Os filmes de Woody Allen são sobre sua pessoa, sobre suas neuroses e suas críticas acidas com relação a realidade em sua volta. É fácil, portanto, acusá-lo de ser repetitivo, já que a maioria dos seus personagens são uma representação sobre si e sobre determinada fase de sua vida particular. Portanto, "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977) é apontado por muitos como um dos melhores filmes de sua carreira unicamente por saber ser um ótimo ponto de partida para aqueles que forem conhecer a sua filmografia.
O filme é composto de uma estrutura narrativa fragmentada e fora da ordem cronológica; além de possuir vários experimentalismos: animações, contando a historia da paixão platônica do personagem do diretor pela bruxa de A Branca de Neve; legendas, que revelam os verdadeiros pensamentos dos personagens; tela dividida, na qual os personagens “conversam” durante sessões de terapia; e a “quebra” da quarta parede: quando Allen se dirige diretamente a platéia ou quando pára diversos pedestres na rua e faz perguntas sobre o amor. Ele explica o porquê: “eu sentia que muitas das pessoas na audiência tinham os mesmo sentimentos e problemas. Eu queria conversar diretamente com elas, confrontá-las”.
Foi pensado inicialmente para ser um suspense, com a trama centrada num assassinato que deveria ocorrer logo nos primeiros 15 minutos de exibição. Porém, percebendo que as melhores cenas estavam no romance, Woody decidiu excluir esta primeira trama – diminuindo o filme de 140 para 93 minutos –, passando a narrar apenas os altos e baixos da relação entre o comediante Alvy Singer (Woody Allen) e a cantora Annie Hall (Diane Keaton), intercalando com histórias anteriores das vidas de cada um deles. Através desse romance, são abordadas a maioria das dificuldades que encontramos em relacionamentos amorosos: obsessões morais, fidelidade, sexo, imaturidade emocional, etc. – assuntos recorrentes a quase todos os filmes de Allen.
Apesar de o diretor negar, Noivo neurótico, noiva nervosa é considerado por muitos um filme quase autobiográfico, devido às inúmeras semelhanças entre personagens e atores, por exemplo: Woody Allen e Diane Keaton mantinham um relacionamento na época da filmagem; quando jovem ela era conhecida como Annie Hall (título original do filme) e as roupas da personagem são da própria atriz; e Alvy Singer “é” Woody Allen, ambos são comediantes, judeus, foram expulsos da NYU, adoram a vida da metrópole (em especial, Nova Iorque) e Fellini – são coincidências demais! O diretor acredita que a comédia “exige a realidade”, talvez seja por isso que os dois protagonistas sejam tão bem construídos, complexos, humanos e, principalmente, reais.
O filme também é marcado por ser o início de uma grande parceria entre o cineasta e a atriz Diane Keaton, que vinha do sucesso "O Poderoso Chefão" (1972), mas obtendo chance maior através desse filme. Vale destacar que nunca Diane Keaton esteve tão à vontade em um personagem que se casou com perfeição com a sua pessoa, pois keaton não era um símbolo da beleza ou da maneira de se vestir, mas sendo ela mesma em seus respectivos papéis. A cena em que ela surge com o seu chapéu e gravata simboliza uma pessoa descontraída, mas não escondendo os mesmos questionamentos de sua cara metade da época.
Ambos em cena possuem uma ótima química em abundância, ao ponto que alguns momentos parecem que nada é improvisado e dando a entender que eles simplesmente estavam atuando como eles mesmos e seguindo apenas a premissa do roteiro. Pode-se dizer que o filme quebra a regra básica de uma comédia romântica como um todo, já que não há exatamente um final feliz para o casório, mas sim um exemplo que devemos obter relacionamentos para continuarmos vivos e seguirmos em frente, pois cada um é um aprendizado a ser guardado para si e com carinho. Ou seja, é um filme a frente do seu tempo e talvez até mesmo a frente da filmografia do realizador, pois se assistirmos aos demais filmes antes deste nos dá a sensação de que é um filme que fala sobre a sua carreira, de como foi a sua pessoa e da qual a mesma não conseguiu encobrir as suas principais falhas genuinamente humanas.
O filme foi aclamado pelo público e pela crítica na época do seu lançamento, as roupas de Annie Hall viraram moda, as falas do filme passaram a ser ouvidas em conversas cotidianas. "Noivo neurótico, noiva nervosa" foi nomeado a cinco Oscar, dos quais ganhou quatro (melhor roteiro, diretor, atriz e filme). Criativo, divertido e envolvente, o filme é, sem dúvida alguma, uma das obras primas de Woody Allen!
NOTA: Em memória da nossa sorridente Diane Keaton
Filmografia:
2023 Do Jeito Que Elas Querem - O Próximo Capítulo
2022 Green Eggs and Ham - Temporada 2
2020 Amor, Casamentos e Outros Desastres
2020 O Poderoso Chefão de Mario Puzo - Desfecho - A Morte de Michael Corleone
2019 As Rainhas da Torcida
2019 Green Eggs and Ham - Temporada 1
2018 Do Jeito que Elas Querem
2017 Hampstead: Nunca é Tarde para Amar
2016 Procurando Dory
2016 The Young Pope - Temporada 1
2015 O Natal dos Coopers
2014 Um Amor de Vizinha
2014 Ruth & Alex
2013 O Casamento do Ano
2012 Querido Companheiro
2012 Woody Allen - Um Documentário
2010 Uma Manhã Gloriosa
2008 Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro
2007 Minha Mãe Quer Que Eu Case
2007 Casamento em Dose Dupla
2006 Renda-se, Dorothy
2005 Tudo em Família
2003 Alguém Tem Que Ceder
2001 Ricos, Bonitos e Infiéis
2000 Linhas Cruzadas
2000 Segura a Onda - Temporada 1
1999 Simples Como Amar
1996 O Clube das Desquitadas
1996 As Filhas de Marvin
1995 O Pai da Noiva 2
1993 Um Misterioso Assassinato em Manhattan
1993 Olha Quem Está Falando Agora
1991 O Pai da Noiva
1990 Mulheres, Amigas e Irmãs
1990 O Poderoso Chefão 3
1988 O Preço da Paixão
1987 A Era do Rádio
1987 Presente de Grego
1986 Crimes do Coração
1984 Mrs. Soffel - Um Amor Proibido
1983 A Garota do Tambor
1981 Reds
1979 Manhattan
1978 Interiores
1977 À Procura de Mr. Goodbar
1977 Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
1975 A Última Noite de Boris Grushenko
1974 O Poderoso Chefão 2
1973 O Dorminhoco
1972 O Poderoso Chefão
1972 Sonhos de um Sedutor
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