Quem sou eu
- Marcelo Castro Moraes
- Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
- Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Pesquisar este blog
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
Cine Curiosidade: "Let It Go" de Frozen em 25 idiomas
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine Dicas: Estreias no final de semana (24/01/14)
Após semanas em pré-estréia,
finalmente entra em cartaz em várias salas um dos melhores filmes do inicio desse
ano, O Lobo de Wall Street. Leia a minha critica sobre o filme já publicada por
aqui, assim como também Eu Não Faço a
Menor idéia do Que Eu To Fazendo Com a Minha Vida. Confiram também as outras estréias.
Sinopse: Ganhador
Globo de Ouro: Melhor ator Musical/Comédia - Leonardo Dicaprio. O filme é
adaptação do livro de memórias de Jordan Belfort que no Brasil ganhou o nome de
O Lobo de Wall Street. Belfort foi um corretor de títulos da bolsa
norte-americana que entrou em decadência nos anos 90. Sua história envolve o
uso de drogas e crimes do colarinho branco.
Leia a minha critica já publicada clicando aqui.
Eu Não Faço a Menor
Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida
Sinopse: Clara
(Clarice Falcão) está indecisa em relação às suas escolhas. A jovem está
cursando a faculdade de Medicina por pressão familiar e não por vocação. Sem
contar para ninguém o que está sentindo, ela passa a matar aulas no período da
manhã. Durante essas aventuras matutinas, Clara conhece um rapaz que a ajuda a
encontrar um norte para sua vida.
Leia a minha critica já publicada clicando aqui.
O Herdeiro do Diabo
Sinopse: Depois de
uma misteriosa noite perdida em sua lua-de-mel dois jovens recém-casados se
encontram enfrentando uma gravidez não planejada. Enquanto resolve registrar
todos os momentos dessa ocasião especial para a posteridade o marido começa a
notar um comportamento estranho em sua mulher que no começo eles achavam que
era apenas tensão mas com o passar do tempo fica evidente que alguma força do
mal está mudando o seu corpo e a sua cabeça de uma forma muito mais sinistra do
que eles imaginavam.
Frankenstein - Entre
anjos e demônios
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine Dica: CURTA NAS TELAS APRESENTA FUNERAL À CIGANA
FUNERAL À CIGANA ENTRA EM CARTAZ NO CURTA NAS TELAS
O projeto Curta nas Telas apresenta entre os dias 24 e 30 de janeiro a comédia Funeral à Cigana, dirigida por Fernando Honesko. As exibições ocorrem na sala 3 do Cineflix do Shopping Total, acompanhando o longa-metragem O Herdeiro do Diabo, de Tyler Gillett, nas sessões das 14h, 16h30, 19h20 e 21h50.
Vencedor do prêmio de melhor trilha-sonora do Festival de Gramado de 2012, Funeral à Cigana narra a história de Sandro, um líder cigano que sai em viagem com seu grupo levando o corpo do pai que acabara de morrer. Ele deve transportar o corpo até sua cidade natal para atender o desejo de sua mãe, Vó Sara. Barrado pelo Soldado Rangel em um posto policial, Sandro enfrenta uma série de dificuldades legais para viver suas tradições plenamente.
FUNERAL À CIGANA, de Fernando Honesko
(São Paulo, ficção, 15 minutos, 35mm, 2012)
Fotografia: Eduardo Piagge
Direção de Arte: Margue Pennacchi
Empresa(s) produtora(s): Olé Produções
Som: Paulo Seabra
Edição de som: Françcois Wolf
Maquiagem: Priscila D elia
Produção Executiva: Carol Scalice, Gal Buitoni, Luiz Ferraz
Montagem: Oswaldinho Santana
Eletricista: Melão
Trilha Sonora: Marcos Azambuja
Maquinária: Julinho
Colorista: Rogério Morais
Design de Som: Françcois Wolf
Sobre o Curta nas Telas
O projeto Curta nas Telas é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). Seu objetivo é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, por meio da exibição dos filmes selecionados no circuito de cinemas de Porto Alegre. Em 40 edições foram exibidos 283 curtas de todo o Brasil. Os doze curtas selecionados na 41ª edição estarão em exibição até 20 de maio de 2014.
Os próximos selecionados na 41ª edição do Curta nas Telas a entrar em cartaz
5 HORAS RUMO NORTE, de Paula Sabbaga – 7 a 20 de fevereiro de 2014, no Cinemark.
UMA PRIMAVERA, de Gabriela Almeida – 21 de fevereiro a 6 de março de 2014, no Cinespaço Wallig
PIOVE, IL FILM DE PIO, de Thiago Mendonça – 7 a 20 de março de 2014, na Cinemateca Paulo Amorim
LINEAR, de Amir Admoni – 21 de março a 3 de abril de 2014, no Guion.
MEMÓRIAS EXTERNAS DE UMA MULHER SERRILHADA, de Eduardo Kishimoto – 4 a 17 de abril de 2014, no Espaço Itaú de Cinema.
CHAPA, de Thiago Ricarte – 18 de abril a 1º de maio de 2014, no GNC Moinhos.
A DESCOBERTA, de Ernesto Molinero – 2 a 15 de maio de 2014, no Cinemark.
DIA ESTRELADO, de Nara Normande – 16 a 29 de maio de 2014, no Cineflix.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine Curiosidade: Curso sobre Cronenberg em destaque
Havia
participado desse curso á dois anos atrás e recomendo bastante. Criado pelo
Cena Um, a atividade será novamente ministrada por Rosângela Fachel nos dias 4 e 5 de fevereiro. Para aqueles que
não participaram na primeira vez, garanta agora a sua vaga. Mais informações vocês conferem na matéria que foi publicada hoje no Jornal do Comércio.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
Cine Dica: O Melhor do Nosso Cinema: Trabalhar Cansa
Sinopse: Helena
(Helena Albergaria) é uma dona de casa que resolve abrir um mini mercado. Tudo
vai bem até Otávio (Marat Descartes), seu marido, perder o emprego. A partir de
então estranhos acontecimentos tomam conta do local, afetando o relacionamento
do casal com a empregada doméstica.
Há algo de podre na Dinamarca!
Essa frase me veio na
cabeça quando assisti pela primeira vez Trabalhar Cansa, obra dos cineastas Juliana
Rojas, Marco Dutra. Vindo dos curtas experimentais, a dupla se arrisca ao criar
um suspense, que oscila entre o drama e o sobrenatural, sendo que nesse ultimo
caso, a situação é muito mais sugerida do que explicita, o que torna a obra ainda
mais interessante.
Na
verdade o filme vai mais para um terror psicológico também, já que o casal central
Helena e Otávio (Helena Albergaria e Marat Descartes) se colocam em teste
de força física e mental: ela decide abrir um mercadinho e administrá-lo, mas
ele perde o emprego de gerente e começa a sua via cruz para conseguir um novo
emprego. Não tem como não se identificar com eles, principalmente com Otávio
que passa por entrevistas de emprego, que para nós que já atravessamos isso
numa parte da vida, é duramente real,
para não dizer patético e depressivo.
No final, a situações de ambos afetam um ao
outro, pois Helena começa a ficar meio que obcecada em se tornar bem sucedida
no seu mercadinho, nem que para isso tenha que ser dura perante os seus
empregados, que temem pelo desemprego e venham á passar por uma nova via cruz
em busca de algo novo. Mas algo afeta Helena, pois há algo de estranho no ar,
desde um cachorro que ameaça sempre morder ela, como também um cheiro de esgoto,
que por sua vez começa a transbordar no piso do local. A situação piora, quando
uma parede começa a mostrar sinais de vazamento interno, ou de algo escondido
por de traz dela.
Todas essas situações
são filmadas de uma forma que pareça que há algo de sobrenatural, tanto no
mercadinho, como também na própria casa do casal. Mas tudo é apresentado de uma
forma ambígua, nós fazendo levantar inúmeras interpretações sobre o que realmente
está acontecendo. Se fossemos simplificar, o filme seria uma espécie de critica
ao capitalismo, que torna o mundo lá fora uma verdadeira terra selvagem, onde
somente o mais forte e persistente sobrevive.
Sendo assim, os
pontos de suspense, que sugere algo de sobrenatural, seria apenas algo para
acrescentar, para tornar a atmosfera da vida daquelas pessoas muito mais opressora
a partir do momento que surgiram os problemas. Ou então, há realmente algo por
de trás da cortina, mas devido aos problemas do dia a dia que eles passam, esse
mistério acaba meio que sendo deixado de lado por eles. Mesmo quando eles o
encaram no ato final da trama, que por sinal é genial.
Com minutos finais
que sintetizam a verdadeira selva da disputa para uma vida bem sucedida
profissionalmente, Trabalhar Cansa surpreende por nós colocar a par dos nossos
medos internos. Não da possibilidade de haver um bicho papão embaixo da nossa
cama, mas por estarmos sujeitos á um dia nos submeter a passar por uma realidade
dura, que por vezes mastiga e nós gospe fora.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine: Especial: Cinema 2014: O que vem por ai: Parte 3
Como
todo ano que se preze, as franquias já estabelecidas retornam com mais um
capitulo cheio de aventuras. Algumas se encerram, outras continuam para manter
o seu publico fiel. Abaixo, solto trailers e cartazes dos filmes O Hobbit – Lá de
Volta outra vez, Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1, Rio 2, Os Muppets 2 – Procurados e Amados, Anjos da Lei 2,
Transformers – A Era da Extinção, Planeta dos Macacos: O Confronto.
O Hobbit – Lá de Volta outra vez (ainda sem trailer)
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine Dica: David Cronenberg: Seu Cinema e Suas Obsessões
CURSO
Apresentação
A filmografia do canadense David Cronenberg é uma das mais peculiares do cinema contemporâneo. Dos cineastas em atividade pode-se afirmar que a obra de Cronenberg é única. Sua estética particular, suas narrativas perturbadoras e suas obsessões com o corpo em transformação / mutação são objeto de admiração de uma legião de fãs e de repulsa pelo público menos atento. Seu cinema provocativo e desafiador às convenções é um tormento para as platéias mais acostumadas ao cinema comercial de entretenimento. Nos filmes de Cronenberg sempre há algo inesperado, alguma coisa fora do lugar, um sentimento de inadequação ao espaço físico.
O "Curso de Férias" DAVID CRONENBERG: SEU CINEMA E SUAS OBSESSÕES, ministrado por Rosângela Fachel, fará uma análise da obra do cineasta, um ícone do cinema de horror, que foi além do gênero e explorou novos temas, não deixando nunca de imprimir sua percepção bem particular, seja qual for o objeto da narrativa.
Objetivos
O curso realizará uma retrospectiva da obra de David Cronenberg, de seus primeiros curtas-metragens até sua obra mais recente, propondo a discussão de seus filmes nos âmbitos cinematográfico e cultural. Além disso, serão abordadas no curso duas importantes questões referentes à obra de Cronenberg: a discussão acerca de sua identidade enquanto cineasta anglo-canadense e a sua condição enquanto um cineasta autor.
Programação
Aula 1
Abordagem dos três primeiros períodos da obra do cineasta:
I - A ciência de fazer filmes não é tão difícil - Nasce um cineasta:
A descoberta do cinema como possibilidade artística e a realização dos primeiros curtas-metragens: Stereo (1969) e Crimes of the Future (1970).
II - Adentrando o cinema de gênero - Os filmes de horror do período Cinepix:
A busca por ingressar em uma “indústria cinematográfica” e a realização dos primeiros filmes pela Cinepix: Calafrios(Shivers / The Parasite Murders / Frissons / They Came from Within / 1975) e Enraivecida na Fúria do Sexo (Rabid / 1976). A inauguração de um novo gênero de horror centrado no corpo humano.
III - Produzindo com mais dinheiro - As oportunidades do tax-shelter:
O período das produções realizadas com incentivo fiscal: Fast Company (1979); Filhos do Medo (The Brood / 1979); Scanners: Sua Mente Pode Destruir (Scanners / 1980), primeiro sucesso internacional do cineasta, eVideodrome: Síndrome do Vídeo (Videodrome / 1982).
Contextualização da importância de ser um cineasta anglo-canadense na obra de Cronenberg e as implicações disto nas relações que seus filmes estabelecem com o cinema nacional canadense e o com o cinema hollywoodiano. Para tanto, se fará necessária uma breve localização do cinema anglo-canadense em relação ao sistema cinematográfico mundial e principalmente em relação à Hollywood.
Aula 2
Retomando o ponto de encerramento do encontro anterior serão abordados os períodos seguintes da obra do cineasta:
I - Flertando com Hollywood - O trabalho com as produtoras norte-americanas:
Após o sucesso internacional os convites para filmar em Hollywood e os primeiros filmes realizados com produtoras estadunidenses: A Hora da Zona Morta (The Dead Zone / 1983) e A Mosca (The Fly / 1986), até então maior sucesso comercial do cineasta.
II - O reconhecimento artístico - Abandonando os filmes de gênero:
Afastando-se um pouco dos filmes de gênero de horror/ficção científica (mas não totalmente) o cineasta se aventura por um “cinema de arte” que dá origem aos cults: Gêmeos: Mórbida Semelhança (Dead Ringers / 1988);Mistérios e Paixões (Naked Lunch / 1991); M. Butterfly (1993); Crash: Estranhos Prazeres (Crash / 1996) eeXistenZ (1999), obtendo sucesso como artista, mas fracasso comercial.
III - Sublimando as obsessões:
Deixando de lado as manifestações explícitas de suas obsessões Cronenberg parte para obras que parecem divergir de sua matriz autoral: Câmera (Camera / 2000 - curta-metragem); Spider: Desafie sua Mente (Spider / 2002);Marcas da Violência (A History of Violence / 2005); Senhores do Crime (Eastern Promises / 2007); No Suicídio do Último Judeu do Mundo no Último Cinema do Mundo (At the Suicide of the Last Jew in the World in the Last Cinema in the World / 2007 - curta-metragem); Um Método Perigoso (A Dangerous Method / 2010) e Cosmópolis(2012).
A partir do panorama geral traçado nos dois encontros será proposta a discussão da condição de Cronenberg enquanto autor, buscando desvelar algumas de suas matrizes autorais. Para tanto, será retomado o conceito de cinema de autor, oriundo das ideias da “política de autor” (proposta pelos críticos da Cahiers du Cinema) e discutir sua pertinência na atualidade.
Ministrante
Prof.ª Dr.ª Rosângela Fachel de Medeiros
Graduada em Comunicação Social, Mestre e Doutora em Literatura Comparada. Pesquisadora em questões referentes ao fazer cinematográfico em suas várias relações com a cultura e com as demais manifestações artísticas. O cinema do canadense David Cronenberg foi objeto de sua tese de doutorado intitulada “Cinema e identidade cultural: David Cronenberg questionando limites”.
Curso
"DAVID CRONENBERG: SEU CINEMA E SUAS OBSESSÕES"
de Rosângela Fachel
* Datas: 04 e 05 de Fevereiro (terça e quarta-feira)
* Horário: 19h30 às 22h
* Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro - Porto Alegre)
* Investimento: R$ 60,00 (valor de R$ 50,00 para as primeiras 10 inscrições - Valido apenas para pagamento por depósito bancário)
* Forma de pagamento: Depósito bancário ou Cartão de Crédito (via PagSeguro)
* Material: Apostila e Certificado de participação
* Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714
* Inscrições: www.cinemacenaum. blogspot.com
* Realização: Cena UM
* Patrocínio: Back in Black / Sapere Aude Livros
* Apoio: Espaço Vídeo
* Apoio: Espaço Vídeo
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)