segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Sonhar com Leões'

Nota: Filme exibido para associados no dia 19/10/25

Sinopse: Gilda, uma imigrante brasileira em Lisboa, enfrenta o fim da vida com coragem e lucidez. Diagnosticada com uma doença terminal, ela deseja morrer enquanto ainda é dona de si mesma.  

O direito de morrer não é um dos temas mais fáceis de serem levados para o cinema, mesmo quando os realizadores colocam isso em prática com certa delicadeza. Pedro Almodóvar, por exemplo, explorou o tema no seu primeiro filme americano intitulado "O Quarto ao Lado" (2024), do qual dividiu opiniões e gerando debates acalorados. Eis que então chega "Sonhar com Leões" (2025), filme de humor ácido e que nos faz refletir sobre até onde temos o direito de decidir como encerraremos a nossa vida neste mundo.

Dirigido pelo português Paolo Marinou-Blanco, o filme conta a história de Gilda (Denise Fraga), uma imigrante brasileira que vive em Portugal e que foi diagnosticada com câncer e fazendo com que não tenha muito tempo de vida. Após quatro tentativas de suicídio fracassadas, porém, a mulher vai em busca de uma organização clandestina chamada Joy Transition International que diz ensinar aos seus clientes terminais a se suicidarem sem dor ou problemas em países onde a eutanásia é ilegal. Lá conhece Amadeu (João Nunes Monteiro) que trabalha em uma funerária e que busca pelo mesmo objetivo de Gilda.

O filme já se inicia de uma maneira imprevisível e fazendo já termos uma noção do que esperar no decorrer da história como um todo. Paolo Marinou-Blanco procura inicialmente criar uma história mórbida, com pitadas de humor ácido, sedutor e dos quais são protagonizados na maioria das vezes por Denise Fraga. O grande charme neste primeiro e segundo ato do longa  está no fato da protagonista quebrar a quarta parede e dosar momentos de sarcasmo, sinceridade em abundância e lucidez mórbida. Boa parte do tempo a intérprete carrega o filme nas costas e fazendo com que a gente a deseje ainda mais em cada cena.

Porém, é preciso destacar o elenco português como um todo, principalmente atuação de João Nunes Monteiro que não desaparece perante a Denise Fraga, mas sim fazendo do seu personagem uma espécie âncora para que a protagonista possa refletir um pouco sobre essa cruzada da qual está passando. Curiosamente, Amadeu conversa com os mortos em uma funerária, o que remete a já clássica série "A Sete Palmos" e do filme brasileiro "Morto Não Fala" (2018). Vale destacar a atuação sarcástica de Joana Ribeiro que trabalha na organização clandestina chamada Joy Transition International e cujo seu sorriso sintetiza o lado hipócrita do sistema perante o principal assunto da trama.

É bem verdade que Paolo Marinou-Blanco brinca com relação às grandes empresas que ganham com isso, seja com relação a morte natural ou provocada e nos jogando na cara de que tudo acaba se tornando um verdadeiro negócio para determinadas pessoas. Não será nenhuma empresa, seja ela legal ou não, que fará com que a morte seja tratada de um modo fácil, pois ela não é. A protagonista, portanto, arrisca em atingir o seu objetivo, mesmo quando sentimos que talvez ela mude de rumo quando começa a degustar mais da vida ao lado de Amadeu.

Infelizmente Paolo Marinou-Blanco falha um pouco no ritmo do segundo para o terceiro ato final, já que o humor ácido acaba ficando em segundo plano e abrindo para elementos mais dramáticos. Porém, isso não diminui a proposta do longa como um todo, principalmente ao explorar que, uma vez que temos o poder da decisão, obtemos então o controle de nossas próprias vidas e fazendo disso o principal poder que a gente almeja contra um sistema cheio de regras, mas que não sabe lidar com a questão da morte. Felizmente o minuto final termina do mesmo tom que começou e mantendo a sua identidade própria que havia sido apresentada inicialmente nos primeiros minutos da trama.

Com uma bela homenagem ao clássico literário "O Velho e o Mar" de Ernest Hemingway, "Sonhar com Leões" é um filme de humor sombrio perante um tema delicado, mas que é preciso ser debatido mesmo quando tentamos afugentá-lo. 


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário:

Postar um comentário