terça-feira, 3 de outubro de 2023

Cine Dica: OUTUBRO NA CINEMATECA CAPITÓLIO

Deus e o Diabo na Terra do Sol


BERLANGA & BARDEM

De 05 a 18 de outubro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Berlanga & Bardem, dedicada a Luis García Berlanga e Juan Antonio Bardem, dois grandes realizadores que começaram suas trajetórias juntos, no início da década de 1950, e revolucionaram o cinema espanhol.

A programação é uma realização da Cinemateca Capitólio e do Instituto Cervantes de Porto Alegre, com apoio do Ministerio de Asuntos Exteriores, Unión Europea y Cooperación, e da Versátil Filmes. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6680/berlanga-bardem/


ANIMAÇÃO BRASILEIRA NA SESSÃO VAGALUME

Em outubro, a Sessão Vagalume do Programa de Alfabetização Audiovisual apresenta a animação brasileira Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro, de Guilherme Fiúza Zenha (Brasil, 2022, Animação, 72 min, Livre), nos dias 07 e 10, sempre às 15h. A sessão tem entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6649/sessao-vagalume-chef-jack-o-cozinheiro-aventureiro/


PROJETO RAROS ESPECIAL NA SEXTA-FEIRA 13

Na sexta-feira, 13 de outubro, às 19h30, uma edição especial do Projeto Raros apresenta o programa duplo com Tara Diabólica (The Sadist, 1963), de James Landis, primeiro longa fotografado pelo lendário Vilmos Zsigmond nos Estados Unidos, e Malatesta's Carnival of Blood (1973), inventivo horror b dirigido por Christopher Speeth. Com apoio do Imaculada Pub e apresentação do crítico Cristian Verardi, a sessão tem entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6687/projeto-raros-especial-sexta-feira-13/


O CINEMA É NICHOLAS RAY E IDA LUPINO

A partir de 14 de outubro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra O Cinema é Nicholas Ray e Ida Lupino, com oito filmes dirigidos por dois nomes incontornáveis da virada moderna do cinema hollywoodiano, incluindo Johnny Guitar, No Silêncio da Noite, Cinzas que Queimam e O Mundo Odeia-me. Em novembro, uma segunda parte do ciclo apresentará mais filmes, com foco nos trabalhos de atuação de Ray e Lupino. 


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6682/o-cinema-e-nicholas-ray-e-ida-lupino


A CINEMATECA É BRASILEIRA

A partir de 20 de outubro, a Cinemateca Capitólio recebe a mostra A Cinemateca é Brasileira, que faz parte do Projeto Viva Cinemateca, lançado em junho de 2023, que reúne os grandes projetos da Cinemateca Brasileira voltados à recuperação de importantes acervos, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica. Para a mostra, a curadoria da Cinemateca Brasileira preparou uma seleção de 19 filmes que perpassam diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas, demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de 120 anos de história. A sessão de abertura, na sexta-feira, 20 de outubro, às 19h30, apresentará a nova restauração de Deus e o Diabo na Terra do Sol, obra-prima de Glauber Rocha. A programação tem entrada franca.


Em breve será divulgada a programação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário