos perguntando se a sua rotina com relação ao sexo entre outros homens seria algo verossímil ou se tudo acontece somente quando ele escreve o seu livro. Ruaridh Mollica provoca essa dúvida na gente, principalmente através de uma edição de cenas eficaz e com direito até mesmo a se alinhar com uma boa trilha sonora. É mais um caso de talento em cena se casar com perfeição com um diretor cuja a sua pretensão é nítida em querer fazer um cinema mais autoral.

Claro que o filme não é para todos os gostos, principalmente para aqueles que se sentirem incomodados com determinadas cenas de sexo, por vezes, explicitas. Ao mesmo tempo, o protagonista se perde em alguns momentos, seja devido ao roteiro, ou por algum passo em falso em que o cineasta acabou cometendo na reta final da história como um todo. Talvez os conflitos em que o protagonista se depara seja uma espécie de síntese de uma sociedade atual que não consegue exatamente administrar os seus sentimentos com o sexo simplesmente corriqueiro.

O filme vem neste momento de dúvida atual, principalmente em meio a uma geração em que o sexo talvez não seja de total suma importância, mas havendo entre esses jovens uma obsessão de se tornar uma celebridade instantânea através das redes. Há, portanto, uma análise sobre essa crise de identidade, onde procuramos ser outro ser dessa realidade complexa, quando na verdade deveríamos ser nós mesmos sem nos preocuparmos com que os outros acham que deveríamos ser. O filme pode ser pretensioso em alguns momentos, mas obtém a chance de fazer com que pensemos sobre tudo isso.

"Sebastian" é uma análise sobre a solidão contemporânea em meio às mais diversas possibilidades que nos tornam menos humanos na medida em que o tempo passa. 


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Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 20 a 28 de fevereiro de 2025

O Anjo Negro no Mundo Cão

O Anjo Negro no Mundo Cão

 CINEMA ESQUEMA NOVO – SEGUNDA SEMANA

O 15º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira segue em exibição na Cinemateca Capitólio, até o dia 23 de fevereiro, com sessões da Mostra Competitiva Nacional, da Mostra Outros Esquemas e da Mostra de Acervo. A programação tem entrada gratuita.


Mais informações: /https://cineesquemanovo.org


HOMENAGEM A AUGUSTO PATZLAFF DA SILVA

Nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, a Cinemateca Capitólio convida o público para a mostra Vossa imagem me segue aos fundos bosques, em homenagem à memória de uma grande amizade e agente da cinefilia porto alegrense, Augusto Patzlaff da Silva. Na semana de véspera de Carnaval, serão exibidos três filmes preferidos de Augusto: Carol (2015), de Todd Haynes; Profanação (1962), de Jules Dassin; e Teorema (1968), de Pier Paolo Pasolini.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/novidades/8457/vossa-imagem-me-segue-aos-fundos-bosques-em-memoria-de-augusto/


THRILLER ERÓTICO ITALIANO NO PROJETO RAROS

Na sexta-feira, 28 de fevereiro, a Cinemateca Capitólio apresenta uma edição do Projeto Raros com Arabella: O Anjo Negro no Mundo Cão, thriller erótico dirigido pelo italiano Stelvio Massi, protagonizado pela atriz grega Tinì Cansino. Com entrada franca, a sessão será apresentada pelo pesquisador Carlos Thomaz Albornoz.  


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/8450/projeto-raros-arabella-o-anjo-negro-no-mundo-cao/


GRADE DE HORÁRIOS

20 a 28 de fevereiro de 2025


20 de fevereiro (quinta-feira)

15h – Boom Shankar – O filme perdido do Guará

17h – A figura da quimera seria mais adequada + Sertão, América + A Ordem Reina

19h – O Milagre de Helvetia +  Sunset Fever + Roberto Baggio + Urban Solutions


21 de fevereiro (sexta-feira)

15h – Arte da Diplomacia (2023, 90min), de Zeca Brito - A10

17h – A Edição do Nordeste + O Sonho de Anu + O Cavalo de Pedro

19h – Para Lota


22 de fevereiro (sábado)

15h – Mostra de Acervo: Acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS

16h – Mostra de Acervo: Obras do acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB):

16h50 - Debate Mostra de Acervo com curadores e representantes de instituições

18h – Afluente + Virtual Genesis + Nau

19h30 – Quebrante + Enxofre + Ode + Animais Noturnos


23 de fevereiro (domingo)

15h – Mostra de Acervo: Obras do Acervo do Cine Esquema Novo

16h – Mostra de Acervo: Obras do Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS):

17h – Premiação Mostra Competitiva Brasil

19h30 – Um Corpo Só


25 de fevereiro (terça-feira)

15h – Sol de Inverno

17h – Luiz Melodia - No Coração do Brasil

19h – Carol


26 de fevereiro (quarta-feira)

15h – Sol de Inverno

17h – Luiz Melodia - No Coração do Brasil

19h – Profanação


27 de fevereiro (quinta-feira)

15h – Sol de Inverno

17h – Luiz Melodia - No Coração do Brasil

19h – Teorema


28 de fevereiro (sexta-feira)

15h – Sol de Inverno

17h – Luiz Melodia - No Coração do Brasil

19h30 – Projeto Raros: Arabella – O Anjo Negro no Mundo Cão


1ª a 5 de março – RECESSO CARNAVAL

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Capitão América: Admirável Mundo Novo'

Sinopse: Sam se vê no meio de um incidente internacional após se encontrar com o Presidente Thaddeus Ross.

Desde que atingiu o seu teto com "Vingadores - Ultimato" (2019) o estúdio Marvel transitou entre qualidade e mediocridade, com pontos positivos como "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" (2022) e muitos negativos como "Thor: Amor e Trovão" (2022). Por conta disso, o público e a crítica começaram a ter a sensação que o gênero de heróis para o cinema entrou em declínio, principalmente pelo fato que tanto a Marvel, como também a sua concorrente Warner/DC, não estão se arriscando em tentar criar algo novo. "Capitão América: Admirável Mundo Novo" (2025) é um filme que tinha o potencial para colocar o estúdio de volta aos trilhos, mas é somente um bom passa tempo que nos faz perguntar se irá ser relembrado ou não no seu devido tempo.

Dirigido por Julius Onah, a trama mostra Sam (Anthony Mackie) assumindo de forma definitiva a responsabilidade de ser o novo Capitão América aos olhos do mundo. Ao mesmo tempo Thaddeus Ross (Harrison Ford) assume como novo Presidente dos EUA e tendo ambição de explorar o adamantium que se encontra no gigantesco corpo celestial localizado no oceano. Porém, alguém nas sombras começa armar contra o Presidente e fazendo com que ele perca o controle e revelando a sua nova face.

"Capitão América - Soldado Invernal" (2014) é para mim um dos melhores filmes do estúdio, cuja trama é um grande jogo de espionagem político e alinhado com as melhores cenas de ação e luta até o momento. Ao meu ver o estúdio tentou resgatar essa atmosfera neste novo filme, mas que infelizmente a promessa fica mais na superfície, já que me passou aquela sensação que boa parte disso foi limado e dando a entender que a Marvel está com medo de se arriscar em algo novo. Na abertura, por exemplo, parece que teríamos um paralelo entre a ficção com os fatos políticos reais que os EUA estão vivendo atualmente, mas logo vemos que o filme somente dá continuidade ao que já foi apresentado neste universo compartilhado.

Se por um lado é positivo eles reconhecerem que "O Incrível Hulk" (2008) existe dentro deste universo, por outro, há explicações demais para o público, como se fosse essencial sabermos sobre os diversos eventos ocorridos em outros títulos como "Eternos" (2021) e fazendo com que o filme perca a sua identidade como um todo. Ou seja, o filme se torna apenas outra peça para os próximos eventos do estúdio e diminui o seu valor do qual poderia ter sido positivo. Para piorar, personagens como aquele interpretado por Giancarlo Esposito são jogados de qualquer jeito dentro da trama, como se algo tivesse ficado de fora da montagem final, mas que, felizmente, isso não acontece com o vilão Líder, novamente interpretado por Blake Nelson e que se torna peça principal da trama.

Começando como coadjuvante nestas produções, o ator Anthony Mackie se sai bem como o novo Capitão América, principalmente ao se distanciar da imagem conhecida de Steve Rogers e sendo um herói mais humano e frágil em alguns momentos. Harrison Ford, por sua vez, teve a missão ingrata de interpretar um personagem que um dia pertencia a William Hurt, mas estamos falando do eterno Indiana Jones e, portanto, o papel não é um desafio para o intérprete, mas sim mais um trabalho acumulado em sua extensa carreira. É uma pena, portanto, que a sua transformação como Hulk Vermelho tenha sido revelada pelos trailers, já que o momento é de pura tensão e culminando em um bom embate entre ele e o Capitão.

Em termos de ação o filme é eficaz, principalmente com relação ao embate entre os aviões e o protagonista diante do Gigante Celestial. Infelizmente o estúdio, mais uma vez, cria efeitos visuais precários, principalmente nas cenas ao fundo que são claramente falsas e só faltando surgir do nada o fundo verde. Ou seja, o estúdio não aprendeu com os erros do que foi visto no já citado "Thor: Amor e Trovão".

Em suma, o filme diverte, dá continuidade ao que já foi visto e abrindo as portas para os possíveis novos eventos do estúdio. Porém, é aquele mesmo problema de sempre, do estúdio não arriscar, não dar personalidade própria ao longa e nos passando aquela sensação que poderia ter sido mais do que deveria. Se dependermos só da Marvel a falta de originalidade dentro do gênero irá perdurar ainda por um longo tempo.

"Capitão América: Admirável Mundo Novo" é um curioso exemplo de como a Marvel tem medo de se arriscar e lançar algo que poderia se diferenciar de suas contrapartes. 

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