Sinopse: Uma missão de vigilância dá errado para um pelotão de Navy SEALs em território insurgente no Iraque.
Alex Garland é um dos cineastas mais enigmáticos que surgiram nos últimos tempos, já que ele consegue facilmente transitar entre diversos gêneros, mas sempre mantendo uma maneira incomum e peculiar de filmar como um todo. Durante a estreia de "Guerra Civil" (2024), o realizador havia dito que daria um tempo na direção, já que o filme lhe desgastou muito durante o processo de produção. Tomara que mude de ideia, pois "Tempo de Guerra" (2025) é um ótimo filme de guerra e cuja tensão somente aumenta na medida em que o tempo passa.
Codirigido também pelo indiano Ray Mendoza, o filme é baseado em fatos verídicos quando ele liderava um pelotão e que se encontravam no meio de um fogo cruzado com tropas guerrilheiras iraquianas. Escondidos numa casa bem no centro da província ocupada pelas forças da Al Qaeda, os militares americanos vigiam as ruas em busca de seus inimigos. Quando uma granada inesperada explode o esconderijo do grupo, o caos se instala.
Quando se é lançado um filme como esse muitos se perguntam o que ele quer dizer, principalmente se ele é a favor ou contra determinado conflito. A meu ver, os dois diretores nos passam a ideia que, independentemente de qual nação você irá servir, irá sofrer consequências de sua escolha e tudo o que lhe resta é sair vivo e procurar proteger a vida do seu colega ao lado. Se no prólogo vemos os protagonistas desocupados vendo garotas malhando na tv, logo esses mesmos irão encarar a realidade nua e crua e se darem conta que a guerra não é nada no que se via nos vídeos games que jogavam em suas vidas desocupadas anteriormente.
Curiosamente, não há trilha sonora em nenhum momento durante a projeção, já que o silêncio é o fator dominante para gerar maior tensão, principalmente quando ecoa o barulho da explosão, ou quando soa o barulho dos tiros a todo momento. É então que o cenário onde se encontram os personagens centrais se transforma em um local claustrofóbico, com o direito de a tensão aumentar a cada minuto e gerando até mesmo angústia sobre o que ocorrerá em seguida. Ponto para os dois cineastas que souberam conduzir essas cenas como ninguém e fazendo não dever nada em termos de comparação a outros filmes com relação a guerra.
Ao final não há mensagem conclusiva sobre o que nós assistimos, mas sim somente com relação ao fato que a união dos soldados é o que fez a diferença para terem saído vivos daquele inferno. Não é um filme que faz propaganda em favor ao Tio Sam, mas sim nos dizer que toda guerra que se preze irá ver perdas para ambos os lados e que quem acaba saindo ileso são os que se encontram em um grande salão oval que manda jovens inocentes para frente do front como gado. Infelizmente haverá outras histórias como essa a serem contatas um dia.
"Tempo de Guerra" é um retrato cru de uma parte de um grande conflito e do qual cada vez faz menos sentido conforme o tempo vai passando.
Onde Assistir: Prime Vídeo.
Faça parte:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
Nenhum comentário:
Postar um comentário