Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Sinopse:
Assinado por Ana Rieper, o documentário Vou Rifar Meu Coração utiliza a obra
dos principais nomes da música popular romântica - também conhecida como música
brega - para falar sobre o imaginário romântico, erótico e afetivo do
brasileiro.
O grande
acerto desse documentário de Ana Rieper, foi ter escolhido as pessoas certas, acertar no tom das declarações dessas pessoas que vai do bem humorado ao mais puro desabafo. O documentário tem inicio focando as origens da musica brega, mais precisamente
sobre os cantores e suas motivações que os levaram a cantar esses tipos de
musicas. De todos os entrevistados, Vando é o que mais não se intimida em explicar, sobre as origens de suas musicas de sucesso, sendo que elas estão ligadas a
sua vida amorosa do passado, que de uma forma ou de outra acaba em amor não
correspondido ou traição.
Alias,
Vando é de um grupo de geração de cantores, que decidiram não somente criar musica
que contavam suas vidas amorosas, como também era uma forma de laçar o publico
em geral que iria se identificar com elas. Mesmo reconhecendo que a musica não é
aquelas coisas ou simplesmente brega, as pessoas entrevistadas reconhecem que
se vêem em varias letras famosas e não tendo nenhum tipo de vergonha de ter
ouvido e chorado junto com elas. O grande acerto da cineasta foi fazer a transição
sobre as origens da musica brega, para focar os depoimentos de pessoas, cuja
suas vidas poderiam gerar outras melodias semelhantes, através de suas historias
de corações partidos e de uma grande bagagem para contar. O que vemos na tela,
são pessoas humildes, humanas, sem papas na língua e não tendo nada para
esconder. A sorte da diretora, foi ter pegado como exemplo, o depoimento do ex
prefeito Osmar, que mesmo tendo tido uma relação fora do casamento durante 33 anos,
e ter gerado filhos e netos do outro lado, ele ainda tenha a capacidade de chamar
a outra nesta altura do campeonato de amante e focar a esposa como a sua prioridade.
O que vemos,
é a declaração de um ser humano reconhecendo os seus erros, que não deseja que
outros façam o mesmo e que sente no fundo o sofrimento das suas mulheres que
surgem na tela com as marcas das dores do passado que ainda as assombram. São
momentos como esse e outros, que o publico em geral se vê na tela, compreendendo
as pessoas que surgem, com seus erros e acertos e sem poder julgá-las se estão
certas ou erradas. Pois no final das contas, há de todos nos cometermos erros
semelhantes, mesmo quando não admitimos abertamente para outras pessoas. Para
um documentário, cujo ponto de partida era descobrir as origens das musicas
bregas, a proposta foi muito mais longe do que se poderia imaginar, e nos meros
mortais com nossos inúmeros erros e defeitos, temos mais do que agradecer.
O final de semana ta na área, com algumas estreias significativas, mas são as sessões especiais que dominam a área. Eu por exemplo, estarei participando da sessão de cinema da Usina do Gasômetro, na exibição do filme WR: Mistérios do Organismo, um filme polemico e que faz parte dessa nova edição da Sessão Aurora de cinema. Portanto quem puder me acompanhar na sessão, venham, pois promete ser imperdível.
Já no Instituto NT, ocorrera a nova sessão do Cine Divã, com a exibição e analise do imperdível Medianeiras, que em minha opinião, é um dos melhores representantes dessa nova fase do cinema Argentino. E por fim, acontece a mostra Babelsberg – 100 Anos de Cinema Alemão, que dentre os filmes exibidos, estão os clássicos do cinema expressionista alemão como Fausto e o Gabinete do Doutor Caligari. As sessões acontecem no Cine bancários, Cine Santander (Santander Cultural) e Eduardo Hirtz (Casa de Cultura Mário Quintana).
Desejo a todos, um ótimo final de semana e boas sessões de cinema. Confiram as estreias:
Sessões Especiais:
Mostra
Babelsberg – 100 Anos de Cinema Alemão
Informações sobre o
evento, você confere na pagina oficial clicando aqui.
Cine Divã:
Mais informações sobre a sessão você confere na pagina da
sala clicando aqui.
Sessão
Aurora de Cinema:
Mais informações sobre a sessão você confere na pagina da
sala clicandoaqui.
ESTREIAS:
O Ditador
Sinopse: Comédia sobre um ditador
árabe (Sacha Baron Cohen) que tenta fazer de tudo para que a democracia não
chegue ao seu país. Durante uma reunião da ONU, nos Estados Unidos, ele conhece
um sósia e acaba se apaixonando pela dona de uma loja de alimentos.
Fanaa
Sinopse: Fanaa conta a história de
Zooni (Kajol) uma rapariga cega que pela primeira vez viaja sem os pais, vai
actuar na cerimónia da comemoração da Independência em Delhi.Em Delhi conhece
Rehan (Aamir Khan), um guia turístico e apesar dos avisos das amigas acerca
dele ela acaba por se apaixonar por ele, no dia do seu regresso Rehan
"rapta" Zooni e com a bênção dos amigos começam a viver juntos.Rehan
encoraja Zooni a fazer uma operação que lhe poderá devolver a visão e no dia da
operação Rehan é morto num atentado bombista.
Marighella
Sinopse: Carlos Marighella foi o maior
inimigo da ditadura militar no Brasil. Este líder comunista e parlamentar foi
preso e torturado, e tornou-se famoso por ter redigido o Manual do Guerrilheiro
Urbano.
Rock of Ages - O Filme
Sinopse: “Rock of Ages: O Filme” conta a história de uma
garota interiorana, Sherrie, e de um garoto da cidade, Drew, que se conhecem no
Sunset Strip enquanto buscam seus sonhos em Hollywood. O romance ‘rock and
roll’ é contado em clássicos e canções emocionantes de Def Leppard, Joan Jett,
Journey, Foreigner, Bon Jovi, Night Ranger, REO Speedwagon, Pat Benatar,
Twisted Sister, Poison, Whitesnake e muito mais.
Sinopse: Quando Quando um
agente do MI6 (Sean Bean) decide passar-se para o lado do inimigo e planeja
dominar o mundo com uma aterrorizante arma localizada em um satélite, Bond
precisa perseguir seu ex-aliado em Cuba, Monte Carlo, Suíça e até na Rússia,
esquivando-se durante todo o tempo de uma sexy e mortal perseguidora (Famke
Janssen) que não se deterá perante nada para "agarrar" o intrépido
espião!
Depois de seis anos
ausente nas telas, desde 007: Permissão Para Matar, com Timothy Dalton, Bond
retorna na figura do irlandês Brosnan, com mais disposição para a ação e com a
ironia fina que o personagem tinha nas mãos de Sean Conney. Neste episódio, ambientado
na Inglaterra, Rússia, Mônaco e Caribe, as mulheres tem participação mais
importante na trama.
O filme também é muito lembrado por
dois fatores importantes: um foi o fato de o cineasta Martin Campbell ter
criado uma trama, que soubesse ser vendida para uma nova geração de cinéfilos,
que não conheciam muito bem o personagem desde o principio e ao mesmo tempo em
que respeitava os velhos fãs da série cinematográfica. E o segundo motivo, é a estréia
da oscarisada Judi Dench, interpretando a chefona M, que desde então, permanece
na serie, mesmo quando ela foi rebootada apartir 007 - Cassino Royale e permanece no posto de superiora do herói.
007 - O Amanhã Nunca
Morre
Sinopse: O famoso
espião James Bond (Pierce Brosnan) deve desmascarar o bilionário Elliot Carver
(Jonathan Pryce), que planeja criar uma intriga política de nível internacional
para, assim, aumentar o seu já extenso poder. Para isso, ele contará com o
auxílio de duas lindas moças: Paris Carver (Teri Hatcher), com quem tivera um
envolvimento no passado, atual esposa do bilionário; e Wai-Lin (Michele Yeoh),
uma agente chinesa envolvida no mesmo caso.
Com o sucesso do
filme anterior, a cine serie se entrega neste, no que podemos dizer de filme
que segue na risca a formula. Todos os ingredientes que fizeram do personagem
querido pelo publico estão lá, desde as bugigangas essenciais que salvam o herói
na hora certa, como também seu carro hiper equipado onde ele controla tudo pela
mão. Como são novos tempos, as mulheres de Bond começam a se tornar mais mortíferas
e Michele Yeoh (O Tigre e o Dragão) da o recado, em cenas em que intimidaria
qualquer brutamonte.
Com começo, meio e
fim onde o publico já espera tudo o que irá acontecer, esse segundo filme estrelado
por Brosnan oferece uma trama nada original, mas felizmente é uma das mais divertidas.
007 - O Mundo Não é o
Bastante
Sinopse: James Bond é
encarregado de proteger uma herdeira de um bilionário dos petróleos. Só que
tanta fortuna acaba chamando a atenção de um terrorista imune à dor, que já a
havia seqüestrado anteriormente, mas que dessa vez parece ter planos ainda mais
macabros para a jovem...
Mesmo com a diversão
e sucesso do filme anterior, os produtores tentaram inovar um pouco neste, começando
pela abertura, com quase 15 minutos de ação incessante, para só depois ser
apresentado o titulo. O filme marcaria também a despedida do veterano Desmond
Llewelyn, que durante todos os filmes da cine serie, interpretou o simpático Q
e dando lugar ao novo Q,John Cleese. Judi Dench também teria participação muito
maior no filme, principalmente depois de ter ganhado um Oscar naquele tempo (pelo
insosso Shakespeare Apaixonado).
Embora com inúmeras surpresas,
no qual faz o herói ficar em maus lençóis, o filme é prejudicado em alguns
momentos, devido a algumas interpretações insossas do elenco, principalmente de
Denise Richard, que embora tenha uma incrível beleza, sua interpretação era
zero e equivocada. Com tudo isso, o filme é “mais do mesmo”, mas que mesmo
assim, garantiu a passagem do herói para mais uma aventura.
007 - Um Novo Dia
Para Morrer
Sinopse: James Bond, o agente secreto mais
conhecido do mundo, ataca novamente atrás de Gustav Graves e Zao, que pretendem
explodir uma bomba de proporções castastróficas entre as duas Coréias. Com a
ajuda de Jinx e Miranda, Bond embarca nessa explosiva aventura que irá lhe
surpreender.
Assim como no filme anterior, as novidades prosseguem
como no fato do herói ser pego pelos vilões e ser torturado em inúmeras formas
no inicio do filme, enquanto a musica de Madonna explode durante as cenas. Por
ser o vigésimo filme da série, existe muitas homenagens no decorrer do longa,
como na cena em que Ralle Berry sai
dentro d’água, fazendo uma homenagem (ou plagio) descarada de Ursula Andress no
primeiro filme da série (Dr. No).
De todos os filmes, esse com certeza é o de
ação mais ininterrupta, onde simplesmente não da chance para os personagens
respirarem ou deixar com que o espectador tente avaliar o que esta acontecendo
na tela. Se a intenção era inovar, ou voltar às raízes do personagem, vá saber
hoje atualmente. Mas talvez, algo estivesse acontecendo nos bastidores sobre possíveis
mudanças sobre o destino da série.
Fazia pouco mais de um ano que havia
acontecido os atentados do 11 de setembro, que desde então, o mundo já era
outro, onde se exigia mais pé no chão no cinema, mesmo no cinemão do entretimento.
O primeiro a dar a largada para novos rumos do gênero espionagem contra
terrorismo começou não no cinema, mas sim na TV com a serie 24horas. Logo em
seguida, viria a trilogia Bourne, que deu novo significado aos filmes de ação e
espionagem na telona e tornando a franquia de 007 algo envelhecido para alguns
olhos.
007 - Um Novo Dia
Para Morrer marcou enfim, o fim de uma era e o inicio de uma hora, mas isso
fica para o próximo post.
TERCEIRA EDIÇÃO DO CINE DIVÃ APRESENTA O DRAMA
ARGENTINO “MEDIANERAS”
Encontro acontece neste sábado, dia 25 de agosto,
no Instituto NT, em Porto Alegre, com representantes da ACCIRS e da SPPA
Mais um sucesso do cinema argentino será
apresentado na próxima edição do projeto Cine Divã 2012. O encontro que promove
a exibição de sucessos da sétima arte, seguidos de debates entre o olhar
crítico e o viés psicanalítico, acontece noInstituto
NT de Cinema e Cultura, em Porto Alegre,
sempre no último sábado de cada mês. A terceira edição deste primeiro ciclo
dedicado à Argentina será no dia 25 de agosto, a partir das 10h, com o filmeMEDIANERAS – BUENOS AIRES NA ERA DO AMOR VIRTUAL, de Gustavo Taretto. Em seguida acontece a
conversa, com a coordenação da psicóloga Eliane Goldstein e que contará com a
presença de Rodrigo de Oliveira, crítico de cinema membro da ACCIRS (Associação
de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), e da psicanalista Lúcia Thaler,
integrante da SPPA (Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre).
MEDIANERASconta a história de Mariana, Martin e
a cidade. Os dois vivem na mesma quadra, em apartamentos um de frente para o
outro, mas nunca conseguem se encontrar. Eles se cruzam sem saber da existência
do outro. Ela sobe as escadas, ele desce as escadas; ela entra no ônibus, ele
sai do ônibus. Eles frequentam a mesma videolocadora, sempre com um stand de
filmes os separando. Eles sentam na mesma fileira em um cinema, mas a sala é
escura. A cidade que os coloca juntos é a mesma que os separa. Foi premiado com
os kikitos de Melhor Filme e Melhor Diretor na mostra latina do Festival de
Gramado 2011.
A primeira temporada do Cine Divã 2012 no Instituto
NT terá como foco destaques recentes da produção cinematográfica argentina. O
primeiro encontro foi com o filmeXXY, de Lucia Puenzo (junho), e o segundo comNinho Vazio,
de Daniel Burman (julho). O próximo ciclo, já programado para os meses de
Setembro, Outubro e Novembro, irá enfocar sucessos recentes da cinematografia
francesa.
As inscrições para os interessados em participar do
Cine Divã podem ser feitas através do fone (051) 3224-3340 ou através do sitewww.sppa.org.br.O
valor das entradas é R$ 16,00 (inteira), R$ 8,00 (sênior ou associado da SSPA)
e R$ 14,00 (estudantes).
Instituto NT de Cinema e Cultura
O Instituto NT de Cinema e Cultura iniciou suas
atividades em 17 de setembro de 2009. A primeira grande atração foi a Mostra
Circo Fellini, com exposição de livros, cartazes, fotos e filmes. Cursos e
workshops, ciclos de cinema, um programação cinéfila diferenciada e outras
exposições já ocuparam os espaços multiculturais da casa. Em 2010 o Instituto
NT recebeu o Prêmio Luiz Cesar Cozzatti de Destaque Gaúcho, pela exibição de
filmes de qualidade, conferido pela ACCIRS – Associação dos Críticos de Cinema
do Rio Grande do Sul.
SERVIÇO:
Cine
Divã 2012: “Medianeras”, de Gustavo Taretto
SÁBADO
– 25/08 – 10h
Instituto NT de Cinema e Cultura
Rua
Marques do Pombal, 1111 – Bairro Moinhos de Vento – POA/RS
Sinopse: Documentário sobre
vida e obra do maior ícone do rock brasileiro, desvendando suas diversas
facetas, suas parcerias com Paulo Coelho, seus casamentos e seus fãs, que ele
continua a mobilizar 20 anos depois de sua morte.
No inicio desse documentário,
vemos uma cena clássica de Peter Fonda e Dennis Hopper, em suas motos
envenenadas e indo sem rumo nas estradas no filme Sem Destino. Imediatamente os
dois são trocados por uma cena similar, a de Raul Seixas numa situação parecida
e que tem tudo haver. A referencia aquele clássico, é uma representação do
estado de espírito que Seixas sempre transmitiu para todos que curtia ele e
suas musicas, que era ter liberdade para ir e vir, falar o que bem entender e
sem se preocupar com o que os outros tinham a dizer.
Dirigido por Walter Carvalho
(Cazuza), acompanhamos esse documentário (de forma cronológica), o inicio e o
fim de um dos maiores cantores da historia do nosso país, que surpreendentemente,
surgiu num período meio nebuloso, que era dos tempos de chumbo, mas que pelo
visto, os sensores não faziam idéia do que Seixas dizia nas suas enigmáticas
musicas. Carvalho se encarregou de ir direto ao ponto, encontrando pessoas ligadas
ao cantor para dar depoimentos, imagens e fotos, para assim construir, no mínimo,
uma imagem representativa do que era Raul Seixas. De uma família humilde, o
cantor buscava o sucesso, onde ele transmitia amor pela musica, escancarando
seu fanatismo por Elvis Presley e pelo desejo da rebeldia que tanto aflorava
entre os anos 50 e 60. Desta mistura, em vez de sair algo transgênico, saiu
algo incomum, onde Seixas tanto fazia musicas que lembravam certos clássicos do
rock americano, como também não descartava suas raízes vindas do Salvador. O
resultado final era musicas que somente poderiam sair dele mesmo e de nenhum
outro lugar, sendo que ele mesmo dizia que o seu estilo era“aulseixista”.
Sem nenhuma restrição, assistimos
a depoimentos de pessoas ligadas a ele, desde a vida profissional como pessoal.
Portanto conhecemos todas (as oficiais) ex esposas e ex namoradas queSeixas teve
ao longo dos anos, onde cada uma delas passa, uma conversa franca e sem
mascaras. Mas sem sombra de duvida, dentre todos os depoimentos, o mais
surpreendente foi do escritor Paulo Coelho, sendo que eu não sabia que
antigamente ele era executivo
da gravadora CBS e que ajudouSeixas na criação de musicas que viriam a se tornar
grandes clássicos. Sem medo, Coelho conta como foi sua parceria e amizade com o
cantor, sendo que foi apartir dele, que Seixas se aprofundou mais no ocultismo e que
acabaram criando a Sociedade Alternativa. Uma sociedade baseada nos preceitos
do bruxo inglês Aleister Crowley, onde a principal lei é "Faze o que tu
queres, há de ser tudo da Lei".
Embora tenha tido
problemas com a ditadura, o sucesso das musicas foi tão avassalador, que o
governo pouco pode fazer contra alguém, que tinha total apoio do publico de
todo país. Isso graças a suas musicas, cheias de mensagens subliminares, de
grande conteúdo e que acabou (como eu disse acima) driblando facilmente os
sensores pouco antenados. Infelizmente o sucesso tem o seu preço, eSeixas não
escapou de certos vícios, como baladas, sexo drogas e o álcool, que foi um dos
principais venenos, que fizeram começar a cair e se tornar uma pálida lembrança
do que foi um dia. Neste ponto, o documentário retrata muito bem os últimos anos
de Seixas,onde ele faz uma parceria com Marcelo Nova, que acaba adquirindo certo
prestigio de volta com inúmeros shows, mas que não foram o suficiente para ele
escapar do amargurado fim. Seixas se foi em 21 de agosto de 1989, deixando inúmeros
fãs da musica brasileira órfãs, mas deixando um legado e marca ainda hoje intocáveis. Com um começo,
meio e fim bem costurados, Raul Seixas -
O Início, o Fim e o Meio é prato cheio para os fãs do maluco beleza e uma
verdadeira aula de como se faz um bom documentário, que de uns tempos para cá,
está se tornando um gênero com inúmeros bons títulos do nosso cinema
brasileiro.
Já estão abertas as inscrições para o curso sobre Sergio Leone, criado pelo CENA UM e ministrado
pelo professor Rodrigo Carreiro. Quem
quiser se inscrever e obter mais informações
sobre atividade, cliquem aqui.Como de costume, em breve farei matérias especiais sobre os
filmes desse grande cineasta dias antes do curso. Portanto aguardem.