Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Cine Dica: Streaming - 'Alien: Earth'

Sinopse: Uma misteriosa nave espacial cai na Terra e uma jovem e um grupo desorganizado de soldados táticos fazem uma descoberta fatídica que os coloca cara a cara com a maior ameaça ao planeta.  

"Alien - 8º Passageiro" (1979) ainda é apontado para muitos como o melhor filme da franquia e podendo ser facilmente considerado como uma obra prima do gênero e a frente do seu próprio tempo. Depois de sete filmes no decorrer das décadas parecia uma missão impossível extrair algo de novo deste universo iniciado pelo realizador Ridley Scott. Porém, a série "Alien: Earth" (2025) provou que ainda havia algo a ser explorado e provando que o verdadeiro monstro é na realidade o próprio ser humano.

Criado por Noah Hawley, a trama se passa exatamente dois anos antes dos eventos vistos do primeiro filme, onde uma misteriosa nave espacial cai na Terra, dando início a uma descoberta fatídica que colocará um grupo de soldados táticos e a jovem Wendy (Sydney Chandler) frente a frente com uma ameaça alienígena devastadora. Enquanto buscam por sobreviventes entre os destroços, a equipe encontra formas de vida predatórias e assustadoras, mais perigosas do que poderiam imaginar. Ao mesmo tempo Wendy vai questionando a sua própria existência e tomando decisões surpreendentes quando começa ter contato com os aliens.

A série explora algo que não havia sido muito explorado nos filmes anteriores, mas que era sem sombra de dúvida o grande vilão das tramas que era a Companhia, uma corporação que tinha o único objetivo de controlar os aliens para fazerem deles suas máquinas assassinas. Aqui constatamos que o mundo está sendo controlado por grandes corporações, com o intuito de somente entreter os seres humanos e fazerem deles seres controlados por um sistema gigantesco. Qualquer semelhança com o nosso mundo real não é mera coincidência e se tornando um ponto alto da trama.

Além disso, a série explora a fundo a questão dos androides, figuras sintéticas que tinham presença constante nos filmes, mas obtendo aqui maior profundidade e revelando as suas verdadeiras origens. Neste caso isso é sintetizado pela figura da Wendy, interpretada pela ótima atriz Sydney Chandler, onde ela possui um passado trágico, uma vez que ela foi um dia ser humano e obteve uma nova vida a partir do momento que a sua essência foi repassada por um novo corpo. Mas onde começa e onde termina o ser humano nesta questão tão complexa?

Os roteiristas capricharam nesta questão, ao ponto que até esquecemos que estamos diante de uma série sobre o Xenomorfo, sendo que o próprio acaba se tornando uma figura secundária, principalmente perante outras criaturas até mesmo mais assustadoras que irão surgindo em cada episódio. Porém, o principal monstro acaba sendo representado pela figura do jovem magnata Boy, interpretado com intensidade Samuel Blenkin, e sendo que através da criação dos seus androides há uma forte referência com relação ao clássico Peter Pan e cujo paralelo faz todo o sentido. Atenção para as referências constantes sobre o conto de o pôr J. M. Barrie e que fará com que muitos enxerguem esse clássico com novos olhos.

É claro que a série irá dividir a opinião de muitos fãs, sendo que ela procura andar com as próprias pernas e procurando explorar ainda mais esse universo iniciado no clássico de 1979. Em contrapartida é sempre bom rever cenários que remetem ao filme de Ridley Scott, sendo que o episódio 05 é puramente cinema e disparado o melhor de toda a temporada. Resta saber se haverá futuramente uma segunda temporada, principalmente por haver pontas soltas que são apresentadas na reta final da história.

"Alien: Earth" é um exemplo de como uma franquia sendo bem conduzida pode sim ainda nos brindar com boas tramas.   


Onde Assistir: Disney+ 

     Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário: