Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de julho de 2024

Cine Dica: Sala Redenção reflete sobre ocupação do espaço público na programação de reabertura

Após dois meses fechada devido à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, a Sala Redenção reabre na próxima segunda-feira, dia 8 de julho. Nos últimos meses, as tragédias decorrentes das enchentes vêm demonstrando a relevância de discutir as maneiras como as cidades se organizam, e como as populações se apropriam do espaço público. Neste cenário, a programação de reabertura do cinema da UFRGS propõe reflexões acerca desta temática.

Em cartaz de 08 de julho a 02 de agosto, a mostra “A Imagem no Espaço” traz a perspectiva da cidade como protagonista. A programação apresenta uma seleção de 16 filmes (entre documentários, ficções e ensaísticos), produzidos em diferentes cidades brasileiras, como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Contagem-MG. As obras selecionadas colocam em evidência o lugar da cidade nos processos de subjetivação de seus moradores, atentando também para os desafios das incertezas políticas, ambientais, sócio-técnicas e culturais pelas quais o mundo vem passando.

Para uma reflexão mais profunda, a mostra ainda apresenta exibições seguidas de conversa com os realizadores das obras, que ocorrem às terças e quintas-feiras, às 19h. Em sua primeira parte, a programação conta com a participação dos cineastas Bruno Carboni (O Acidente), Gustavo Spolidoro (Errante – Um Filme de Encontros), Adirley Queirós (A Cidade é Uma Só?) e Ricardo Alves Junior (Tudo o que você podia ser). Já a segunda parte da mostra apresenta bate-papos com os realizadores Cha Dafol (De Olhos Abertos), Felipe Diniz (Desenredo), Pedro Vasconcellos (Amadores) e Marília Rocha (A Cidade Onde Envelheço).

Em seu encerramento, a mostra exibe O Flagelo Da Enchente Assola Pôrto Alegre, documentário histórico que retrata as enchentes de 1941. A exibição é seguida de um bate-papo, que se propõe a tecer relações entre as tragédias de 1941 e 2024, e refletir sobre o impacto das mudanças climáticas nas cidades.A programação tem entrada franca e é aberta à comunidade em geral. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

A mostra de filmes “A Imagem no Espaço” integra o projeto de mesmo nome, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Alfabetização Audiovisual da Faculdade de Educação da UFRGS, e conta com outras atividades voltadas a debater o cinema em paralelo com a cidade e a educação.

Confira a programação completa na página oficial da sala clicando aqui. 

Nenhum comentário: