terça-feira, 16 de setembro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'O Retorno'

Sinopse: Após 20 anos longe, Odisseu é lançado às margens de Ítaca. O rei descobre que mudou muito desde que partiu para lutar. Não sendo mais o poderoso guerreiro que seu povo lembra, Odisseu deve enfrentar seu passado para salvar sua família.  

"Odisseia" de Homero é tido para os estudiosos como uma das melhores e mais importantes obras literárias da história. Portanto, no decorrer das décadas, foi muito difícil transpor para as telas do cinema uma adaptação digna de nota e o que faz a tarefa de Christopher Nolan para a sua aguardada versão ser praticamente ingrata. Mas enquanto ela não chega temos "O Retorno" (2024) versão mais intimista e humana do conto literário e que merece ser conferido.

Dirigido por Uberto Pasolini, a trama conta a história de Odisseu (Ralph Fiennes) que após vinte anos afastado devido às diversas batalhas decide voltar para Ítaca. Abatido após a Guerra de Tróia e duas décadas guerreando longe de casa, ele encontra um reino em desordem e em uma disputa sangrenta pelo trono. Sua esposa Penélope (Juliette Binoche) aguarda pelo seu retorno, mas é quase sempre persuadida a escolher um pretendente que deseja tomar o poder e seu filho Telêmaco (Charlie Plummer) enfrenta ameaças de morte o tempo todo.

O primeiro contato que eu tive sobre "Odisseia" foi no desenho clássico "DuckTales", onde os personagens centrais viajaram ao passado e deram de encontro com Odisseu. Ali já se podia ver os mais diversos obstáculos que o protagonista deveria enfrentar, desde um ciclope como também sereias demoníacas. Claro que hoje em dia com os recursos de ponta que existem é praticamente garantido adaptar fielmente essas passagens do livro que antes era praticamente impossível.

Porém, Uberto Pasolini vai para um caminho inverso, ao mostrar Odisseu já tendo enfrentado inúmeros obstáculos em seu passado para então finalmente chegar a sua terra. Por conta disso vemos um protagonista ferido, cheio de cicatrizes, mas que muitas delas são emocionais e das quais podemos ver em seu olhar que quase se desprende da lucidez. Curiosamente, o personagem me fez lembrar de outro clássico literário, "O Coração das Trevas", onde a encruzilhada de um homem pode transformá-lo como um todo, mas o levando para um caminho sombrio.

Mesmo com os seus mais de sessenta anos Ralph Fiennes surpreende com um físico digno de nota, onde o seu corpo remete aos heróis clássicos da mitologia grega e sendo um intérprete digno de nota para incorporar um personagem como Odisseu. Sua atuação tanto funciona quando nos transmite as suas motivações que o fizeram ser o que era, como também nas lutas físicas que exige total preparo físico e competência. Já adianto que a clássica passagem do protagonista com o seu arco e flecha se torna o momento em que o intérprete se entrega de corpo e alma ao personagem.

Juliette Binoche, novamente, nos brinda com uma ótima atuação, ao interpretar uma mulher firme no que sente pelo marido e não sendo uma presa fácil para os homens daquele reino que anseiam pelo poder. Curiosamente, tanto ela como Ralph Fiennes já havia trabalhado há vários anos no clássico "O Paciente Inglês" (1996) e aqui novamente repetem a parceria e demonstrando total sintonia de ambos em cena. Já Charlie Plummer até que não faz feio ao interpretar Telemachus, mas sofrendo da sombra de Ralph Fiennes quando contracenam juntos.

Com belas locações naturais, além de uma fotografia digna de nota, o filme funciona muito bem com um épico mais pé no chão, mas cuja atuações do seu elenco faz com que o longa se eleve na medida que o tempo avança. Infelizmente existe a grande possibilidade de o filme ser esquecido no decorrer do tempo quando for lançado o épico multimilionário de Christopher Nolan. Porém, somente o tempo dirá o que realmente acontecerá nos próximos meses.

"O Retorno" é uma adaptação eficaz de uma das passagens mais importantes da "Odisseia", sendo muito mais humana e menos fantasiosa. 

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário:

Postar um comentário