Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Como Treinar o Seu Dragão'

Sinopse: Soluço é um jovem viking que não tem capacidade para lutar contra os dragões, como é a tradição local. Sua vida muda quando ele ajuda um dragão que lhe mostra toda a verdade.  

Devido à falta de ideias criativas a Disney decidiu nestes últimos dez anos filmar novas versões dos seus clássicos animados em versões live action, das quais se tornaram grandes sucessos, mas não escapando de serem duramente criticadas, pois a maioria das versões não tem personalidade própria e vivendo somente da sombra dos clássicos. Isso não impediu de o estúdio arrecadar bilhões para os seus cofres e fazendo com que se tornasse questão de tempo para que a concorrente DreamWorks pensasse em seguir o mesmo caminho. Eis que então surge a versão com atores de "Como Treinar o Seu Dragão" (2025), mas que felizmente possui personalidade própria mesmo a gente já conhecendo de antemão a história.

Assim como o clássico, a trama se passa na ilha de Berk, onde vikings e dragões convivem em constante conflito. Soluço (Mason Thames), é um jovem imaginativo e subestimado pelo pai, o Chefe Stoico (Gerard Butler), mas que certa vez ele conhece o Dragão da Noite, do qual ele o apelida de Banguela e de ambos nasce uma forte amizade. Não demorará muito para que esse acontecimento mude o curso daquele fantástico cenário.

Baseado no livro escrito por  Cressida Cowell, o filme extrai mais de sua fonte original do que ser uma mera cópia da animação. Porém, algumas passagens soam semelhantes, como o primeiro contato da dupla de protagonistas e das primeiras interações entre ambos que acabaram conquistando o público. Banguela, por sua vez, está extremamente idêntico se compararmos a versão animada e ganhando até mesmo peso nas cenas.

Falando nisso, é preciso reconhecer que o estúdio se esforçou para que os efeitos digitais não soassem tão falsos, mesmo sendo uma reconstituição de um conto fantástico. Aqui sentimentos, tanto o peso, como também os sentimentos do simpático dragão em cena e fazendo que a sua interação com Soluço se torne novamente o coração do filme como um todo. Vale destacar a ótima atuação de Mason Thames como o protagonista, já que ele em nenhum momento atua de forma caricata e respeitando a sua versão animada.

Claro que o filme não é nenhum Game of Thrones em termos de escala visual, sendo que o visual dos Vikings não é algo verossímil e se casando mais com a proposta apresentada no filme original. Ao menos em termos de ação o filme tem outro ponto a favor, principalmente no ato final que se torna cada vez mais emocionante na medida em que a escala aumenta e crescendo cada vez mais o perigo perante os protagonistas. Quem é fã do clássico animado sabe muito bem como a história termina, mas nada que atrapalhe a experiência cinematográfica.

"Como Treinar o seu Dragão" é uma prova que as versões em live action de clássicos animados podem sim ter personalidade própria, desde que seja feito com paixão, perfeccionismo e não como o mero proposito para arrecadar dinheiro. 

  Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário: