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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 31 de julho de 2025

Cine Especial: Sessão no Clube de Cinema: “A Via Láctea” (02/08) e “Hot Milk” (03/08)

Neste final de semana o Clube de Cinema de Porto Alegre convida você para duas sessões curiosamente... leitosas! No sábado, temos A Via Láctea, de Luis Buñuel, uma provocação surrealista com sabor celestial; e no domingo, Hot Milk, um drama moderno que ferve sob o sol da costa espanhola. Uma dobradinha que vai do leite das estrelas ao leite escaldante do amor. Duas oportunidades únicas de assistir a grandes filmes na companhia de quem ama cinema!

Vem com a gente, seguem as informações das sessões do final de semana:


SÁBADO | 02 de agosto | 10h15 da manhã

📍 Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre)

A Via Láctea (La Voie Lactée)

(França / Itália / Espanha, 1969, 101 min, 14 anos)

Direção: Luis Buñuel

Atores: Paul Frankeur, Laurent Terzieff, Delphine Seyrig

Sinopse: Dois andarilhos fazem uma peregrinação até Santiago de Compostela. Ao longo do caminho, contudo, são transportados por diferentes épocas e situações, encontrando figuras históricas e personagens alegóricos que representam heresias e dogmas cristãos. Satírico, irreverente e repleto de simbolismos, o filme é uma das obras-primas do Buñuel maduro, fazendo rir e pensar sobre religião, fé e absurdo.


DOMINGO | 03 de agosto | 10h15 da manhã

📍 Cinemateca Paulo Amorim (CCMQ, Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)

Hot Milk

(Reino Unido, 2025, 93 min, 14 anos)

Direção: Rebecca Lenkiewicz

Atores: Emma Mackey, Fiona Shaw, Vicky Krieps, Patsy Ferran

Sinopse: Sofia acompanha a mãe, Rose, até a costa espanhola em busca de um tratamento experimental para sua doença misteriosa. Entre praias ensolaradas e rituais estranhos, surge Ingrid, uma mulher envolvente que transforma a vida de Sofia. Um filme que trata de vínculos maternos, sexualidade, desejo e emancipação, em uma atmosfera densa, sensível e carregada de ambiguidade.

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Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (31/07/25)

 Amores Materialistas

Sinopse: Lucy é uma casamenteira de Nova York que se vê dividida entre Harry, um empresário romântico e misterioso e John, um ex-namorado que ainda está tentando equilibrar sua vida, mas desperta uma antiga paixão na mulher.

Atena

Sinopse: Atena, uma mulher que sofreu abusos por parte de seu pai na infância, transforma sua dor em determinação para combater a violência contra mulheres.

A Morte de um Unicórnio

Sinopse: mostra a vida de Elliot (Paul Rudd) e sua filha Ridley (Jenna Ortega) toma um rumo inesperado e bizarro durante uma viagem para uma cúpula de gerenciamento de crise. Ao dirigir com pressa, eles atropelam um unicórnio mágico e, sem saber o que fazer, decidem levar o cadáver com eles para o retiro selvagem onde se encontra o chefe de Elliot, Dell Leopold, um CEO da indústria farmacêutica com a fortuna de um outro rico. A surpresa se transforma em caos quando Dell e sua família descobrem o unicórnio morto e, aproveitando-se da situação, começam a conduzir experimentos científicos no corpo do animal.


Monsieur Aznavour

Sinopse: De uma infância pobre à sua ascensão e fama, de seus triunfos a seus fracassos, de Paris a Nova Iorque, descubra a jornada excepcional de um artista. Íntimo, intenso, frágil e indestrutível, dedicado à sua arte até o fim, aqui está um dos cantores mais imortais de todos os tempos: MONSIEUR AZNAVOUR.

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quarta-feira, 30 de julho de 2025

Cine Dica: Streaming - 'Herege'

Sinopse: Duas jovens missionárias tentam converter um homem, mas a situação se revela muito mais perigosa do que poderiam imaginar.  

Scott Beck e Bryan Woods são dois cineastas parceiros que começaram a despontar no cinema independente a partir do ótimo "A Casa do Terror" (2019). Agora, imagine esta dupla participando de um filme do estúdio A24, sendo apontado pela maioria da crítica e do público como a melhor casa de filmes de baixo orçamento, mas de muita qualidade para dizer o mínimo. O resultado é "Herege" (2024), filme de horror psicológico que deu o que falar por onde passou e ingredientes para esse feito é o que não faltavam.

Na trama,  Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. Certo dia elas visitam o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a recepção amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em um verdadeiro inferno.

Bom, para começar é preciso já de imediato destacar a assustadora atuação de Hugh Grant como Sr. Reed, que vai aos poucos se revelando, de um simples cidadão do bem, para um implacável psicopata que levanta as mais diversas teorias sobre as origens da religião. Conhecido pela maioria do público por sua atuação em clássicos da comédia romântica como "Quatro Casamentos e um Funeral" (1994) Grant praticamente desaparece em uma figura assustadora, cuja suas motivações ficam somente na superfície, mas as suas ações já falam um pouco de sua pessoa. Sem sombra de dúvida uma das grandes surpresas do cinema de horror dos últimos tempos.

Porém, o filme destaca principalmente a direção perfeccionista dos diretores Scott Beck e Bryan Woods, que faz da casa do Sr. Reed em uma verdadeira grande armadilha e onde cada passo em que as duas jovens passam a trilhar pode acabar levando ambas para um novo cenário peculiar. Com um ótimo enquadramento, cuja fotografia e edição de arte se alinham com perfeição, a casa poderia ser facilmente usada em franquias como "Jogos Mortais", mas aqui ela é aproveitada principalmente como metáfora com relação a religião, capitalismo e ideias roubadas ao longo do tempo.  Por mais devoto que a pessoa seja com relação a determinada religião é preciso reconhecer que certas ideias levantadas pelo Sr. Reed façam algum sentido e que com certeza gerou diversos debates após a sessão no cinema.

Claro que o filme possui aqueles típicos ingredientes de sucessos dos filmes de horror, mas sendo usados aqui como uma interessante cortina de fumaça para ocultar os verdadeiros fatos ocultos daquela casa. Tudo gira em torno da questão da fé e descrença e alinhá-las em um único cenário e do qual chocam de um modo inesperado. As atrizes Chloe East e Sophie Thatcher estão ótimas como as mocinhas em apuros, sendo que a última tem se destacado em filmes de terror como esse, além de ter atuado recentemente em "Acompanhante Perfeita" (2025).

E quando a gente acha que o filme irá se enveredar por soluções fáceis, eis que o roteiro nos surpreende em seu ato final e dos quais os desdobramentos nos fazem pensar sobre o que aconteceu ali. Alinhado com simbolismos e diversas teorias como um todo, o filme se encerra de uma forma mais do que satisfatória e mantendo o brilho de sua premissa. Novamente o estúdio A24 nos prova que o lado criativo é o coração pulsante de qualquer gênero que se preze.

"Herege" é mais uma grata surpresa do subgênero horror psicológico e nos surpreende pela presença de um Hugh Grant maquiavélico e distante daquela imagem de bom moço que estávamos acostumados. 

Onde Assistir: Prime Vídeo. 

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Cine Dica: Cinesemana de 31 de julho a 6 de agosto de 2025

A cinemasemana que abre o mês de agosto destaca as estreias de dois filmes elogiados pela crítica e que têm o suspense alimentado por sentimentos de vingança. Um dos filmes é CLOUD, do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa, sobre um jovem vendedor que engana seus compradores; o segundo é FILHOS, do sueco Gustav Möller, em que uma agente penitenciária encara alguém do seu passado.

A programação segue com os longas franceses MONSIEUR AZNAVOUR, que recupera a trajetória do cantor e compositor Charles Aznavour, e a comédia dramática APENAS ALGUNS DIAS, um romance que tem como pano de fundo a imigração.

Seguem em cartaz, entre os preferidos do público, UMA BELA VIDA, do diretor Costa-Gavras, que aos 92 anos nos oferece uma reflexão comovente sobre a finitude da vida, além do longa italiano VERMIGLIO – A NOIVA DA MONTANHA, que entra na quarta semana de exibição. CAZUZA: BOAS NOVAS, documentário dedicado aos últimos anos de uma das grandes estrelas do rock brasileiro da década de 1980, segue em cartaz junto com o longa nacional UM LOBO ENTRE OS CISNES, baseado na trajetória do bailarino brasileiro Thiago Soares.

Entre as exibições especiais teremos CLUBE DOS CINCO, de John Hughes, apresentada pelo crítico Rodrigo de Oliveira, da revista Almanaque 21.  Confira a programação completa no site oficial da Cinemateca clicando aqui. 

terça-feira, 29 de julho de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Quarteto Fantástico: primeiros passos'

Sinopse: Um grupo de astronautas passa por uma tempestade cósmica durante seu voo experimental. Ao retornar à Terra, os tripulantes descobrem que possuem novas e bizarras habilidades. 

Sem sombra de dúvida o primeiro grupo de super-heróis das HQ da Marvel sofreu uma espécie de maldição quando eram adaptados para o cinema. Se por um lado a produção de Roger Corman nem sequer havia sido lançada em 1994, do outro, os dois filmes de Tim Story lançados em 2005 e 2007 se nota a falta de carinho ao adaptar a história original para o cinema, mas que de forma surpreendente se torna superior perante a problemática versão lançada em 2015. Felizmente "Quarteto Fantástico: Primeiros Passos" (2025) é o filme que os fãs estavam esperando já há muito tempo, sendo uma aventura redonda, divertida e que possui a sua alma própria.

Dirigido por Matt Shakman, A história acompanha um grupo de astronautas que passa por uma tempestade de raios cósmicos durante seu voo experimental. Ao retornar à Terra, os tripulantes descobrem que possuem novas e bizarras habilidades. No decorrer do tempo se tornam celebridades, defensores do planeta terra, mas tendo que lidar com uma terrível ameaça que vem de outro mundo.

Embora o filme pertença ao estúdio Marvel e tenha a sua ligação ao universo do MCU, o filme funciona de forma independente, sem ter que se preocupar na obrigação em ter que ligar ao longa aos demais eventos que ocorrem em outros filmes. Além disso, a trama se passa em outro universo, onde basicamente aventura ocorre nos anos sessenta de um universo alternativo e cujo visual futurista retrô possui um interessante charme para se dizer o mínimo. Em tempos de altos e baixos do multiverso imposto pelo estúdio, a ideia de colocar a equipe em uma realidade paralela, ao menos, acabou tendo um saldo mais do que positivo.

A aventura por si só é contida, sendo que o filme foca mais na relação daquela da família com poderes fantásticos e fazendo com que a gente possa se identificar melhor com eles. Quem se sai melhor nesta questão é a personagem Sue Storm/Mulher Invisível, vivida pela ótima atriz Vanessa Kirby e que protagoniza os momentos mais emocionantes da trama, desde o nascimento do seu filho Richard, como também o embate final contra o vilão Galactus e que deseja devorar o planeta terra. Falando nisso, os efeitos visuais para a construção do super vilão são realmente impressionantes e faz jus a sua primeira aparição nas HQ dos anos sessenta criadas por Stan Lee e Jack Kirby.

Claro que nem tudo são flores, principalmente para aqueles que esperam uma fidelidade 100% com relação a personalidade dos personagens. Pedro Pascal, por exemplo, é realmente um ótimo ator, mas ao interpretar o Senhor Fantástico me deu a sensação de que ele não permitiu que o personagem se sobressaísse em cena. Já o Tocha Humana sentia falta daquele lado mais brincalhão das HQ e fazendo da atuação de Joseph Quinn ser somente ok. Já todo o lado complexo e amargurado do Coisa desapareceu, sendo que o personagem somente se salva em cena graças a boa atuação de Ebon Moss-Bachrach mesmo todo envolvido com efeitos visuais que modelam o visual do personagem e que por sinal é muito bem-feito.

Contudo, acho que o personagem que fica mais devendo mesmo em cena foi a Surfista Prateada vivida pela ótima e jovem atriz Julia Garner. O problema primordial nesta questão é que, tanto a sua versão masculina, como a feminina nas HQ, possui uma carga dramática em grande escala por ser um ser condenado a procurar outros planetas para serem devorados pelo vilão Galactus. A meu ver sempre imaginei esse personagem sendo mais bem explorado em um filme solo, ao invés de somente surgir como um coadjuvante de luxo.

Esses poréns ao menos não desconstroem o lado positivo da produção, ao possuir uma história com começo, meio e fim e possuindo acima de tudo personagens que conseguem obter a nossa simpatia e fazendo a gente até mesmo se preocupar com o destino deles. Claro que me deu a sensação de que o roteiro nos prega algumas soluções, por vezes, rápidas e sendo que algumas ideias que são jogadas na história são facilmente descartadas. Ao menos o longa não se preocupa em ter que explicar toda a sua interligação com o universo tradicional Marvel no cinema, sendo que isso somente ocorre na cena extra durante os créditos de encerramento.

A meu ver, o filme pode sim servir de modelo para os futuros projetos Marvel, ao procurarem se preocupar mais em criar uma boa história ao invés de montar uma grande saga que perdurará por anos a fio. O público, por sua vez, não se sente cansado com relação ao gênero de super-heróis, mas sim espera que os filmes tragam algo mais fresco e com personalidade própria. A meu ver o filme da família fantástica deu o recado e espero que seja correspondido para os futuros projetos.

"Quarteto Fantástico: Primeiros Passos" é a melhor adaptação para o cinema da família de super seres da Marvel e que merece ser conferida por aqueles descrentes que pensavam ao contrário.  

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 31 JULHO A 06 AGOSTO

Estreia dia 31 de julho, no CineBancários, o filme “O Deserto de Akin”. Inspirado nos profissionais que participaram do ‘Mais Médicos’, programa interrompido após as eleições de 2018, o filme acompanha um médico cubano que atua em serviço de uma comunidade indígena. Ao mesmo tempo que Akin (Reynier Morales) lida com os dilemas de seu futuro, diante do novo contexto político do país, também desenvolve uma relação afetiva com os dois brasileiros que o acolhem durante sua trajetória no Brasil, Érica (Ana Flavia Cavalcanti) e Sérgio (Guga Patriota).

O longa-metragem dirigido por Bernard Lessa tem como protagonista o vencedor do Festival do Rio 2024, o cubano Reynier Morales. “O Deserto de Akin” foi rodado em locações de quatro municípios do Espírito Santo: Nova Almeida, Aracruz, Vitória e Vila Velha.

A produção marca o terceiro longa-metragem do capixaba Bernard Lessa, depois de “A mulher e o rio” (2019) e “A Matéria Noturna” (2021), vencedor de melhor filme na Mostra Futuro Brasil, do 52o Festival de Brasília. O diretor já tem sua linguagem bem estabelecida no audiovisual: “Meu cinema é humanitário e poético”, afirma. “Um cinema que versa sobre amor, amizade, dor e ética – sobre dedicar a vida a algo maior do que você mesmo, sobre a alegria que vem de se sentir como realmente é em um mundo que é construído na tentativa de nos negar esse sentimento, de nos fazer sentir pequenos e impotentes.”, completa o cineasta. “O Deserto de Akin” reafirma sua proposta como cineasta.

Depois da primeira exibição no Festival do Rio, o filme passou pelo Festival de Havana e pelo Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro, também assinado pelo diretor.


Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4GCsSlGAPeo


PROGRAMAÇÃO DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO


ESTREIA:

O DESERTO DE AKIN

Brasil/ Drama/ 2024/ 78 min.

Direção: Bernard Lessa

Sinopse: Akin é um dedicado médico cubano em exercício no Brasil, pelo programa Mais Médicos, em meados de 2018. Entre sua rotina de trabalho na comunidade indígena e seus momentos de intimidade com Érica e Sérgio, sua relação com o Brasil se aprofunda e fortalece. Com o resultado presidencial de Jair Bolsonaro e o fim abrupto da cooperação entre os dois países, ele se vê impelido a tomar uma decisão: voltar a Cuba e abandonar as relações que vinha construindo ou permanecer e se reinventar mesmo sem poder medicar.


Elenco: Reynier Morales, Ana Flavia Cavalcanti, Welket Bungué


EM CARTAZ:

UM LOBO ENTRE OS CISNES

Brasil/ Documentário/ 2022/

Direção: Marcos Schechtman, Helena Varvaki

Sinopse: Baseado na vida do bailarino Thiago Soares, um garoto pobre criado no subúrbio do Rio de Janeiro, que na adolescência descobre o Hip Hop, entra para o Ballet aos quinze anos e se torna uma estrela internacional. Ele foi o primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres.

Elenco: Matheus Abreu, Dario Grandinetti, Maria Paula Marini



CAZUZA, BOAS NOVAS

Brasil/ Documentário/ 202 / 90 min.

Direção: Roberto Moret, Nilo Romer

Sinopse: Cazuza: Boas Novas revisita o período mais criativo e intenso da vida de um dos maiores artistas do Brasil. Entre os anos de 1987 e 1989, Cazuza produziu três álbuns, ganhou diversos prêmios e subiu no palco para mais de 40 apresentações do espetáculo O Tempo Não Para. Tudo isso lidava com o diagnóstico de AIDS e vivia sob o risco de morte e o agravamento contínuo de

sua saúde. O documentário conta com imagens exclusivas e depoimentos inéditos de figuras que conviveram com o grande compositor, como Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Frejat, sua mãe Lucinha Araújo e o próprio diretor do longa, Nilo Romero, quem dirigiu o último show do cantor e com quem Cazuza foi amigo e parceiro de composições. Com uma riqueza de registros e vídeos de arquivo, Cazuza: Boas Novas revela o legado de um vanguardista e o impacto de uma mente criativa que mudou a trajetória da música brasileira como poucos.



HORÁRIOS DE 31 DE JULHO A 06 DE AGOSTO

15h: UM LOBO ENTRE OS CISNES

17h: CAZUZA, BOAS NOVAS

19h: O DESERTO DE AKIN


Não há sessões nas segundas-feiras

Ingressos: Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 14 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 7. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

Na quinta-feira, a meia-entrada (R$ 7) é para todos e todas.


CineBancários

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405

ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'O Homem Com H'

Sobre o Filme: Por eu ter nascido no início dos anos oitenta cresci ouvindo muita música na rádio e que posteriormente se tornaram grandes clássicos. Além de Tim Maia eu gostava bastante das músicas de Ney Matogrosso, mas eu sempre achava que ele fosse uma mulher devido a sua voz e por conta disso eu fiquei espantado quando o vi pela primeira vez em um clipe exibido no Fantástico no início dos anos noventa. "Homem com H" (2025) sintetiza esse meu sentimento de espanto, pois Ney é aquele tipo de ser andrógino de grande talento que surge para desequilibrar o nosso universo do politicamente correto.

Dirigido por Esmir Filho, do filme "Alguma Coisa Assim" (2017), o filme conta a história sobre a vida e a obra de Ney Matogrosso e do qual viria a se tornar uma das maiores figuras da música e cultura brasileiras. O filme acompanha a sua origem e os constantes embates familiares em razão dos preconceitos de seu pai. Ao sair de casa e se mudar para São Paulo, Ney dá início à sua carreira artística, mas ao mesmo tempo enfrentando o preconceito e a censura da época.

Confira a minha crítica completa já publicada clicando aqui e participe do próximo Cine Debate.

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