Em minha 42ª
participação dos cursos criados pelo Cena Um, o tema dessa vez será sobre o
Novo Cinema Argentino. A atividade irá acontecer nos dias 25 e 26 desse mês de novembro
e será ministrado por Rosângela Fachel de Medeiros, que ministrou o curso sobre
"David Cronenberg: Seu Cinema e Suas Obsessões". Enquanto os dias da
atividade não chegam, por aqui estarei postando sobre os melhores filmes dessa
nova fase que o cinema de nossos hermanos vive atualmente.
O Segredo dos Seus
Olhos
Sinopse:Após
trabalhar a vida toda num Tribunal Penal, Benjamín Espósito se aposenta. Seu
tempo livre o permite realizar um sonho longamente postergado: escrever um
romance baseado num acontecimento que vivera anos antes. Em 1974, foi
encarregado de investigar um violento assassinato. A Argentina entrava num
ciclo de extrema violência política e a investigação colocou em risco sua vida.
Ao escavar velhos traumas, Benjamín confronta o intenso romance que teve com
sua antiga chefe, assim como decisões e equívocos passados. Com o tempo, as
memórias terminam por transformar novamente sua vida.
Em 2009 chegou aos
nossos cinemas, um filme argentino que surpreendeu até o mais crédulo dos cinéfilos.
Vencedor do Oscar de melhor filme em língua estrangeira, o filme foi dirigido
por Juan José Campanella (O Filho da
Noiva) e estrelado por Ricardo Darín, que se tornaria o rosto conhecido pelos
cinéfilos gaúchos.
Darín vive Benjamin Esposito, um investigador criminal aposentado. Ele vai encontrar Irene que atualmente é juíza. Quando ele estava na ativa e ela era apenas assistente, eles foram responsáveis pela investigação de um crime bárbaro: um estupro e espancamento seguido de assassinato. Benjamin lhe conta que pretende escrever um livro sobre o caso e assim o filme vai se desenvolvendo em Buenos Aires de 1974, época do crime e o presente que se passa nos anos 2000.
Darín vive Benjamin Esposito, um investigador criminal aposentado. Ele vai encontrar Irene que atualmente é juíza. Quando ele estava na ativa e ela era apenas assistente, eles foram responsáveis pela investigação de um crime bárbaro: um estupro e espancamento seguido de assassinato. Benjamin lhe conta que pretende escrever um livro sobre o caso e assim o filme vai se desenvolvendo em Buenos Aires de 1974, época do crime e o presente que se passa nos anos 2000.
Benjamin e Irene tem
um amor pelo outro nunca consolidado. Fica claro desde o primeiro instante essa
atração mútua. Em uma das primeiras cenas, ele passa por uma mulher e faz uma
brincadeira. Logo depois, quando é apresentado a Irene ele simplesmente não
consegue dizer nada. Diante dela, ele fica sem palavras e nem uma brincadeira
como a que ele disse antes sai de sua boca. Aquela mulher realmente o fascina.
E remexer com aquela história do passado, é remoer todos esses sentimentos
novamente.
Como assistente, Benjamin conta com um alcoólatra e amigo, Sandoval. Ele pode parecer muitas vezes incompetente, mas com certeza é de muita ajuda, apesar de dar muito trabalho. Se eles conseguem resolver o caso, grande parte da culpa é de Sandoval. Que ao final da trama, também é responsável por uma das cenas mais emocionantes do filme. Não serve apenas de parte cômica, é realmente um personagem essencial.
Como assistente, Benjamin conta com um alcoólatra e amigo, Sandoval. Ele pode parecer muitas vezes incompetente, mas com certeza é de muita ajuda, apesar de dar muito trabalho. Se eles conseguem resolver o caso, grande parte da culpa é de Sandoval. Que ao final da trama, também é responsável por uma das cenas mais emocionantes do filme. Não serve apenas de parte cômica, é realmente um personagem essencial.
Juan José Campanella, o
diretor e escritor faz um filme competente e emocionante. Os personagens vão
crescendo durante a história e nós vamos os acompanhando. As duas histórias,
presente e passado, vão se aproximando do clímax juntas até a sua resolução. Os
atores estão ótimos. Darín é sempre competente. Soledad, como Irene está ótima,
e ambos conseguem representar muito bem as duas fases separadas por grande
diferença de tempo. Muitos ficaram surpresos pela vitória deste filme no Oscar,
já que A fita branca era a grande favorita.
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