Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 20 a 26 DE FEVEREIRO

 ESTREIA:


ALMA DO DESERTO

Brasil-Colômbia /Documentário/ 2024/87 min.

Direção: Mónica Taboada-Tapia

Sinopse: Vencedor do prestigiado Queer Lion no 81º Festival de Veneza, ALMA DO DESERTO narra a emocionante história de Georgina, uma mulher trans da etnia Wayúu, que luta pelo direito à sua identidade reconhecida. Após perder seus documentos em um incêndio criminoso, ela embarca em uma jornada de coragem e resiliência para recuperá-los.


EM CARTAZ:

AS CORES E AMORES DE LORE

Brasil/ Documentário/ 2024 / 80 min.

Direção: Jorge Bodanzky

Sinopse: Feito a partir de uma série de encontros entre o diretor Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch, única discípula de Volpi, radicada no Brasil desde a Segunda Guerra Mundial, o filme retrata os últimos anos da artista, que viveu livre e intensamente, dedicando sua vida à arte.

AOS PEDAÇOS

Brasil/ Drama/ 2020 / 93 min

Direção: Ruy Guerra

Sinopse:Eurico Cruz amanhece irritado. Sabe que algo está por acontecer. Eurico vive de viagem entre casas idênticas, uma construída no deserto, outra numa praia tropical. Em cada casa, vive uma de suas esposas, Ana e Anna. Nesse labirinto de espaços iguais recebe a perturbadora visita de Eleno. Um bilhete lhe anuncia sua morte.

Elenco: Emílio de Mello,Simone Spoladore,Christiana Ubach


HORÁRIOS DE 20 A 26 DE FEVEREIRO (não há sessões nas segundas-feiras):

15h: AS CORES E AMORES DE LORE

17h: AOS PEDAÇOS

19h: ALMA DO DESERTO


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 14,00 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 7,00. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 7,00.


CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou

C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Emilia Pérez'

Sinopse: Rita trabalha em um escritório de advocacia mais interessado em lavar dinheiro do que em servir a lei. Para sobreviver, ela ajuda um chefe do cartel a sair do negócio para que ela possa finalmente se tornar a mulher que sempre sonhou ser.

Não existe o bem e o mal, mas sim somente atos e consequências que definem as pessoas. Porém, sempre haverá aquele caso de pessoas que buscam as suas redenções, mesmo quando o passado persiste em lhe perseguir. "Emília Pérez" (2024) é sobre a busca pela redenção de determinados personagens, mesmo quando a solução soe das mais imprevisíveis e por vezes forçado em algumas passagens.

Dirigido por Jacques Audiard, do ótimo "Ferrugem e Osso" (2012) a trama se concentra em um México que é de acordo com que os Europeus pensam sobre o país, onde assistimos  advogada Rita (Zoe Saldana) que desperdiça seu talento fazendo parte de uma empresa de baixa qualidade ao invés de servir à justiça. Certo dia uma proposta indispensável surge para ela: ajudar o temido chefe do cartel, Juan Del Monte, a se aposentar do seu negócio e desaparecer para sempre. Para isso, ele deseja alcançar o seu maior desejo desde jovem que é se transformar em uma mulher e assim nasce Emília Pérez (Karla Sofía Gascón).

Jacques Audiard havia me impressionado no passado com o seu filme "Dheepan - O Refúgio" (2015), já que lá ele cria ângulos de câmera incomuns, principalmente em seu ato final onde ocorre um verdadeiro massacre. Aqui não é diferente, pois ele é corajoso ao inserir o subgênero musical em uma trama recheada de crimes, mortes e violência, mas tudo embalado por números musicais que, em alguns casos, parece uma crítica acida com relação ao universo que aqueles personagens estão convivendo. O filme pode ser facilmente criticado, e com razão, ao ser um retrato do México nas mãos de um diretor francês, mas o realizador sabe o vespeiro que está enfrentando e procura fazer algo que agrade tanto gregos como troianos, mesmo quando a maioria dos mexicanos que forem assistir com certeza irão reprova-lo.

Com um elenco recheado de astros, a atriz Karla Sofía Gascón é a que mais se sobressai em um papel complexo, onde a sua obsessão em buscar a sua redenção não é o suficiente para apagar o seu passado, mesmo quando se entrega de todas as formas para ajudar as famílias de suas próprias vítimas. Neste último caso, por exemplo, há um paralelo entre a guerra do tráfico e as consequências trazidas pelos anos de chumbo dos países latinos da América do sul. Em ambos os casos há corpos para serem desenterrados e fazendo que o passado sombrio sempre ecoe para aqueles que fogem dele.

Curiosamente, a atriz Zoe Saldana, super conhecida pelo público através dos blockbusters norte-americanos, se sobressai em um papel que é um verdadeiro contraste do que já havia feito até hoje e surpreendendo até mesmo nos números musicais, mesmo quando eles soem no mínimo artificiais. Porém, não é surpresa que Selena Gomez esteja mais do que à vontade ao cantar e dançar em cena, mas ao mesmo tempo surpreendendo em momentos em que se exige maior dramaticidade de sua pessoa. Portanto, não é surpresa o filme ter duas músicas indicadas para o próximo Oscar.

Em tempos de "Coringa - Delírio a Dois" (2024) e "Wicked", o filme de Jacques Audiard parece que vem em um momento que o gênero musical novamente retorna em cena, mesmo quando uma parcela do público rejeita a ideia. Em um momento em que o cinema não sabe ao certo sobre qual será o próximo passo para renovar a arte cabe, portanto, um retorno ao passado e ver quais as fórmulas de sucesso podem ser usadas hoje em um novo contexto. No caso de  "Emília Pérez" é um dos filmes mais fora da curva do cinema recente e por isso mesmo, para o bem ou para mal, merece ser conferido para ser lembrado ou esquecido no seu devido tempo.

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

domingo, 16 de fevereiro de 2025

Cine Dica: "A Camareira" da diretora mexicana Lila Avilés na tela do Cineclube Torres, na segunda dia 17 de fevereiro, às 20h.

 O filme integra a programação continuada do cineclube na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto da Up Idiomas Torres.


O delicado filme, com um tom semidocumental, é ambientado em luxuoso hotel de cidade do México, e acompanha as atividades diárias de uma jovem funcionária, a Evellyn.Em ritmo lento, com câmera fixa, é revelado assim todo o sistema de opressão, de gênero e de classe, que caracteriza espaços de trabalho nos quais são colocados diretamente em contato pessoas de extração social extremamente desiguais. Inevitável o paralelo com outro filme mexicano, Roma, porém bem mais amargo no tom, sem apresentar o humanismo e a sororidade familiar que caracterizam a história de Afonso Quaròn.

As filmagens foram feitas em 17 dias e financiadas pela própria cineasta, que assina o roteiro a partir do livro "Hotel" da fotógrafa e artista plástica francesa Sophie Calle. Após passar por dezenas de festivais, o longa foi escolhido para representar o México no Oscar de 2020. "Delicado e duro. Incomoda e constrange o espectador, obrigando-o a olhar para uma realidade deliberadamente invisibilizada. Mas também encanta profundamente com sua leveza e graciosidade" (Isabella Thebas, INC Instituto de Cinema)

A sessão, com entrada franca, integra o 10° Ciclo de filmes de expressão ibero americana, realizado na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.


Serviço:

O que: Exibição do filme "A Camareira" de Lila Avilés (México) - 1h42m

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, 17/2, às 20:00


Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).

Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística - Cadastur


CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Cine Especial: 'Seven - 30 Anos Depois'

A turbulenta estreia no cinema com o filme "Alien 3" (1992) não foi o suficiente para que David Fincher desistisse da sétima arte. A sorte veio através do roteirista Andrew Kevin Walker, que escreveu uma sombria e enigmática história policial nos tempos em que morava em Nova York. Foi uma fase que o próprio estava sofrendo de depressão, pois ele não conseguia fazer carreira na indústria cinematográfica.

Vale lembrar que estamos na metade dos anos 90, cuja a década começou com o cinema sendo sacudido com o sucesso "O Silêncio dos Inocentes" (1991), de Jonathan Demme, e colocando os filmes protagonizados por serial killer como a nova fonte de lucro para os estúdios. Talvez, o filme que tenha adquirido melhor reconhecimento após o sucesso de jonathan Demme tenha sido "Copycat - a vida imita a morte" (1995), mas logo sendo eclipsado pelo surpreende filme de David Finher que foi "Seven" (1995).

Com o roteiro de Andrew Kevin Walker, o cineasta criou uma trama em que ela não se passa em uma cidade conhecida e tão pouco ela tem nome. A chuva é torrencial, relembrando os velhos filmes Noir, com um direito uma fotografia de luzes, e cores que se entrelaçam com o lado obscuro daquela realidade decadente. O diretor de fotografia Darius Khondji disse certa vez que sua inspiração veio do reality Show americano "Cops", que seguia a rotina de policiais, xerifes e investigadores nos EUA, e acabou ajudando a traçar os planos de filmagem usados no filme, como por exemplo, quando o ator é captado na altura dos ombros pela câmera que está no banco de trás.

O ponto forte da produção é a química da dupla central, interpretados pelos atores Morgan Freeman e Brad Pitt. Esse último, aliás, obtém uma das suas primeiras grandes atuações da carreira nas mãos de Fincher e conseguindo se distanciar cada vez mais do estereotipo de galã. Posteriormente, Pitt ganharia outro papel de sua vida pelas mãos do cineasta que "O Clube da Luta" (1999).

Os personagens Mills e Somerset, interpretados pelos atores acima, possuem caminhos opostos dentro da lei, mas que precisarão se unir contra algo que não conseguem compreender. O assassino em si, comete os seus crimes se inspirando nos Sete Pecados Capitais levantados pelo cristianismo e resultando em situações, por vezes, imprevisíveis. Além das reviravoltas surpreendentes da trama, o filme é carregado de vários simbolismos, além de explorar o universo literário que se torna prato cheio para os amantes da leitura.

Passados 30 anos desde o seu lançamento, não resta menor dúvida que o filme possui um dos finais mais imprevisíveis do seu tempo. Além de uma soberba interpretação de Kevin Spacey, que no mesmo ano estrelaria "Os Suspeitos" (1995), o final se casa com perfeição com a proposta dos seus realizadores, mas que com certeza causou temor nos executivos prevendo um mal retorno vindo do público e da crítica. Os fins justificam os meios e hoje "Seven - Os Sete Crimes Capitais" entra fácil na lista dos melhores filmes da década de 90 e um dos melhores da história do cinema.

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: Sessão Clube de Cinema (15/02): "A Semente do Fruto Sagrado" na Cinemateca Paulo Amorim

Segue a programação do Clube de Cinema de Porto Alegre neste final de semana com o filme iraniano "A Semente do Fruto Sagrado", vencedor do prêmio Especial do Júri e o da crítica no Festival de Cannes e um dos 5 concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Internacional.


Confira os detalhes abaixo: 


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico)

Data: 15/02/2025, sábado, às 10:15 da manhã

"A Semente do Fruto Sagrado" (The Secret of the Sacred Fig)

Alemanha / França / Irã, 2024, 165 min, 16 anos  

Direção: Mohammad Rasoulof

Elenco: Mahsa Rostami, Setareh Maleki, Niousha Akhshi

Sinopse: Casado e pai de duas filhas, Iman acaba de ser promovido a juiz de instrução no Tribunal Revolucionário de Teerã. Isso representa uma vida mais confortável para a família, mas também obriga Iman a ignorar alguns valores éticos e morais. Ao mesmo tempo em que tenta se manter fiel ao regime, o protagonista vê as relações familiares se deteriorarem. O filme tem como pano de fundo os episódios recentes de protestos pela jovem que foi morta por usar o véu de maneira incorreta, que aparecem em imagens de arquivo. Proibido no Irã, o filme foi indicado pela Alemanha na corrida ao Oscar de filme internacional e já ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio Especial do Júri e o da crítica no Festival de Cannes.

Confira a minha crítica completa clicando aqui e participe do Clube de Cinema. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (13/02/25)

 Captião América - Admiravel Mundo Novo

Sinopse: Capitão América  se vê no meio de um incidente internacional. Ele deve descobrir o motivo por trás de um plano global nefasto antes que o verdadeiro responsável faça com que o mundo todo veja vermelho. Classificação indicativa 14 Anos. Contém linguagem imprópria, violência.

Bridget Jones: Louca pelo Garoto

Sinopse: No quarto filme da série, Bridget Jones: Louca Pelo Garoto, Renée Zellweger reprisa seu papel, navegando pela maternidade solitária e reflexões sobre um novo amor após a perda do marido.


SING SING

Sinopse: Divine G, preso em Sing Sing por um crime que não cometeu, encontra propósito atuando em um grupo de teatro com outros homens encarcerados. Quando um estranho cauteloso se junta ao grupo, os homens decidem encenar sua primeira comédia original.

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 13 A 19 DE FEVEREIRO DE 2025

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

FAMÍLIA

Nossa nova cinesemana destaca a estreia do longa italiano FAMÍLIA, do diretor Francesco Costabile, baseado em um episódio verdadeiro e de grande repercussão na imprensa italiana no início dos anos 2000. Também entramos na programação do Cine Esquema Novo, apresentando várias mostras do festival dedicado às produções brasileiras de arte audiovisual.

Seguem em cartaz dois títulos indicados ao Oscar: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO, que concorre na categoria de melhor documentário, e A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO, um dos cinco concorrentes ao prêmio de filme internacional.

E, nesta semana, o público confere as últimas exibições do documentário LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL, de Alessandra Dorgan, do longa SEBASTIAN, do cineasta finlandês Mikko Mäkelä, e do francês CRÔNICA DE UMA RELAÇÃO PASSAGEIRA, de Emmanuel Mouret.


Confira nossa programação completa e o Portal do Cinema

Gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h15 – MEU BOLO FAVORITO Assista o trailer aqui.

(Keyke mahboobe man – Irã/França/ Suécia/Alemanha, 2024, 97min). Direção de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, com Lily Farhadpour e Esmail Mehrabi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Mahin tem 70 anos, é viúva e vive sozinha em Teerã. Apesar da rotina solitária, ela mantém a vitalidade e o interesse pelas coisas do cotidiano – o que inclui afrontar a Polícia da Moral que controla os costumes no país. Disposta a revitalizar sua vida amorosa, a viúva convida o taxista Faramarz para um encontro. O filme foi o vencedor do prêmio Fipresci (da crítica) e do Juri Ecumênico no Festival de Berlim 2024, mas seus diretores foram proibidos de deixar o Irã para acompanhar a premiação.


16h – A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO Assista o trailer aqui.

(The Secret of the Sacred Fig - Alemanha/França/Irã, 2024, 165min). Direção de Mohammad Rasoulof, com Mahsa Rostami, Setareh Maleki, Niousha Akhshi. Mares Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Casado e pai de duas filhas, Iman acaba de ser promovido a juiz de instrução no Tribunal Revolucionário de Teerã. Isso representa uma vida mais confortável para a família, mas também obriga Iman a ignorar alguns valores éticos e morais. Ao mesmo tempo em que tenta se manter fiel ao regime, o protagonista vê as relações familiares se deteriorarem. O filme tem como pano de fundo os episódios recentes de protestos pela jovem que foi morta por usar o véu de maneira incorreta, que aparecem em imagens de arquivo. Proibido no Irã, o filme foi indicado pela Alemanha na corrida ao Oscar de filme internacional e já ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio Especial do Júri e o da crítica no Festival de Cannes.


19h – FAMÍLIA (NÃO TEM SESSÃO NO DIA 16) Assista o trailer aqui.

(Famiglia – Itália, 2020, 120min. Direção de Francesco Costabile, com Francesco Gheghi, Barbara Ronchi, Francesco Di Leva. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Gigi e Alessandro moram com a mãe e não têm boas lembranças do pai, que está preso e marcou a infância dos meninos com um comportamento violento e autoritário. Quando o pai reaparece em suas vidas, todos voltam a conviver com os traumas do passado – em especial Gigi, que vai tomar decisões que mudarão o futuro da família. Baseado no livro de memórias “Non Sarà Sempre Così” (2017), de Luigi Celeste, o filme combina questões domésticas, enfrentamento político e drama psicossocial. O ator Francesco Gheghi ganhou o Prêmio Orizzonti na sua categoria no Festival de Veneza de 2024.


DIA 16 ÀS 19h – ENTRADA FRANCA.

Seguido de debate com o artista e convidados.

15° CINE ESQUEMA NOVO: MOSTRA ARTISTA CONVIDADO – LUIS ROQUE

Exibição dos curtas “Ano Branco” (7min), “República” (8min); e “Heaven” (9min), realizados por Luis Roque, artista natural de Cachoeira do Sul e homenageado desta edição do CEN.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 – TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO (NÃO TEM SESSÃO NO DIA 19) Assista o trailer aqui.

(Soundtrack to a Coup d'État – Bélgica/Holanda/França, 2024, 150min). Documentário de Johan Grimonprez. Pandora Filmes, 14 anos.

Sinopse: No início dos anos 1960, auge da Guerra Fria, Estados Unidos e Bélgica se uniram para impedir a posse de Patrice Lumumba, primeiro presidente eleito democraticamente na República do Congo. Em jogo, estavam os interesses comerciais das grandes nações do Ocidente e também da URSS nas riquezas do país africano. Em protesto, os instrumentistas Abbey Lincoln e Max Roach invadiram o Conselho de Segurança da ONU e fizeram uma apresentação musical. Ao mesmo tempo, Louis Armstrong foi enviado ao Congo para gerar uma cortina de fumaça sobre os planos norte-americanos de depor Patrice. O diretor Johan Grimonprez parte deste episódio para refletir sobre as conexões entre imperialismo, capitalismo e jazz. Um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário, o filme traz um rico material de arquivo com imagens da música e da política da época.


17h30 – LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 75min). Documentário de Alessandra Dorgan. Embaúba Filmes, 12 anos.

Sinopse: Carioca do Morro do Estácio, Luiz Melodia (1951 - 2017) é um dos principais representantes da música brasileira dos anos 1970 e 1980, lembrado pela sua originalidade e mistura de ritmos. O filme, com narrativa em primeira pessoa, traz imagens raras e vídeos de arquivo que contam a história de canções como “Estácio Holly, Estácio”, “Pérola Negra” e “Juventude Transviada”, além das parcerias com Gal Costa, Elza Soares, Jards Macalé e outros artistas. Vencedor do prêmio de melhor filme no Festival In-Edit de 2024.


19h15 – CRÔNICA DE UMA RELAÇÃO PASSAGEIRA (SESSÕES NOS DIAS 13, 15 E 18) Assista o trailer aqui.

(Chronique d'une liaison passagère - França, 2023, 100min). Direção de Emmanuel Mouret, com Sandrine Kiberlain, Vincent Macaigne. Mares Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Charlotte é uma mulher divorciada, independente e bem resolvida. Simon é casado e tem um jeito mais introspectivo. Eles se conhecem em uma festa e, apesar de terem personalidades opostas, acabam se envolvendo. A princípio, seria um caso sem compromisso e feito de encontros furtivos, mas aos poucos a situação assume outra dimensão e o casal precisa repensar suas convicções.


19h15 – SEBASTIAN (SESSÕES NOS DIAS 14 E 16) Assista o trailer aqui.

(Reino Unido/Finlândia/Bélgica, 2024, 110min). Direção de Mikko Mäkelä, com Ruaridh Mollica, Hiftu Quasem, Jonathan Hyde. Imovision, 18 anos. Drama.

Sinopse: Max é um escritor freelancer de 25 anos que vive em Londres. Durante a noite, ele se apresenta como Sebastian, um profissional do sexo. Sebastian é, na verdade, um personagem que Max criou para inspirar seu romance de estreia. Conforme Max luta para equilibrar essa vida dupla, ele recebe o reconhecimento pelos seus textos e começa a questionar se Sebastian é apenas uma ferramenta criativa ou se há algo mais em jogo.


DIA 19 ÀS 14h30 – ENTRADA FRANCA.

15° CINE ESQUEMA NOVO: MOSTRA CÂMERA CAUSA

Exibição de filmes realizados nas oficinas ministradas pelo cineasta Gustavo Spolidoro para grupos em vulnerabilidade social.


DIA 19 ÀS 19h15

CINE DEBATE

Seguida de debate com integrantes da Ong Somos e Mães pela Diversidade.

ANTES QUE ME ESQUEÇAM, MEU NOME É EDY STAR

(Brasil, 2023, 94min). Documentário de Fernando Moraes. Lança Filmes, 14 anos.

Sinopse: Edy Star, o pioneiro do Glam no Brasil, tem uma trajetória marcada por glamour e polêmica. Ícone da contracultura underground brasileira, o documentário revela sua personalidade libertária e inovadora e traz depoimentos de artistas como Caetano Veloso, Zeca Baleiro e DJ Zé Pedro.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim