sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Cine Dica: Festival Vídeos for Change

Depois de co-fundar a PARTE – Feira de Arte Contemporânea, em 2011, Lina Wurzman lidera outro projeto, dessa vez voltado à educação por meio de vivências. À frente da ONG Viven, ela lança dia 28 de agosto a primeira edição nacional do Festival Vídeos for Change, do qual participarão 81 vídeos produzidos por estudantes de escolas de São Paulo, Pernambuco, Pará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Entre os jurados do Festival estão Luciana Temer, do Instituto Liberta, Eunice Baía, ativista indígena e atriz conhecida por interpretar Tainá no filme “Tainá: Uma Aventura na Amazônia”, Sônia Guimarães, a primeira mulher negra no Brasil a ser PhD em Física, além de Igor Lima, um dos criadores do Instituto Sonho Grande, e Sharylaine, rapper e produtora cultural.

O Festival é a etapa final de uma jornada que leva a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas de todo o Brasil a educação por vivências. O projeto envolve o aprendizado profundo sobre causas que os jovens acreditam merecer visibilidade. Os temas mais recorrentes tratados nos vídeos são racismo, saúde mental, bullying, Igualdade de Gênero e assédio/violência sexual – o que mostra o que preocupa os jovens brasileiros. Além de debates, análises e práticas, os estudantes aprendem todas as etapas para a produção dos vídeos, com duração de até um minuto, da criação do roteiro e até a gravação e edição.

Em 2022, a Viven organizou 12 festivais regionais do Desafio Videos for Change, abrangendo 16 localidades dos estados de São Paulo, Pernambuco, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Sergipe. Com isso, levou sua proposta de educação por intermédio de vivências a mais de 3,5 mil alunos de 108 escolas e a 337 professores.

O trabalho da Viven teve origem na High Resolves, organização pioneira que, desde 2005, tem como missão viabilizar a educação cidadã por meio de metodologias inovadoras na Austrália e em outros países espalhados pelo mundo. O trabalho utiliza conceitos da neurociência, Teoria dos Jogos e Economia Comportamental, com resultados comprovados na prática. Atualmente, a High Resolves e a Viven fazem parte da Accelerator, uma organização mundial.

No Brasil desde 2019, a ONG já implementou sua metodologia em 318 escolas de 111 cidades, contando com mais de 170 mil participações de estudantes nas vivências desenvolvidas. Além da votação do jurado, haverá votação popular para escolher os melhores vídeos do Festival Nacional Videos For Change no período de 28 de agosto a 10 de setembro. Qualquer pessoa pode participar. Basta acessar o site http://brasil.videosforchange.org/. O anúncio dos ganhadores ocorrerá em 19 setembro em uma Live no YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário