Falsa Loura
A Cinemateca Capitólio e a revista La Vida Útil apresentam na cidade de Porto Alegre, entre 10 e 15 de dezembro, a Semana Mundial da Cinefilia, uma edição especial da programação argentina que celebra a paixão cinéfila e os encontros na sala de cinema.
FILME ITALIANO NA SESSÃO DE ABERTURA
Na terça-feira, 10 de dezembro, a sessão de abertura apresenta uma obra-prima desconhecida do mestre italiano Luigi Comencini: A Maleta dos Sonhos. Lançado em 1953, a obra narra história de um velho ator do cinema mudo que ganha a vida projetando filmes condenados à destruição.
EXIBIÇÕES EM 35MM
Na quarta-feira, 11 de dezembro, às 20h30, Vento Norte, de Salomão Scliar, o primeiro longa de ficção do cinema sonoro produzido no RS, será exibido em 35mm, a partir da cópia do acervo do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. No sábado, 14 de dezembro, às 20h30, um filme surpresa de um grande nome da cinematografia argentina, com a presença de Odete Lara no elenco, será exibido em 35mm, em uma cortesia do Museo del Cine, de Buenos Aires. O filme O Menino e o Vento, de Carlos Hugo Christensen, também será projetado em 35mm no domingo, 15 de dezembro, às 18h.
PROJETO RAROS 300
Venha celebrar durante toda a madrugada a trecentésima noite da sessão mais especial da Cinemateca Capitólio na Semana Mundial da Cinefilia! A maratona festiva do Raros 300 começa na noite da sexta-feira, 13 de dezembro, às 23h59, com a exibição da cópia restaurada do cultuado longa brasileiro Onda Nova, de José Antônio Garcia e Ícaro Martins, sobre o time de futebol feminino Gayvotas Futebol Clube e segue até a manhã de sábado com dois filmes que narram histórias insólitas, aventureiras e pitorescas no mundo do cinema: o canadense Crime Wave, de John Paisz, e o norte-americano Drive-in, de Rod Amateau.
CARLOS REICHENBACH NO ENCERRAMENTO DO ANO
No domingo, 15 de dezembro, às 20h30, a sessão de encerramento apresenta uma projeção em 35mm de Falsa Loura, o último longa-metragem do diretor brasileiro Carlos Reichenbach, lançado em 2007.
GRADE DE HORÁRIOS
10 a 15 de dezembro de 2024
10 de dezembro (terça-feira)
15h – Tudo Que Imaginamos Como Luz (pré-estreia)
17h – Malu
20h – A Maleta dos Sonhos (Luigi Comencini, 1953, 84 minutos)
11 de dezembro (quarta-feira)
15h30 – Hoteles japoneses: Nuvens Dispersas (Mikio Naruse, 1967, 108 minutos)
18h – Helena y Eva (A entrevista 19′, Horas extras 17′, Meio-dia 10′, O emprego 25′) + conversa sobre a programação
20h30 – Souvenir brasileiro: Memória (Roberto Henkin, 1990, 14 minutos) + Vento Norte (Salomão Scliar, 1951, 75 minutos) 35mm
12 de dezembro (quinta-feira)
15h – Hoteles japoneses: Grampo Ornamental (Hiroshi Shimizu, 1941, 75 minutos)
16h30 – Hoteles japoneses: Love Hotel (Shinji Somai, 1985, 88 minutos)
18h – SELECCIÓN OFICIAL: A Vida de um Homem Amoroso (Yukio Abe, 1991, 55 minutos) + L.A. Plays Itself (Fred Halsted, 1972, 55 minutos)
20h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Uma Menina Decente (Klaus Lemke, Peter Hajek, 1968, 10 minutos) + Rocker (Klaus Lemke, 1972, 86 minutos)
13 de dezembro (sexta-feira)
15h – Hoteles japoneses: Dias de Juventude (Yasujirô Ozu, 1928, 104 minutos)
17h – Hoteles japoneses: Tripas de Anjo: Sala Vermelha (Chûsei Sone, 1979, 76 minutos)
18h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Os Homens que Eu Tive (Tereza Trautman, 1973, 80 minutos)
20h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Não Quero Ser Um Homem (Ernst Lubitsch, 1918, 45 minutos)
PROJETO RAROS 300
23h59 – Onda Nova (José Antônio Garcia e Ícaro Martins, 1983, 93 minutos)
02h – Crime Wave (John Paizs, 1985, 80 minutos)
04h – Drive-in (Rod Amateau, 1976, 96 minutos)
14 de dezembro (sábado)
15h – Noir criollo vs. Noir caboclo: A Besta Deve Morrer (Román Viñoly Barreto, 1952, 95 minutos)
17h – SELECCIÓN OFICIAL: Arrebato (Ivan Zulueta, 1979, 105 minutos)
19h – SELECCIÓN OFICIAL: Travolta e Eu (Patricia Mazuy, 1993, 60 minutos)
20h30 – Souvenir argentino: Sábado à Noite, Cinema (Fernando Ayala, 1960, 97 minutos) 35mm
15 de dezembro (domingo)
15h – Noir criollo vs. Noir caboclo: Veneno (Gianni Pons, 1952, 75 minutos)
16h30 – Christensen Argentino: Nunca Abras Essa Porta (Carlos Hugo Christensen, 1952, 85 minutos)
18h – Christensen Brasileiro: O Homem Sensorial (Eugenio Puppo, 2013, 15 minutos) + O Menino e o Vento (Carlos Hugo Christensen, 1967, 100 minutos) 35mm
20h30 – Encerramento: Falsa Loura (Carlos Reichenbach, 2007, 103 minutos) 35mm
Nenhum comentário:
Postar um comentário