sexta-feira, 26 de julho de 2024

Cine Especial: Clube de Cinema - ‘O Anjo Exterminador’

 Nota: Filme para os associados no último dia 20/07/2024

Luís Buñuel gostava de incomodar muitos, desde a elite burguesa como a própria igreja católica através dos seus filmes que tem mais a dizer do que se imagina. Se no Espanhol "Viridiana" (1961) realizador provocou a Ira do Vaticano, o que dizer então da "Idade do Ouro" (1930) onde ele retrata o famoso Marquês de Sade na forma de Jesus Cristo. Esse último, aliás, provocou o ódio de diversas pessoas ao ponto de elas cometerem incêndios nos cinemas em Paris.

Conhecido pela famosa frase "sou Ateu, Graças a Deus" Buñuel nunca se preocupou com as consequências que os seus filmes poderiam provocar. Ao meu ver ele sempre teve a coragem de incomodar, mas ao mesmo tempo fazendo com que o público pense nos seus filmes por horas, pois os mesmos não conseguem capitar determinadas mensagens subliminares em suas tramas. "o Anjo Exterminador" (1962) talvez seja uma das mais enigmáticas obras de sua carreira, pois a própria proposta já nasce bastante estranha.

A trama é sobre um casal da elite da sociedade aristocrata que convida um grupo de amigos para um jantar em sua luxuosa mansão. Mas, após o evento, eles descobrem que estão presos em uma sala. Não existe divisória, nem grades que os mantenham lá, porém, ninguém consegue sair ou entrar naquele local. Enquanto os dias passam, as suas máscaras e convenções sociais vão desaparecendo, dando lugar aos instintos mais primitivos de cada um.

No filme "Meia Noite em Paris" (2011), de Woody Allen, o protagonista interpretado por Owen Wilson retorna ao passado em uma Paris do início do século. Lá ele encontra determinados artistas, sendo que dentre eles se encontra o próprio Luís Buñuel em início de carreira. O protagonista dá uma ideia para o diretor de uma trama em que as pessoas não saem de uma mansão, porém, o próprio Luís Buñuel não entendeu a proposta de forma imediata.

Embora seja uma ficção, além de uma bela homenagem para o cineasta espanhol, o que talvez Woody Allen quis nos dizer é que o próprio Luís Buñuel não soubesse ao certo qual era a sua mensagem da qual queria nos passar quando realizou o seu "O Anjo Exterminador". Porém, como ele se deleitava ao criticar duramente a elite, talvez a sua principal intenção fosse colocar essas pessoas em situações extremas e fazer com que as mesmas colocassem para fora as suas reais naturezas. É notório, por exemplo, que o realizador permite que os serviçais saiam do local antes que os eventos acontecessem e fazendo que somente o mordomo fizesse parte desta situação inexplicável.

Na medida em que a trama avança cada personagem começa a reagir de uma forma diferente, alguns procurando uma explicação plausível, enquanto outros começam a se entregar a loucura aos poucos. Nota-se que o realizador procura atravessar o cômodo com a sua câmera, como se a mesma estivesse também presa no local e gerando cada vez mais uma sensação claustrofóbica. Mas o que seria o significado do título "O Anjo Exterminador"?

Nota-se, por exemplo, diversas figuras de arcanjos nas paredes, além da presença de ovelhas que passeiam na mansão, mas que logo servem como sacrifício para aqueles que se encontram ali presos. Há todo um simbolismo religioso nas entrelinhas, como se realizador quisesse que esses personagens se entregassem a lógica cristã ao invés de bestialidade vinda da própria alma humana. Algo curioso vindo de alguém séptico com relação a fé, mas que usa esse artificio para moldurar as ações e consequências vindas dessas pessoas que se achavam que tinham tudo, mas logo se dão conta que não são nada perante algo catastrófico.

Assim como o seu filme anterior "Viridiana", essa produção dividiu a opinião de muitos críticos e cinéfilos da época e fazendo com os debates se tornassem ainda mais acalorados na medida em que o tempo passava. Curiosamente, o filme perdeu a Palma de Ouro em Cannes pelo nosso "O Pagador de Promessas" (1962), sendo que a nossa produção de Anselmo Duarte acaba se tornando muito mais convencional se formos comparar com a obra de Luís Buñuel. Ao meu ver os votantes da época acharam que "Viridiana" já havia feito barulho demais e dar novamente o prêmio principal para o cineasta seria o mesmo que explodir uma pólvora.

Anos se passam e o filme cada vez mais se torna relevante e servindo de base para diversas análises. Não é à toa também que a obra serviu até mesmo de inspiração, não somente para a realização de outros filmes, como também para escritores de livros e até mesmo HQ. A clássica história "24 horas", que pertence a um dos arcos da trama "Sandman - Prelúdios e Noturnos" escrita por Neil Gaiman possui uma premissa semelhante, mas se enveredando para algo mais grotesco e violento vindo do próprio homem.

Mais de sessenta anos já se passaram, mas "Anjo Exterminador" continua incomodo, perturbador e ao mesmo tempo fascinante quando é revisitado. 

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