Nos
anos 60 o Cinema Novo viveu seu auge e também seu declínio. O poder da
repressão da ditadura se impunha através da Censura que vetava e proibia
filmes e cerceava a liberdade dos cineastas. A partir daquele momento
dois caminhos antagônicos se configuraram. De um lado
o cinema de concessões e diálogo com o grande público. De outro, o
cinema de resistência e guerrilha. Desenvolveu-se então um ciclo
de filmes que ficaram à margem do sistema. A proposta era baseada no
radicalismo estético, no experimentalismo extremado e na subversão
política. Surgia assim o Cinema Marginal brasileiro.
O curso Cinema Marginal Brasileiro,
ministrado por Leonardo Bomfim, propõe um mergulho num dos momentos
mais inventivos da história do cinema brasileiro, contextualizando os
filmes em relação à cinematografia nacional e às influências das
rupturas modernas dos anos 1960, na Europa, Estados Unidos e Japão.
Entre
os temas que serão abordados no curso, estão os diálogos e as
distâncias entre filmes de cineastas como Rogério Sganzerla, Julio
Bressane, Andrea Tonacci, Ozualdo Candeias e Carlos Reichenbach; a
relação turbulenta com Glauber Rocha e o Cinema Novo; a necessidade de
uma criação inventiva dentro de uma situação política repressiva, e a
reflexão sobre a herança dos marginais para o cinema brasileiro
contemporâneo.
Conteúdos
AULA 1
1)O momento do cinema brasileiro nos anos 1960.
2) A relação com o Cinema Novo: radicalização ou ruptura?
3) A reverência a José Mojica Marins.
4) Ozualdo Candeias e o cinema da Boca do Lixo.
5) O estouro de Rogério Sganzerla com O Bandido da Luz Vermelha.
AULA 2
1) Julio Bressane: Matou a Família e Foi ao cinema.
2) Os outsiders: José Agrippino de Paula, João Silvério Trevisan e Fernando Coni Campos.
3) A produção marginal em Minas e na Bahia.
4) O surgimento da produtora Belair.
5) O fim da invenção? O cinema de exílio e o cinema popular nos anos 1970.
Ministrante: Leonardo Bomfim
Jornalista
e Mestre em Comunicação Social (PUCRS). Membro da Associação de
Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Curador das mostras
"Cinema Marginal" e "Cinema Black", realizadas na Sala de Cinema P. F.
Gastal. Diretor do documentário em longa-metragem Nas paredes da Pedra
Encantada (2011). Diretor do videoclipe A Marchinha Psicótica de Dr. Soup,
do Júpter Maçã. Publicou artigos em revistas como Teorema; Norte; Noize
e em sites como Senhor F; Fronteiras do Pensamento e Rock Press. Editou
o site Freakium, sobre cultura pop, música e cinema, de 2005 a 2007. Já ministrou os cursos "Novos Cinemas dos Anos 60", "Brian De Palma: O Poder da Imagem" e "Lumiére, Méliès & Outros Pioneiros" pela Cena UM.
Curso
CINEMA MARGINAL BRASILEIRO
de Leonardo Bomfim
Datas
11 e 12 / Dezembro (quinta e sexta)
Horário
19h30 às 22h
Local
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro - Porto Alegre - RS)
Informações
cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714
Inscrições
Realização
Cena UM Produtora Cultural
Patrocínio
Apoio Cultural
Parceria
Apoio de Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário