Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Sementes Podres'

É sempre bom de vez em quando assistir um filme sem muitas expectativas, mas que lhe surpreende de forma positiva. Em alguns casos, por exemplo, são filmes cuja lição de moral lhe serve para até mesmo remeter situações do seu cotidiano e que acaba servindo de bom exemplo. "Sementes Podres" (2018) Nos diz que nós não nascemos de acordo com que as pessoas acham quando nos veem, mas sim é através de nossas ações que falam por nós.

Dirigido por Kheiron, o filme conta a história de Wael, interpretado pelo próprio cineasta, que é um ex-menino de rua que ganhava a vida com pequenos golpes após o término da guerra. Certo dia, a sua mãe adotiva Monique (Catherine Deneuve), apresenta um velho conhecido, agora encarregado de uma organização de apoio a adolescentes problemáticos. E a partir da convivência com seis adolescentes com dificuldades, o jovem vigarista pode encontrar a redenção como mentor do grupo, e tem a chance de curar seu passado para encontrar seu lugar na sociedade.

De origem iraniana, o diretor Kheiron com certeza fez esse filme a partir das coisas que testemunhou ao longo da vida, seja nos tempos em que viveu no Irã, como também na sua transição para a França. No caso do seu personagem, nós podemos constatar que a própria vida dura o moldou para se tornar uma pessoa melhor, mas para isso precisou de uma mão amiga para enfrentar os obstáculos para que não caminhasse no caminho errado. No decorrer do filme, por exemplo, vemos a trama transitar entre o presente e o passado e fazendo a gente compreender o porquê ele ter chegado naquele ato inicial que nós o conhecemos.

O charme do filme está em sua interação com os jovens problemáticos, mas que possuem certo talento e que basta um pequeno empurrão para que possam ser despertados. É nesta interação entre uma pessoa vivida e jovens que mal sabem sobre o certo e errado que se encontra o coração do filme como um todo, pois são nestes momentos em que todos nos identificamos, seja para aqueles que tiveram uma experiência parecida na escola, como também nas primeiras semanas do seu novo emprego. São esses momentos com diálogos afiados que nos prende do começo até o final da trama, principalmente quando cada daqueles jovens possui uma história complexa e que basta se abrirem para compreendermos elas.

E como é bom ver Catherine Deneuve ainda ativa e demonstrando talento perante a jovens que ainda mal começaram no ramo artístico, mas que enxergam nela um exemplo a ser seguido. Se consagrando ainda nova no clássico "Repulsa do Sexo" (1965), Deneuve poderia facilmente se tornar uma coadjuvante de luxo, mas sempre quando surge em cena se destaca de uma maneira poderosa e mesmo em papeis como esse que não se exige muito de sua pessoa. Sua interação com ator e cineasta  Kheiron é outro ponto a favor da obra como um todo e sendo graças a eles que se obtém a nossa atenção desde o início.

Ao final, o filme nos passa a questão que para se construir uma sociedade perfeita basta prestarmos atenção na maneira de como direcionamos as pessoas para as escolhas coerentes e não os deixar à própria sorte. Portanto, a cena em que o protagonista e seus jovens começam a prestar atenção nas pessoas em volta de uma praça simboliza o fato que devemos prestar mais atenção com que acontece em sua volta, e não somente pensar somente em sua pessoa. Nos pequenos gestos de virtude é que pode se encontrar a solução para grandes problemas.  

"Sementes Podres" é uma grata surpresa vinda do cinema francês e cuja sua lição de moral é universal.   

Onde Assistir: Netflix. 

     Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário: