segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'A Casa dos Prazeres'

Sinopse: Emma se muda da França para Berlim e decide entrar em um bordel para entender as prostitutas, tema de seu novo romance. 

O universo da prostituição é algo que foi revisitado diversas vezes dentro da história do cinema, seja maior ou de menor grau. Se por um lado já foi romantizado em clássicos como em "Bonequinha de Luxo" (1961), há também aqueles que revelam uma faceta mais crua, porém, humana no ramo como foi visto em "Bruna Surfistinha" (2011). Já em "A Casa dos Prazeres" (2022), vemos uma mulher atraída pela curiosidade com relação aquele universo, mas obtendo uma análise sensível sobre o universo feminino naquele ramo.

Dirigido por Anissa Bonnefont, "A Casa dos Prazeres "é um drama erótico francês que mostra a história de Emma (Ana Girardot), uma escritora de 27 anos que, para ajudar no processo criativo de seu próximo livro - sobre o mundo das prostitutas -, decide trabalhar em um famoso bordel de Berlim conhecido como La Maison. Porém, a aventura que deveria durar apenas algumas semanas acaba se estendendo por dois anos. Durante toda a jornada, Emma conhece mais sobre o mundo secreto das profissionais do sexo - mas, além de todo o encanto e poder, a profissão também esconde vários perigos voltados para a exploração da fantasia feminina.

Dito isso acima, se percebe que o conteúdo da trama irá render cenas quentes de sexo, por vezes, explícitos, mas que se casa com a proposta principal da obra que é revelar sobre até que ponto leva essas mulheres ao se submeterem a esse tipo de profissão. Uma vez as mesmas adentrando esse mundo começam a conhecerem melhor a faceta real do homem que de "Macho Alfa" não tem nada, mas sim se revelam serem pessoas frustradas, tanto na vida profissional como na pessoal e que veem nas garotas uma chance de esquecer o mundo real. A protagonista, por sua vez, começa a se fascinar por esse universo e sentindo um poder nas mãos em que ela até então desconhecia até certo ponto.

Ana Girardot se sai bem em um papel complexo como esse, onde a sua personagem não esconde em seu olhar um desejo constante de adentrar ainda mais neste tipo de ramo, nem que para isso os seus objetivos iniciais acabam ficando em segundo plano. Por outro lado, ela acaba encarando o fato de que, por mais que se mantenham fortes nesta profissão, algumas não se dobram perante o abuso vindo do homem e cujo ato revela a sua real face. Portanto, a cena em que ela provoca um possível abusador durante o trabalho, ela deixa se submeter a dor e sentir o que muitas mulheres passam no decorrer do tempo dentro da profissão.

Ao final, concluímos que as mesmas são pessoas comuns, onde cada uma possui um desejado sonho a ser conquistado mesmo quando ele se encontra distante em alguns momentos. A protagonista pode ter entrado neste mundo com o intuito de escrever somente um livro, mas levou consigo o verdadeiro universo feminino que passa por diversos percalços nas mãos de homens que se acham os donos do mundo. Com participação especial da musa de Pedro Almodóvar, Rossy de Palma, "Casa dos Prazeres" é um curioso retrato sobre o obscurantismo do mundo da prostituição, mas do qual revela o lado forte e ao mesmo tempo frágil dessas mulheres que buscam uma forma de sustento e um prazer ainda inédito.  

    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário