sexta-feira, 31 de março de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (31/03/2023)

 O URSO DO PÓ BRANCO

Sinopse: Em 1985, um avião carregado de cocaína cai em algum lugar no meio do nada na floresta da Geórgia. Então, os mais de 200 quilos de drogas e potencialmente muito dinheiro foram perdidos para sempre? Os donos, um punhado de criminosos, não querem correr riscos e preferem jogar pelo seguro na hora. Na busca pela valiosa substância, porém, eles percebem que outro ser foi mais rápido do que eles. Um enorme urso preto encontrou o que procurava. E agora está completamente chapado.



O CIRCO VOLTOU

Sinopse: O Circo Voltou é um documentário que segue José Wilson Moura Leite, também conhecido como Zé Wilson, mestre circense, e sua Escola Circo Picadeiro. O longa lembra o movimento cultural que fez o circo renascer nos anos 1980 no país.



A ESPOSA DE TCHAIKOVSKY

Sinopse: Antonina Miliukova é uma jovem aristocrata bonita e brilhante. Ela poderia ter tudo o que quisesse, no entanto, sua única obsessão é se casar com Pyotr Tchaikovsky. A única razão pela qual o compositor finalmente aceitará essa união, é para acabar com os rumores sobre ele. Sem sentir amor e culpando-a por seus infortúnios e colapsos, as tentativas de Tchaïkovsky de se livrar de sua esposa são brutais. 



DEMON SLAYER: TO THE SWORDSMITH VILLAGE

Sinopse: O fenômeno Demon Slayer retorna as telonas para apresentar o início do Arco da Vila dos Ferreiros com um corte especial. Reviva o confronto de Tanjiro com as Luas Demoníacas Daki e Gyutaro remasterizado em 4K especialmente para o cinema, além de ser um dos primeiros a presenciar o início do novo Arco que nos apresentará dois pilares: Mitsuri Kanroji e Muichiro Tokito, pilares de Amor e Névoa, respectivamente.



SOMBRAS DE UM CRIME

Sinopse: Em SOMBRAS DE UM CRIME, o detetive particular Philip Marlowe (Liam Neeson) é contratado para encontrar o ex-amante da ambiciosa Clare Cavendish (Diane Kruger), herdeira da estrela de Hollywood Dorothy Quincannon (Jessica Lange). A investigação do desaparecimento dá início a uma série de reviravoltas mortais envolvendo a elite da indústria cinematográfica no final da década de 1930.



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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 30 de março a 05 de abril de 2023

Perlimp


A segunda semana de exibições do 1º Encontro dos Festivais Ibero-americanos de Cinema (EFIC) apresenta sessões comentadas de duas produções do Rio Grande do Sul e a trilogia de filmes da diretora argentina María Alvarez, que vem a Porto Alegre conversar com o público. A programação tem entrada franca.

Iniciativa pioneira na formação de público no Rio Grande do Sul, o Programa de Alfabetização Audiovisual completa quinze anos de atividades em abril. Para comemorar, a Sessão Vagalume terá uma edição especial com entrada gratuita dentro da programação do EFIC. O título escolhido é a longa-metragem Perlimps, mais nova produção do premiado cineasta Alê Abreu (de O Menino e o Mundo, animação indicada ao Oscar em 2016). As sessões serão realizadas nos dias 1º e 2 de abril, às 15h, na Cinemateca Capitólio. As senhas para o público vão ser distribuídas a partir das 14h.

A programação do 1º Encontro dos Festivais Ibero-americanos de Cinema (EFIC) está repleta de oportunidades de capacitação para produtores e realizadores do setor: serão oito painéis temáticos e uma masterclass virtual, para os inscritos; além da exibição de mais de 20 filmes em 47 sessões, com entrada franca também para o público em geral. Promovido pela Fundação Cinema RS (Fundacine) em parceria com a Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, o evento é totalmente gratuito e acontece entre os dias 23 e 27 de março, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico), em Porto Alegre.

Realização: Fundacine, Cinemateca Capitólio e Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Cultura Apoio: MUBI, IECINE e Grupo IMOBI Patrocínio: CEEE Grupo Equatorial Financiamento: Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul


FILMES


AS CINÉFILAS,

74 MINUTOS, 2017, ARGENTINA.

DIREÇÃO: MARÍA ALVAREZ.

Sinopse: “As cinéfilas” são mulheres aposentadas, da Espanha, Argentina e Uruguai, que vão ao cinema todos os dias. Como um vazamento, a ficção se infiltra em suas vidas e deixa uma marca em sua memória.


O TEMPO PERDIDO,

102, 2020, ARGENTINA.

Direção: María Alvarez.

Um grupo de pessoas vem se reunindo pelos últimos 18 anos, em um bar de Buenos Aires, para ler o mesmo livro repetidamente: “Em busca do tempo perdido” de Marcel Proust. Atravessando suas memórias e emoções, com um grande senso de humor, o grupo traz ao livro um significado novo e pessoal.


INSEPARÁVEIS

81 MINUTOS, 2021, ARGENTINA.

Direção: María Álvarez

Sinopse: Em um pequeno apartamento em Buenos Aires, repleto de memórias e invadido por um grande piano de cauda, as gêmeas Cavallini, de 91 anos, vivem os dias entre o amor e ódio, típicos do vínculo simbiótico. Lá, elas relembram sua antiga carreira como dupla de pianistas profissionais e algo parece brilhar em seus olhos. A música soa novamente com toda a força do passado.


CAMPO GRANDE É O CÉU

71 MINUTOS, 2022, BRASIL.

DIREÇÃO: BRUNA GIULIATTI, JHONATAN GOMES, SÉRGIO GUIDOUX

Sinopse: Residentes de comunidades quilombolas no sul do Brasil lutam para manter viva a tradição de cantoria dos Ternos de Santos Padroeiros e outras heranças de seus ancestrais.


CASA VAZIA

85 MINUTOS, 2022. BRASIL.

Após a sessão haverá conversa com o diretor Giovani Borba.

Direção: Giovani Borba.

Sinopse: Raúl é um peão desempregado e pai de família. Na escuridão das noites, junta-se a um bando de ladrões de gado. Ao retornar de mais uma madrugada, encontra sua casa vazia; sua mulher e filhos desapareceram.


PERLIMPS

80 MINUTOS, 2023. BRASIL. Direção: Alê Abreu.

Sinopse: A jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agente-secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.


GRADE DE HORÁRIOS

30 de março a 05 de abril de 2023


Quinta 30/03 – sessões no cinema

15h – Vazio (92 minutos, 2021, Equador / Uruguai)

17h – Desterro, 123 minutos. (reprise)

19h30m Casa vazia (85 minutos, 2022. Brasil) + debate


 Sexta – 31/03

15h – Eu, empresa, 82 minutos, 2021.Brasil.

16h30m – Mato Seco em Chamas,153 minutos. (reprise)

19h30m – Inseparáveis (81 minutos, 2021. Argentina) + debate


Sábado – 01/04

15h – Sessão Vagalume: Perlimps, 80 minutos, 2023.

17h – Breve História do Planeta Verde, 75 minutos. (reprise)

19h30m – As Cinéfilas, 75 minutos, 2017. Argentina + debate


Domingo – 02/ 04

15h – Sessão Vagalume: Perlimps, 80 minutos.

17h – Titane (108 minutos, 2021. França / Bélgica)

19h30m – O Tempo Perdido, 85 minutos, 2020. Argentina.


Terça – 04/04

15h – O tempo perdido (reprise), 85 minutos

17h – As cinéfilas (reprise), 75 minutos

19h – Regra 34 (100 minutos, 2022, Brasil).


Quarta  – 05/04

15h – Eu, Empresa (reprise), 82 minutos

17h – Inseparáveis (reprise), 81 minutos

19h30m – Campo Grande é o céu (71 minutos, 2022, Brasil) + debate

Cine Dica: Em Cartaz - 'Desejo Proibido'

Sinopse: Depois de se envolver com a filha de Olga, Max (Simone Susinna) começa a desenvolver um sentimento por Olga (Magdalena Boczarska) e inicia um romance com ela sem saber da relação entre as duas. Os dois embarcam em um romance tórrido, até que a filha de Olga descobre e põe tudo a perder. 

É preciso reconhecer que Tomasz Mandes se esforça para provar que tem algo para dizer com os seus filmes eróticos, mas dos quais parece que ficam devendo algo. A franquia "365", por exemplo, parece que foi feita para aqueles que curtiram a saga Crepúsculo, ou "Cinquenta Tons de Cinza", pois essa geração cresceu, mas parece que o realizador acha que a mentalidade deles não progrediu e achando que eles aceitariam qualquer tipo de trama desde que ela seja caliente. "Desejo Proibido" (2023) nada mais é do que a continuidade de uma visão de um cineasta autoral que acha que está filmando arte, quando na verdade a trama é apenas um fiapo de criatividade.

Em "Desejo Proibido", Maks (Simone Susinna) e Olga (Magdalena Boczarska) tem quinze anos de diferença de idade. Ela é uma mulher bem-sucedida, mãe de uma jovem adulta. Já ele é um homem que aproveita a vida como pode e como der, sempre vivendo o momento e sem consequências. Mesmo pessoas muito distantes e diferentes, o destino os põe perto do outro. Ambos acabam se conhecendo e engatam um relacionamento, algo que logo será interrompido pela filha de Olga.

A trama em si não traz nenhum frescor de originalidade, já que ela poderia ter sido muito bem encaixada nas mais diversas produções dos bons tempos do "Cine Privé". Porém, tudo é embalado com mais dinheiro e pelas mãos de um diretor que sabe, ao menos, ser criativo com o uso de sua câmera para a elaboração de diversas cenas. É curioso, por exemplo, sua obsessão pelos reflexos nos vidros e espelhos, como se os protagonistas somente enxergassem a si mesmo através deles e podendo assim observar, enfim, os seus erros e acertos durante os seus trajetos. Porém, isso não é o suficiente para sustentar uma história rasa e que somente serve para exibir gente bonita e muito bem malhada.

Neste último caso me irrita essa obsessão do diretor em criar qualquer desculpa esfarrapada para exibir Simone Susinna sem camisa, como se isso fosse melhorar a trama, quando na verdade somente serve para encher a linguiça. Chega a ser até mesmo patético o esforço que ele faz em poder atuar diante de uma atriz como Magdalena Boczarska, sendo que ela tem muito a dizer através do seu olhar, enquanto o protagonista só serve para se exibir. A cenas de sexo, ao menos, irão incomodar menos os politicamente corretos, mas dificilmente é algo para ser lembrado.

O filme em si é sobre o dilema com relação as diferenças da idade de determinados casais e como isso atrai os olhares preconceituosos hoje em dia. Porém isso não se sustenta quando entra em cena a filha de Olga, personagem com certo peso trágico e motivos verossímeis sobre os motivos que a levam a transformar a vida da sua mãe em um inferno. Só isso seria o suficiente para melhorar o filme, mas sendo deixado um tanto de lado e sendo destacado esse relacionamento duvidoso.

Ao final, certos pontos da linha narrativa são finalizados, muito embora o filme se arraste por determinadas situações que poderiam ter sido resolvidas com meia hora a menos. A vinda do sono acaba sendo inevitável e quando o minuto final chega é um grande alívio, pois tudo poderia ter sido encerrado de forma mais rápida e coerente para dizer o mínimo. Resta saber qual será a próxima travessura  Tomasz Mandes e até lá me preparo psicologicamente.

"Desejo Proibido", serve mais para aqueles solteiros que vivem sós neste momento e desfrutar de uma trama caliente, porém, bastante ingênua diga-se de passagem. 


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quinta-feira, 30 de março de 2023

Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Documentário no Asfalto'

 

Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana em parceria com a distribuidora Lança Filmes e o PET Psicologia UFRGS (Programa de Educação Tutorial). Após a projeção do filme o diretor Gilson Vargas conversará com o público. Ingressos à venda para não associados: R$ 14,00 e R$ 7,00.


Ingressos à venda exclusivamente pelo Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/dromedario-no-asfalto-cine-debate-como-estamos-lidando-com-a-perda/1929563


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CINE DEBATE - Como estamos lidando com a perda?


Participantes:

Paulo Daisson Gregório Casa Nova é Pesquisador e Crítico de Cinema desde 2005 e associado do Clube de Cinema de Porto Alegre desde 2001. Atualmente, é o Presidente da Gestão, eleito em 2022 e com mandato até 2024; Jaime Castro Dos Santos, psicólogo, pesquisador da área do luto; Gilson Padilha de Vargas, diretor, roteirista e produtor cinematográfico, com graduação e pós-graduação em Comunicação pela PUCRS.


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Local: Sala Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 01/04/2022, sábado, às 10:00 da manhã


"Dromedário no Asfalto"

Brasil, 2014, 83 min, 14 anos

Direção: Gilson Vargas

Elenco: Marcos Contreras, Laura Schneider, Vanise Carneiro

Sinopse: Depois de perder a mãe, Pedro se sente devastado e determinado a conhecer a identidade de seu pai. A única informação que ele tem é que o homem partiu para o Uruguai para viver recluso.

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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 30 DE MARÇO A 05 DE ABRIL DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

A Garota Radiante


SALA PAULO AMORIM


15h – A GAROTA RADIANTE - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Les une jeune fille qui va bien - França, 2021, 98min). Direção de Sandrine Kiberlain, com Rebecca Marder, André Marcon, Anthony Bajon. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Irène é uma jovem judia de 19 anos que sonha em se tornar atriz em um cenário complexo: o verão de 1942, quando a França está ocupada pelos nazistas. A jovem está descobrindo o mundo, o amor, o prazer de viver e uma carreira - mas seus sonhos talvez estejam distantes. O filme marca a estreia da premiada atriz Sandrine Kiberlain na direção de um longa e é inspirado em memórias de sua própria família. 


17h - CLOSE Assista o trailer aqui.

(Bélgica/França/Holanda, 2022, 105min). Direção de Lukas Dhont, com Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne. O2 Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Léo e Rémi, de 13 anos, são inseparáveis - melhores amigos e próximos como irmãos. Mas, quando começam um novo ano escolar, as pressões da adolescência desafiam este vínculo tão fraterno, gerando consequências inesperadas e de longo alcance. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor longa internacional.


19h – ALÉM DE NÓS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 105min) Direção de Rogério Rodrigues, com Miguel Coelho, Thiago Lacerda, Clemente Viscaíno, Ida Celina. Panda Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Leo, um jovem peão de fazenda que nunca saiu de seu pequeno vilarejo no sul do Brasil, sofre duas grandes perdas no mesmo dia: é demitido e testemunha a morte do pai. O jovem, então, resolve realizar o último desejo de seu pai e viaja com seu tio Artur para a cidade do Rio de Janeiro. Neste percurso, Leo resgata a relação com o tio, de quem discorda totalmente sobre a forma de ser e de viver, e vive uma grande aventura de descobertas e transformações.

 (Não haverá sessão na quarta, dia 05)


SALA EDUARDO HIRTZ


14h30 E 19h30 – NOITES ALIENÍGENAS - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 91min). Direção de Sérgio de Carvalho, com Gabriel Knoxx, Joana Gattis, Chico Diaz. Vitrine Filmes,16 anos. Drama.

Sinopse: Em Rio Branco, capital do Acre, a cultura do povo da floresta se mistura com as questões urbanas. É neste ambiente que três amigos de infância tentam viver suas vidas de adulto, trocando os sonhos da adolescência por uma realidade que insiste em ser dura e injusta - principalmente para quem vive em regiões periféricas. Primeiro longa feito no Acre, o filme foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado em 2022, levando os Kikitos de melhor filme, ator, atriz e ator coadjuvante e o prêmio do júri da crítica.


16h15 – BELCHIOR – APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Documentário de Natália Dias e Camilo Cavalcanti. Clariô Filmes. 14 anos.

Sinopse: Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946 – 2017), mais conhecido como Belchior, ganha um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor cearense. Com suas canções geniais e suas ideias cortantes, ele marcou e ainda marca a vida de muita gente.


18h – MEMÓRIA SUFOCADA - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 75min). Documentário de Gabriel Di Giacomo. Embaúba Filmes, 14 anos.

Sinopse: O Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (1932-2015) é o único militar condenado como torturador durante a ditadura. Apesar disso, atualmente, ele é exaltado como um herói por alguns setores da sociedade. A partir de materiais disponíveis na internet, entre depoimentos e arquivos diversos, o diretor constrói a história deste personagem e propõe uma reflexão sobre a memória da ditadura no Brasil.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h20 - O RIO DO DESEJO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 105min). Direção de Sérgio Machado, com Sophie Charlote, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone e Rômulo Braga. Gullane Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Anaíra é uma mulher bonita e misteriosa que vira objeto da paixão de três irmãos. Primeiro, ela se casa com Dalberto e passa a viver na casa que ele divide com os dois irmãos, às margens do Rio Negro. Enquanto Dalmo, o irmão mais velho, luta para controlar a atração que sente pela cunhada, Anaíra e Armando, o caçula, se aproximam. O filme é baseado no conto “O Adeus do Comandante”, do escritor Milton Hatoum.


17h20 – RAQUEL 1:1 Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Direção de Mariana Bastos, com Valentina Herszage, Emilio de Mello, Eduarda Samara. O2 play Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Raquel é uma adolescente religiosa que chega a uma pequena cidade do interior onde nasceu, em busca de uma vida nova junto ao seu pai. Nesse retorno, ela vive um misterioso acontecimento que lhe faz reviver traumas do passado e confrontar alguns ensinamentos bíblicos, ao mesmo tempo em que tenta se equilibrar entre a fé e a razão.


19h15 – A GAROTA RADIANTE - ESTREIA

(Les une jeune fille qui va bien - França, 2021, 98min). Direção de Sandrine Kiberlain, com Rebecca Marder, André Marcon, Anthony Bajon. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Irène é uma jovem judia de 19 anos que sonha em se tornar atriz em um cenário complexo: o verão de 1942, quando a França está ocupada pelos nazistas. A jovem está descobrindo o mundo, o amor, o prazer de viver e uma carreira - mas seus sonhos talvez estejam distantes. O filme marca a estreia da premiada atriz Sandrine Kiberlain na direção de um longa e é inspirado em memórias de sua própria família. 

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PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 29 de março de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - ‘A Primeira Comunhão’

Sinopse: Estranha boneca passada de mãos em mãos começa a gerar para um grupo de adolescentes um terrível pesadelo.   

Quando o cinema americano desgasta a fórmula de sucesso se espera que outros países, ao menos, revitalizem o que está dando errado. Porém, o pior acontece quando se imita o que o cinemão americano já fez e fazendo a gente se perguntar por que se deram ao trabalho de criar. Eis que então a Espanha nos brinda com "A Primeira Comunhão" (2023), que nada mais é do que pura reciclagem do que já havia dado certo e que hoje se encontra desgastado.

Dirigido por Victor Garcia (VI), o filme se passa nos anos oitenta numa cidade como qualquer outra na Espanha, mais precisamente 1987 no povoado de Tarragona. Sara (Carla Campra) teve que se mudar para este lugar e simplesmente não se sente confortável na cidade. Lá ela tem uma melhor amiga chamada Rebe (Aina Quiñones) que também vive no lugar. Um dia, elas se divertem em uma boate, bebem, se drogam e vivem uma noite inesquecível. Ao voltarem para casa, encontram uma estranha boneca vestida com um vestido de comunhão. Mal elas sabem que essa descoberta mudará completamente suas vidas e os transformará em um pesadelo.

Se você não saiu da terra nos últimos vinte anos sabe muito bem que o cinemão americano reciclou ideias mirabolantes vindas do Japão e nascendo então franquias como "O Chamado" (2002) e "O Grito" (2004), onde as meninas assustadoras com os seus cabelos molhados saindo de um poço assombraram uma geração inteira. Daí veio a franquia "Invocação do Mal" (2013), cujo primeiro filme não somente gerou continuações, como também derivados como assustadora boneca "Annabelle" (2014). Em comum, as franquias geraram lucro, muitos sustos, mas que hoje se encontra preso em sua própria fórmula de sucesso e não gerando mais aquele ar de novidade que tanto exigimos.

Falando sobre tudo isso é então que chegamos "A Primeira Comunhão", que nada mais é do que um filme atrasado a mais de dez anos, ou existindo a possibilidade dos seus realizadores acreditarem que copiarem uma ideia pode ainda gerar algum lucro. Os engravatados, logicamente, podem até faturar com isso, mas somos nós que acabamos saindo perdendo quando achamos que iremos desfrutar de mais de uma hora de ótimos sustos, quando na verdade não passam de verdadeiros repetecos do que já foi visto. O jovem elenco até que se esforça em cena, mas não adianta quando os roteiristas fizeram tudo no seu piloto automático.

Desde a porta rangendo, ou o espelho se mexendo, tudo a gente já imagina o que acontecerá em seguida e quando é para vim os sustos eles não acontecem, pois já sabíamos de todo o script. E se vocês acham que eu estou exagerando revisitem "O Chamado" e comparem o final de ambos os filmes, sendo quase exatamente iguais descaradamente. Pelo visto a criatividade nem mais se encontra em outros países para revitalizar uma fórmula de sucesso hoje em dia.

"A Primeira Comunhão" nada mais é do que um cruzamento de ideias de outros filmes de terror e gerando assim algo postiço e sem nenhum pingo de brilho.   

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 30 DE MARÇO A 05 DE ABRIL

 ESTREIAS:

NOITES ALIENÍGENAS

Brasil/drama/2022/91min.

Direção: Sérgio Carvalho

Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse: "Noites Alienígenas" expõe uma Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste à contemporaneidade que insiste em negar a floresta. Com elementos narrativos fantasiosos, o longa apresenta a história de três personagens da periferia de Rio Branco, impactados pelo conflito entre facções criminosas e pela violência urbana, que, nos últimos dez anos, quase triplicou o assassinato de crianças e jovens no Estado do Acre.

Elenco: Gabriel Knoxx, Adanilo, Gleici Damasceno, Chico Diaz, Joana Gatis, Chica Arara, Bimi Huni Kuin, Duace.

Em sua estreia mundial no Festival de Gramado, NOITES ALIENÍGENAS, de Sérgio de Carvalho, fez história. O filme se tornou o primeiro longa do Acre a ser premiado no evento, levando os Kikitos de Melhor Filme, Ator (Gabriel Knoxx), Atriz Coadjuvante (Joana Gatis), Ator Coadjuvante (Chico Diaz), Menção Honrosa ao ator Adanilo Reis, e o prêmio do Júri da Crítica.


MEMÓRIA SUFOCADA

Brasil/ Documentário/2021/76min.

Classificação Indicativa:

Direção: Gabriel Di Giacomo

Sinopse: Coronel Ustra é o único militar condenado como torturador durante a ditadura. O ex-presidente Jair Bolsonaro o exalta como um herói. Mas qual é a verdade? Através de buscas pela internet, o passado do Brasil vai sendo reconstruído e esbarra no presente.


EM CARTAZ:


O RIO DO DESEJO

Direção: Sérgio Machado

Brasil/2022/drama/107min.

Classificação Indicativa:

Sinopse: Ao se apaixonar por Anaíra (Sophie Charlotte), Dalberto (Daniel de Oliveira) abandona seu trabalho na polícia e o casal passa a viver às margens do Rio Negro, na casa que Dalberto divide com os dois irmãos. Mas, quando Dalberto é obrigado a se arriscar em uma longa viagem rio acima, Dalmo (Rômulo Braga), o irmão mais velho, luta para controlar a atração que sente pela cunhada. Enquanto isso, Anaíra e Armando (Gabriel Leone), o caçula, também se aproximam. E a volta de Dalberto reúne, sob o mesmo teto, três irmãos apaixonados pela mesma mulher.

Elenco:Daniel de Oliveira,Sophie Charlotte, Gabriel Leone


HORÁRIOS DE 30/3 A 5/4 (não há sessões nas segundas-feiras):


15h: O RIO DO DESEJO

17h: MEMÓRIA SUFOCADA

19h: NOITES ALIENÍGENAS


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

Cine Dica: Streaming: 'Monstro'

Sinopse: Acompanhamos a jornada de um jovem negro de 17 anos tentando provar sua inocência diante de um julgamento por homicídio doloso. 

Os verdadeiros fatos de uma determinada situação nós nunca teremos uma exata certeza sobre o que realmente aconteceu, já que nunca estivemos lá para testemunharmos ao olho nu. Por conta disso, o relato de determinado indivíduo pode ser, tanto verdadeiro, como também falso, ou simplesmente são relatos de acordo com a sua visão pessoal com relação ao mundo. "Monstro" (2021) não somente fala sobre um determinado crime, como também com relação a perspectiva das pessoas com relação a realidade em sua volta.

Dirigido por Anthony Mandler, o filme conta a história de um rapaz de 17 anos, Steve (Kelvin Harrison Jr.), um estudante e aspirante a cineasta do Harlem, em Nova York. Preso em uma casa de detenção juvenil, ele está sendo acusado de homicídio por um crime que afirma não ter cometido. Steve precisa lutar para provar que é inocente diante de um sistema judiciário racista.

Além de explorar o preconceito que o rapaz sofre perante a justiça unicamente por ele ser negro, o filme explora as visões do protagonista com relação ao mundo em que vive. Aspirante a futuro cineasta, Steve cria pequenos filmes de acordo com a sua visão das coisas e das pessoas em sua volta, como se as adversidades vindas do mundo real não pudessem lhe tocar, já que ele estava somente ali para observar. Por conta disso, sua aproximação, mesmo que de forma indireta, com relação as pessoas que ele não deveria conversar desencadeia uma realidade da qual ele não poderia imaginar.

Tecnicamente o filme é ótimo na sua transição entre o passado e o presente. Em narração off, conhecemos a história de Steve no antes e no depois, onde diversas passagens transitam entre a calmaria para momentos de tensão na prisão onde ele se encontra. Vale destacar os vídeos dos quais Steven cria através do seu celular, cuja as imagens sintetizam uma realidade totalmente filtrada e da qual se aproxima ainda mais com relação ao que ele realmente enxerga.

Como um bom filme de tribunal, várias versões são colocadas na mesa sobre o tal crime que Steve teria participado ou não. Curiosamente, os realizadores somente colocam na tela os verdadeiros fatos do ocorrido na reta final, sendo que até lá criamos um filme mental, onde imaginamos como foi realmente a participação de Steve no caso. Vale destacar que o filme presta uma bela homenagem ao clássico japonês "Rashomon" (1950), do mestre Akira Kurosawa, já que ambos os filmes falam sobre crimes cometidos e que cada um conta sua versão sobre os fatos.

Logicamente, o filme chega justamente em um momento em que o preconceito racial transbordou nos últimos tempos, principalmente em decorrência desses desgovernos da extrema direita. Porém, Anthony Mandler não se limita em somente ao nos apresentar uma história para se debater, mas também tendo ela sido moldada com os melhores ingredientes de um cinema autoral e o filme é exatamente isso ao nos ser apresentados. Com uma ótima participação de Jeffrey Wright como pai de Steve, "Monstro" é sobre a visão autoral de cada ser humano perante as adversidades do mundo que nos atingem a cada momento.  

Onde Assistir: Netflix. 

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segunda-feira, 27 de março de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Além de Nós'

Sinopse: Em Além de Nós, Leo (Miguel Coelho) é um peão de 24 anos que nunca saiu de seu pequeno vilarejo no sul do Brasil, mas de repente, sofre duas grandes perdas no mesmo dia. O jovem acaba de presenciar a morte de seu pai e perder seu emprego - e por tudo, se sente culpado. 

O "road movie" é um subgênero cinematográfico curioso, já que os motivos das viagens nas tramas se tornam meras desculpas para os personagens irem muito além do que os destinos em que eles estavam predestinados. Recentemente, por exemplo, revi o clássico "Morangos Silvestres" (1957) e somente agora me dei conta que ele também pertence a essa categoria, onde o protagonista vai viajar para obter um prêmio, porém, durante o percurso ele vai conhecendo mais a si mesmo. "Além De Nós" (2023) fala sobre promessas para serem compridas, mas que elas se tornam meras desculpas para os protagonistas saírem de sua bolha.

Dirigido por Rogério Rodrigues, o filme conta a história de Leo (Miguel Coelho), um peão de 24 anos que nunca saiu de seu pequeno vilarejo no sul do Brasil, mas de repente, sofre duas grandes perdas no mesmo dia. O jovem acaba de presenciar a morte de seu pai e perder seu emprego - e por tudo, se sente culpado. Quando ele descobre uma foto e uma carta antiga que lhe dá um novo horizonte, ele sai de sua pequena cidade do sul e parte com seu tio Artur (Thiago Lacerda) para o Rio de Janeiro. No caminho desconhecido, Leo vai em busca de recuperar sua identidade, também resgatando a relação com o tio.

Um país tão vasto como o Brasil é curioso observar como cada região parece extraída de outra nação, já que os sotaques, costumes e cultura se diferem uma da outra, mas tornando tudo ainda mais rico do que se imagina. Portanto, a viagem dos dois protagonistas se torna uma cruzada curiosa sobre duas pessoas que se encontravam isoladas em suas próprias realidades, quando na verdade precisavam sair dela e começando assim uma nova relação da qual parecia distante de se realizar. Antes apresentados como personagens contidos em suas tradições, logo eles vão se descascando e se revelando pessoas que vão muito mais além do que eles imaginavam no momento que presenciam um novo mundo.

Tanto Tiago Lacerda como Miguel Coelho se saem bem como tio e sobrinho em cena, sendo que o primeiro representa a experiência e a mente de um homem livre enquanto o segundo ainda se encontra encrustado em seu próprio mundo. No princípio, o jovem não vê muito interesse nos lugares em que eles passam, mas sim somente tendo em mente em cumprir a promessa do seu falecido pai. Porém, os erros e os acertos do seu tio fazem que ambos tenham uma viagem, por vezes, inusitada e nos brindando com momentos até mesmo hilários quando aos poucos eles começam a perder tudo pelo caminho.

Embora ainda inexperiente na direção, Rogério Rodrigues prova que ainda tem muito a oferecer, principalmente ao nos brindar com belas paisagens do interior do Sul e cuja cenas são de puro frescor. Em determinado momento, por exemplo, não desejamos que o filme acabe tão cedo, pois desejamos que aconteça algum imprevisto e faça com que eles continuem em sua jornada de autodescoberta. Ao final, reparamos que a imagem de cada um ali se difere com os minutos iniciais da trama, já que a viagem foi uma bela lavada na alma.

"Além de Nós" é sobre promessas a serem compridas, mas se tornando uma bela desculpa para irmos em busca de algo que até então a gente desconhecia. 


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sexta-feira, 24 de março de 2023

Cine Especial: Revisitando 'Construindo Uma Carreira'

Sinopse: Dodge trabalha como vigia noturno em uma loja. Josie, a riquinha que o esnobou no segundo grau, esconde-se na mesma loja, tentando chamar a atenção do pai. Os dois se reencontram e estão se divertindo muito, até que ladrões estragam a festa. 

Quando se pensa em John Hughes imediatamente a gente se lembra de pequenos clássicos que preencheram as nossas tardes quando tínhamos gosto de assistir a 'Sessão da Tarde" da Globo. Filmes como "Curtindo a Vida Adoidado" (1986), "Clube dos Cinco" (1985), "Mulher Nota Mil" (1985) e tantos outros, são exemplos de tempos descontraídos e cuja tramas protagonizadas por adolescentes faziam com que nos identificávamos facilmente. "Construindo Uma Carreira" (1991) talvez seja uma espécie de encerramento dessa época, mas que hoje revisitada se percebe o quanto ela era boa.

Com roteiro de John Hughes e direção de Bryan Gordon, o filme conta a história de Jim Dodge (Frank Whaley), um jovem de 21 anos que está constantemente mudando de emprego, é contratado para cuidar da faxina de uma loja de departamentos. Quando o gerente a tranca no local durante a noite para que trabalhe, o rapaz aproveita para se divertir assistindo tv, comendo doces, experimentando roupas e andando de patins. Só que Josie McClellan (Jennifer Connelly), a filha do empresário mais rico da cidade, em um ato de rebeldia contra seu pai, resolveu fugir de casa e acabou adormecendo no provador desta mesma loja de departamentos.

Eu tinha somente flashes sobre esse filme, já que fazia muito tempo que havia assistido pela última vez. Porém, comecei a revelo em partes, mais precisamente nas cenas em que a personagem de Jennifer Connelly estava dançando e ouvindo músicas conhecidas dos anos 80. Curiosamente, muitas delas não se encontram no filme, mas logo se toraram sucesso no Youtube e despertando cada vez mais o meu interesse em revisitá-lo.

Lançado recentemente pelo "Obras-Primas do Cinema" em DVD, eu tive a chance de poder rever e fazer com que o filme despertasse em mim tempos mais nostálgicos em minhas memorias. O filme em si é simples, cuja história fala sobre dois adolescentes completamente diferentes um do outro, mas que logo vão se aproximando pelo fato de estarem perdidos na vida. Enquanto Dodge não sabe ao certo o que quer da vida, por outro lado, Josie é uma menina rica, mas que se encontra com a vida vazia. O encontro dos dois dentro do shopping é o que irá mover a trama até o seu final e até lá é pura diversão.

Embora simples, os diálogos entre os dois são afiados, onde tanto Frank Whaley como Jennifer Connelly estão à vontade em seus respectivos papeis. Essa última, aliás, estava no ápice de sua beleza que enche a tela e não tem como não se apaixonar por ela de forma imediata. Pode-se dizer que podemos pegar qualquer cena dela dançando ou correndo de patins dentro do shopping e incrementar qualquer outra música que não estava no filme que o resultado será sempre perfeito para dizer o mínimo.

Porém, é preciso tirar o chapéu para Frank Whaley, já que o seu personagem Dodge é fascinante, pois ele é uma grande matraca mentirosa ambulante, mas da qual nos contagia pela sua energia. Não é à toa que esse se tornou o seu personagem mais lembrado até hoje, mesmo tendo se dedicado tanto ao cinema como para tv ao longo dos anos que vieram. Aliás, o filme não foi um estouro na época, sendo que esse foi um dos primeiros trabalhos de John Hughes como roteirista e deixando de lado ao longo dos anos o cargo de diretor.

Logicamente, o filme foi ganhando ao longo dos anos diversos fãs e obtendo o status de cult de forma merecida. Revisto hoje ele é aquele longa que merece ser visto em uma tarde chuvosa e fazendo com que relembremos de tardes mais coloridas e cuja memorias se tornam mais douradas. O filme não mudou a vida de ninguém, mas talvez tenha alegrado a vida de alguém em uma tarde qualquer.

"Construindo Uma Carreira" é o encerramento das boas comédias adolescentes iniciada nos anos 80 e da qual merece ser sempre revisitada. 

Onde Assistir: Lançado recentemente em DVD pelo Obras-Primas do Cinema.  


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