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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Cine Dica: Cinesemana de 7 a 13 de julho 2025

A cinemasemana de 7 a 13 de agosto traz uma estreia brasileira e duas francesas na nossa programação. O filme nacional é PATERNO, um delicado drama que confronta três gerações masculinas em uma família pernambucana. A diva Isabelle Huppert é o grande trunfo de PRISIONEIRA DE BORDEAUX, um filme dedicado às questões femininas, enquanto a relação entre dois irmãos desconhecidos dá o tom do emocionante A FANFARRA. Ainda temos o início da mostra POLÍTICA DE CINEMA, que vai reunir dez títulos do cinema gaúcho em comemoração aos 190 anos da Assembleia Legislativa do RS.

Seguem em cartaz CLOUD, do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa, sobre um jovem vendedor que engana seus compradores; e FILHOS, do sueco Gustav Möller, em que uma mãe encara o assassino do filho, além do elogiado longa nacional UM LOBO ENTRE OS CISNES, baseado na trajetória do bailarino brasileiro Thiago Soares. UMA BELA VIDA, do diretor Costa-Gavras, continua na sessão das 17h e com um público que aumenta a cada semana.

Esta é a última semana para conferir MONSIEUR AZNAVOUR, que recupera a trajetória do cantor e compositor Charles Aznavour, e o comovente longa italiano VERMIGLIO – A NOIVA DA MONTANHA. Também se despedem da nossa programação dois longas com foco nas descobertas de duas garotas: HOT MILK e DREAMS.

Confira a programação no site oficial da Cinemateca clicando aqui. 

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Cine Dica: Streaming - 'Extermínio: A Evolução'

Sinopse: Ainda vivendo em quarentena devido ao vírus da raiva, um sobrevivente decide se aventurar no coração sombrio do continente.  

Pode-se dizer que foi Danny Boyle que revitalizou o subgênero zumbi no cinema ao lançar o seu já clássico "Extermínio" (2002). Além de um estilo vídeo clipe, o cineasta criou zumbis que correm de forma furiosa, ao ponto de se tornarem realmente ameaçadores e não meros mortos vivos que andam devagar a todo momento. Mais de vinte anos depois o realizador retorna ao mundo em que criou em "Extermínio: A Revolução" (2025), o longa que chega a ser tão bom quanto o original em termos de ousadia.

Na trama,  já se passaram três décadas desde que o vírus da raiva escapou do laboratório de pesquisas médicas e contaminou grande parte da humanidade, transformando-os em zumbis. Agora, acompanhamos um grupo que, isolados numa ilha, encontraram um jeito de viver entre as criaturas. Amparados por um muro e conectados com os territórios contaminados por uma estrada altamente protegida, alguns cidadãos do grupo precisam sair numa missão.

Inicialmente é preciso lembrar que já houve um segundo filme lançado em 2007, mas que não havia dado muito crédito pois não foi Danny Boyle que havia dirigido. Com o realizador de volta na direção, posso assegurar que o longa pode ser visto independente de ter visto ou não os capítulos anteriores, já que a trama foca em novos personagens em meio ao apocalipse já estabelecido. Porém, é interessante como o prólogo nos situa exatamente no dia D da contaminação e cuja abertura já nos dá uma noção do que virá a seguir.

Boyle, por sua vez, não poupou esforços para que as cenas filmadas fossem realizadas de forma única, principalmente pelo fato de terem sido feitas com o uso de um iPhones 15 Pro Max, o que faz a gente soltar a imaginação com relação sobre qual será o futuro sobre a maneira de se filmar longas metragens. Com violência, por vezes, explicita, o realizador não se intimida em filmar zumbis praticamente nus e sintetizando a bestialidade que tomou conta da mente desses seres que antes eram seres humanos. Porém, acima de tudo, o filme fala sobre amadurecer perante o cenário de horror onde é preciso ser forte o suficiente para se continuar vivendo.

O protagonista, portanto, fica sendo o jovem Spike (Alfie Williams), que precisa amadurecer de forma precoce para se manter vivo em um mundo onde a morte se tornou algo rotineiro. A partir do momento que parte com a sua mãe (Jodie Comer) para achar um possível médico misterioso na floresta, interpretado com intensidade pelo veterano Ralph Fiennes, é então que ele experimentará o lado sombrio daquela realidade opressora. Vale destacar a ótima interpretação de Jodie Comer que, ao interpretar a mãe doente do pequeno protagonista, nos brinda com uma das melhores atuações do ano e que merecia maior reconhecimento.

Infelizmente, como não poderia deixar de ser, o filme se encerra com um ganho que se conecta com o prólogo inicial, mas que dá a entender que haverá uma continuação. Embora seja um cineasta autoral, Boyle parece que se rendeu para que as suas ideias se tornassem possíveis franquias, mas que poderá correr o sério risco de cair na vala comum um dia. Ao menos neste filme ele sabe como ninguém como filmar, mas fazendo eu ficar na dúvida se essa qualidade irá se manter nas demais continuações.

"Extermínio: A Revolução" é o retorno mais do que satisfatório de Danny Boyle no seu universo de zumbi e do qual deu um passo à frente a esse subgênero. 


Onde Assistir: Locação pelo Prime Vídeo. 

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 7 A 13 AGOSTO

 "A Prisioneira de Bordeaux", com Isabelle Huppert, e "Paterno", de Marcelo Lordello, são as estreias de 7 de agosto no CineBancários

Cinema exibe também "O Deserto de Akin", longa nacional sobre dilema de médico cubano no Brasil. Uma das diretoras francesas mais renomadas da atualidade, Patricia Mazuy aborda o encontro entre duas mulheres de classes sociais diferentes, mas que se conhecem ao visitar os maridos na prisão, em A PRISIONEIRA DE BORDEAUX, que estreia no CineBancários no dia 07 de agosto, na sessão das 19h. 

Isabelle Huppert interpreta Alma Lund, uma mulher de classe alta que vive sozinha desde a prisão do marido. Num dia de visita, conhece Mina Hirti (Hafsia Herzi), uma jovem mãe que foi visitar o companheiro, mas, por questões burocráticas, não poderá o ver, e deve voltar no dia seguinte. Ela mora longe, são 3h de viagem, e Alma simpatiza com ela, e lhe oferece estadia em sua casa na cidade. Começa aí uma amizade improvável, que toma contornos inesperados, num filme que discute classe e raça na França contemporânea, sem deixar de lado a posição da mulher dentro de uma sociedade patriarcal e preconceituosa.

Mazuy conta que buscou criar duas mulheres em pontas opostas para encontrar o equilíbrio do filme. “A personagem de Alma é paradoxal: ela tem tudo, mas não tem nada, tem tempo para fazer tudo, mas não tem nada para fazer, ela está em um vazio absoluto. Mina está em uma solidão igualmente forte, mas de uma maneira diferente. Enquanto eu tentava atrair Hafsia para o burlesco, Isabelle precisava ser capaz de encontrar leveza e loucura em meio a esse desespero absoluto que parece habitar sua personagem. Basicamente, ele é uma personagem que não tem muita consciência da realidade.”

“Com um belo enredo labiríntico, a história de Alma e Mina é uma fábula moderna sobre bons samaritanos e pessoas bem-intencionadas, abastadas e privilegiadas. E nas mãos de duas atrizes que criam maravilhas com a fisicalidade que une seus personagens, este é o tipo de filme francês forte que te prende do início ao fim, até a cena final, vitoriosa e emocionante”, escreve a revista Variety.

Na sessão das 17h, o CineBancários exibe o longa nacional PATERNO, dirigido por Marcelo Lordello. Com Marco Ricca, Thomás Aquino e Rejane Faria no elenco, o filme se passa no Recife e acompanha Sérgio (Ricca), um homem envolvido em um projeto imobiliário da empresa familiar que precisa lidar com as heranças duvidosas de seu pai e as tentativas de manter contato com o filho. 


PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 07 a 13 DE AGOSTO


ESTREIAS:


A PRISIONEIRA DE BORDEAUX

França/ Drama/ 2024/108 min.

Direção: Patricia Mazuy

Sinopse: Alma, sozinha em sua casa imensa, e Mina, mãe solteira de um conjunto habitacional em outra cidade, organizaram suas vidas em torno das visitas que fazem aos respectivos companheiros presos. Quando as duas mulheres se encontram na antessala da área de visitas, uma amizade improvável se inicia.

Elenco: Isabelle Huppert, Hafsia Herzi, Noor Elsari, Jean Guerre Souye, Julien William Edimo, Jana Bittnerova, Magne Havard Brekke, Lionel Dray, Robert Plagnol, Julia Vivoni, Lola Jehl.

PATERNO

Brasil-França/ Drama/2022 /110min.

Direção: Marcelo Lordello

Sinopse: Envolvido em um empreendimento imobiliário em uma área popular do Recife, para um projeto de sua empresa familiar, Sérgio (Marco Ricca) vive entre as heranças duvidosas (práticas e pessoais) repassadas pelo pai já velho, e as tentativas de manter contato com o filho, à beira da idade adulta. Um personagem em crise, que se vê desconectado de seu tempo: não mais funcionando pelas regras que vieram antes, mas incapaz de se relacionar com o futuro que se aproxima. Que lugar lhe resta nesta cidade, país, mundo? 

Elenco: Marco Ricca, Gustavo Patriota, Thomas Aquino.



EM CARTAZ:


O DESERTO DE AKIN

Brasil/ Drama/ 2024/ 78 min.

Direção: Bernard Lessa

Sinopse: Akin é um dedicado médico cubano em exercício no Brasil, pelo programa Mais Médicos, em meados de 2018. Entre sua rotina de trabalho na comunidade indígena e seus momentos de intimidade com Érica e Sérgio, sua relação com o Brasil se aprofunda e fortalece. Com o resultado presidencial de Jair Bolsonaro e o fim abrupto da cooperação entre os dois países, ele se vê impelido a tomar uma decisão: voltar a Cuba e abandonar as relações que vinha construindo ou permanecer e se reinventar mesmo sem poder medicar.

Elenco: Reynier Morales, Ana Flavia Cavalcanti, Welket Bungué


HORÁRIOS DE 07 A 13 DE AGOSTO

15H: O DESERTO DE AKIN

17h: PATERNO

19h: A PRISIONEIRA DE BORDEAUX


Não há sessões nas segundas-feiras


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 14 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 7. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

Na quinta-feira, a meia-entrada (R$ 7) é para todos e todas.


CineBancários

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'F1'

Sinopse: Na década de 1990, Sonny Hayes era o piloto mais promissor da Fórmula 1 até que um acidente na pista quase encerrou sua carreira. 

"top Gun: Maverick" (2022) não só se tornou o maior sucesso da carreira de Ton Cruise como também provou que o público está mais interessado em cenas de ação realistas e não moldadas por CGI. O grande feito disso se deve um pouco a ótima direção de Joseph Kosinski, que conseguiu rodar cenas impressionantes e que fizeram com que o público entrasse dentro do filme e sem ao menos o uso do já ultrapassado 3D. Em "F1" (2025) o cineasta novamente prova o seu talento na direção de filmes de ação e criando um longa que presta uma bela homenagem para aqueles que ainda gostam desse tipo de corrida.

Produzido pelo piloto Lewis Hamilton, o filme conta a história sobre o lendário piloto Sonny Hayes (Brad Pitt) que, após longos anos afastado após um grave acidente, é convencido a voltar a correr para apoiar Joshua Pearce (Damson Idris), o jovem novato da escuderia fictícia ApexGP. Disposto a todos os riscos, Sonny monta uma estratégia para fazer a equipe se tornar vitoriosa, mesmo correndo sério risco de quebrar certas regras.

Para os brasileiros o filme desperta uma grande nostalgia, principalmente para aqueles que acordam cedo para assistir e torcer pela vitória de Ayrton Senna na pista. Ao mesmo tempo, se percebe que a premissa é bastante semelhante ao que foi visto em "Maverick", já que Sonny corre não pela riqueza, mas sim pela paixão pela corrida e disposto em testar os seus limites. Por conta disso, o filme também pode ser interpretado como uma forma de redenção que Brad Pitt procura fazer para si, seja com relação a sua carreira, como também em sua vida pessoal, por vezes, atribulada.

Embora seja uma ficção, a história possui alguns elementos familiares para aqueles que acompanhavam a Fórmula 1 de antigamente, principalmente em uma cena de uma determinada cena e onde vemos o nosso Senna na pista. Além disso, o filme tem participações especiais de vários pilotos da vida real e o que faz com que o fã se sinta ainda mais em casa ao assistir o longa. Porém, é nas cenas de ação que o filme obtém o espetáculo.

Joseph Kosinski dirige como ninguém ao realizar cenas realistas, onde vemos Brad Pitt realmente dentro do veículo e elevando ainda mais o lado verossímil das cenas. Praticamente não há uso de efeitos visuais, sendo que sentimos o peso dos carros, assim como as suas batidas e elevando ainda mais a nossa tensão quando testemunhamos elas. Uma forma de homenagear a fase dourada da Fórmula 1, da qual era mais perigosa, porém, emocionante e inesquecível.

Curiosamente, existe uma rivalidade entre Sonny e Joshua Pearce, sendo que esse último não vê com bons olhos o retorno do veterano e gerando assim desavenças, tanto na pista, como também nos bastidores da escuderia. Para os fãs da velha guarda essa rivalidade remete os bons tempos de duelos entre Senna e Alan Prost, sendo que ambos pilotavam na mesma equipe, mas trocavam farpas a todo momento durante as provas. Porém, o filme nos ensina que o trabalho em equipe é o melhor caminho para um bom alinhamento e para que daí possam alcançar os seus objetivos.

Embora previsível em alguns momentos o filme acaba sendo também uma grata surpresa para aqueles que não davam muito crédito, pois a Fórmula 1 não é muito popularmente conhecida nos EUA. Com o estrondoso sucesso do filme, o projeto não somente superou as expectativas, como também provou que o público está procurando algo novo e realístico quando vai ao cinema. A meu ver, os dias de CGI estão se esgotando e abrindo novamente as portas para tempos em que realmente se colocava a mão na massa para se fazer um grande espetáculo.

"F1" é uma grata surpresa, principalmente para aqueles que davam pouco crédito, mas que tiveram que se calar perante a sua qualidade e sucesso.  

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Cine Dica: Sandra Kogut em Porto Alegre

 SANDRA KOGUT DEBATE NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE

Na quarta-feira, 6 de agosto, às 19h, a Cinemateca Capitólio apresenta a sessão de pré-estreia do documentário No Céu da Pátria Nesse Instante. A diretora Sandra Kogut participa de um debate após a projeção. O valor do ingresso é R$ 16,00. A bilheteria abre às 18h30. 


06/08/2025 • 19:00H

No Céu da Pátria Nesse Instante + debate

(R$ 16,00)

Brasil | 2023 | 105 min | DCP

Direção: Sandra Kogut

Classificação Indicativa: Livre [NAC]

Rodado ao longo do ano de 2022, o filme acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, no dia 8 de janeiro de 2023. Através do olhar e da vivência de alguns personagens envolvidos no processo das eleições, articulando o pessoal e o político, mergulhamos num Brasil de tensão e expectativa, onde coexistem realidades paralelas, que têm dificuldade de se enxergar mutuamente. Um registro de um momento na história do país onde a democracia esteve seriamente em jogo.

Informação completa: https://www.capitolio.org.br/eventos/9110/no-ceu-da-patria-nesse-instante-debate/

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Cine Dica: Em Cartaz -'Um Lobo Entre os Cisnes'

Sinopse: Baseado na vida do bailarino Thiago Soares, um garoto pobre criado no subúrbio do Rio de Janeiro, que na adolescência descobre o Hip Hop, entra para o Ballet aos quinze anos e se torna uma estrela internacional. Ele foi o primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres. 

Filmes de superação é algo que há em abundância dentro da história do cinema, principalmente quando o assunto é com relação ao esporte. Em alguns casos, por exemplo, existe a interação entre o professor e o aluno e é através disso que a obra obtém coração pulsante como um todo. "Um Lobo Entre os Cisnes" (2022) fala sobre a segunda chance que se obtém através da dança, mas do qual exige disciplina e saber compreender o lado severo do superior como um todo.

Dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varvaki, trama gira em torno do bailarino Thiago Soares (Matheus Abreu), uma das grandes referências do balé dentro e fora do Brasil. Nesta cinebiografia, acompanhamos a trajetória do garoto pobre, criado no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, que, na adolescência, troca as batalhas de hip hop pelos palcos do balé clássico após ganhar uma bolsa de estudos numa escola renomada de dança da cidade. Porém, para obter a perfeição, terá um treinamento rigoroso com o o bailarino cubano Dino Carrerti (Dario Grandinetti).

Como não poderia deixar de ser, o filme mostra o lado duro do protagonista antes de obter a oportunidade, desde ao enfrentar a pobreza, como também não saber ao certo onde se encaixar neste mundo. Embora relutante, ele decide ingressar no universo do balé e onde ele começa a compreender que a arte desta dança é o mesmo que saber lutar. É então que o filme conquista a nossa atenção pelo desenvolvimento do protagonista como um todo.

Matheus Abreu se dá bem ao dar vida ao protagonista Thiago, onde ele constrói para si um personagem que não esconde a sua fúria interior, mas da qual se contêm através da arte da dança, seja através do balé, como também do hip hop. Com um físico quase idêntico do verdadeiro Thiago, Abreu se entrega ao personagem do começo ao final do longa e cumprindo o dever de casa até mesmo com certa elegância. Porém, é através de sua interação com o ator argentino Dario Grandinetti que o filme obtém um novo verniz.

Tendo chamado a minha atenção pelo filme "Vermelho Sol" (2018), Dario Grandinetti ganha o protagonismo dentro da história toda vez que surge em cena, ao fazer do professor Dino alguém obsessivo pela perfeição. Porém, ele não esconde as suas cicatrizes físicas e emocionais através de suas escolhas através do tempo, mas enxergando no jovem protagonista uma forma de manter ainda vivo o seu legado. Entre atritos e aprendizado, a dupla central sempre dá novo sangue ao longa quando se interagem em cena e fazendo com que o filme obtenha a nossa atenção até o seu final.

Porém, até lá, eu achei irregular do segundo ao terceiro ato final da trama, principalmente pelo fato da edição sempre nos dá a entender que uma determinada passagem da história aparenta ser o final do longa, quando na verdade ela continua e fazendo disso soar meio estranho. Ao menos, no decorrer disso, as cenas em que o protagonista dança, e das quais são muito bem filmadas, fazem com que a gente nos desprenda dessa observação. Ao final, o filme é sobre superação, sobre o desejo de deixar algo para a história e ser lembrado como alguém que faz a diferença na vida.

"Um Lobo Entre os Cisnes" é a história real sobre superação através da dança e cuja essa arte pode sim fazer a diferença na vida das pessoas. 



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Cine Dica: Madrugada do Desejo

MADRUGADA DO DESEJO NA CINEMATECA CAPITÓLIO

No sábado, 9 de agosto, às 23h59, a Cinemateca Capitólio apresenta a Madrugada do Desejo, uma noite embalada pela exibição de obras-primas intensas e arrebatadoras. Concebida por integrantes do Clube do Filme, a programação destaca Crash – Estranhos Prazeres, um dos longas mais ousados de David Cronenberg, A Ilha dos Prazeres Proibidos, o maior sucesso popular de Carlos Reichenbach, um filme surpresa cultuado por diversas gerações, e curtas experimentais que serão exibidos até o raiar do sol, capitaneados por Possibly in Michigan, de Cecelia Condit.


INGRESSOS

– Valor: R$ 20,00

– Pagamento via PIX.

– À venda a partir de sábado, 2 de agosto, na bilheteria da Cinemateca Capitólio.  

– A bilheteria abre 30 minutos antes de cada sessão.

– Confira os horários das sessões no site da Cinemateca Capitólio.  

– Limite de dois ingressos por pessoa.


Criado pelo Programa de Alfabetização Audiovisual, com apoio da Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio, o Clube do Filme é um projeto formativo iniciado em 2024 que reúne jovens apaixonados por cinema. Os encontros semanais são pautados pelo debate em torno da programação da Cinemateca Capitólio, incluindo a exibição de filmes de curta e longa-metragem, além de conversas com a presença de profissionais e convidados.

A Madrugada do Desejo contará com comes e bebes, doces e salgados, quitutes e delícias da Doces Temporadas.


Programação completa: https://www.capitolio.org.br/novidades/9114/madrugada-do-desejo/


GRADE

23h59 – Crash – Estranhos Prazeres

02h – A Ilha dos Prazeres Proibidos

04h – Filme surpresa

06h – Prazer e colapso: Curtas experimentais