MADRUGADA NA
CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS PARA CELEBRAR A EDIÇÃO 200 DO PROJETO RAROS
O Projeto Raros da
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia de Porto Alegre chega a 200ª edição
em março de 2018! Para celebrar a data histórica, a Cinemateca Capitólio
Petrobras realiza uma programação especial durante a madrugada com exibição de
cinco filmes, distribuição de um fanzine com a história do projeto e muitas
surpresas nos intervalos entre as sessões! Com entrada franca, o evento começa
às 20h da sexta-feira, 23 de março, e segue até a manhã de sábado.
“Filmes que você
sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a
sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido com a
intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito
exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas,
procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York
a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas
noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas. Imediatamente acolhido
pelos cinéfilos porto-alegrenses, o Raros foi um sucesso instantâneo e logo
inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as
Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no
CineSesc de São Paulo. Em 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a
Cinemateca Capitólio Petrobras passa a receber provisoriamente o Projeto Raros.
PROGRAMAÇÃO
20h – A NOITE DO
TERROR (Night Tide)
Estados Unidos, 1961,
86 minutos
Direção: Curtis
Harrington
A maratona do Raros
200 começa elegante e vistosa com o primeiro longa-metragem de Curtis
Harrington: A Noite do Terror (Night Tide, 1961, 86 minutos). Exibição em HD
com legendas em português.
O jovem Dennis Hopper
é o protagonista da estreia de Harrington, um marinheiro que encontra uma
misteriosa mulher chamada Mora em um passeio noturno. Aos poucos, a fascinação
toma conta de seu estado de espírito. Mas assassinatos e as aparições de uma
mulher ainda mais misteriosa (interpretada por Marjorie Cameron, ocultista
discípula de Aleister Crowley) imprimirão uma aura de suspense e terror na
jornada romântica dos dois.
Colaborador de Maya
Deren e Kenneth Anger, pupilo de James Whale e Josef von Sternberg, Harrington
fez de seu cinema um encontro extraordinário entre a vanguarda e o horror. A
grande referência de A Noite do Terror é o lendário ciclo produzido por Val
Lewton na produtora RKO, nos anos 1940, em especial o clássico Sangue de
Pantera, de Jacques Tourneur.
22h – UMA MULHER
CHAMADA SADA ABE
(Jitsuroku Abe Sada)
Japão, 1975, 76
minutos
Direção: Noboru
Tanaka
O segundo filme da
maratona do Raros 200 é Uma Mulher Chamada Sada Abe (Jitsuroku Abe Sada, 1975,
76 minutos), um dos mais representativos da série Roman Porno da tradicional
produtora Nikkatsu, dirigido pelo mestre do cinema erótico japonês Noboru
Tanaka. Exibição digital com legendas em português.
No filme, dois
hospedes dão entrada em uma pousada em Arakawa, Tóquio: um homem chamado Ishida
Kichizo, dono de um restaurante em Nakano, e uma mulher chamada Abe Sada,
empregada em seu estabelecimento. Eles se conhecem há cerca de um mês, quando
começaram a trabalhar juntos, e logo se tornaram íntimos. A visita à pousada
trata-se na verdade de uma fuga, visto que o casal acaba de ser descoberto pela
esposa de Kichizo. Durante vários dias eles mal deixarão o quarto,
entregando-se aos prazeres de seus corpos noites e dias a fio, entre jogos de
submissão, sexo e morte levados ao extremo.
Se a sinopse soa
familiar, é porque Uma Mulher Chamada Sada Abe é baseado na mesma história real
que aconteceu na década de 1930 e inspirou Nagisa Oshima a realizar, em 1976,
seu clássico O Império dos Sentidos. Mas a abordagem política de Tanaka e o
interesse pela contextualização da personagem da mulher, num claro aceno à arte
de outro mestre da Nouvelle Vague Japonesa, o Shohei Imamura (de A Mulher
Inseto), leva o filme a um território do erotismo ainda mais desconcertante.
00h - MYSTICS IN BALI
(Leák)
Indonésia, 1981, 86
minutos
Direção: H. Tjut
Djalil
Cabeças voarão no
terceiro filme da maratona do Raros 200, Mystics in Bali (Leák, 1981, 86
minutos), uma obra mítica do terror indonésio, dirigida por um dos grandes
nomes do cinema exploitation do sudeste asiático, H. Tjut Djalil. Exibição
digital com legendas em português.
A premissa é simples:
uma jovem norte-americana vai a Bali para pesquisar a magia oculta local. Lá
ela conhecerá através de um amante a magia leák, “a mais poderosa do mundo”. A
partir do primeiro encontro com a grande bruxa do culto, cada noite revelará
uma nova experiência de delírio e horror.
Com uma narrativa
minimalista, efeitos especiais singulares e uma apropriação inventiva do
folclore do sudoeste asiático e da mitologia balinesa, Mystics in Bali
tornou-se rapidamente um marco do cinema de horror da Indonésia e, nas décadas
seguintes, um objeto de culto entre fãs do gênero do mundo inteiro.
02h - VIOLÊNCIA E TERROR
(Intruder)
Estados Unidos, 1989,
88 minutos
Direção: Scott
Spiegel
Não poderia faltar um
slasher na maratona do Raros 200! A quarta atração da noite, já na madrugada de
sábado, é Violência e Terror (Intruder, 1989, 88 minutos), dirigido por Scott Spiegel,
um dos principais parceiros criativos de Sam Raimi, que aqui ataca de produtor
e ator. Exibição em HD com legendas em português.
A trama é promissora:
funcionários que trabalham à noite na remarcação de preços de um supermercado
acabam encurralados por maníaco homicida que começa a matá-los: um a um.
Spiegel usa a locação única com uma criatividade invejável, experimentando
enquadramentos atípicos e criando cenas de mortes dignas de qualquer antologia
do cinema de horror.
A demência do
assassino é agraciada pela violência gráfica extrema do filme, cortesia do trio
Gregory Nicotero, Howard Berger e Robert Kurtzman, responsáveis pelos efeitos
de clássicos dos anos 1980 como Dia dos Mortos, A Noite dos Arrepios, O
Predador, Uma Noite Alucinante, entre outras obras-primas. O filme ainda conta
com Ted Raimi no elenco e tem uma participação especial do inestimável Bruce
Campbell.
04h - PURANA MANDIR
Índia, 1984, 138
minutos
Direção: Shyam Ramsay
e Tulsi Ramsay
Para encerrar a noite
em grande estilo, o clássico do terror de Bollywood Purana Mandir (1984, 128
minutos), dos irmãos Shyam Ramsay e Tulsi Ramsay, os grandes mestres do gênero
na Índia. Exibição digital com legendas em português.
Uma nobre família
indiana convive há 200 anos com uma maldição: todas as mulheres se
transformarão em monstros hediondos e morrerão no parto. Apaixonada por um
fotógrafo desprovido de muitas rendas, em um romance iniciado a contragosto do
pai, a jovem Suman tentará acabar com a maldição viajando para o templo antigo
onde tudo começou. Mas nessa jornada ela vai experimentar o terror para além de
seus pesadelos mais selvagens.
Com antológicos momentos
musicais, passeando pelo terror, a ação e a comédia, Purana Mandir tem todos os
elementos que fazem das produções indianas do gênero as mais singulares do
mundo. Sucesso de público, o filme assustou toda uma geração de espectadores e
iniciou o boom do horror na Bollywood dos anos 1980.
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