Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sábado, 30 de setembro de 2017

Cine Dica: Mostra Diálogo de Cinema

MOSTRA DIÁLOGO DE CINEMA NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS
A moça que dançou com o diabo.

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a Cinemateca Capitólio Petrobras recebe a Mostra Diálogo de Cinema 2017. A mostra chega para cobrir uma lacuna e preparar energias para o Festival Diálogo de Cinema 2018. São 13 curtas nacionais com passagens importantes pelos maiores festivais do Brasil e do mundo, ainda inéditos no Rio Grande do Sul. Todas as sessões são seguidas de debates com convidados e realizadores. A entrada é gratuita.

A Mostra Diálogo de Cinema é uma produção de Alice Castiel, Henrique Schaefer, Lucas Cassales, Pedro Guindani e Richard Tavares; com curadoria de Lucas Cassales e Richard Tavares.

GRADE DE HORÁRIOS

Sábado, 30/09
17h
Nada, de Gabriel Martins
Cosme, de Luciano Scherer
De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos, de Nathalia Tereza
Diamante, o Bailarina, de Pedro Jorge

20h
O Estacionamento, de William Biagioli
Peripatético, de Jessica Queiroz
Os Demônios de Virgínia, de Gabriela Lamas
Os Cuidados que se tem com o Cuidado que os Outros Devem ter Consigo Mesmos, de Gustavo Vinagre

Domingo, 01/10
17h30
Não Me Prometa Nada, de Eva Randolph
A Moça Que Dançou Com o Diabo, de João Paulo Miranda
Constelações, de Maurílio Martins
Regresso de Saturno, de Bianca Muniz e Marcus Curvelo
Demônia, Melodrama em 3 Atos, de Fernanda Chicolet e Cainan Baladez


FILMES

Peripatético:
Sinopse:
Simone, Thiana e Michel são três jovens moradores da periferia de São Paulo. Simone está a procura do seu primeiro emprego, Thiana tenta passar no concorrido vestibular de medicina e Michel ainda não sabe o que fazer. Em meio às demandas do início da fase adulta, um acontecimento histórico em Maio​ ​de​ ​2006​ ​na​ ​cidade​ ​de​ ​São​ ​Paulo​ ​muda​ ​o​ ​rumo​ ​de​ ​suas​ ​vidas​ ​para​ ​sempre.

Os Cuidados que se tem com o Cuidado que os Outros Devem ter Consigo Mesmos
Sinopse: Tan precisa chorar.


O Estacionamento

s: Jean é um imigrante haitiano que vem para o Brasil. Para sobreviver, ele arruma emprego em um estacionamento de carros e passa a viver lá. Jean descobrirá que essa rotina pode ser enlouquecedora.

Não me prometa nada
S:
Rio de Janeiro, Brazil. Hua e Ayon, um casal de primos chineses, se apaixonam secretamente. Até o dia em que Ayon recebe uma passagem de volta. As ruas da Tijuca se transformam para o Ano novo Chinês enquanto o Rio de Janeiro se prepara para as Olimpíadas.

Nada
S:Bia acaba de fazer 18 anos. O final do ano se
aproxima e junto dele o ENEM. A escola e os pais de Bia estão pressionando para
que ela decida em qual curso vai se inscrever. Bia não quer fazer nada.



Demônia - Melodrama em 3 atos

S: Demônia é um ser endiabrado. Ou uma mulher má.


De tanto olhar o céu gastei meus olhos

s: O pai de Luana e Wagner envia uma carta após anos de abandono. Wagner acredita que o pai pode ter mudado. Luana não.

Cosme
s: Cosme é Thiago Médici, um cantor e compositor que ninguém ouviu.


Constelações

s: Dois estranhos em uma jornada noite – e alma – adentro.


A moça que dançou com o diabo.

s: Numa sociedade conservadora e religiosa, uma garota vive sua rotina tentando encontrar o seu paraíso na terra.


Demônios de Virgínia

s: Virgínia pensa em voltar, mas todos estão sofrendo. Livremente inspirado na obra de Augusto dos Anjos.


Diamante, o Bailarina.

s: Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha.

Regresso de Saturno
s: Um casal e o regresso de saturno. Tudo está terrível. Tudo vai mal.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Cine Dicas: Estreias do final de semana (29/09/17)



Kingsman o círculo dourado

Sinopse: Em "Kingsman: Serviço Secreto", o mundo foi apresentado a Kingsman - uma agência independente de inteligência internacional operando no mais alto nível de discrição, cujo objetivo final é manter o mundo seguro. Em "Kingsman: O Círculo Dourado", nossos heróis enfrentam um novo desafio. Quando seu quartel-general é destruído e o mundo é mantido como refém, sua jornada os leva à descoberta de uma aliada organização de espionagem nos Estados Unidos chamada Statesman, apresentando o dia em que ambos foram fundados. Em uma nova aventura que testa a força e inteligência de seus agentes até o limite, essas duas organizações secretas de elite se unem para derrotar um implacável inimigo comum, a fim de salvar o mundo, algo que está se tornando um hábito para o Eggsy...

Amor, Paris, Cinema 
Sinopse:O cineasta Arnaud planeja seu segundo filme. Mas o produtor torce o nariz para o roteiro. Enquanto isso, ele quer ter um filho com a mulher de sua vida. Mas ela não se anima. Por isso, Arnaud decide dar uma guinada, abandonando a carreira no cinema para ser professor e dando uma chance a um novo amor.

Duas de mim
Sinopse: Suryellen tem uma vida complicada com dupla jornada de trabalho. Ao conhecer uma boleira com poderes mágicos, Suryellen come um pedaço do bolo dos desejos e pede para ter uma cópia de si mesma.


Exodus - De Onde Eu Vim Não Existe Mais

Sinopse:Acompanhando as jornadas de seis refugiados, Napuli, Tarcha, Bruno, Dana, Nizar e Lahtow, esta é uma observação sobre o estado do mundo frente à crise dos refugiados que se espalhou por todo o planeta, visto que cada vez mais pessoas deixam seus lares para fugirem de motivos diversos como guerras e epidemias, buscando um porto seguro para recomeçar suas vidas. 

Lego Ninjago 

Sinopse: Na telona, a batalha por NINJAGO City põe em ação o jovem Mestre-Construtor Lloyd, também conhecido como Ninja Verde, ao lado de seus amigos, que são todos guerreiros ninja secretos. Guiados pelo Mestre Wu, que é tão rabugento quanto sábio, eles precisam derrotar o vil senhor de guerra, Lorde Garmadon, "O Pior Cara de Todos", que também é pai de Lloyd. Com duelos de habilidades e poderes, de pai e filho, o confronto épico vai colocar em jogo o futuro deste corajoso, mas também indisciplinado grupo de ninjas modernos, que terão que aprender a deixar de lado seus egos e se unir para encontrar e libertar seus reais poderes de Spinjitzu.

O Fantasma da Sicília 
Leia a minha crítica já publicada clicando aqui. 

Pendular 
Sinopse: Um jovem casal se instala num galpão industrial abandonado. Uma faixa laranja, colada ao chão, divide a área em duas porções iguais: à direita, o ateliê de escultura dele; à esquerda, o estúdio de dança dela.  Pendular acontece neste cenário, onde arte, performances e intimidade se misturam; e onde os personagens perdem lentamente sua capacidade de distinguir entre seus projetos artísticos, seu passado e sua relação afetiva. 

Sono Mortal 

Sinopse:Uma mulher sofre de paralisia do sono, condição em que a pessoa ao adormecer tem uma incapacidade temporária d se mover ou falar. É nessa situação que uma força do mal começa a atormentar e matar.




Me sigam no Facebook, twitter, Google+ e instagram

Cine Dica: Fantasia de Tsui Hark no Projeto Raros



PROJETO RAROS EXIBE OS GUERREIROS DA MONTANHA DE TSUI HARK


Nesta sexta-feira, 29 de setembro, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras exibe Os Guerreiros da Montanha (Shu Shan – Xin Shu shan jian ke, 1983, 95 minutos), de Tsui Hark, dentro do Projeto Raros. Após o filme, acontece um debate com o pesquisador Carlos Thomaz Albornoz e o cineasta Davi de Oliveira Pinheiro. A sessão tem entrada franca. 


Os Guerreiros da Montanha

Zu – Warriors from the Magic Mountain

(Shu Shan – Xin Shu shan jian ke)

95 minutos, 1983, Hong Kong

Direção: Tsui Hark 


Na antiga China, a Montanha Zu é palco de constantes conflitos entre facções por seu valor militar estratégico. Mas essa região também dá lugar a um mundo mágico de feiticeiros e templos antigos. Dirigido pelo mestre do cinema de ação e fantasia de Hong Kong, Tsui Hark, Zu – Warriors from the Magic Mountain é uma das obras mais delirantes e inventivas da década de 1980. Após a exibição, acontece um debate com o crítico e pesquisador Carlos Thomaz Albornoz e com o cineasta Davi de Oliveira Pinheiro. Exibição em HD.

“Filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas. Imediatamente acolhido pelos cinéfilos porto-alegrenses, o Raros foi um sucesso instantâneo e logo inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no Cinesesc de São Paulo. Em 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a Cinemateca Capitólio Petrobras passa a receber provisoriamente o projeto Raros.



GRADE DE HORÁRIOS

26 de setembro a 1º de outubro de 2017

 26 de setembro (terça)

15h – Gaga – O Amor pela Dança

17h – O Lamento

20h – Filha de Ninguém



27 de setembro (quarta)

15h – Divinas Divas

17h – Filha de Ninguém

19h30 – O Lamento



28 de setembro (quinta)

14h – Esse Garoto Aí + debate

17h – O Lamento

20h – Filha de Ninguém



29 de setembro (sexta)

15h – Filha de Ninguém

17h - O Lamento

20h – Projeto Raros (Zu – Warriors from the Magic Mountain)



30 de setembro (sábado)

15h – Filha de Ninguém

17h – Mostra Diálogo

(Nada, Cosme, De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos Diamante, o Bailarina)

20h – Mostra Diálogo

(O Estacionamento, Peripatético, Os Demônios de Virgínia, Os Cuidados que se tem com o Cuidado que os Outros Devem ter Consigo Mesmos)



1 de outubro (domingo)

14h30 – O Lamento

17h30 – Mostra Diálogo

(Não Me Prometa Nada, A Moça Que Dançou Com o Diabo, Constelações, Regresso de Saturno, Demônia, Melodrama em 3 Atos)

20h – Filha de Ninguém