terça-feira, 17 de outubro de 2023

Cine Dica: Cine Dica: Streaming - 'Angela'

Sinopse: A famosa socialite Ângela Diniz conhece Raul e acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto ela. A atração avassaladora faz o casal largar tudo e viver o sonho de reconstruir suas vidas na praia. No entanto, a relação se deteriora e o abuso e a violência tomam conta, culminando em um dos crimes mais famosos do Brasil. 

Mesmo em pleno século vinte um nós ainda vivemos com a possibilidade de retrocessos, principalmente contra as minorias que até hoje lutam pelos seus direitos e um lugar ao sol. As coisas evoluíram muito a favor das mulheres, mas no Brasil parece que sempre há uma tentação vinda dos homens em querer que tudo vire um universo "Patriarcado" e desejando que as esposas fiquem aos seus pés a todo custo. "Angela" (2023) é a reconstituição de um dos crimes mais conhecidos contra mulher, mas que serviu para a revolta finalmente aflorar.

Dirigido por Hugo Prata, o filme "Angela" é uma cinebiografia nacional que conta a história da vida e morte da socialite Ângela Diniz, que ficou conhecida após seu assassinato que chocou o país. Na trama, Angela (Isis Valverde) acaba de sair de um divórcio no qual teve que abrir mão dos filhos, e quando conhece Raul (Gabriel Braga Nunes) ela acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto ela. A atração avassaladora faz o casal largar tudo e viver o sonho de reconstruir suas vidas na praia, mas a relação declina rapidamente para o abuso e violência, terminando em um dos crimes mais marcantes do Brasil.

Hugo Prata já havia demonstrado ter talento em reconstituições de época mesmo com orçamentos limitados, pois basta assistirmos o ótimo "Elis" (2015) como um belo exemplo. Porém, "Angela" ele se sobressai com relação a reconstituição dos anos setenta, ao sintetizar todas as cores quentes da época, assim como também os ventos da mudança e os comportamentos das pessoas. Angela era alguém a frente do seu tempo, onde as mulheres eram julgadas de uma forma porcamente enquanto os homens desejavam serem os donos do mundo e fazerem o que bem entenderem.

Isis Valverde está ótima ao interpretar a protagonista, já que em um primeiro momento não obtemos total simpatia por ela, pois a mesma não esconde o seu lado pretensioso perante o momento em que se julga que pode passar por tudo e a todos quando deseja algo. Já Raul é alguém que transita entre o desejo e a confusão mental pelo sentimento que sente pela protagonista e que faz com que o mesmo desperte o seu verdadeiro ser que irá transformá-lo em um monstro. Ambos em cena a tensão somente aumentam, tanto nas cenas tórridas de sexo, como também aquelas em que os atritos afloram e gerando um verdadeiro pesadelo.

Hugo Prata procura retratar esses personagens de forma humana e por vezes falha, mas que nada torna o suficiente para eliminar a vida da outra. Em tempos em que o machismo sempre tenta afogar o feminismo a todo custo é sempre bom ver um filme que retrata tempos mais complexos e cuja leis favoreciam homens violentos. Uma pena, portanto, que o filme não retrate o levante das mulheres após o assassinato de Diniz, mas isso não diminui a sua importância ao trazer à tona um fato do passado, mas do qual se repete até nos dias de hoje.

"Angela" é a reconstituição de um terrível assassinato que marcou o Brasil, mas sendo um de muitos que acontecem até nos dias de hoje.        


Onde Assistir: Amazom Prime

    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário