segunda-feira, 8 de julho de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Entrevista com o Demônio'

Sinopse: Em 1977, uma transmissão televisiva liberta o mal nas salas de estar dos que assistem. 

Quando a televisão surgiu em meados dos anos cinquenta ela veio há se tornar o vício dos cidadãos comuns que alimentavam os donos de canais que buscavam a todo custo pela audiência. Por conta disso surgiu diversos programas populares que apresentavam absurdos e que eram tudo pelo sucesso, ao ponto de pessoas irem aos programas dizendo que era até mesmo a reencarnação de jesus Cristo. Portanto, "Entrevista com o Demônio" (2023) é uma espécie de síntese pela corrida desenfreada pelo sucesso destes tempos não muito longínquos, nem que para isso vendesse a alma ao próprio Diabo.

Dirigido por Colin Cairnes e Cameron Cairnes, o filme conta a história sobre o apresentador de um programa de televisão dos anos setenta, Jack Delroy (David Dastmalchian), que está tentando recuperar a audiência do seu programa, resultado da sua desmotivação com o trabalho após a trágica morte de sua esposa. Em uma determinada noite de Halloween, o apresentador aposta as suas últimas cartas convidando pessoas que se envolvem em eventos sobrenaturais e para assim aumentar a sua audiência. O que ele não sabe é que essa investida lhe pagará um alto preço.

David Dastmalchian é um desses casos de grandes talentos que surgem em papeis secundários, mas que roubam a cena mesmo em poucos minutos. Ele havia se destacado como um dos capangas do Coringa em "Cavaleiro das Trevas" (2008), mas ganhando uma projeção maior ao interpretar "Bolinhas" no filme "Esquadrão Suicida" 2021). Aqui ele finalmente ganha o seu primeiro papel de protagonista e sem dúvida alguma um dos melhores de sua carreira.

O seu personagem Jack Delroy é aquele típico apresentador de programas de auditório que estamos acostumados a vermos até mesmo no Brasil e que não mede esforços pela busca do sucesso. O programa visto aqui, por sua vez, remete sobre tempos que a persuasão vinda de certos temas era o grande catalizador para movimentar uma geração cada vez mais livre das regras impostas de uma sociedade em que o seu conservadorismo estava perdendo o seu fôlego ao final dos anos setenta e o começo dos anos oitenta. Curiosamente, o filme é um retrato desse período e se tornando um verdadeiro Pseudodocumentário, onde os eventos que nos são apresentados na tela nos dá a sensação de serem verídicos, quando na verdade não passa de um criativo falso artificio já utilizado em clássicos como "A Bruxa de Blair" (1999).

Ao ser um retrato de tempos mais dourados onde a televisão era o domínio absoluto, os realizadores criam um curioso visual quase envelhecido, remetendo aos tempos do sinal analógico, ao ponto de os chuviscos estarem até mesmo presentes em alguns momentos. Além disso, aquela sensação de Déjà vu com certeza irá lhe atingir em alguns momentos, principalmente se você cresceu assistindo programas como do "Ratinho" do SBT e que surgiam do nada figuras de pessoas que se diziam ser o próprio Diabo, Cristo, Videntes e até mesmo alienígenas.

Dessa salada, os cineastas Colin Cairnes e Cameron Cairnes  criam um filme de terror que vai crescendo gradualmente na medida em que a trama vai avançando, em meio a momentos de humor sombrio e que não esconde o lado hipócrita do ser humano que não se preocupa com as consequências dos seus atos, desde que obtenha algum lucro através do sucesso. É claro que o cinéfilo de olhar mais bem treinado irá adivinhar o que irá acontecer do segundo ao terceiro ato em diante, principalmente para aqueles que estão acostumados em assistir filmes onde se ensina que não se pode brincar com o fogo vindo do próprio inferno. Falando nisso, aguardem, por elementos que remetem ao clássico "O Exorcista" (1973) que, embora breve, é muito melhor do que a famigerada continuação que havia sido lançado recentemente.

No mais, é interessante observar que, embora o filme seja o retrato de tempos mais televisivos, vale destacar que a ideia pela corrida do sucesso seja a mesma vista hoje em dia, onde vemos apresentadores de canais de Youtube correndo contra o tempo para manter os seus canais ativos e sempre implorando para internautas darem a sua curtida. O clássico "Rede de Intrigas" (1976), por exemplo, era um retrato dessa guerra pela audiência, mas revisto hoje como um filme profético para uma geração que não aceita o obscurantismo e se prestando em se aventurar nos mais diversos absurdos para se tornarem conhecidos. Portanto, Colin Cairnes e Cameron Cairnes não falam somente sobre tempos distantes, como também os nossos que se tornam cada vez mais complexos na medida em que o tempo vai passando.

"Entrevista com o Demônio" é um criativo filme de horror que nos faz refletir sobre ambição do ser humano em busca pelo sucesso, nem que para isso venda a sua alma para o próprio Diabo.

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Nenhum comentário:

Postar um comentário