De 10 a 15 de dezembro, a Semana Mundial da Cinefilia apresentará na Cinemateca Capitólio sessões duplas apresentadas por convidados dos dois países, clássicos inesperados, obscuridades preciosas de diversas cinematografias, e projeções especiais em 35mm de obras produzidas no Brasil e na Argentina.
Programação completa: https://www.capitolio.org.br/novidades/8011/semana-mundial-da-cinefilia-programacao/
Na terça-feira, 10 de dezembro, a sessão de abertura apresenta uma obra-prima desconhecida do mestre italiano Luigi Comencini: A Maleta dos Sonhos. Lançado em 1953, a obra narra história de um velho ator do cinema mudo que ganha a vida projetando filmes condenados à destruição. No domingo, 15 de dezembro, a sessão de encerramento da mostra apresenta uma projeção em 35mm de Falsa Loura, o último longa-metragem do diretor brasileiro Carlos Reichenbach, lançado em 2007.
A Selección oficial apresentará três sessões duplas elaborados por programadores convidados a partir da inspiração de um marco do punk argentino, o álbum Si el placer es un pecado… bienvenidos al Infierno, da banda Flema.
O diálogo entre as cinematografias argentinas e brasileiras é a tônica desta edição: veremos, lado a lado, curtas essenciais das diretoras pioneiras Helena Solberg, do Brasil, e Eva Landeck, da Argentina; filmes noir produzidos nos dois países; e dois longas-metragens de um grande mestre argentino que foi protagonista da história do cinema nos dois territórios: Carlos Hugo Christensen.
A amizade também se celebra com presentes: um filme surpresa com a participação de Odete Lara, será exibido em 35mm, em uma cortesia do Museo del Cine, de Buenos Aires. Vento Norte, de Salomão Scliar, o primeiro longa de ficção do cinema sonoro produzido no RS, será exibido no mesmo formato, com a cópia em 35mm acervada no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, instituição parceira da Cinemateca Capitólio.
No foco Hoteles japoneses, um passeio pela história do cinema japonês revela a presença dos hotéis em obras realizadas em diferentes períodos por Yasujiro Ozu, Hiroshi Shimizu, Mikio Naruse, Chusei Sone e Shinji Sômai.
Para completar a semana de alegria cinéfila, a programação apresentará a edição 300 do Projeto Raros, a sessão mais tradicional da cinefilia porto-alegrense, iniciada em 2003 na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro. A maratona festiva começa na noite da sexta-feira 13, às 23h, com a exibição da cópia restaurada do cultuado longa brasileiro Onda Nova, de José Antônio Garcia e Ícaro Martins, e segue até a manhã de sábado com filmes que narram histórias insólitas, perigosas e pitorescas no mundo do cinema.
GRADE DE HORÁRIOS
10 de dezembro (terça-feira)
20h – A Maleta dos Sonhos (Luigi Comencini, 1953, 84 minutos)
11 de dezembro (quarta-feira)
15h30 – Hoteles japoneses: Nuvens Dispersas (Mikio Naruse, 1967, 108 minutos)
18h – Helena y Eva (A entrevista 19′, Horas extras 17′, Meio-dia 10′, O emprego 25′) + conversa sobre a programação
20h30 – Souvenir brasileiro: Memória (Roberto Henkin, 1990, 14 minutos) + Vento Norte (Salomão Scliar, 1951, 75 minutos) 35mm
12 de dezembro (quinta-feira)
15h – Hoteles japoneses: Grampo Ornamental (Hiroshi Shimizu, 1941, 75 minutos)
16h30 – Hoteles japoneses: Love Hotel (Shinji Somai, 1985, 88 minutos)
18h – SELECCIÓN OFICIAL: A Vida de um Homem Amoroso (Yukio Abe, 1991, 55 minutos) + L.A. Plays Itself (Fred Halsted, 1972, 55 minutos)
20h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Uma Menina Decente (Klaus Lemke, Peter Hajek, 1968, 10 minutos) + Rocker (Klaus Lemke, 1972, 86 minutos)
13 de dezembro (sexta-feira)
15h – Hoteles japoneses: Dias de Juventude (Yasujirô Ozu, 1928, 104 minutos)
17h – Hoteles japoneses: Tripas de Anjo: Sala Vermelha (Chûsei Sone, 1979, 76 minutos)
18h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Os Homens que Eu Tive (Tereza Trautman, 1973, 80 minutos)
20h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Não Quero Ser Um Homem (Ernst Lubitsch, 1918, 45 minutos)
PROJETO RAROS 300
23h – Onda Nova (José Antônio Garcia e Ícaro Martins, 1983, 93 minutos)
01h – Crime Wave (John Paizs, 1985, 80 minutos)
02h45 – Hollywood 90028 (Christina Hornisher, 1973, 87 minutos)
04h30 – Drive-in (Rod Amateau, 1976, 96 minutos)
14 de dezembro (sábado)
15h – Noir criollo vs. Noir caboclo: A Besta Deve Morrer (Román Viñoly Barreto, 1952, 95 minutos)
17h – SELECCIÓN OFICIAL: Arrebato (Ivan Zulueta, 1979, 105 minutos)
19h – SELECCIÓN OFICIAL: Travolta e Eu (Patricia Mazuy, 1993, 60 minutos)
20h30 – Souvenir argentino: Sábado à Noite, Cinema (Fernando Ayala, 1960, 97 minutos) 35mm
15 de dezembro (domingo)
15h – Noir criollo vs. Noir caboclo: Veneno (Gianni Pons, 1952, 75 minutos)
16h30 – Christensen Argentino: Nunca Abras Essa Porta (Carlos Hugo Christensen, 1952, 85 minutos)
18h – Christensen Brasileiro: O Homem Sensorial (Eugenio Puppo, 2013, 15 minutos) + O Menino e o Vento (Carlos Hugo Christensen, 1967, 100 minutos) 35mm
20h30 – Encerramento: Falsa Loura (Carlos Reichenbach, 2007, 103 minutos) 35mm
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