VANGUARDA E HORROR DE CURTIS HARRINGTON NO PROJETO RAROS
Na sexta-feira, 30 de setembro, às 20h15, o
Projeto Raros da Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta uma seleção de curtas-metragens de
Curtis Harrington, um dos nomes mais singulares da história do cinema de horror. Após a exibição, há debate com os pesquisadores
Carlos Thomaz Albornoz e Paulo Blob. Com projeção digital e legendas em português traduzidas pelo pesquisador
Carlos Primati, a sessão tem entrada franca.
O Projeto Raros introduz a
Semana Curtis Harrington, que apresenta a partir do dia 4 de
outubro uma programação de filmes em homenagem ao diretor, que
completaria 90 anos neste mês. Em breve informações completas do ciclo.
CURTAS-METRAGENS DE CURTIS HARRINGTON
A
trajetória cinematográfica de Curtis Harrington começa já na
adolescência, na década de 1940, quando o garoto de quinze anos realiza
em 1942 o curta
amador The Fall of the House of Usher, baseado no clássico de Edgar
Allan Poe.
Pouco
depois, iniciava a amizade com grandes nomes da vanguarda da costa
oeste americana, como Maya Deren e Kenneth Anger (em 1949 fez a direção
de fotografia
de Puce Moment, marco do cinema experimental), e de mestres do cinema
clássico hollywoodiano, como James Whale e Joseph von Sternberg.
Realizados nesse período, os curtas Fragment of Seeking, Picnic e On the
Edge revelam as influências ao mesmo tempo em que
introduzem o universo completamente pessoal que seria explorado com
mais densidade por Curtis Harrington nos longas-metragens dos anos 1960 e
1970.
A
sessão ainda apresenta The Assignation, filme dos anos 1950, rodado em
Veneza, considerado perdido por muito tempo; The Wormwood Star, um
estudo sobre
a obra da pintora e ocultista Marjorie Cameron, The Four Elements, um
ensaio poético produzido para o governo norte-americano; e Usher, o
último filme de Harrington, um remake do curta de estreia, protagonizado
por integrantes da Igreja de Satã.
SINOPSES
The Fall of the House of Usher (1942, 5 minutos)
Adaptação do conto de Edgar Allan Poe feito por Harrington aos quinze anos, quando estava na escola.
Fragment of Seeking (1946, 16 minutos)
Harrington
interpreta um jovem homem que procura desesperadamente uma companhia
feminina. Ele acaba descobrindo sua sexualidade através de uma
exploração
surreal. Realizado um ano antes de Fireworks de Kenneth Anger, com
similaridades na abordagem do conteúdo homoerótico.
Picnic (1948, 22 minutos)
O
comentário satírico da vida da classe-média americana ganha uma
continuidade onírica onde o protagonista possui um objeto de desejo
ilusório.
On the Edge (1949, 6 minutos)
Nessa
frágil mas assustadora fantasia poética, em uma paisagem industrial
sombria, Harrington elenca sua mãe e seu pai nos papéis principais.
The Assignation (1953, 8 minutos)
Considerado perdido por muito tempo, esse foi o primeiro filme colorido de Harrington. Foi rodado em Veneza assim como
Fragment of Seeking, acompanha uma figura mascarada pelos canais labirínticos da cidade, concluindo num clímax espetacular.
The Wormwood Star (1955, 10 minutos)
Um estudo fílmico sobre o trabalho da famosa pintora, oculista e entusiasta de Aleister Crowley, Marjorie Cameron.
The Four Elements (1966, 13 minutos)
Documentário poético e vanguardista feito para a Agência de Informação do Governo dos Estados Unidos.
Usher
(2002, 38 minutos)
O
último filme de Harrington é um remake de um curta que ele fez no
colégio, baseado na clássica história de Edgar Allan Poe. Aqui ele
novamente expressa
seu interesse no oculto, ao colocar no filme membros conhecidos da
Igreja de Satã, Nikolas and Zeena Schreck.
PROJETO RAROS
30-09 – 20h15
Curtas-metragens de Curtis Harrington
The
Fall of the House of Usher, Fragment of Seeking, Picnic, On the Edge,
The Assignation, The Wormwood Star, The Four Elements, Usher
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
Nenhum comentário:
Postar um comentário