quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 14 a 17 de dezembro de 2023

 PIONEIRA DA VANGUARDA FRANCESA EM DESTAQUE

A Cinemateca Capitólio e a Vai e Vem Produções apresentam nos dias 16 e 17 de dezembro, sábado e domingo, a mostra Germaine Dulac: muito além da vanguarda, com uma seleção de filmes que destaca a obra da grande pioneira do cinema experimental. A programação estabelece um diálogo da cinematografia de Dulac com obras de outras realizadoras de vanguarda, como Maya Deren, Marie Menken, Rose Lowder, Narcisa Hirsch, entre outras.

No sábado, 16 de dezembro, às 19h, a exibição de A Concha e o Clérigo, filme mais célebre de Dulac, e Na Terra, obra-prima de Maya Deren, será comentada por Carine Wallauer, Daniela Strack e Priscila Ferraz Pasko. Com entrada franca, a mostra tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6920/germaine-dulac-muito-alem-da-vanguarda/


FESTIVAL TROMA LATIN AMERICA

A Cinemateca Capitólio recebe nos dias 14 e 15 de dezembro, quinta e sexta-feira, o Festival Troma Latin America – Part II, que marca as celebrações dos 50 anos da lendária produtora independente Troma! A programação apresenta o documentário O Massacre do VHS, de Kenneth Powell e Thomas Edward Seymour e uma edição especial do Projeto Raros com dois cultuados filmes de horror, o sangrento Vovós Raivosas, do belga Emmanuel Kervyn, e o controverso Herdeiros do Mal, de Charles Kaufman. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6924/troma-latin-america-part-2/


FILME BRASILEIRO REDESCOBERTO ENCERRA PROGRAMAÇÃO REGULAR DE 2023

A Cinemateca Capitólio encerra a programação regular de 2023 no domingo, 17 de dezembro, às 19h30, com a exibição única de Amazonas, o maior rio do mundo, marco do cinema brasileiro dirigido por Silvino Santos. A obra de 1918 era dada como desaparecida desde meados dos anos 1930 e foi reencontrada, no início deste ano, no Národní Filmový Archiv (Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca). O filme descoberto foi confirmado pela Cinemateca Brasileira como sendo a obra dada como perdida. A sessão celebra a relação da Cinemateca Capitólio com as instituições envolvidas na recuperação do filme, Cinemateca Brasileira e NFA, que possibilitaram duas das programações mais importantes do ano, as mostras A Cinemateca é Brasileira e Era uma vez na Tchéquia: animações, fantasias e mistérios. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6918/amazonas-o-maior-rio-do-mundo/


GRADE DE HORÁRIOS

14 a 17 de dezembro de 2023


14 de dezembro (quinta-feira)

15h – Tia Virgínia

17h – Durval Discos

19h40 – O Massacre do VHS


15 de dezembro (sexta-feira)

15h – Vai e Vem

17h – Durval Discos

19h30 – Projeto Raros Especial Troma: Vovós Raivosas + Os Herdeiros do Mal


16 de dezembro (sábado)

15h – Vai e Vem

16h30 – Germaine Dulac: Sessão 1

17h30 – Germaine Dulac: Sessão 2

19h – Germaine Dulac: Sessão 3 + debate


17 de dezembro (domingo)

15h – Germaine Dulac: Sessão 4

16h30 – Germaine Dulac: Sessão 5

17h30 – Germaine Dulac: Sessão 6

19h30 – Amazonas, o Maior Rio do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário