quarta-feira, 22 de maio de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Imaculada'

Sinopse: Cecilia, uma jovem religiosa, se torna freira em um convento isolado na região rural italiana. Após uma gravidez misteriosa, Cecilia é atormentada por forças perversas. 

Não falta filmes de terror do qual a igreja católica esteja envolvida, seja para o bem ou para o mal. Neste último caso, a própria se vê bastante incomodada quando o cinema a envolve como a principal vilã, ou quando se questiona certas doutrinas e se elas são realmente validas ainda em pleno século 21."Imaculada" (2024) é um filme que irá incomodar muitos católicos fervorosos, mas é justamente para isso que foi lançado.

Dirigido por Michael Mohan, o filme conta a história de Cecilia (Sydney Sweeney), uma jovem religiosa e que é muito bem recebida por um convento no interior da Itália. Porém, ao longo do tempo, a jovem percebe certas coisas estranhas acontecendo no local, desde ao comportamento peculiar das freiras, como também o próprio ambiente em si. A situação piora quando certo dia ela descobre que está gravida e fazendo com que os demais do local a enxerguem como a nova Virgem Maria.

Michael Mohan segue a fórmula de sucesso de outros filmes de horror que foram lançados nestes últimos dez ou quinze anos, desde ao usar vultos na escuridão, como também algo surgindo repentinamente em meio as sombras. Porém, existe uma ambiguidade genuína com relação aos personagens que moldam a trama, já que não sabemos ao certo quais são as suas reais intenções de forma imediata, mas uma vez que descobrimos tudo se torna ainda mais peculiar para dizer o mínimo. O filme em si transita entre horror convencional para o psicológico e indo contra as expectativas daqueles que estão assistindo.

É claro que é um filme que irá incomodar muita gente, principalmente para aqueles que levam a religião bastante a sério e não querem ver sobre o que acreditam ser questionado na forma de um filme de horror. É um longa que questiona sim o papel da igreja como um todo, que prega sempre vinda de Cristo, mas que não nos surpreenderíamos se ela forçasse a vinda o mais rápido possível. É aí que o filme entra até mesmo em um território perigoso, mas que não irá mudar o mundo, mas sim somente tendo o direito de questionar o sistema da igreja como um todo.

Vale destacar a ótima atuação de Sydney Sweeney, que desde a primeira temporada de "Euphoria" tem atuado em diversos gêneros, seja drama, comédia e o mais puro terror e aqui ela não faz feio nas cenas que exigem dela até mesmo coragem. Com certeza será alvo de polêmicas, principalmente em uma determinada cena em que os habitantes do local fazem dela uma nova Virgem Maria. Curiosamente, Sydney Sweeney ficou tão imóvel nesta cena que eu jurei por um momento que não era ela, mas sim uma estátua.

O ato final aguarde para muito sangue, violência e minutos finais que irão dar o que falar, principalmente que vai da questão sobre as discussões do aborto que são tanto debatidos hoje em dia. Não é todo o dia, portanto, que um filme de terror venha para questionar, chocar e ao mesmo tempo fazendo a gente debater após a exibição.

Com a participação assustadora de  Álvaro Morte, o eterno professor de "La Casa de Papel", "Imaculada" é um filme de horror incomodo, que usa as fórmulas de sucesso até certo ponto, para logo depois nos jogar em um cenário bem questionador para dizer o mínimo. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Nenhum comentário:

Postar um comentário