domingo, 17 de agosto de 2025

Cine Dica: Mostra da Sala Redenção celebra o centenário de “O Encouraçado Potemkin”

Entre os dias 18 e 22 de agosto, a Sala Redenção – Cinema Universitário realiza a mostra “100 Anos de O Encouraçado Potemkin”, em homenagem ao centenário do clássico dirigido por Serguei Eisenstein. A programação marca também a estreia do Cineclube do Setor de Russo na Sala Redenção e traz um panorama da cinematografia russa nas primeiras décadas do século 20, reunindo filmes de grandes nomes como Evguéni Bauer, Olga Preobrajénskaia, Dziga Viértov, Esfir Chub e o próprio Eisenstein.

Considerado um divisor de águas na história do cinema, “O Encouraçado Potemkin”, como ficou conhecido no Brasil, foi exibido pela primeira vez em 21 de dezembro de 1925 no Teatro Bolchói. Sua inovadora concepção de montagem e suas imagens emblemáticas – como a icônica cena da escadaria de Odessa – influenciaram gerações de cineastas ao redor do mundo.

A mostra percorre os caminhos do cinema russo antes e depois da Revolução de 1917, com destaque para obras de teor histórico, documentário e melodramático. Filmes como “O Cisne Moribundo” (1917), “A Dama de Espadas” (1916) e “Mulheres de Riazan” (1927) revelam a diversidade estética e narrativa da produção do período. Já títulos como “Um Homem com uma Câmera” (1929) e “A Queda da Dinastia Romanov” (1927) destacam o vigor experimental e documental da época soviética.

Além das sessões, a mostra conta com duas atividades especiais: a abertura, no dia 18 de agosto, às 16h, com a pesquisadora Erivoneide Barros, que fará uma apresentação sobre a trajetória de Eisenstein; e o encerramento, no dia 22 de agosto, às 16h, com debate conduzido pelas professoras Daniela Mountian e Denise Sales, do Setor de Russo do Instituto de Letras da UFRGS.

A entrada é gratuita e aberta ao público. A Sala Redenção está localizada no campus centro da UFRGS, com acesso pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário