Nosso encontro deste sábado será às 10h15 da manhã, na Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim (CCMQ), com a exibição de Levados pelas Marés, novo filme de Jia Zhang-ke.
Filmado ao longo de 20 anos, com trechos que vão de registros em VHS a imagens do TikTok, Levados pelas Marés acompanha uma mulher que percorre espaços públicos e íntimos, vestígios de uma coletividade outrora exaltada, até chegar ao mundo hiperconectado de hoje, onde os afetos são filtrados por algoritmos e os conselhos vêm de robôs com frases de efeito.
Confira os detalhes da sessão:
SESSÃO DE SÁBADO NO CLUBE DE CINEMA
📅 Data: Sábado, 26/07/2025, às 10h15 da manhã
📍 Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim (CCMQ)
Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre
Levados pelas Marés (Feng Liu Yi Dai)
China, 2024, 111 min, 14 anos
Direção: Jia Zhang-ke
Elenco: Zhao Tao, Li Zhubin, Pan Jianlin
Sobre o Filme: Jia Zhangke gosta de falar sobre a China através dos seus protagonistas, sendo que alguns casos eles se tornam secundários, enquanto vemos o país mudando através do tempo. Em "Um Toque de Pecado" (2013), por exemplo, vemos personagens com suas histórias distintas, mas que se interligam uma com a outra em meio às mudanças constantes que ocorrem em suas terras. "Levados Pelas Marés" (2024) é um épico sobre a China em si do início do século até os dias atuais, mas cujos temas vistos na tela são universais e que todos deveriam testemunhar.
A trama é uma cruzada de duas décadas em que os protagonistas Qiaoqiao e Bin tem um frágil romance na cidade de Datong na China. No decorrer da história, vemos o casal aproveitando os dias e as noites na cidade, até que, um dia, Bin resolve explorar novos ares, querendo tentar a sorte numa cidade maior do que Datong. Ao sumir sem dar notícia, Qiaoqiao parte numa jornada para reencontrá-lo, mas encontrando algo que muda sua perspectiva com relação ao seu próprio mundo.
Confira a minha crítica completa já publicada clicando aqui.
Esperamos por ti para mais uma manhã de cinema e bons encontros!
Faça parte:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
Nenhum comentário:
Postar um comentário